Itumbiara

Itumbiara-GO
banner

Bem-vindo a Itumbiara!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itumbiara, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itumbiara, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1909. A localidade está em uma altitude de 448m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 81.823 habitantes. A área total de Itumbiara é de 2.464,6km², e sua densidade demográfica é de 33,20hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itumbiara-GO é 75500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Considerada a porta de entrada do estado de Goiás, Itumbiara é riquíssima no que diz respeito a belezas naturais. A começar por seu nome, que em tupi significa “Caminho da Cachoeira”, referindo-se à extinta “Cachoeira Dourada”, que deu lugar à Usina Hidrelétrica do local.

A cidade é muito famosa para aqueles que gostam da pesca esportiva. Não é a toa que o Lago da Represa do Rio Paranaíba é local de encontro de pescadores e equipes de pesca e foi eleita por revistas especializadas no assunto o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca do Tucunaré. O mesmo rio também é sede para modalidades esportivas aquáticas. Ainda sobre ecossistemas, um grande destaque é o Lago da Represa de Itumbiara, que corresponde a duas Baías do Guanabara.

O Rio Paraíba também é um atrativo por si só, apenas por espelhar a cidade em sua superfície, em uma composição de rara beleza. De um lado, a cidade de Itumbiara, do outro o estado de Minas Gerais. Ainda nos percursos do rio, pode-se encontrar a Cachoeira do Salitre, situada nos limites territoriais do município de Buriti Alegre, com trilhas e possibilidades de escalada para os mais aventureiros.

Entre outros pontos turísticos, no centro da cidade, o Kartódromo Internacional Dr. Henrique Santillo sedia eventos regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Possui capacidade para 5.000 pessoas. O quesito história, a Praça Matriz foi o primeiro jardim público da cidade, e foi construída por um decreto municipal. A praça foi entregue ao público em 23 de junho de 1935, e atualmente é conhecida pelo nome de Praça da República.

Em necessidade de maior facilidade de acesso aos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, construiu-se a ponte pênsil Affonso Penna. Em 1958, sobre o Rio Paranaíba foi construída a Ponte Engenheiro Cyro Gomes de Almeida, nomeada em homenagem ao seu construtor, com motivo de substituição da anterior, durante a transferência da capital do Brasil para Brasília. Hoje, é uma vista incrível para aqueles que desejam contemplar a exuberância natural da cidade.

A cidade é de rica beleza, capaz de unir história, lazer e cultura em um só lugar.

Informações de Itumbiara

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Itumbiara se originou em 1824, quando o deputado imperial Marechal Cunha Mattos fez votar uma lei autorizando a abertura de uma estrada que ligasse o povoado de Uberaba até a Estrada Geral em Bomfim, hoje Silvânia, atravessando o Rio Paranaíba, onde se construiu um porto de passagem em balsa. Junto a esse porto, formou-se um povoado. Famílias vieram atraídas pela fertilidade do solo e logo construíram uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia. Este povoado foi chamado de Porto de Santa Rita, e foi conhecido até a data em que se construiu e inaugurou a Ponte Affonso Pena, sob o Rio Paranaíba. O local foi estrategicamente escolhido: entre os ribeirões Trindade e Água Suja. Dois moradores do povoado tornaram-se fazendeiros devido a posse de terras: o primeiro denominado Água Suja, de propriedade de José Bernardes da Costa, e o segundo, Fazenda Trindade, de Cândido de Paula. Os dois fazendeiros doaram parte de suas terras para o patrimônio da Igreja.
Em dois de agosto de 1842, foi criado o Distrito e Freguesia de Santa Rita do Paranaíba, pertencente ao município de Morrinhos. O povoado foi elevado a município depois de reivindicações da população no dia 12 de outubro de 1909, mantendo o mesmo nome. Através de uma lei estadual, Santa Rita do Paranaíba é elevada à categoria de cidade. É realizado um concurso para a escolha de nomes para a cidade, quando foram sugeridos Jussara, Ritlândia, Santa Rita do Paranaíba, Ritápolis e Rithayba.

Gentílico

Itumbiarense

Significado do Nome

Itumbiara - em linguagem indígena significa caminho da cachoeira. Este nome havia sido dado anteriormente a um posto fiscal da estrada de automóvel construída por Ignácio Paes Leme de Santa Rita do Paranaíba a Cachoeira Dourada.

Aniversário da Cidade

 

12 de Outubro

População

91.892 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Itumbiara, o portal de entrada do Estado, também é um dos mais competitivos municípios goianos e o maior exportador do estado de goiás. O fácil acesso ao Sul e Sudeste do país e também ao sudoeste do Estado, facilitando o escoamento da produção, consiste em uma das principais razões para a instalação de grandes agroindústrias em Itumbiara, favorecendo assim seu acentuado crescimento e desenvolvimento econômico.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Goiano 

Limites

Ao Norte: Goiatuba; Panamá e Buriti Alegre;
Ao Sul : Estado de Minas Gerais;
Ao Leste: Buriti Alegre;
Ao Oeste : Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Dourada.  

