Coari

Coari-AM

Bem-vindo a Coari!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Coari e muitas outras opções de hospedagem na cidade Coari. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Coari.

A cidade de Coari, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1874. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.815 habitantes. A área total de Coari é de 57.529,7km², e sua densidade demográfica é de 1,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coari-AM é 69460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Situada no interior do estado do Amazonas, a cidade de Coari é um destino de destaque do Ecoturismo brasileiro, tratando-se, também, de um dos municípios mais ricos da região Norte. Localizada às margens do Rio Solimões, entre os lagos Coari e Mamiá, a cidade conta com pouco mais de 80 mil habitantes, de acordo com o IBGE.

Em Coari, um dos maiores destaques locais é a plataforma da Petrobrás de Urucu, voltada para a extração de petróleo e gás natural. Distante mais de 300 quilômetros da capital amazonense, o município também é um grande produtor de banana, mamão, limão, goiaba e cupuaçu - frutas essas que, inclusive, estão muito presentes na gastronomia local.

A cidade oferece infraestrutura para recepcionar os turistas, que podem dispor de transporte coletivo e privado de qualidade, aeroporto, além de todo tipo de comércio, lojas, restaurantes, bares e excelentes pousadas e hotéis. O Rio Solimões é um dos mais importantes do País e representa um dos principais pontos turísticos do município.

A cultura de Coari está diretamente ligada às origens indígenas e, no município, é possível visitar banquinhas de artesanato e produtos confeccionados manualmente, além de poder participar de trilhas pela Mata Amazônica, atividades náuticas, como passeios de barco e muito mais. Ideal para quem quer conhecer mais o Amazonas, Coari é uma cidade capaz de agradar quem quer mais contato com a natureza.

As festas populares são outras atrações locais, animando a cidade em praticamente todos os meses do ano. A Festa do Gás Natural, que substitui a Festa da Banana desde 2000, é um dos eventos de maior destaque, enquanto o Festival Folclórico de Coari, realizado no fim de julho, na mesma época do aniversário da cidade, é outra atração peculiar.

Coari recebe, principalmente, a visita de milhares de empreendedores, que vão até o município devido à grande quantidade empresas, indústrias e negócios instalados no local. É interessante visitar o município amazonense, sobretudo, para conhecer um pouco mais da história do Brasil, dos indígenas, o Rio Solimões e desfrutar de bons dias de descanso, com possibilidade de praticar trilhas e esportes radicais, e apreciar ótimas opções de cardápio.

Informações de Coari

Roteiros do Brasil

Região Pólo Rio Negro e Solimões

Cidade do Gás e do Petróleo 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O primeiro núcleo de povoamento em território do atual município de Coari, foi uma aldeia de índios fundada em princípio do século XVIII, pelo jesuíta Samuel Fritz, com a denominação de Coari, por ficar a margem do lago desse nome.
Habitavam primitivamente a região os índios Catauixis, Irijus, Jumas, Jurimauas e outros. Sobre as índias (trecho de autoria do padre João Daniel em “Tesouro Descoberto”): “Algumas fêmeas a que além de suas feições lindíssimas, têm os olhos verdes e outros azuis com uma esperteza e viveza tão engraçadas que podem ombrear com as mais escolhidas brancas.
Em 1759 a aldeia foi elevada à Lugar, recebendo o nome de Alvelos.
Em 1833, foi o Lugar Alvelos elevado à Freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora Santana.
Em 30.09.1854, a sede da freguesia foi transferida em virtude da Lei nº 37, para a foz do lago de Coari.
Em 01.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, a freguesia foi elevada à vila de Coari.
Em 21.05.1874, pela Lei Provincial nº 287, é criado o município de Coari.
Em 15.11.1890 é instalado o termo judiciário de Coari.
Em 10.04.1891, pelo Decreto nº 95-A é criada a comarca de Coari, que se instala em 30.06.1891.
Em 30.10.1913, pela Lei Estadual nº 741, é suprimida a comarca de Coari, ficando seu Termo Judiciário subordinado a Tefé.
Em 14.02.1916, pela Lei Estadual nº 844, é reinstalada a comarca de Coari, ficando seu Termo Judiciário subordinado a Tefé.
Em 07.02.1922, pela Lei Estadual nº 133, é suprimida novamente a comarca.
Em 10.03.1924, pela Lei Estadual nº 122, restaura-se definitivamente a comarca de Coari, compreendendo os Termos de Coari, Manacapuru e Codajás.
Em 02.08.1932, pela Lei Estadual nº 1665, Coari é elevada à categoria de cidade. 

