Joviânia

Joviânia-GO
banner

Bem-vindo a Joviânia!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Joviânia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Joviânia, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 807m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.732 habitantes. A área total de Joviânia é de 446,5km², e sua densidade demográfica é de 15,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Joviânia-GO é 75610-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Joviânia

ROTEIROS DO BRASIL

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A origem do povoado relaciona-se à devoção de Antônio Miguel da Costa à padroeira Nossa Senhora Abadia. O pioneiro doou terras em nome da santa com o objetivo de formar vilarejo nas proximidades de Goiatuba e a cerca de 170 quilômetros de Goiânia.
Em 1942, foi fundado o povoado de Bela Vista, na localidade antes conhecida como Pindaíba. O estímulo à ocupação é atribuído a Joviano Ferreira Barbosa, Virgílio Serafim Tavares e Florsina Miquilina de Jesus, filha de Antônio Miguel da Costa. Onze anos após a fundação, o povoado de Bela Vista foi elevado à condição de distrito de Goiatuba com o nome de Joviânia pela Lei Municipal nº 57, de 02 de dezembro de 1953. A denominação homenageia Joviano Ferreira Barbosa. A Lei Estadual de 14 de novembro de 1958 tornou a localidade independente com a caracterização de município.
Em 31 de dezembro de 1958, mediante decreto, foi instalada a municipalidade. O primeiro prefeito, nomeado pelo governador do Estado, foi Ayron de Freitas, que assumiu em 18 de janeiro de 1959. Pela lei estadual nº 4.253, de 09 de novembro de 1962, foi criada a comarca, sendo empossado juiz Caio Júlio de Bastos e promotor Nilo Beneth. 

Significado do Nome:

O nome é em homenagem à Joviano Ferreira Barbosa (doador de uma gleba de terra à paróquia de N. Sª D'Abadia)

Aniversário da Cidade:

14 de Novembro

Gentílico:

jovianiense

População:

7.374 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade AGROPECUÁRIA, mas que oferece lazer, tranquilidade e diversão em algumas cachoeiras existentes no municipio. Venha conhecer nossa cidade!

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-364 e BR-153

Localização:

Sul Goiano 

Limites:

Aloândia, Vicentinópolis, Pontalina e Goiatuba

Distâncias:

-Brasília/DF - 362 km

-Goiânia/GO - 166 km

-São Paulo/SP - 810 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira do Taimbé

  -Com três lindas quedas, sendo ma primeira com 12 metros de altura e a última forma uma piscina natural de águas cristalinas.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -Exposição Agro-pecuária - que é realizada todos os anos durante o mês de junho, onde são disputadas algumas provas tais como a do laço, montarias, e o torneio do gado leiteiro, incluindo a respeitadíssima "mesa da amargura.

-Novembro

  -Dia 14 - Às vésperas da Proclamação da República, Joviânia festeja sua emancipação política com desfiles estudantis e outros eventos e no mês de agosto é comemorada a festa da Padroeira da cidade Nossa Senhora D’Abadia e São Sebastião.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOVIÂNIA

E-mail:

Telefones: (64) 3408-1291

Sites: joviania.go.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E OFÍCIO DE REG. TÍT. E DOC. PESS. JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Joviânia

Gosto muito de Joviânia. Cidade tranquila, de trabalhadoras, pessoas de bem, que respeita a dignidade de seus moradores e visitantes. Uma cidade AGROPECUÁRIA, mas que oferece lazer, tranquilidade e diversão em algumas cachoeiras existentes no municipio. Venha conhecer nossa cidade!
Por: José Aclemides

Nasci e moro em Joviânia. É uma cidade tranquila, tem poucas opções de lazer: alguns barzinhos, lanchonetes... Para quem gosta de eco-turismo há uma linda cachoeira na entrada da cidade no sentido Goiatuba, porém não oferece nenhuma infraestrutura para prática de esportes, a cacachoeira é apenas para se deliciar com o visual. As principais festas populares da cidade são a Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, a Festa de Exposição Agropecuária e o Arraiá.
Por: Letícia França de Oliveira

e muito bom de morar e muito de morar o lugar e bonito so tenque ter mais organizaçao
Por: vilmar da silva costa

Já estive em joviania algumas vezes,um amigo meu trabalhou no correio em joviania gostei muito da cidade é um lugar tranquilo estou pensando em ir morar em joviania no ano que vem.
Por: weldenis mendes/de cristalina go

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Joviânia
Fundação:
1958
Altitude:
807m
População:
6.732 habitantes
Área:
446,5km²
Densidade Demográfica:
15,08hab/km²
CEP:
75610-000

Envie seu comentário sobre Joviânia