Acesso Rodoviário

A melhor opcão para chegar de carro em Itumbiara e pela BR-153 a cidade está na divisa com MG. Há também as vias de Acesso BR 452, BR 154, BR 483, GO 206.

 

Distâncias:

Da Capital:

204 km

Outras:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Entre os principais pontos turísticos naturais do município estão o Rio Paranaíba, destacando-se como um um enorme espelho que reflete de os edifícios bem construídos que lhe margeiam, de um lado, e do lado oposto, o estado de Minas Gerais; e a Cachoeira do Salitre, situada na zona rural do município.
Entre os pontos turísticos históricos estão a A Praça Matriz, construída pelo decreto municipal nº 538 de abril de 1934, de autoria de Sidney Pereira de Almeida. À época de sua construção, era o primeiro jardim público da cidade. O projeto foi executado pelo engenheiro Eduardo Figueiredo Mendes, e entregue ao público em 23 de junho de 1935. Seu nome atual é Praça da República; a ponte Affonso Pena, que se deu pela grande necessidade para o desenvolvimento da região do Sudoeste goiano e para maior ligação com os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro; e a Ponte Cyro Gomes, construída no Rio Paranaíba em 1958, em substituição a antiga Ponte Affonso Penna, que ocorreu durante a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. Seu nome é uma homenagem ao seu construtor, Cyro Gomes de Almeida.

 

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Salitre 

Ecoturismo

É o grande responsável pelo turismo de Itumbiara, um dos caminhos para o desenvolvimento da cidade. isso caracteriza-se pelas vantagens competitivas da localidade neste quesito, com um destaque maior para o grande Lago da Represa do Rio Paranaíba, que possui profundidades de 521,20 metros, uma área inundada de 778 km² e um volume total de 17 bilhões m³. Isso corresponde a duas Baías da Guanabara.

Atrativo

Nos últimos anos, tornou-se freqüentes na região do Lago da Represa do Rio Paranaíba encontros entre pescadores e equipes de pesca para a prática de pesca esportiva, fato que se tornou destaque em revistas especializadas que considera Itumbiara o 2º melhor lugar do Brasil para a pesca esportiva do Tucunaré. O rio também sedia modalidades esportivas aquáticas.

O Kartódromo Internacional Dr Henrique Santillo

Situado ao centro-oeste da cidade, é sede de eventos regionais, nacionais e internacionais. Possui capaciade para 5 000 pessoas.

 

Rio Paranaíba 

A cidade de Itumbiara acha-se colocada a margem direita do caudaloso Rio Paranaíba. O Rio Paranaíba destaca-se no centro como um enorme espelho que reflete de um lado os edifícios bem construídos que lhe margeiam, e do lado oposto, o Estado de Minas Gerais, vejamos alguns fatos históricos do Rio Paranaíba.   
A primeira exploração neste rio foi feita por Estanislau Gusterre em 1808,  em 1816, foi feita nova exploração do Rio Paranaíba, desta feita por José Pinto Fonseca e João Caetano da Silva, que também desceu rio abaixo. Depois em 1824 nova exploração feita por Antônio José Leite.
O Rio Paranaíba nasce na Serra da Mata da Corda em Minas Gerais, e em seu percurso recebe de ambas as margens os Rios Jacaré, São Marcos, Bagagem, Ouvidor, Pirapitinga, Veríssimo, das Velhas, Corumbá, Peixe ou Aporé e o Rio Grande, onde se forma o Rio Paraná.

Praça Matriz

O Prefeito Municipal Cel. Sidney Pereira de Almeida, por decreto nº538 de abril de 1.934, autorizou a construção do 1º Jardim Público da cidade, atual “Praça da Republica”. Além da instalação de um carneiro hidráulico(um tipo de torneira), para servir a praça e população.
O projeto desde jardim foi executado pelo Engenheiro Dr.Eduardo Figueiredo Mendes, e entregue ao público com grande festa no dia 23 de junho de 1.935.
 
Ponte Afonso Pena

A construção da ponte Affonso Pena, se deu pela grande necessidade para o desenvolvimento da região do Sudoeste goiano, para maior ligação com os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. A balsa existente no local, já não estava mais atendendo às necessidades do povoado e da região.
A inauguração da ponte, foi no dia 15 de novembro de 1.909, com o nome de Ponte AFFONSO PENNA, uma homenagem ao Presidente da Republica seu construtor. Hoje a Ponte Affonso Pena não se encontra em seu lugar de origem. Foi removida pelos engenheiros de Furnas para servir o trafego de carros  da Vila Operária Residencial de Furnas a Hidrelétrica de Itumbiara. Hoje é um Monumento Histórico de grande valor do Centro Oeste.
 