Significado do Nome:

Coari, segundo o cônego, Ulysses Pennafort, vem das palavras indígenas “Coaya Cory”, ou “Huary-yu”, ou significa respectivamente “rio do ouro” e “rio dos deuses”. A denominação dada ao rio que banha o município estendeu-se ao lago à cuja margem fica a sede municipal e, posteriormente, ao município. 

Aniversário da Cidade:

02 de Agôsto

Gentílico:

Coariense

População:

77.305 habitantes - censo IBGE/2012 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

• Setor Primário
- Agricultura: é baseada principalmente no cultivo de produtos como mandioca, feijão, coentro, pepino, maxixe, pimentão e couve (culturas temporárias). Nas culturas permanentes, destaque maior para a produção da banana e em menor escala o limão, goiaba, mamão, cupuaçu e maracujá. Olericultura: alface, couve, coentro, pepino, tomate, quiabo, maxixe, repolho, pimentão, abóbora, cebolinha, melancia e berinjela.
- Pecuária: o criatório no município consiste no desenvolvimento de espécies como Nelore e Mestiço.
- Avicultura: a criação é tipicamente doméstica e o consumo é familiar, representada pela criação de galinhas e perus. A criação de quintal é motivo de incentivos, pois a produção de carne e ovos estimula a criação de animais de pequeno porte.
- Extrativismo Vegetal: a extração de madeira é uma atividade tradicional no município. Secundariamente figuram a extração do cacau, castanha-do-pará e sorva.
- Piscicultura: a população do interior, tem no pescado a sua principal fonte de alimentação. Na época da fartura de peixe, que se verifica no período da seca do rio, ocorre uma grande abundância de pescado que é comercializado a preços acessíveis. A pesca é feita no rio Solimões e nos grandes lagos da região altamente piscosos. As espécies são aruanã, curimatá, jaraqui, matrinxã, pescada, pirapitinga, pirarucu, pacu, sardinha, surubim, tambaqui e tucunaré.
- Hortifruticultura: esta atividade é bastante desenvolvida, explorada através do cultivo de verduras, legumes e frutas, que surgem de acordo com a respectiva época. Os produtos são: banana, farinha d´água, limão, jerimum, macaxeira, cupuaçu, pupunha, laranja-lima, tangerina, abacate, coco, milho seco, açaí, pimenta de cheiro, pimenta murupi, farinha seca, tapioca, goma, batata-doce, cara, feijão abacaxi, caju, mamão, maracujá, manga, goiaba, quiabo, pepino, repolho, maxixe, berinjela, pimentão, tomate, tucupi, cebolinha, couve, feijão de metro, chicória, cariru, alface e milho verde.
• Setor Secundário
- Indústrias: madeira, tijolos, produtos alimentares, pescado, gelo e mobiliária.
• Setor Terciário
- Comércio: varejista e atacadista.
- Serviços: hotéis, pensões, agências bancárias, mercado municipal, matadouro e feira do produtor rural.

Clima:

Equatorial 

Temperatura Média:

33º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região do Rio Negro –Solimões 

Limites:

Anori, Tapauá, Tefé e Codajás 

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial  

Distâncias:

Da Capital:

363 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A flora é representada principalmente pela seringueira, castanha-do-pará, pau-rosa, além de várias madeiras de boa qualidade e grande valor econômico.
- A fauna além das diversas espécies de animais silvestres, como: caititu, veado, capivara, queixada, há ainda os aquáticos representados pelo jacaré, tartaruga, e muitos peixes entre estes o pirarucu, tambaqui, jaraqui e outros.

