Goiás

Goiás-GO
banner

Bem-vindo a Goiás!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Goiás, informações e fotos da maravilhosa Goiás. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Goiás, recomendadas por internautas.

Informações de Goiás

Roteiros do Brasil

Região Goiás Velho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1682 Bartolomeu Bueno da Silva (pai), o Anhanguera, penetrou as terras dos índios Goyaz e iniciou ali a exploração de ouro e diamantes. Em 1722 chega à região o seu filho, de mesmo nome, juntamente com João Leite Ortiz de Camargo, colonizadores destemidos, que em 26 de julho de 1727, lançaram a Capela de SantAna como marco inicial da Vila de SantAna, que somente em 25 de julho de 1732 foi instalada oficialmente, com o nome de Vila Boa de Goiaz, em homenagem a Bueno e aos habitantes nativos da região. Nesta mesma data foi levantado o Pelourino e criada a Comarca, nomeando-se Antônio Dias da Silva e Antônio de Brito Ferreira seus primeiros juizes. Criou-se, também, a Câmara, com a nomeação de Tomé de Souza Marzagão e Antônio Garrido para vereadores, Miguel Carlos para escrivão e João Lopes Zedes para Procurador. Todas as nomeações foram feitas pelo Exmo. Sr. Juiz de Mascarenhas, General (Governador) da Capitania de São Paulo, por ordem de Sua Majestade. Em 8 de novembro de 1744 a Comarca de Goiaz se separa de São Paulo, tornando-se Capitania Geral, tendo por capital Vila Boa. Em 17 de setembro de 1818 a Secretaria de Estado dos Negócios do Império, através de portaria, eleva Vila Boa à categoria de Cidade, com o nome de Cidade de Goiaz e cria o seu Município, como Capital da Província de Goiaz. Em 23 de março de 1937 deixa de ser capital, com a transferência do governo para Goiânia. Seu primeiro intendente, em 1893, foi o sr. Bernardo Antônio de Faria Albernaz e seu primeiro prefeito, em 1930, o sr. Samuel Sabino de Passos.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

25 de Julho

Gentílico:

vilaboense

População:

24.727 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Goiás se localiza em terreno bastante acidentado onde se destacam a Serra Dourada e os Morros de São Francisco, Canta Galo e das Lages. Tem características de clima úmido. O Município é cortado pelos rios Vermelho, Urú, do Peixe, Ferreira e Índio. O município possui uma vegetação bastante variada, dividida em regiões de florestas, cerrados e campos.

Clima:

Quente e úmido. 

Temperatura Média

25º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Noroeste do Estado de Goiás.

Limites

Faina, Itapuranga, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Mossâmedes, Buriti de Goiás, Novo Brasil, Itapirapuã e Matrinchã.

Acesso Rodoviário

BR-070  / GO-164 /  GO-070

Distâncias:

Da Capital:

148 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho, foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista. E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.
O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África, Europa, América e Ásia.

Principais Pontos Turísticos:

Museus

Igreja da Boa Morte
Museu das Bandeiras: funcionando na antiga Casa de Câmara e Cadeia, tem acervo com peças e mobiliário do século XVIII.
Palácio Conde dos Arcos: tem acervo com obras do século XVIII, utensílios domésticos, pertences, artes decorativas e mobiliário dos antigos governantes.
Museu de Arte Sacra da Igreja da Boa Morte: tem o maior acervo do escultor barroco Veiga Vale, nascido em Pirenópolis, reunindo mais de 100 peças, e também coleções de prataria. A igreja foi construída em 1779.
Casa de Cora Coralina: museu permanente com objetos pessoais da poetisa de mesmo nome.

Monumentos

Casa de Bartolomeu Bueno: residência histórica do Anhangüera, a sua fachada conserva as características do estilo colonial
Chafariz de Cauda: localizado no Largo do Chafariz, é uma construção com padrões do século XVIII (1778).
Igreja de Nossa Senhora do Rosário: conhecida como antiga igreja dos pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1934 pelos frades dominicanos oriundos da França. No seu interior, encontram-se afrescos realizados por Nazareno Confaloni na segunda metade do século XX, Percursor do Modernismo no estado de Goiás e fundador da Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás.
Catedral de Santana: localizada na Praça do Coreto, é um edifício feito de adobe e recém-restaurado.
Igreja Nossa Senhora da Abadia: capela do século XVIII, tem afrescos no teto.Igreja de Santa Bárbara: apresenta retratos de compositores goianos do século XIX feitos pelo artista Amaury Meneses.

