Paranaiguara

Paranaiguara-GO
banner

Bem-vindo a Paranaiguara!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Paranaiguara, informações atualizadas sobre a cidade Paranaiguara, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Paranaiguara.

A cidade de Paranaiguara, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 479m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.148 habitantes. A área total de Paranaiguara é de 1.157,7km², e sua densidade demográfica é de 7,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paranaiguara-GO é 75880-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paranaiguara

Roteiros do Brasil

Região das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1933, construiu – se uma ponte no rio Paranaíba, ligando as regiões do triângulo mineiro e sudoeste goiano. Surgiu então, um pequeno povoado às margens do rio, no estado de Goiás. Em 1941, descobriu – se diamante no ribeirão Mateira. Em 1944 foi construída a primeira casa em alvenaria – Propriedade de Jair Ottoni Soriano Em conseqüência desse desenvolvimento econômico, em 21 de janeiro de 1950, Mateira foi elevada a Distrito de Quirinópolis, passando a se chamar “Presidente Dutra”, se instalando no 1° Cartório de Registro Civil. Pela Lei Estadual n° 743, de 23/06/1953, foi elevado a Município, restabelecendo – se o antigo topônimo de Mateira e constituindo – se Termo da Comarca de Quirinópolis.
O primeiro Prefeito Eleito foi nomeado foi José Pofirio Barreto, e o primeiro pelo voto direto foi Oscar Bernardes. Possuía o Município, dois Distritos: Canal de São Simão e Itaguaçu. Em 14 de novembro de 1958, através da Lei Estadual n° 2108 “Canal de São Simão” foi elevado a Município, com o nome de São Simão. Em 12 de novembro de 1967, através de plebiscito, mudou-se o nome de Mateira para Paranaiguara. O novo nome “PARANAIGUARA” vem do Tupi Guarani, e quer dizer: Habitantes das Margens do Grande Rio ou Deusa do Grande Rio. Em 1975, com a construção da hidroelétrica de São Simão, a 03 km de Paranaiguara, as águas represadas causaram inundações na sede do município, que se transferiu para um local previamente escolhido. A nova cidade, construída pela CEMIG, foi totalmente planejada e construída em local de excelente topografia. A instalação da nova sede se deu festivamente no dia 30 de outubro de 1976.
O ano de 1976 divide a história de Paranaiguara. A construção da represa de São Simão forçou a transferência da população para outra região, localizada a cerca de 15 Km da antiga cidade, hoje inundada. Os moradores foram indenizados, e engenheiros, contratados para projetar a nova sede do município, A ocupação da antiga Paranaiguara foi motivada pelo garimpo. Por volta de 1935, um coronel comprou terras, entusiasmado com os benefícios que poderiam resultar da construção da ponte ligando Minas a Goiás. Com a descoberta dos primeiros garimpos, inúmeros homens migraram para o local, em busca da riqueza, mas o proprietário tentou, de toda forma, evitar a extração de pedras de diamantes. Pressionado, o coronel vendeu a propriedade para Oscar Bernardes, que abriu as terras.
Em 1941, surgiram os primeiros garimpeiros vindos de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e até do Paraguai, nas margens do Córrego Mateira, nome que levou o povoado em homenagem à fêmea de um tipo de veado do cerrado. A partir desta época começaram a se fixar os primeiros comerciantes e fazendeiros.

Gentílico

Paranaiguarense

Significado do Nome

 

O nome “PARANAIGUARA” vem do Tupi Guarani, e quer dizer: Habitantes das Margens do Grande Rio ou Deusa do Grande Rio.

Aniversário da Cidade

 

 

26 de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

São Simão, Quirinópolis, Cachoeira Alta e Itaguaçu.

Acesso Rodoviário

Br 364 

Distâncias

353 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Câmara Municipal

Um dos belos prédios públicos da cidade onde ali pode ser encontrado um pouco da história do município.

O Lago Azul

E seus afluentes é em abundância prova que o garotinho Herick Donizett com apenas 7 anos completou a sua alegria levando para casa um pescado de 5,300kg.
Região Alegre banhada pelo Rio alegre que por sua vez desagua as suas limpidas águas no magestoso Lago Azul
.

O clube Poli esportivo de Paraiguara pode ser considerado por muitos um dos grandes atrativos, pois ali, são organizados vários eventos culturais, trazendo assim um maior espaço para o turismo no município.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Paranaiguara.

 

hspace=0 

hspace=0 (64) 3655-0239

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.cidadesdegoias.com.br

          www.cnm.org.br

          www.wikipedia.com.br

          www.paranaiguara.go.gov.br

          http://www.flickr.com/

Fotos colaboração: wilkerwitt.

Comentários de Paranaiguara

Sim pois ja morei ai ,tenho saldade da cidade .pretendo ir ai no fim do ano
Por: iVONE

ja morei la; e linda ha dois passos do paraiso ainda volto pra la . tenho um filho paranaiguaro abraço a todos
Por: leandro pereira

desde Espanha,hoje morro de saudade dessa terra e de todos meus familiares ahi.de verdade nao sabemos o paraiso que temos.
Por: edna

É uma cidade maravilhosa para quem quer discançar,quem quer sair da rotina de uma cidade grande e ir para uma lugar tranquilo e calmo com grandes atrativos da natureza,sempre estou passando feriados nesta cidade,para quem procura um lugar calmo e com um povo acolhedor indico paranaiguara é uma cidade maravilhosa
Por: lucilene

cidade maravilhosa,saudades......do tempo em q/ moara ai.....
Por: nilza maria de andrade

eu amo paranaiguara nasci ai nessa cidade mara vo ai todos as meses eu amo essa cidadizinha
Por: raquel oliveira

