Monte Alegre de Goiás

Monte Alegre de Goiás-GO

Bem-vindo a Monte Alegre de Goiás!

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Monte Alegre de Goiás, informações e fotos da maravilhosa Monte Alegre de Goiás. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Monte Alegre de Goiás, recomendadas por internautas.

Informações de Monte Alegre de Goiás

Roteiros do Brasil

Regiãoda Reserva da Biosfera Coyaz

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Monte Alegre de Goiás foi fundada como as demais cidades antigas de Goiás, exclusivamente sob a exploração de garimpo de ouro, por volta de 1769, no local conhecido como Morro do Chapéu. Nesta época, foi erguida uma igreja dedicada a Santo Antônio, origem do nome dado ao povoado, Santo Antônio do Morro do Chapéu.
Ignora-se, entretanto, quando efetivamente chegaram os primeiros imigrantes para a exploração de garimpo de ouro no munícipio. Sabe-se apenas que sua origem teve por base a mineração aurífera. Dizem que os bandeirantes trouxeram, para o trabalho, aproximadamente 1.800 negros escravos. Conforme dados em arquivo, o Arraial Monte Alegre foi elevado à categoria de Vila, no Governo Provincial de Antônio Cícero de Assis, em 1876.
Com a divisão administrativa do Brasil em 1911, o munícipio de Chapéu compunha-se de dois distritos: Campos Belos e sede. A partir de janeiro de 1957, o munícipio de Chapéu passou a denominar-se Monte Alegre de Goiás. Segundo reza a lenda regional, o nome primitivo de Chapéu foi dado à localidade por ter sido encontrado nas imediações de um grande morro, um chapéu que diz ter pertencido a determinado garimpeiro devorado por um tigre. Há também outra versão, de que o mesmo nome tenha sido originado de um morro vizinho à localidade que tem a forma de um chapéu.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

12 de Outubro

Gentílico

monte-alegrense

População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um grande atrativo cultural localizado no interior de Goiás.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Goiano

Limites

Campos Belos, Teresina de Goias, Divinopolis de Goias, Nova Roma e Arraias (TO)

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

680 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Águas Termais Lagoa das Contendas 
 
Cachoeiras; Caximgó; Eng. Velho; Basílio(Kalungas); Sucuri 

Comunidade dos Kalungas 
 
Morro do Chapéu 
 
Praias; Rio Branco (kalungas); Rio Bezerra; Rio Paranã 
 
Rochas Sedimentarias(rastros de animais em pedra e grutas)

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 12 de Outubro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE ALEGRE DE GOIÁS

E-mail:

Telefones: (62) 3457-1428

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (62) 3457-1290   

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Alegre de Goiás

monte alegre e uma cidade maravilhosa eu moro nessa city desde quando nasci
Por: ellaylson

M. Alegre é uma cidadezinha a 380 km de Brasília, mais de pessoas de um ótimo astral, suas melhores opções de turismo é as duas festas que acontecem nos meses de junho e julho, como padroeiro da cidade e festa de n. Senhora do rosário e divino Espirito Santo, também em julho juntamente com a festa religiosa acontece a maior micareta do nordeste goiano , que é o Reinado da Cacháça, que este ano é a XXIII edição. Temos pontos turísticos como: escalada do morro do Chapéu, Rio Pagão, Rio Paranã, gruta da Prata, Rio São dominhos ( pesca esportiva) e outros.
Por: marlon

GOSTARIA Q VCS DISPONIBILIZASSEM MAIS FOTOS DA CIDADE, POIS SOU GOIANO E JÁ MOREI NESTA CIDADE HÁ 30 ANOS, TENHO SAUDADES!!!
Por: marcio

Amo minha terra, cidade traquila e maravilhosa. So quem mora aqui sabe disso
Por: carol