Os principais pontos turísticos são:

Becos da Cidade de Goiás: Inspirou a poesia de Cora Coralina e os versos e canções como Noites Goianas.
Rio Vermelho: Corta a cidade, passando também pelo quintal de velhas casas.
Prédio das Antigas Cadeia e Câmara Municipal: Construção de 1761, é um enorme casarão que em seu andar térreo abrigava a cadeia e no superior, a Câmara. A cadeia funcionou até 1950. Atualmente abriga o Museu das Bandeiras. O local é a Praça Brasil Ramos Caiado.
Casa de Fundição: Construção de 1752, era o local onde se fundia o ouro extraído das minas.
Quartel do 20: Serviu de hospital durante a Guerra do Paraguai e atualemente seu pátio interno serve como local de festas populares. Local: Praça Brasil Ramos Caiado, mais conhecida como Praça do Chafariz.
Balneário Cachoeira Grande: Local de queda do Rio Vermelho, abriga praia e piscinas naturais. O local e na Estrada para Jussara, a 6 km do Centro.
Balneário Santo Antônio: GO-070 km 125, à 09 km da Cidade de Goiás - Saída para Goiânia.
Cachoeira das Andorinhas: Queda de cachoeira de 9m de altura, entre rochas que abrigam andorinhas. Seu acesso é feito por estrada de terra com saída pela lateral do morro de Santa Bárbara. Possui água limpa que forma poços piscosos. O local é o Fazendo Manduzanzan, a 6 km do Centro.
Furna da Bandeirinha: Túnel escavado provavelmente por escravos, com 2 m de altura, no Morro da Bandeirinha. Dá acesso a vários salões. As visitas só podem ser feitas com acompanhamento. O local é na saída para Aruanã, a 500 m do Centro.

Cruz do Anhanguera

Cruz do Anhanguera: É um dos símbolos da Cidade de Goiás. A relíquia foi transferida para a antiga Vila Boa por Luiz do Couto, em 1918, que a reencontrou depois de ter sido levada, juntamente com a igreja da Lapa, pela enchente de 1839. Nova tempestade no final de 2001 destruiu mais uma vez a cruz, que será reconstruída nos mesmos moldes da original.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

1 à 6 - Folia de reis

18 - Evento da solidariedade

 Fevereiro

Carnaval - data móvel

 Março

15 - Projeto Memória

1º a 26 - Procissões religiosas

27 - Procissão do Fogaréu

29 - Encenação da descida da cruz

29 - Canto do perdão

 Maio

10 a 19 - Festa de Santa Rita

- Seletiva da caminhada ecológica

 Junho

 
- FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

- Projeto Memória

 Julho
 
- Exposição agropecuária

25 - Transferência da capital

26 - Festa de Santana

 Agosto
 
01 à 07 - Semana do folclore

20 - Festa do vizinho

- Encontro estadual de motociclistas

 Setembro

02 - Festa da Pedreira de São Sebastião

08 - Festa de Nossa Senhora DAbadia e Nossa Senhora da Guia

- Projeto Memória

 Outubro
 
07 - Festa do Rosário

- Festival de Artes da Cidade de Goiás

- Festa da Nossa Senhora Aparecida

 Novembro
 
8 à 10 - Festival do Cerrado

 Dezembro
 
04 - Festa de Santa Bárbara

08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIÁS

E-mail: [email protected]

Telefones: (62) 3216-4500

Sites: http://www.goias.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E OFÍCIO DO REG. TÍT. E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (62) 3371-1548

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Goiás

eu moro aqui e acho tudo incrivel principalmente as belezas naturais
Por: LAURIANNE

Conheci Goiás Velho e simplesmente ...amei esta cidade!!!!!! Um povo maravilhoso,com uma rica história e tão pertinho da gente,do triângulo mineiro. Foi aí que eu conheci o famoso empadão goiano. Ah!Este nosso Brasil é lindo!!!!!!!
Por: Cláudia Elizabeth de Almeida Delfini

Oi.. Galera! Estou loukiquinha para conhecer ainda este ano todas as belezas e cachoeiras maravilhosas que tem na Cidade de Goipas. A Igreja Santa Bárbara, comer akele peixinho frito que a Márcia moradora de lá sempre me fala. Vou amar conhecer essa terra linda de gente super simpática e hospitaleira.
Por: Cris/Campinas

Minha querida cidade de Goiás, antiga capital do Estado,Patrimônio Mundial da Humanidade, rica dm cultura,natureza, a história viva do estado em seua museus, povo hospitaleiro, visite para conhecer suas belas histórias.
Por: Di Magalhães

Passei o Reveilloin 2010/2011 em Goiás. Ficamos encantados com tudo na Cidade... Voltaremos um dia ...
Por: ADYSON COSTA AIRES

eu amo0 essa cidade linda maravilhosa recanto dos sonhos
Por: cassiano bastos

Estive nesta linda cidade durate o XIII FICA. Como é lindo! Que rica história da nossa primeira capital. Como fomos bem recebidos por todos. Como a cidade estava lotada. As ruas , as casas, tudo respira história. Parabéns a todos. Espero voltar em breve.
Por: Ercílio Barros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Goiás

Envie seu comentário sobre Goiás