Ponte Cyro Gomes 

Construída no Rio Paranaíba, em substituição a antiga Ponte Affonso Penna, que ocorreu durante a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília DF, em 1960.
A ponte teve início da construção em 1958, em 1961 inaugurou-se a Ponte JK, que levou o nome de seu construtor, anos depois a Ponte passou denominar Ponte Cyro Gomes de Almeida.  

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Itumbiara realiza diversos eventos todos os anos. Alguns já são bem conhecidos pela população local. Há grandes eventos religiosos e culturais sediados e realizados na cidade. Entre os de destaque, estão a festa de São Sebastião, realizada em 20 de janeiro; festa de Santa Rita de Cássia, em maio e a Quermesse de Cristo Rei, realizada entre os dias 1º e 10 de maio.

- A exposição agropecuária da cidade, realizada em julho, também é uma das comemorações culturais do município. Há ainda a Semana Ecológica, realizada em junho, a Feira de Indústria e Comércio do Sul de Goiás (Expossul), sediada na cidade, e o aniversário do município, comemorado em 12 de outubro.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3433-0400 / 5400

Sites: http://www.itumbiara.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS -1ª CIRCUNSCRIÇÃO:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3431-5151

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

Sites: www.ceidadesdegoias.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itumbiara

não conhece mais um dia com certeza irei conhece_la é uma cidade muito linda... apesar de ter conhecido umas pessoas que mora aí, pessoas muito legais...
Por: Ilma Mello

esta cidade tem uma aparencia de ser muito bonita por foto.
Por: janice barros

sou de itumbiara mas moro no tocantins, minha cidade é a melhor cidade do mundo pra se morar!
Por: rene cardoso zago

Bom,olá tudo bem? lha,nuna fui em itumbiara,cheguei até em itapauranga,aonde tenho paretes,sou do Pará,+ achei os lugres onde andei por aí maravilhosos,como já disse,ñ conheci Itumbiara,+ vi as fotosda cidade ,e que cidade linda!Adorei,é um ótmo luga para passar as férias e também Itumbiara é terra de duas pessoas maravilhosas de qual ñ poderia deixar de falar,são meus amores,Jorge e Mateus,sou apaixonada por eles,são meninos maravilhosos.A cidade está de parabéns é ,linda! Beijão à todos e fiqem com Deus e que esse ano que vai chegar traga à todos muita saúde e muit paz.Felicdades!!!! Até a próxima.
Por: Islana Moura Pereira

Itumbiara é uma cidade linda...nasci ai, precisei me mudar, mais sempre que posso, volto... não há coisa mais gostosa que sentar-se na frente do Rio Paranaiba e deixar o pensamento te levar...é um paraíso...pensa num trem bão!
Por: Beatriz Lindomar de Oliveira

oi galera tudo bem com vc estou morrendo de saudades
Por: jaqueline

achei a cidade muito bonita parece muito boa de morar sou de uma cidade tambem bonita chamada espera feliz mg
Por: lorena trigo

Itumbiara em Tupi significa"O caminho da Cachoeira". Esse nome foi dado pelos indios que passavam pela regiao até a Cachoeira Dourada, onde hoje está a Usina de Cachoeira Dourada. Itumbiara é uma cidade bonita e boa para viver. Adoro morar aqui!!
Por: Manoel Aires da Silva

Adoro essa cidade! Tem pontos turisticos muito bonitos como a Beira Rio. Já fui várias vezes e quero ir muitas outras.
Por: Fernanda

Quem vai a Itumbiara uma vez certamente volta, e é quase certo que leva junto mais alguém para conhece-la.Isto aconteceu comigo conheci Itumbiara a trinta anos atras , nestes anos falei muito de la para meus filhos .E em 2006 os levei para conhecer .Eles adoraram a cidade. E só falam de fazermos uma nova viagem para la .Espero que no começo do próximo ano possamos realizar mais este passeio nesta cidade tão linda que é Itumbiara.
Por: Luiza Biazzi

Amooo esta cidade de coração . o lugar onde nascí me criei.... um lugar onde estará sempre presente em minha vida... amo e amo muiito... minha cidade liindaaaaaaaaa
Por: alinne marques da silva

Itumbiara é o Cartão de Visitas para quem chega das regiões, sul e sudeste do Brasil. ao nosso Estado . Banhada pelo lindo Rio Paranaíba, esta cidade é muito especial para os goianos. Moro em Sou de Morrinhos mas sempr visitei esta linda cidade. Um abraço a todos os habitantes de Itumbiara!
Por: Ercílio Barros

itumbiara guardo boas lembranças desta cidade na minha infancia morei là hj atualmente moro em salto grande sp. não vejo a hora de voltar passear em itumbiara cidade maravilhoza
Por: CARLOS ABERTO VIEIRA