Principais Pontos Turísticos:

Busto de mármore de Silvério José da Silva Néri

Igreja de Santana

Construída em princípios do século e que conserva intactas todas as suas características originais.

Poltrona de madeira

Que data de 1874 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

2ª quinzena - Festival Folclórico 

 Agosto

01 e 02 - Aniversário da Cidade 

03 - Feira da Cultura 

 Outubro

24 a 26 - Festival da Música Popular de Coari

 Dezembro

1ª quinzena - Festa do Gás Natural e Festa da Banana 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COARI

E-mail: rep.coari@gmail.com

Telefones: (97) 3561-4002

Sites: http://www.coari.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Manaus - Amazonas

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (92) 3561-2163

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Coari

estive na cidade de coari durante 11meses,a serviço do consorçio gasam,nesses seis anos de dutos de cidade em cidade nunca tinha visto tanta harmonia para com os visitantes como o povo dessa região estou encantado com o povo coariense tanto que trousse uma coariense comigo estou feliz com ela.moro em feira de santana,bahia.
Por: enisvaldo jesus oliveira

Essa cidade tem tudo de bom, pricipalmente as mulheres, são muito lindas.......
Por: neudo

Boa tarde!!! Poxa!!! Coari para mim foi uma cidade da qual gostei muito, se eu fosse escolher um lugar para morar pelo resto de minha vida, seria com certeza em COARI. Desejos atodos os moradores de Coari, um "FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO cheio de paz e muitas realizações... Valeu Coari, atem um dia!!! Abraços a todos, de Carvalho.
Por: J. CARVALHO

gostaria que este site tivesse mais fotos da cidade e lugares turistico eu achei muito pouco o que tem, eu sou de coari mais moro no estado de goias a mais de 20 anos e gostei muito de ver a minha cidade mais deveria ter mais coisas.
Por: raimundo lucio da silva vieira

e uma cidade muito boa tem muitas mulheres bonitas e lugares para passear e curte
Por: kailessandro dos anjos

Achei a cidade muito bonita,mais ainda não conheço pessoalmente mais vi fotos,e é tudo muito lindo.Eu e uma amiga iremos cursar nutrição na ufam de coari,moramos em benjamin constant,e não vejo a hora de estar aí nessa maravilhosa............bjinhos...
Por: lucineia silva

nossa essa cidade e muito linda quando visitei me apaixonei asim que tiver oportunidade voltarei ai... visitem vao gostar
Por: kettlen dos santos

cidade linda maravilhosa estou cada dia vc crece parabéns continue asim vc vai longe...
Por: markelly vieira de madeiros

Estou feliz em ver estas fotos, pois é o meu local de nascimento, vim para São Paulo muito novo passando um tempo por Manaus, e nunca mais voltei; estou muito feliz em ver estas fotos.
Por: PAULO GONÇALVES

Amo coari minha cidade preferida mesmo não morando nesta linda cidade mais meus filhos ainda moram ai te rainha do solimões vou voltar acredite.
Por: adriana

Amo muito coari!!! que Deus abençõe todos que moram nessa cidade tão linda!!!
Por: raynara

sou de coari ha mais de dez anos nao vou a minha querida cidade,mas nao esqueci das maravilhas de coari e seu intorno. coari e linda,fas jus ao adjetivo de rainha do solimoes ou deusa do petroleo
Por: raimundo menndes rodrigues

