Jataí

Jataí-GO
banner

Bem-vindo a Jataí!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Jataí e muitas outras opções de hospedagem na cidade Jataí. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Jataí.

A cidade de Jataí, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1882. A localidade está em uma altitude de 696m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 78.945 habitantes. A área total de Jataí é de 7.197,1km², e sua densidade demográfica é de 10,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jataí-GO é 75800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jataí

Roteiros do Brasil

Região Agro- Ecológica

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

De acordo com certos historiadores, Jataí começa sua história em setembro de 1836, quando Francisco Joaquim Vilella e seu filho, José Manoel Vilella, procedentes de Minas Gerais, entraram nos sertões do sudoeste goiano pelo município de Rio Verde, formando uma fazenda de criação de gado às margens dos rios Claro e Ariranha. A Fazenda Ariranha foi adquirida em 26 de dezembro de 1857. Em 7 de agosto de 1864, o município de Rio Verde perde grande parte de seu território ao ser criada a Freguesia do Divino Espírito Santo de Jataí.
Em 17 de agosto do mesmo ano, o governo de Goiás publica em lei a elevação do território à categoria de distrito. Nessa mesma época Jataí vivia o clima da Guerra do Paraguai, pois sediava um depósito de abastecimento das tropas em marcha para a zona de conflito. No ano de 1875, Jataí já possuía um respeitável comércio no setor da pecuária, juntamente com a atividade agrícola, que também se despontava promissora, exercida manualmente.
Em 28 de julho de 1882, o governo da província divulga a Resolução da Assembléia Legislativa, na qual eleva a Freguesia de Jataí à categoria de Vila com a denominação de Vila do Paraíso, e foi solenemente instalada em 2 de março de 1885. Em 20 de fevereiro de 1890, a história de Jataí muda com a publicação do decreto nº 22 do governo da província, criando o município de Jataí e desligando-o de Rio Verde.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Maio

Gentílico

jataiense

População

88.048 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

"Lendária Terra" de Tereza Bicuda, Pé de Garrafa, Cavaleiro da Rua das Flores, a Noiva do Sobrado, Cavalhadas, Congos e Tapuios...essa é a nossa JATAÍ!

Clima 

Tropical mesotérmico

Temperatura Média

37º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Caiapônia, Mineiros, Itarumã, Aparecida do Rio Doce, Caçu, Cachoeira Alta, Rio Verde, Mineiros e Serranópolis.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

327 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Ariranha Praia Clube 

Entroncamento de Chapadão do Céu. 
 
Cachoeira Ponte de Pedras 

A 25 km, clube e camping. 
 
Lago Diacuí
 

No centro da cidade, com pista de cooper. 
 
Polo Turístico Vale do Paraíso 

Uma área de 84.000 hectares construída, o Vale do Paraíso é o mais ousado projeto turístico que vem concretizar o sonho de transformar a cidade de Jataí num dos maiores centros receptivos do Estado de Goiás. 
 
Pontal do Urutal 

Pesque-pague, restaurante e palco para eventos. 
 
Rios: Claro, Doce, Paraíso 

Claro-praias, pesca e canoagem. Doce -acampamentos e banhos. Paraíso- praias e camping. 
 
Thermas Beach Park
 

Br-158, as margens do Lago Bom Sucesso. O Balneário das águas termais, faz parte do complexo turístico vale do Paraíso. 

 

Esportes Náuticos

Local: Lago Bom Sucesso
Modalidades: Jet Ski, Wake Board, “Banana-Boat”, Lancha

Centro Cultural Basileu Toledo França

Inaugurado em 08 de junho de 2002,
foi aberto ao público em 02 de agosto do mesmo ano. É uma instituição de regime especial subordinada à SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
Tem o caráter de órgão multidisciplinar, com objetivo educativo – cultural, sem fins lucrativos,
que agrega a BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DANTE MOSCONI e desenvolve uma programação toda voltada para pessoas que têm interesse pelo estudo, pela leitura e pela arte e cultura em seu sentido mais amplo e generalizado, abrangendo a literatura, o teatro, a música, a dança e outras modalidades.
A equipe que dirige essa instituição trabalha incansavelmente, com o intuito de prestar à comunidade jataiense, um trabalho voltado para o desenvolvimento sócio – cultural, abrindo novos horizontes para a formação integral do cidadão, contribuindo conseqüentemente, para maior integração das comunidades e reconstrução da sociedade.
O centro cultural, um prédio de dois pavimentos e arquitetura moderna, está localizado à Av. Goiás, uma região de grande movimento e fácil acesso, tendo ao fundo, um bosque de árvores verdes e gigantescas que reúne pássaros de várias espécies e outros animais como, macacos, calangos e coelhinhos. É um bosque dotado de uma das mais belas riquezas ecológicas de Jataí, o “ Olho d’ água” , fonte cristalina na qual, há algum tempo, principalmente o velhos tinham o costume de se banhar bem cedinho.

