Pilar de Goiás

Pilar de Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Pilar de Goiás!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Pilar de Goiás e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Pilar de Goiás.

A cidade de Pilar de Goiás, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 753m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.564 habitantes. A área total de Pilar de Goiás é de 924,5km², e sua densidade demográfica é de 3,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pilar de Goiás-GO é 76370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pilar de Goiás

Roteiros do Brasil

Região do Vale da Serra da Mesa

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pilar de Goiás é uma das cidades mais antigas do Estado. Surgida em 1741, no auge do período de mineração do ouro, conserva o mesmo padrão arquitetônico de outras localidades goianas, como Pirenópolis e cidade de Goiás.
Uma expedição do bandeirante João Godoy Pinto da Silveira, no século 18, em busca de escravos fugitivos, foi o ponto de partida para o surgimento de Pilar. Por acaso, o bandeirante acabou descobrindo ouro entre os rios Crixás-Açú e das Almas. Conhecida pelos índios como Papuam, nome de um capim abundante na região, o local acabou recebendo nome de Arraial de Nossa Senhora do Pilar.
As primeiras casas implantadas delinearam a linha reta das ruas. A topografia irregular, no entanto, ganhou concessões. Exemplo disso é que a casa de câmara e cadeia foram construídas em uma rua estreita, diferente do que ocorria em outros arraiais da época. O esgotamento das minas de Vila Boa, Meia Ponte e Santa Luzia em meados do século 18, provocou o crescimento do então arraial de Nossa Senhora do Pilar. 
No primeiro censo na localidade, datado de 1756, aparecem quase 4 mil pessoas. Com o declínio das Minas, os habitantes de Pilar passaram a depender da agricultura. Localizada fora da rota do comércio, a cidade ficou um século isolada, fator que contribuiu para a preservação do seu patrimônio.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Hoje a base economica de Pilar é a agropecuária. O município dispõe de um rebanho bovino com 46 mil cabeças, ao lado do suíno com 10 mil cabeças. 
As riquezas minerais do seu subsolo são as jazidas de cristal, amianto, ametista e ouro.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

263 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Ogó 

Antiga localização do Quilombo de Papuan, destruída pela ação do homem garimpeiros conserva uma importante reserva ecológica. 
 
Casa da Princesa 

Conhecida como Casa de Rótulas com forro pintado. Construída para hospedar a princesa Isabel. pertence ao instituto patrimônio Histórico Artístico Nacional IPHAN. Hoje é o Museu Histórico da Cidade. 
 
Casa de Câmera e Cadeia 

Edificada na fundação de Pilar é conssiderada pelo IPHAN como a menor casa de câmera e Cadeia do Brasil. Construção feita de paredes largas, pedras, armadas por vigas de aroeira. 
 
Casa de Intendência 

Faz parte do conjunto arquitetônico da Casa de câmera e cadeia, local de trabalho do intendente. 
 
Casa de Rótulas 

Amplos detalhes e pinturas, possui janelas de rótulas, estilo arquitetônico característico da época. 
 
Chafariz São José 

Cosntruído pelos escravos em 1745. 
 
Cino de Pilar 

São três sinos; ficam expostos no campanário ao lado da Igreja Nossa Senhora de Pilar, seus sons se propaga a 06 km de distância; podendo ser escutado na zona rural. O maior pesa 900 kg o outros dois menores pesa cerca de 200 kg cada. 
 
Grutas dos Escravos 

Importante acervo do Quilombo de Papuan, localizada na reserva ambiental da cachoeira do Ogó. 
 
Igreja de N. Senhora das Mercês 

Construídas pela Irmandade dos mercedários, possui nobre altar e largas paredes de pedra sabão. 
 
Igreja de Nossa Senhora do Pilar 

Construída em 1755, conserva-se o riquíssimo patrimônio Sacro, com altares, pinturas, móveis e outros. 
 
Prainha da Limeira 

Lavandaria de roupa das escravas, século passado. 
 
Ruínas dos Bandeirantes 

Localizadas nas montanhas de Pilar retratam a conquista dos aventureiros e bandeirantes na busca o ouro.   

