Leopoldo de Bulhões

Leopoldo de Bulhões-GO
banner

Bem-vindo a Leopoldo de Bulhões!

banner

Comece planejando a sua viagem para Leopoldo de Bulhões utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Leopoldo de Bulhões e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Leopoldo de Bulhões.

Informações de Leopoldo de Bulhões

Roteiros do Brasil

Região dos Engenhos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Leopoldo de Bulhões surgiu de um povoamento que se instalou na margem esquerda do Córrego Pindaíba, devido à construção e passagem da estrada de ferro no local em 1928. Essas terras pertenciam a José Cândido Louza, um dos pioneiros. Na época, este local pertencia à antiga Bonfim (hoje Silvânia). O povoado passou a ser chamado de Pindaibinha, referência ao córrego que cortava a região e às enormes pindaíbas, árvores existentes na redondeza.
O vilarejo experimentou um enorme progresso entre os anos de 1928 e 1939, com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Goyaz. Durante um certo tempo, a estação de Leopoldo de Bulhões foi a última estação da estrada de ferro, o que se tornou um forte motivo de migração para o local.
O distrito ganhou sua emancipação política, tornando-se um município autônomo, no dia 2 de setembro de 1948, em meio a uma grande festa comandada pelo governador Gerônimo Coimbra Bueno.

Significado do Nome

Em 1931, este povoado foi elevado a distrito com o nome de Leopoldo de Bulhões. Este nome foi dado em homenagem ao goiano José Leopoldo de Bulhões Jardim, que na época estava recebendo um grande prestígio no cenário nacional.

Aniversário da Cidade

02 de Setembro

Gentílico

leopoldense

População

7.875 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

Bonfinópolis, Goianápolis, Anápolis, Silvânia, Bela Vista, Caldazinha

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

56 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque Ecológico

Um lugar bastante confortável, com pista para cooper, foi totalmente revitalizado, recebeu tratamento paisagístico e é um patrimônio da comunidade de Leopoldo de Bulhões. São centenas de pessoas que fazem caminhada todos os dias nesta área. O acesso à entrada do Parque foi asfaltada e dentro de poucos dias um trecho de mais ou menos cem metros será totalmente bloqueteado.

Lago Roberto Caetano

Palco de grandes comemorações da cidade e pratica de esportes, o lago de Leopoldo de Bulhões é um cartão postal da cidade, famoso pelos carnavais realizados todos os anos, o que favorece o comercio e contribui para o crescimento da cidade.
Em breve estara totalmente revitalizado, contando com quiosques, banheiros e pista de cooper.

Praça Dom Bosco

Localizada bem no centro da cidade. Possue varios quiosques para atender a população e visitantes com alimentação variada. Alem de ser rodeada por bares, comercios e bancos.

Estação Ferroviária
   
A Estação de Leopoldo de Bulhões foi inaugurada em 1931. A partir dali a linha seguiu pelo hoje ramal de Anápolis, até essa cidade, em 1935. Somente em 1950 a linha passou a sair dali também para Goiânia e passou a ser esta a continuação da linha-tronco. Dali, portanto, sai o ramal para Anápolis. Para Leopoldo de Bulhões, a presença da estrada de ferro em seu solo é também o resultado de um grande esforço feito por diversos representantes da classe política e intelectual da região.

Estação Ferroviária

E. F. Goiaz (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2009)
LEOPOLDO DE BULHÕES
Município de Leopoldo de Bulhões, GO
Linha-tronco - km 320,880 (1960)           GO-3320
          Inauguração: 13.05.1931
Uso atual: estação da FCA           com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA:
A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Leopoldo de Bulhões foi inaugurada em 1931. A partir dali a linha seguiu pelo hoje ramal de Anápolis, até essa cidade, em 1935. Somente em 1950 a linha passou a sair dali também para Goiânia e passou a ser esta a continuação da linha-tronco. Dali, portanto, sai o ramal para Anápolis. A estação segue um modelo arquitetônico muito parecido com a estação de Cumari, 17 anos mais velha, o que nos leva a pensar que aquela deve ter sido reformada na mesma época da construção desta. Em 1950 foi construído um volume maior na lateral oeste, por conta da construção do então ramal para Goiânia, que inicia-se nesta estação. A estação recebeu o nome do Dr. José Leopoldo de Bulhões Jardim, empenhado em fazer os trilhos avançarem no estado de Goiás. Hoje a estação está servindo para a FCA, em razoável estado de conservação.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LEOPOLDO BULHÕES

E-mail:

Telefones: (62) 3337-1155

Sites: http://www.leopoldodebulhoes.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (62) 3337-1553

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Leopoldo de Bulhões

bulhoes ta bom d mais bulhoes ta bom d mais.parabens galera do;;; 45 ;;;
Por: lava jato do lucas

LEOPOLDO DE BULHOES È TUDO DE BOM UMA CIDADE TRANQUILA,BOA DE LAZER ONDE O POVO SAO TODOS CARISMATICOS TEM TUDO DE BOM UM ABRAÇO A TODO DE LEOPOLDO DE BULHOES...MAGNO RIBEIRO-BRASILIA-DF
Por: magno ribeiro machado

bela cidade pena que sao pouca ,as fotos gostaria de ver mais para possivel viagem
Por: ale

ESSA CIDADE È TUDO QUE SONHEI,MARAVILHOSA TUDO DE BOM,UM DIA AIDA MORO AI.MAGNO BRASILIA-DF
Por: magno ribeiro machado

Eu nasci em L.Bulhões e e tenho muita saudade desta cidadezinha maravi-lhosa. Deixo aqui, um grande abraço,para as amigas que moram,neste,lindo luga Chau,chau
Por: Valdete A,Chaves

Eu nasci nesta cidade maravilhosa e tenho muita saudades dai ...acho que tenho muitas amigas ai ainda!Espero ir ai em breve.Deixo um abraço saudososo as meninas da minha época Chau chau Bulhôes!
Por: Valdete Andrade

Conheço Leopoldo de Bulhões mas meio que de passagem só. Mesmo assim deu pra perceber que é uma cidadezinha aconchegante de povo muito hospitaleiro, como todo goiano srrsr.
Por: Clotilde

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Leopoldo de Bulhões

Envie seu comentário sobre Leopoldo de Bulhões