MONTE ALEGRE DE GOIÁS TERRA BOA E TRANQUILA, IDEAL PARA QUEM GOSTA DE SOSSEGO.LOCALIZADA NO CENTRO OESTE DE GOIÁS, A CIDADE É MUITO RICA EM PONTOS TURÍSTICOS E NA DIVERSIDADE CULTURAL. É FORMADA DE UM POVO BASTANTE ACOLHEDOR, NA QUAL TORNA MAIS RICA A SUA BELEZA. TEM APROXIMADAMENTE 7.150 HABITANTES, PORÉM A MAIOR PARTE É ORIUNDA DA ZONA RURAL E POVOADOS. RICA EM SUA HISTÓRIA, A CIDADE FOI FORMADA COM A EXPLORAÇÃO DO OURO, SUBISÍDIADO PELA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO, NO QUAL AINDA EXISTE MUITOS REMANESCENTES E COMUNIDADES QUILOMBOLAS POR ENTRE BOQUEIRÕES DE SERRAS DA REGIÃO LUGARES DE DIFICÍL ACESSO, MAS TAMBÉM DE MUITAS PAISAGENS E AVENTURAS, POR ENTRE O RIO PARANÃ. A COMUNIDADE CALUNGA CONFORME É CHAMADA É MUITO EXTENSA E MUITO RICA EM TRADIÇÕES E COSTUMES REMANESCENTES DOS DESCENDENTES AFRICANOS, ALÉM DE UMA TRADICIONAL FESTA QUE OCORRE TODO ANO NA COMUNIDADE. OCORRE TAMBÉM FESTAS TRADICIONAIS NA CIDADE COMO OS FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO, QUE OCORRE NO MÊS DE JUNHO COM LEILÕES, NOVENAS, MISSAS, BATIZADOS E AS TRADICIONAIS BARRAQUINHAS JUNINAS, CONTRUÍDAS DE PAU E PALHA. TAMBÉM OCORRE MÊS DE JU LHO AS TRADICIONAIS FESTAS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, COM MAIS DE 260 ANOS DE TRADIÇÃO, JUNTAMENTE COM A MAIOR FESTA DE MICARETAS FORA DE ÉPOCA DO NORDESTE GOIANO O "REINADO DA CACHAÇA".
Por: JÚNIO FÁBIO LEITE DAMASCENA DOS SANTOS

uma cidade simples mas porem alegre. ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;,,,,,,,,,,,,,,Bjos, para todos vocês.....
Por: selmidian

olha montes alegre e uma cidade otima para turismo sem connta a variadade de opçao que vc tem vario rio perto pousada sem conta do restaurante da dona lira em frente a praça um e uma delicia vcs que numca foi a montes vai esse ano no mes de julho para conhece a festa do reinado da cachaça eu vou ta la abraços a todos vc
Por: aliton

aaaaaaaaaaaaaamo essa cidade maravilhosa por que quem conhce nao esquce jamais...principalmente quem ja dançou no reinado... da cachaça..nao tem igual..venha conhecer nossa cidade maravilhosa
Por: suzan xavier

e um grande atrativo cultural localizado,no interior de goiais.
Por: ivailton ferreira de pinho

amo de coracao essa cidade maravilhosa pois nasci e mim criei aqui lugar bom e tranquilo de curtir umas ferias um ponto turistico que todos devem conhecer onde a amaior micareta fora de epoca do nordeste goiano o reinado da cachaca a festa eu vou de goiania um abraco
Por: donizeth fernandes o moreninho

Cidade linda , amo de coraçao.Morei dois anos e morro de saudade desse lugar encantador de pessoas maravilhosas .Hoje vivo no Rio e quero muito visitar minha cidade.
Por: sebastiao ferreira da silva

Conheço sim, esta cidade tão aconchegante. Minha vozinha mora aí ha mais de 25 anos. O nome dela é Elizabete Marques Leite, conhecida como dona Eliza. Te amo vozinha.
Por: Isaura Marques Martins

Amo essa cidade morei alguns anos e tenho enorme saudade. Estudei e me formei ai, fiz bons amigos.
Por: sebastiao ferreira

Morei nessa cidade entre agosto de 1995 a setembro de 1999 .Confesso que deixei ali meu coração.Lugar muito bom de viver.Tenho saudades. Um abraço a toda comunidade montealegrense.
Por: Tony

TEMOS MUITAS SAUDADES DE MONTE ALEGRE DE GOIÁS, A CIDADE ERA MUITO PRECARIA, MAS FIZEMOS MUITAS AMIZADES POR AI , QUERO AINDA VOLTAR DEPOIS DE 30 ANOS. MEUSFILHOS JÁ SÃO TODOS CASADOS, BRENO,DELANDRE E GUSTAVO UM GRDE ABRAÇO Á TODOS DESTA TERRA BOA!!!!! SE QUISEREM ENTRAR EM CONTATO SIQUEIRATETE@YAHOO.COM.BR
Por: terezinha aparecida rocha siqueira

Envie seu comentário sobre Monte Alegre de Goiás