Museu de Arte Contemporânea de Jataí

Foi inaugurado em 09 de maio de 1995.
Situado em um casarão colonial construído em 1893 pela família Alfaix.
É uma instituição vinculada a Superintendência de Cultura do Município de Jataí, que atende a comunidade, instituições de ensino e grupos organizados.
Tem por objetivo valorizar e divulgar a produção artística, através de salões, cursos, exposições, oficinas, palestras e ações pedagógicas.

Museu Histórico de Jataí

Foi criado através da Lei nº 1.542, de 10 de março de 1993, e instalado no sobrado Francisco Honório de Campos, uma residência histórica do século XIX.
Aberta oficialmente ao público em 14 de maio de 1994, a instituição passou a ser chamada Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos.
Além de atender a comunidade em geral e de fornecer um espaço alternativo integrado às escolas, por meio de diversificada programação de oficinas e cursos, as atividades do Museu visam preservar o monumento como patrimônio histórico, resguardar a cultura da região e apresentar à comunidade um conhecimento de cunho científico, o Museu tem tradicionalmente organizado alguns eventos e publicações:

Memorial JK

Foi inaugurado aos doze dias do mês de setembro de 2.003, com o objetivo de reverenciar e perpetuar a memória do grande presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e demonstrar a importância deste no resgate da história nacional. Foi aqui em Jataí que começou a campanha política de JK e a idéia da fundação de Brasília.
Esta instituição é uma referência, onde podemos valorizar a cultura e a nossa história, pois o presidente Juscelino Kubitschek foi o maior líder político brasileiro que será sempre lembrado e reverenciado pela competência administrativa, pela visão e pela pressa em transformar projetos em realidade, o que deu um destaque importante para o desenvolvimento do Brasil, avançando cinqüenta anos em cinco. Brasília, sua obra imortal foi concebida em Jataí.

Casarões 

Em Jataí pode-se observar uma grande diversidade de casarões históricos, na zona urbana e na zona rural, que resistem ao tempo e revelam a história de uma época.
Hoje, alguns abrigam museus e outros ainda figuram como residências particulares.
São belos exemplares que contam um pouco da história e do estilo de vida das famílias tradicionais que aqui viveram.

A Feira da Noite

Acontece na Praça da Igreja Matriz, que foi a primeira Igreja de Jataí. As barracas se distribuem por toda a praça e oferecem desde alimentos até confecção e artesanato. Um ambiente agradável e familiar onde se pode encontrar produtos e alimentos de fabricantes locais, show musicais e manifestações culturais da comunidade. É um espaço alternativo que valoriza a produção, os artistas e trabalhadores da cidade, e onde o visitante pode encontrar coisas únicas de Jataí.
O artesanato em Jataí, teve início há vários anos. Em 1993, na administração do prefeito Nelson Antônio da Silva, a Superintendência de Cultura buscou artesãos nos quatro cantos da cidade, montou na Praça Tenente Diomar Menezes a Feira de Artesanato, a qual era realizada todos os domingos.

A Catedral de Jataí

Dedicada ao Divino Espírito
Santo, tem como centro, o próprio Espírito de Deus.   
Localização: Entre a Rua Minas Gerais e
a Rua Marechal Rondon
Valor da entrada: entrada franca
Horários:de segunda a sexta das 08:00
as 11:00 e das 13:00 as 17:00 e no sábado 08:00 as 11:00
Telefone: (62) 3631-2490
Descrição do atrativo: Chama a atenção por sua imponência e arquitetura arrojada.
Vista do alto tem o formato de um favo de mel. Sua fachada possui doze colunas que simbolizam os apóstolos de Cristo.
Em seu interior, possui um imenso painel de arte sacra, pintado pelo famoso artista Cláudio Pastro, com pinturas retratando passagens importantes do Novo e Velho Testamento. Possui ainda uma cripta, onde estão enterrados dois bispos.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3632-8800

Sites: http://www.jatai.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3636-5335

