Piracanjuba

Piracanjuba-GO
banner

Bem-vindo a Piracanjuba!

banner

Comece planejando a sua viagem para Piracanjuba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Piracanjuba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Piracanjuba.

A cidade de Piracanjuba, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1869. A localidade está em uma altitude de 742m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.951 habitantes. A área total de Piracanjuba é de 2.413,0km², e sua densidade demográfica é de 9,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Piracanjuba-GO é 75640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


No coração do cerrado goiano está à cidade de clima tropical, Piracanjuba, localizada a 89 km da capital Goiânia. Com pouco mais de 24 mil habitantes, o município é considerado um paraíso nacional no cultivo de orquídeas, que traz milhares de expositores e apreciadores das flores, anualmente, no mês de maio.

Do mesmo mês a setembro, a cidade tem poucas chuvas, o que ressalta seu grande potencial ecológico, com rios caudalosos como o Meia Ponte - onde se localiza a hidrelétrica de Rochedo - e o Piracanjuba, que integram a Bacia do Rio Paraná. O rio Piracanjuba atrai diversos turistas para o evento Rally Boia, uma corrida de boias infláveis que ocupam todas as suas águas e divertem a população.

Incentivo ao turismo cultural

Com boas pousadas e hotéis, a cidade costuma atrair visitantes durante todo o ano, mas nos meses de agosto e dezembro, os turistas e moradores de cidades vizinhas ocupam todas as ruas de Piracanjuba na tradicional festa em louvor a Nossa Senhora D’Abadia, uma invocação católica da Virgem Maria, e na Mostra Artística do Studio de Arte e Dança, onde são realizadas exposições fotográficas e espetáculos de música, arte e dança com fotógrafos e artistas do mundo inteiro. Um desses espetáculos é o Festival de Dança, com apresentações de balé, jazz e ginástica acrobática.

A tradição artística do município goiano fica ainda mais evidente com a premiação Destaque Cultural dada aos moradores piracanjubenses e aos incentivadores da cultura e arte, que produzem trabalhos relevantes no segmento. A premiação é marcada por apresentações de pop e rock e atrai um público cativo de todas as partes do Brasil.

Piracanjuba conta ainda com a Academia Piracanjubense de Letras e Artes (APLA), que reúne 40 escritores, historiadores, artistas plásticos e escultores. A Academia, criada em 1990, promove a troca de ideias e incentiva a produção cultural com reuniões semanais que discutem a promoção e o resgate da literatura e da cultura goiana de uma maneira geral.

Como chegar

Partindo de Goiânia é possível chegar de carro à Piracanjuba pela GO-020. As cidades são separadas por 89 km, e a viagem leva, em média, 1h13.

Informações de Piracanjuba

Roteiros do Brasil

Região das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Piracanjuba tem estreita ligação com a bandeira de Bartolomeu Bueno, o “Anhanguera”, a quem se deve o nome do principal rio que corta o município, do norte para o sul – o Meia-Ponte. No ano de 1732, ao cruzar o rio, no local onde se acha hoje, a Usina do Rochedo, Bartolomeu utilizou duas toras de madeira como ponte. Ao voltar, só encontrou uma; a outra, tinha sido levada pela enchente – chamou o rio de Meia Ponte, nome que o identifica até hoje.
A origem de Piracanjuba também se relaciona com a legendária figura do Padre Marinho, desbravador dos sertões, que em suas andanças traçou um caminho para o porto de Santa Rita do Paranaíba, hoje Itumbiara. Temendo as enchentes, Padre Marinho procurava sempre lugares altos para os pernoites, Daí a escolha de um ponto de certa elevação, na cabeceira de um córrego, um pouso alto.
O início do povoamento ocorreu em 1831, com a construção de uma capela com o orago de Nossa Senhora D’Abadia, pelo Guarda-Mor Francisco José Pinheiro, que para isso, pediu autorização ao Prelado, D. Francisco Castória. O Guarda-Mor Pinheiro, era português, natural da cidade do Porto e residia em Oliveira, Minas Gerais. Vindo para a cidade de Santa Cruz de Goiás, atraído pelo ouro existente naquela região, adquiriu por sesmarias, terras neste município e iniciou o povoamento do local, com o nome de Pouso Alto. Pela Lei Província nº 6, de 22 de novembro de 1855, o povoado foi elevado à categoria de Município, compondo-se de três Distritos: Pouso Alto, Santo Antônio das Grimpas e São Sebastião do Atolador.