Itumbiara sem dúvida é maravilhosa para se morar, nasci lá, mas moro no Tocantins, recomendo à todos conhece-la.
Por: Déborah Penha Silveira

Olá sou o Guilherme e gostaria de diser que Itumbiara é uma cidade muito boa gosto muito de lá.
Por: Guilherme Araujo

Eu, em particular acho a cidade de Itumbiara a unica, em beleza,hospedagem,riquezas de pessoas maravilhosas, eu nasci ai vivi muitos anos ai, a minha maior vontade era morar ai de novo,mas nem tudo é como a gente quer né , se fosse pra eu vender passagens para turismo só reconmendaria a minha querida Itumbiara,parabens aos responsavéis por tantos avanços pois a cidade cresceu muito ,os envestimentos feitos ,valorizou muito em especial a beira rio ficou espetacular,
Por: Sonia Maria Pereira Silva

Morro em Roda Velha BA mais nasce nesta maravilhosa cidade que é Itumbiara todo final de ano vamos passar as ferias em centralina onde morra nossos parentes,e vamos sempre em itumbiara também.porque amamos essa linda cidade.
Por: Edsonina Araújo da silva vinhares

amei essa cidade é tudo de bom, as pessoas de Itumbiara sao especiais, muito carinhosas e acolhedoras, pretendo visitar mais vezes essa cidade, se DEUS quiser. A todos de Itumbiara um abraço....
Por: cris

Sou de Itumbiara cidade maravilhosa, muito linda. Atualmente moro em Tocantins, mas meu maior sonho é voltar pra minha terra querida. Pense numa cidade gostasa de se viver, pessoal hospitaleiro. Linda de mais, oh Beira Rio que saudade de você!!! Ótima para caminhadas, tem quadras para práticas de esportes como futebol, basquete, volei, peteca, fica a gosto do cidadão e o melhor tudo limpo, novo e de graça!!! Descrição em uma palavra: Paixão!!!
Por: Leandro Silva Leles

ja fui la é uma linda e otima cidade. ainda voltarei com certeza.
Por: lycinha

maravilha de cidade ,quem nao conhece deveria conhecer .DAQUI NAO SAIO DAQUI NINGUEM ME TIRA
Por: luciano ponciano

adoro essa cidade,tem tudo de bom,tenho saudades.mora meus tios e primos espero um dia voltar.
Por: monica

moro em brasilia;mas nunca vi uma cidade tao linda e maravilhosa como itumbiara,tenho saudades de todos ai.
Por: monica

Cidade maravilhosa,coração de mãe rescebe seus visitantes com todo carinho do mundo.Quem cohesce nunca esquesce ,nasci em Buriti Algre, e fui criada em Itumbiara adoro essa cidade.Hoje estou em Minas Gerai, mas meu coração e Itumbiara e quero voltar para essa terra querida, um grande abraço Itumbiara...
Por: Rosimeire

Nasci em Itumbiara em 1957 e morro em São Paulo desde 1970. Mas vou muito pouco em minha cidade porém minha mente é totalmernte povoada pela minha primeira infancia vivida em Itumbiara, ainda tenho parentes que vivem ai. AS VEZES MEU CORAÇÃO FICA PEQUENININHO SÓ DE LEMBRAR DE TUDO QUE VIVI EM MINHA TERRA.
Por: joão batista de bastos

Que saudades de Itumbiara. Ir a matine no cine Valter Barra, Tomar Sorvete com salada de frutas no Mugs, a missa aos sabados em sequencia o futing na praça da Republica, robar rosas na vizinhas para dar as garotas na praça, minha escolinha Rui Barbosa onde fiz do primario.
Por: joão batista de bastos

Quanta saudades, dos meus banhos de rio no Trindade e no paranaiba, das brincadeiras no parquinho que existia proximo ao clube recreativo, da inaugurança da nova loja do Onofre, onde vi pela primeira vez TV. que saudade da contrução da Igreja nova, onde me feri e tenho a marca na parna até hoje.
Por: joão batista de bastos

Ah, Itumbiara tu morreras em meu pensamento somente com a minha morte. Lembro muito de um campo de futebol em frente minha casa, onde a molecada jogava e JOEL FRAGA narrava com uma latinha de massa de tomate.
Por: joão batista de bastos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itumbiara
Fundação:
1909
Altitude:
448m
População:
81.823 habitantes
Área:
2.464,6km²
Densidade Demográfica:
33,20hab/km²
CEP:
75500-000

Envie seu comentário sobre Itumbiara