Nasci em Coari em 1947. Estudei no Seminário Redentorista ao lado da Igreja. Coari, como diz a música do Padre Antonio Stuben e da Irmã Eveline, é A MAIOR PÉROLA DO SOLIMÕES. Hoje sou aposentado pela Universidade Federal do Amazonas, e tenho muitos parentes na cidade. O que mais impressiona de entrada é o encontro das águas do Rio Solimões e do Lago de Coari. Coari hoje, pode-se dizer, é o Texas do Amazonas, a capital do ouro verde (banana) e do ouro preto (petróleo). O lago se estende por mais de 70 kilômetros ladeado por lindas praias. È alimentado pelo Rio Coari, Rio Urucu e Rio Arauã.
Por: Luiz Francelino

coari ea espiração para todos e q morão na cidade para visitantes um sonho.
Por: francisco seabra

por nossa cidade é muita bela por isso que eu tenho orgulho ser coarience
Por: macione

SOU NATURAL DE COARI, TENHO RESIDENCIA NA CIDADE,ADIMIRO ESSE PARADISIACO MEIO AMBIENTE NATURAL QUE DEUS NOS PRESENTEOU. HOJE ESTOU COM SAUDADES DESSA TERRA,DEVIDO A AUSSENCIA, POR ESTÁ A TRABALHO EM MACEIÓ-AL
Por: SEBASTIÃO TAVEIRA DE LIMA

Sem duviidas amoo minha cidade ... Apesar de naum ter me criado la.. Pra mim o q importa é q ta no Sangue ..
Por: Aryanne

minha cidade ,adoro coari espero poder ir no final do ano para curtir minhas ferias não tem cidade do inetrior do amazonas melhor do que coari
Por: elonilson lima

Adorei rever alguns pontos de Coari matei a saudade e esse pôr do sol entao é lindo javi muito esse pôr do sol alias essa cidade é linda de mais.
Por: Diene Oliveira Remigio

Sou de Coari mas no momento estou morando em manaus e essa cidade é linda e mudou muito esta uma cidade maravilhosa e com muita diversao para todas as idades sem dizer que quando estou em coari adoro ir á praça a noite ela é linda e as pessoas são muitos carismaticos. Esta cidade e nota Dez
Por: Diene Oliveira Remigio

um paraizo bem no meio do amozonas, onde todos recebem os visitantes muito bem, lugar de mulheres bonitas.
Por: paulo cesar

Sempre tive muita vontade de morar no amazonas e Coari parece ser o lugar ideal adoreiiiiii!!!
Por: ana

Bela cidade, previlegiadamente instalada à margem do "Rio Mar". Município rico em recursos minerais. Povo humilde; porém forte e trabalhador. Por toda riqueza que possui, Coari deveria ser um paraíso...trabalho em Coari e aprendi admirá-la assim como ao seu povo!
Por: Antonio Gaspar Filho

EU MORO EM COARI E EU AMO ESSA CIDADE DE MAIS ♥ VOU MORAR AQUIR PRO RESTO DA MINHA VIIDA ♥ SOU DAQUIR E AMOO COARI ♥ TE AMOOO COARII ♥
Por: SAMYLLA LINK

coari eu terra muito bonita coari e minha terra minha paixaõ eu só de coari amor coari assinado yag henrique loes de lima
Por: yago

Eu sou de Coari, Amo essa cidade maravilhosa! Agradeço a Deus tds os dias por esta cidade faz parte do Amazonas q é um encanto em si. Bjinsssssss a tds e visite-nos. aki é d++++++.....
Por: Marcs Cavalcante

gostrei muito da cidade e espero voltar em breve , este povo e muito hospitaleiro , so falta mais atraçoes para os turistas valeu
Por: marley andre f.ciriaco

COARI A RAINHA DO SOLIMOES!!! CIDADE MARAVILHOSA!!!
Por: Anna Claudia

coari e um lugar ótimo para pssar as férias. diversão total!!!!!!!!!! amo esse lugar
Por: jolielma da silva de lima