Gentílico

Piracanjubense

Significado do Nome

Piracanjuba é termo indígena que significa peixe de cabeça amarela: o dourado. Do tupi pira: peixe; acanga ou acã: cabeça; e yuba: amarelo, louro.

Aniversário da Cidade

22 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Norte com os Municípios de Hidrolândia e de Bela Vista de Goiás;
Sul, com Morrinhos e Caldas Novas;
Leste com Cristianópolis e Santa Cruz de Goiás
Oeste, com Professor Jamil e Mairipotaba, Cromínia e Pontalina.

Acesso Rodoviário

BR 153, GO-431, 147 e 217

Distâncias

85 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Também considerada capital nacional das orquídeas, onde anualmente no mês de maio ocorre uma exposição nacional com participação de expositores de todos os lugares do Brasil.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Piracanjuba.

hspace=0 

hspace=0 (64) 3405-4000

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.cidadesdegoias.com.br

          www.cnm.org.br

          www.piracanjuba.go.gov.br

          http://www.guianet.com.br/

Fotos colaboração: Luiz Maron, Ricardo Araújo, Carlos Carmo de Souza.

Comentários de Piracanjuba

minha cidade natal, sou apaixonado por piracanjuba, gostaria de receber noticias de la, ! obrigado. weder palmas - to
Por: weder alencar andrade

voces estao bricando em, !! nao tem nada neste site sobre a cidade de piracanjuba. !!!!!!!!!!
Por: weder alencar andrade

gostaria de saber como faço pra entrar no imail das festas de piracanjuba se alguem puder me mandar o endereço ficaria muito agaradeçida desde de ja agradeço
Por: juliana santos buzzi

é uma cidade boa de mais eu amo essa cidade tem muitos amigos gatinhos feio tbm kkkkkkk gente eu so to deixando esse comentario para quem quiser passear aqui é bao
Por: franciele

Boa tarde, Quando é a exposição de orquideas em Piracanjuba? Quero comprar umas. Já visitei piracanjuba e adorei!
Por: Eni

A FAMILIA DE MEU ESPOSO É DE PIRACANJUBA. MORRO DE VONTADE DE CONHECER ESSA CIDADE. PELO OQUE ELE FALA DEVE SER MARAVILHOSA!!!!!
Por: ALESSANDRA

esta cidade e simplismente a mais linda do brasil to morrendo de saudades espero estar ai mais breve possivel eu amo piracanjaba
Por: edmar batista alves de souza

Olá!!! Eu amo Piracas... eu criado ai desde recém-nascido até aos 17 anos. Hoje moro em São Paulo-SP. me formei em biologia, bot. ecol. piracanjuba é tudo de bom gostaria de fazer algum trabalho ai na cidade relacionado a educ. ambiental. eu já menor aux. no bco. do Brasil dai. Os Ger. eram: Sr. João Francisco e sub. o Sr. Ney muito simpaticos e depois o Sr. CLovis sub. o Ger. Abraço p/ pessol do BBB Marcio A. Cruzeiro. Janildo - Silvio - Tadeu e esposa. o PO José Perreira de Oliveira. me lembro de todos muitos beijos a todos dai que Deus ilume sempre vcs.
Por: Luciano de Oliveira Pita

Eu sou de Tacna - Peru es estou muito interesado en conocer la bela ciudade de Piracanjuba me gusta muito, la forma de vivir e espero viajar este fim de ano...mais me gostaria saber como chegar por bus desde Tacna (peru) hasta piracanjuba Go (Brasil)....abrazos fortes
Por: juanka

a melhor cidade que morei sou do interior de sao paulo amo piracanjuba tenho muita saudades dessa terra maravilhosa um dia ainda volto .beijossss a todosss tooo morrendo de saudadessssssss amo vocesssssssss
Por: sandra valeria botechia