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Jataí

eu conheço jatai-go é tudo de bom...é uma cidade cheia de encantos,,,com seus casaroes rusticos, casas e hoteis deslumbrantes,,,sem falar nos lagos a cidade toda em si MARAVILHOSA..E EUU VOLTO UM DIA!!!
Por: Narla Ribeiro

esta cidade e exuberante,sai dai com 7 anos mas me lembro como se fosse hoje das cachueiras do sitio ond moravamos,tudo e muito lindo o verde,o ar nao tem igual,um dia,a sim um dia vou voltar para rever meu cantinho q hoje guardo na memoria e no coracao com saudades da jatai,papai vendeu tudo,mas ainda ei de juntar economias para reverte,menina dos olhos verdes.cristiano morel
Por: cristiano morel

e uma bela cidade vir as fotos estou procurando um lugar para mora . no momento estou fora do brasil e estou querendo voltar.
Por: lucimar silva gomes

tenho familiares ai em jataí e amo esta cidade passei 6 messesai e adorei
Por: juliana

q saudade da minha cidade abelha!quero dizer q estou com saudade de minhafamilia falowwwwwwww
Por: ney jr

este lugar è maravilhoso q saudades de jatai breve estarei ai
Por: dcino nogueira

oiiiiiii td bem com vc eu quero jatai goias eu vou viajar semana que vem...bjus........jatai e muo lindo maravilhosas
Por: rafaela

sou jataiense e tem mim orgulhado por isso pq a cada dia q passa jatai vem se despontando no cenario braseleiro e isso pra nois q somos daqui e muito inportante.....
Por: sinval junior

Jatai tu éz para min não só uma simples cidade tu éz uma das melhores cidades para viver e conviver,pois com um povo ospitaleiro e culto que ai estas,leva cada ves mais o nome da cidade adiante,e por isso digo te AMO minha querida JATAI...
Por: Airton Naldo Derlan(fritz gauchinho gremista)

Já morei em jatai há muitos tempos atrás,adoro esta cidade, como já brinquei na Praça tenente Diomar Menezes.
Por: Elma Aparecida da silva

Já morei nesta cidade,como diz cidade abelha linda realmente e como esta desenvolvendo a cada dia.Parabéns Jatai
Por: Elma aparecida da silva

Olá, como sinto saudades da minha cidade natal, Jataí como sempre maravilhosa estou em São Paulo agora, faz 6 anos que estou aqui, como sinto falta dessa gente humilde de bom coração...Ainda volto pra minha cidade maravilhosa que dela nunca deveria ter saido, Deixo um grande abraço para meus amigos jataienses...Obrigada Um beijão. Aline....Saudades de mais da conta...rsrsrsrsrsrs
Por: Aline Andrielle

Jataí é tudo, cidade linda ... de gente bonita !!! Cheia de coisas boas .
Por: Maria Eduarda

LInda Jataí, morei nesta Querida Cidade por Dois Anos,tenho muita saudades do povo de Játaí,povo hospitaleiro e amigo,tenho grandes amigo,Celião,Tata,Sergio,Toinho e MUitos....Saudades,vou voltar ai pasear e rever os amigos, hoje moro em Jardim Ms....
Por: Mauro Cabreirea acosta

é um das cidades mais bonitas que já vi. quero poder conhecer pessoalmente abraços
Por: paulo martins

oi eu morei nesta linda cidade que é jataí e está cada vez mais progredindo para melhor eu estive nas férias ai e fui ai no termas e tá cada vez melhor lá. um beijo para todos dai desta cidade bonita.
Por: enilda paz

QUE BOM VER AS IMAGENS DA MINHA CIDADE ; EU SOU DE JATAI MAS MORO EM LONDRINA NO PARANA AS IMAGENS ESTÃO MARAVILHOSAS
Por: EDNA FERREIRA DOS SANTOS

melhor cidade pra se viver lugar de mulher bonita e gente responsaveis um abraço pra todos jataienses
Por: wellyngton

Jataí, vc é, foi e sempre será meu reino encantado. Amo ir praí, pois foi aí q nasci e é aí q vou morrer...me aguarde
Por: Fernanda Mussi

esse jatai e lindo de mais viu, so podia ser minha cidade parabens para o prefeito. fica com deus cidade abelha saudade das pinga dair e da minha familia estou um pouquinho loonge mais volto to no parazao kkkkkkkkk...
Por: donato

he jatai cidade maravilhosa estou voltando pra ai pois naum ha lugar melhor pra se viver
Por: suellem cristina kilsky

MUDEI DE JATAI EM DEZEMBRO/1979 MUITO A CONTRA GOSTO E MORRO DE SAUDADES MOREI TODA A MINHA INFÂNCIA LÁ, É O MELHOR LUGAR DO MUNDO.
Por: silvia helena gomes de assis

sou de jatai tenho muito urgulho de sre jatienssi.atualmente moro em Redenção para.
Por: luzeni cabral da silva

uma das cidades mais bonitas do estado de goias e progressista
Por: nelio sergio de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jataí
Fundação:
1882
Altitude:
696m
População:
78.945 habitantes
Área:
7.197,1km²
Densidade Demográfica:
10,97hab/km²
CEP:
75800-000

Envie seu comentário sobre Jataí