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pilar de Goiás.

hspace=0 

hspace=0 (62) 339-3157

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cidadesdegoias.com.br

              www.cnm.org.br

Comentários de Pilar de Goiás

eu estive em pilar gostei muito ,ela e rica de historia de goias.
Por: milton da silva macedo filho

Bom dia Olha morei na cidade no ano de 92,nuss faz muito tempo rsrs.Mas uma cidade linda,deixei muitos amigos e hoje nao tenho mais contato,gostaria de até mesmo poder encontra-los. Vale a pena ir nesta cidade.abraço a todos
Por: celma lemes

Pilar de goias e uma cidade maravilhosa eu amo esse lugar!!!!!!!!!!!!!
Por: talita

adorei este portal, alem de ser bem transparente e otimo de acessar, é tambem a minha cidade... minha querida cidade... centenaria por suas glorias e abençoada por nosso senhor Jesus Cristo! e Agracida por Nossa Senhora do Pilar a nossa querida Padroeira...
Por: Viceilson Batista de Oliveira

pilar é a minha cidade do coracao vivi a minha infancia toda lá, moro hoje goiânia mas, minhas familia vivem neste local.gosto de ir para la na festa de setembro que com certeza e maravilhosa e as ferias de dezembro também eu passo là.
Por: aparecida

EI,,QUE saudade de comer bolo darroz,.comer jabuticabas,banhar na cachoeira dogo;.
Por: OSVANDO MOREIRA MORAES

Pilar foi fundada em 1736, era um quilombo e depois foi colonizada por portugueses e espanhóis esses últimos influenciaram muito as tradições atuais, também suprimiram as manifestações afro-culturais. Há também a festa do Divino Espírito Santo com suas 3 folias que giram durante todos o mês de junho e culmina na última semana. É um império com todo glamour, fé e animação. Visite Pilar de Goiás
Por: Eliana Assunção

AMO PILAR PELO SEU CLIMA MARAVILHOSO....AS FESTAS QUE CONTAGIAM QUALQUER PESSOA RELIGIOSA E TAMBÉM PELA ACOLHIDA DA COMUNIDADE PILARENSE.... VIVA NOSSA SENHORA DO PILAR!!!!!
Por: PATRICIA

pilar e uma cidade muito atrativa....................................................................
Por: nayara e fabricia

eu adoro pilar de goias, por que e uma cidade muito otima de si viver, tem varias opicoes de barzinhos para ir mo fim da noite, e tem uma fonti de agua que e uma maravilha, pilar e tudo de bom.....
Por: daniel silas

E uma cidade muito calma e bastante religiosa,ha muitas festas em devoçao a varios santos. Tem a cavalhada muito conhecida . La tem um chavaris de aguas cristalinas que muito conhecido e tambem o museu e varios casaroes antigos do tempo dos bandeirantes. Ja voi uma cidade muito rica em ouro bastante esplorada e hoje varias mineradoras de ouro estao se italando la
Por: Filipe cesar

gostei muito da cidade e maravilhosa,gostei muito.
Por: sebastiao gonçalo de lacerda

bom dia sou de pilar de goias nasci e fui criada em pilar de goias ver como a cidade esta melhorando e muito bom ve que cada dia ela se desenvolve e muito gratificante parabens para todos que mora e vive em pilar de goias
Por: gilsilene pereira de azevedo

bom dia! nasci fui criada em pilar de goias hoje moro em Brasilia ja tinha um bom tempo que nao ia pilar de goias bom fiquei muito surpresa com o desenvolvimento da cidade os meus pais moram em Brasilia eles sao jose e Isaura recentemente estive em pilar depois de 8 anos e meio voltei a cidade de origem foi estranho e ao mesmo tempo aconchegante muito obrigado a todos que eu vi me trataram muito bem!
Por: gilsilene pereira de azevedo

sou natural de pilar de goias e visito a cidade mensalmente
Por: lazaro aparecido batista silva

Em Pilar hoje contamos com mais uma atração turistica aberta ao publico, estou me referindo a Casa de Câmara e Cadeia e Intedência, restaurada pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura Municipal. Nesta atração turistica temos a enxovia (cadeia), a casa de Câmara e a de Intendência. Temos também um espaço para eventos culturais.
Por: Nelivanio Sousa

Parabéns pela iniciativa de criar esse portal, nós que moramos em Pilar de Goiás podemos mostrar através dele que nossa cidade é maravilhosa.E com certeza com a capacidade de vários desses pilarenses veremos a cidade mudar e o começo foi esse portal.enviamos algumas fotos espero que gostem
Por: jessika Mara sousa Nascimento Vaz

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pilar de Goiás
Fundação:
1953
Altitude:
753m
População:
3.564 habitantes
Área:
924,5km²
Densidade Demográfica:
3,86hab/km²
CEP:
76370-000

Envie seu comentário sobre Pilar de Goiás