Jesúpolis

Jesúpolis-GO
banner

Bem-vindo a Jesúpolis!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Jesúpolis, informações atualizadas sobre a cidade Jesúpolis, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Jesúpolis.

A cidade de Jesúpolis, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.069 habitantes. A área total de Jesúpolis é de 121,3km², e sua densidade demográfica é de 17,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jesúpolis-GO é 75495-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jesúpolis

Roteiros do Brasil

Região do Ouro

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As cidades fundadas no Brasil tiveram como origem a mineração, agricultura ou a religião. Jesúpolis se encontra em um desses tipos que teve como ponto de partida a fé. O senhor Cândido Dias dos Santos e sua esposa realizava uma reunião em sua fazenda para festejar o presépio, e que mais tarde esse costume passou a se chamar “Festa do Menino Jesus”.

Com o passar dos anos, o festejo passou a ser muito freqüentado, e sua casa tornou –se pequena para o evento. O Senhor Cândido Dias alimentava o sonho de construir uma Igreja próxima a ela um povoado, seria mais tarde, o município de Jesúpolis. O lugar escolhido foi a atual fazenda do Senhor Orias Estevão da Silva, onde foi erguida uma palhoça e ali foi celebrada a primeira missa. Mas, por divergência de idéias, resolveu-se mudar a mesma para mais próximo da fazenda Pouso Alto, de propriedade do Senhor Cândido Dias e ali foi construída a primeira Igreja da região.

A Igreja de Bom Jesus foi construída na entrada da cidade, e foi o marco inicial, para a fundação da atual Jesúpolis. A primeira planta da cidade foi desenhada por Simeão Urbano Dias e Geraldo Gueiroba, ( Agrimensor da cidade de Jaraguá-GO ). A planta da cidade abrangia cerca de três alqueires, divididas em 120 lotes e mais tarde essa planta foi ampliada para 22 alqueires pelo Dr. Rabelo Fonseca, onde foram traçadas as ruas, praças e avenidas. Essa planta levou sete anos para ser registrada. Como o local era de difícil acesso, pois não havia estradas, isso dificultou o seu desenvolvimento, sendo construída assim apenas uma pequena vila de poucas casas. O motivo mais forte que leva as pessoas ao povoado, eram as festas promovidas pela igreja, entre elas, a festa do menino Jesus, e um segundo motivo, o futebol, que também faz parte de nossa cultura brasileira. A fundação de Jesúpolis teve duração de mais ou menos 20 anos sendo de 1948 a 1968. A expansão desse povoado começou com a vinda dos nordestinos que aqui chegaram e montaram suas casas de comércio. Pelos registros os primeiros habitantes foram; Otacílio Custodio, José Quintino, Chico do Anjo, Augusto Sales e José Clemente entre outros.

Ao se implantar o povoado, houve várias sugestões de nomes como Rosarino, Candilândia, Urbania e Nova Belém, mas o nome aprovado foi o sugerido pelo padre José Milanez. A data da escolha do nome de Jesúpolis foi no ano de 1949 que se deu através de uma votação, pelas pessoas que participavam da festa do menino Jesus votaram e escolherem Menino Jesus. A palavra Jesúpolis significa: Jesus devido à devoção ao menino Jesus e polis significa cidade, assim, Jesúpolis quer dizer cidade de Jesus.

O processo de emancipação de Jesúpolis passou por algumas fases, entre elas, a de distrito do município de São Francisco de Goiás, todos os seus problemas eram resolvidos em São Francisco que até 1911 pertencia a Jaraguá. Jesúpolis emancipou –se de São Francisco graças a luta de seu povo e essa, provocou uma mobilização histórica. A luta por emancipação foi encabeçada por: Alfredo Justino de Morais, José Rodrigues Braga Filho, Simeão Urbano Dias, Milton Alves, João Francisco Custódio, Francisco de Castro, Orias Estevão dentre outros. Em nove de dezembro de 1990, foi realizado um plebiscito em que o povo manifestou sua vontade de ver Jesúpolis tornar-se um município. Foi emancipado por força da Lei Estadual no.11.401 de 16 de janeiro de 1991 e nossa primeira eleição para Prefeito e Vereadores ocorreu em 3 de outubro de 1992, sendo sua instalação em 01 de janeiro de 1993, tendo como o seu 1º. Prefeito o Sr. Irajá Filipe de Araújo, 2º. e 3º. Prefeito o Sr. Sebastião Santana de Oliveira e o 4º. e atual Silvan José Furtado da Silveira, reeleito para 2009/2012.

Significado do Nome

A palavra Jesúpolis significa: Jesus devido à devoção ao menino Jesus e polis significa cidade, assim, Jesúpolis quer dizer cidade de Jesus.

Aniversário da Cidade

16 de Janeiro

Gentílico

jesupolino(a)

População

2.293 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um dos aspectos mais importantes de Jesúpolis é a grande religiosidade que emana da cidade.Em suas ruas, é celebrada a conhecida Festa do Divino Espírito Santo, mais conhecida como [Folia de Reis].Sua celebração tornou a cidade famosa e sua região.

Clima 

Temperado, devido a quantidade de florestas na região

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Goiano 

Limites

São Francisco de Goiás (Município de origem), Petrolina de Goiás, Santa Rosa de Goiás e Jaraguá, sendo distante de 110 km da capital do Estado.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

103 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Lagoinha

Localizado à 3km da cidade

Cristo Redentor

Monumento

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JESÚPOLIS

E-mail:

Telefones: (62) 3359-1188

Sites: http://www.jesupolis.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (62) 3326-4407

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br
    
http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jesúpolis

A cidade de jesupolis é ror eu gostar muito é uma cidade otima. Tem festas otima é uma cidade espetacular..... beijos
Por: vanessa da silva cardoso

jesupolis e tudo de bom que saudade da minha terra tao amada pena que é muito longe de são paulo espero ver muitas fotos da cidade em breve
Por: maria do carmo alves bezerra

JA FAS TRINTA ANOS QUE SAI DESTA CIDADE MAIS PARA MIN PAREÇE QUE FOI HONTEM TUDO DE BOM QUE EU VIVI AS PARTES MELHORES FOI VIVIDO NESTA CIDADE QUE ESQUEÇEREI UGRANDE ABRAÇO ATODOS QUE MIN CONHERAM SINTO MUITA SOUDADE DE TODOS VOCES...FONE 91032718 OU 35179739
Por: MARLOS FILHO DO ZE BIGODE

jesupolis e repleta de povo ospitaleiro e a cidade mais limpa do estado de go
Por: joao batista da silva

nossa........se conheço,vivi minha infancia toda,e vivo ate hoje,nao fico um mes sem ir ate jesupolis...minha cidade natal
Por: mara rubia

Jesupolis é uma pequena cidade do Estado de Goiás, ela é muito bonita, organizada, e esta crescendo muito. Em Jesupolis nos temos festas maravilhosas como Folia de Reis de, Festa da Cultura, Festa do agasalho entre outras.
Por: Aline

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jesúpolis
Fundação:
1993
Altitude:
0m
População:
2.069 habitantes
Área:
121,3km²
Densidade Demográfica:
17,06hab/km²
CEP:
75495-000

Envie seu comentário sobre Jesúpolis