Coari terra tão bonita com suas belezas e seu povo carismatico,alegre etc. Fala de coari pra mim e uma onra foi em coari que eu cresci onde micriei onde eu conheço varias pessoas minha familia mora em coari eu amo coari sou filho de coari eu amo coari.
Por: jonas Tailon De Menezes Martins

oque tem de melhor nessa cidade sao os baunearios apraia
Por: suzymara xavier

não conheco Coari mais tenho uma enorme vontade de conhecer estar cidade. Sei que um dia vou conheçê-la
Por: Cris Magal^hães

No Município de Coari, Lá vi o petroléo jorrar, Essa é uma grande riqueza, Vamos todos contemplar. OBS: Essa poesia foi extraida da obra A Contemplação, do Poeta Contemplador da Amazônia, Leonardo Mississipe de Souza
Por: Leonardo Mississipe de souza

coari é muito linda cidade q todos devem conhecer..
Por: vanny ferreira

eu ja fui em coari umas 5 vezes eu e minha mae e muito legual adorei o monumento que eu adorei foi o cristo redentor agente pode subir para tirar foto e muito lindo tem a feira e tem tambem o lago de coari e do pera eu e minha mae vamos na nossas ferias para la ate a proxima espero que voces adorem meu comentario.
Por: THATIANE CARVALHO

minha cidade q euu amo tantoo mts sddz da aiii euu ainda voltoo pra um dia soo naoo seii q dia
Por: luana

Não sou coariense mas aprendi a amar esta cidade, tive a benção divina de trabalhar nesta cidade que marcou muito p/mim, espero retornar em breve, pois sinto muitas saudades deste povo maravilhoso e receptivo que é o povo coariense.
Por: guilherme amancio

saudade e ísso que sinto são 11anos longe.mas fico feliz de ver que estas cada vez mas linda,...espero em breve esta voltando um abraco a todos e que Deus continue abençoando a Rainha do solimões.
Por: ozelino"piaus"

sou natural de coari-AM,resido atualmente no estado do Rio de Janeiro,esive na minha cidade de origem há cerca de um ano.Realmente verifiquei mudanças significativas em termos de progresso e qualidade de vida proporcionados á população local seja pelo bom atendemento prestado pela rede de saúde pública local,assim como pelo ensino ministrado pela rede de ensino que pode ser considerado a nível de excelência,vivo no rio por razões de cunho pessoal,pois jamais esquecerei os òtimos momentos que vivenciei ao longo de minha permanencia nesta cidade que habitará para sempre no meu coração. te adoro coari...... beijooooos!!!!!!! desta atualmente coarioca.
Por: Mirian Costa

Coari é uma terra boa de viver traquilamente, Coari é a terra do gás natural
Por: jeremy

COARI È UMA CIDADE MARAVILHOSA,CHEIO DE ALEGRIA È FELICIDADE
Por: LUIS AUGUSTO DOS REIS RODRIQUES

Sou coariense de nascimento, ultimamente residindo em Manaus, mas não deixo ter saudades da vida boa de minha cidade.Coari tem muitas riquezas e belezas como o lago Coari e as praias de do Jurupari e Frequesia. Nas musicas do meu primeiro Cd canto essas maravilhas. Breve irei à Coari para matar essa saudade.
Por: PROF. WALTER

nasci nesta cidade, fazem mais de 20 anos q ñ a visito, ms logo estarei ai com minha eterna esposa o gd amor da minha vd para apresentar essa maravilhosa cidade
Por: romilson

Coari Cidade bom demais de se viver tudo que você precisa esta aqui. sou filho daqui amo Amo Coari!!!
Por: Eliaquim

Sou de sampa, porém fui muito bem recebido p/cidade de Coari, trabalhei na mesma como repórter, locutor de rádio fm, farmacêutico, e diretor de comunicação da cooperativa dos brasileirinhos. Espero um dia voltar p/ Coari, pois foi nesta linda cidade que fui valorizado.
Por: guilherme amancio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coari
Fundação:
1874
Altitude:
10m
População:
63.815 habitantes
Área:
57.529,7km²
Densidade Demográfica:
1,11hab/km²
CEP:
69460-000

Envie seu comentário sobre Coari