MEU NOVIA É DE PIRACANJUBA. MORRO DE VONTADE DE CONHECER ESSA CIDADE. PELO OQUE ELA FALA DEVE SER MARAVILHOSA!!!!! TENHO MUITAS FOTOS MAIS E FIZE FLOG,FACEBOOK...ETC..TUYDO SOBRE PBA....MAIS VOU PRA O FIM DE ANO SALUDOS..
Por: juan Carlos Flores Gutierrez

MEU GRANDE AMOR ,FOI EM PBA ,COMO SINTO SAUDADE DO COLEGIO RUY BRASIL ,ONDE ESTUDEI DOS DAS IRMAS -FREIRAS,DOS COLEGAS ,DOS PROFESSORES ,WILSOM BORGES ,PROF.LAURA DE MATEMATICA , PROF ,NARCISO ,E DE OUTROS Q NUNCA ESQUECREI !!!
Por: LEILA

Ola, boa tarde! Gosto muito dessa cidade, pois nasci ai no ano de 1969 e meus pais mudaram para Cuiabá Mato Grosso em 1985, mas tenho grandes amigos e parentes em Piracanjubá. Que alias faz muito tempo que não vou até ai e sinto saudades de todos os meus conterraneos. Divina - Cuiabá Mato Grosso
Por: Dina

a dora essa cidade eu morei nela a 20 anos atras
Por: maria do socorro alves de santana

quero conhecer a cidade, é a cidade da minha sogra, quero morar nela.
Por: Jose Soares Lourenço

Eu amo esta cidade que me acolheu durante 5 anos,foram os dias mais felizes k tive na vida.O pessoal de pba sao super acolhedores restaramapenas saudades,mas o meu maior sonho e voltar p pba e ver esta linda praca do relogio,principalmente em vespera de natal e linda.
Por: nelia aparecida de souza

ja morei quase 4 anos adorei viver ai e prendento voltar ai em breve.estou com saudade de todo que deixei ai amo piracanjuba, e vou votar.é um lugar maravilhoso de se viver.
Por: jucimar dos santos marques

morei 5 anos e adorei viver ai amo essa cidade de paixao e vou voltar
Por: jucimar dos santos marques

piracanjuba para mim é saudades da infância, morrei ali até os 17 anos, me casei com o meu primeiro amor também piracanjubense lindo! me deu um casal de filhos que são cuiabanos. sou feliz em mato grosso,tive ascenção profissional, mas meu coração sempre vai estar em piracanjuba com meus pais , irmãos e sobrinhos que morram lá.cidade simples, de gente boa,clima bom e agora nesse momento que vontade que dá de comer a pamonha quentinha que a minha mae fazia, aliás como esquecer a pamonha de piracanjuba e as suas orquideas.saudades... palavra que expressa nesse momento os sentimentos de uma piracanjubense e matogrossense
Por: hidelmina cordeiro da silva marques

adoro piracanjuba minha cidade natal vivo em espanha,linda maravilhosa....
Por: camila

adoro piracanjuba linda maravilhosa minha cidade nata...um beijo todos.l
Por: camila

ESTIVE EM PIRACANJUBA NA EXPOSIÇÕES DE ORQUIDEAS 2010, GOSTEI MUITO DAS PESSOAS DA CIDADE. FIQUEI TRES DIAS, ADOREI, VI MUITO ARTEZANATO, E GOSTEI MUITO DAS COMIDAS DOS RESTAURANTES. FUI EM VARIOS. PRETENDO VOLTAR QUALQUER DIA PRA PASSAR UMA SEMANA. SEGUNDO O LOCUTOR TONI DOURADO, AS FESTAS SÃO MUITO ANIMADAS. TUDO DE BOM. ABRAÇOS.
Por: SINVAL

Gosto muito dessa cidade, pois nasci ai no ano de 1969 e meus pais mudaram para Cuiabá Mato Grosso em 1985, mas tenho grandes amigos e parentes em Piracanjubá. Que alias faz muito tempo que não vou até ai e sinto saudades de todos os meus conterraneos. Divina - Cuiabá Mato Grosso
Por: Divina Bernardino

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piracanjuba
Fundação:
1869
Altitude:
742m
População:
22.951 habitantes
Área:
2.413,0km²
Densidade Demográfica:
9,51hab/km²
CEP:
75640-000

Envie seu comentário sobre Piracanjuba

banner