Oi sou filha de goias nascida em paranaiguara, mas moro em mato grosso do sul em Tres lagoas a muitos anos. Figuei 20 anos sem visitar paranaiguara..estivi nesta cidade maravilhos..em 2006, 2007..logo .logo quero estar de volta para visita-la..parabens esta muito bem cuidada..
Por: Celeida Soares de Queluz

Em meados de 1.972 eu trabalhva no departamento juridico da CEMIG em Belo Horizonte, fui transferido para a construção da barragem da usina de São Simão, mas fui morar em Paranaiguara, antiga Mateira, lá fiz muitas amizades, trabalhei na desapropriação das terras para formação do lago do reservatório da Usina, dancei baileds no clube macaúbas, alí perto do clube tinha uma ducha onde tomava uma boa refrescada. Até o prefeito era daqui de minha terra "Alfenas/MG", frequentava o pau queimado, tinha lindas garotas lá, morei no Hotel da Nagibinha, tomava pinga no armazem do português alí perto do escritório da Cemig onde eu trabalhava, tinha o Bar da "Rita" muito animado, dentre tantas coisas boas daquela cidade anitga, no final eu trabalhava como encarregado da transferencia das tr~es populações das cidades velhas para asa cidades novas, sendo: Chaveslândia/MG; São Simão/GO e Paranaiguara/GO, tenho muitas saudades de tudo que conheci naquela região, depois fui tranferido para BH, e só voltei para trabalhar nas interligações de linhas de transmissão de energia elétrica, poucas vezes voltei aí, Santa Vitória/MG, tinha o posto de gasolina do Sr. Amador, o prefito era o Pio Bonito, São Simão o prefeito era o Salvador, cabeludo, o sorveteiro era o bigode que não se dava muito bem c/ o Salvador, na Mateira conheci o prefito Ênio Tiburcio, que por sinal era daqui de Alfenas, um forte abraço a todo povo destas queridas cidades goianas e mineiras, abraços.... Alencar Cabral - Alfenas/MG.
Por: Alencar Cabral

VISITE PARANAIGUARA, TERRA ABENÇOADA POR DEUS COM LINDAS GAROTAS, FESTAS COM ABUNDANCIA, LINDO LAGO AZUL PARA SEU LAZER COTIDIANO INCLUINDO A BOA PESCARIA. CIDADE COM BONS BARZINHOS PARA SUA CURTIÇÃO, VENHA PARA VER E CRER! MOISÉS OTTONI BEBIDAS GELADAS.
Por: MOISÉS OTTONI

Morei em Paranaiguara, muitos anos, deixei grandes amigos nessa cidade, pessoal acolhedor, saudades dessa terra. Tiãozinho. Unai-Mg
Por: Sebastiao Carlos Nascimento

Sim nasci la cidade bem tranquila e pequena bom para quem quer sossego nao tem pontos turistico a praça e a igreja e o que tem para ver/festa em outubro e maio
Por: helen pinheiro

quero parabenizar ao poder executivo, e legislativo, por transformar paranaigura em um cartão postal do estado de goiás. meu cordial abraço este povo tão acolheor e em pecial ao grande prefeito que tem paranaigura.
Por: manoel correia fandim

Meus pais moraram na antiga Paranaiguara durante 11 anos.Eu,morei pouco tempo,pq vim estudar no estado de SP.Adorava viver lá...Tenho ótimas lembranças e gostaria de obter fotos da antiga e inesquecível cidade...Gostaria tb de ver fotos da nova Paranaigura.Agradeço.
Por: Nilda Oliveira Morige

eu ja morei em paranaiguara amo muito esta cidade tenho boas lembraças. saudades.
Por: naldiva

Já morei em mateira e fui aluna da Professora: Alzira Lula siquira. E já visitei Paranaiguara. O que tem de melhor é o seus habitantes( e os meus parentes que ai moram! Gosto muito do requeijão feito pelo meu irmão). Não deixe de visitar as ""praias de agua doce". PS. São maravilhosas!...
Por: Professora : Maria Cristina Rebelo

oie......... Eu adoooooooro paranaiguara sou nascida aqui e apesar de ter passado bons anos fora, tive que voltar,Pois quem sai de Paranaiguara sempre volta..... Amo minha cidade apesar de ela não ser perfeita é muito tranquila, limpa, e tem ótimos habitantes. Visite minha cidade vc vai se apaixonar.......PS.: Minha família morrou na Paranaiguara Velha, E meu Avó foi quem construiu a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS MISSÃO na nova Paranaiguara... Venha conferir!!!!!!!!bjim....
Por: Karla Fabricya

Sou mateirence antes de ser filho de Paanaiguara, sou Filgho do Doro, dono da Sorveteria, brinquei muito no corrego, fui nadar na razura, pesquei na fumaça, fui na zona do Jorginho e na cachoeira do rio jacaré. Tudo isto é Paranaiguara, terra de quem tem amor a terra, gente boa e hospitaleira, gente da melhor qualidade!!!!!!!!
Por: david andrade macedo

saudades, tem nome. chama-se paranaiguara. terra querida.
Por: marcio antonio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paranaiguara
Fundação:
1953
Altitude:
479m
População:
9.148 habitantes
Área:
1.157,7km²
Densidade Demográfica:
7,90hab/km²
CEP:
75880-000

Envie seu comentário sobre Paranaiguara

banner