Formosa

Formosa-GO
banner

Bem-vindo a Formosa!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Formosa, fotos, informações, os principais hotéis de Formosa, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Formosa, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1843. A localidade está em uma altitude de 916m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 78.388 habitantes. A área total de Formosa é de 5.827,7km², e sua densidade demográfica é de 13,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Formosa-GO é 73800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Poucas cidades brasileiras fazem tanto jus ao nome que têm quanto Formosa, localizada em Goiás. O município é antigo, surgiu no século XVIII, ainda quando o estado de Goiás fazia parte da Capitania Hereditária de São Paulo. O povoado que originou Formosa era chamado de “Arraial dos Couros”, já que era comum ver viajantes acampando por lá em barracas confeccionadas com esse material.

Formosa é um paraíso para quem gosta de fazer ecoturismo, graças aos seus encantos naturais e a possibilidade de interagir com eles. No Parque Municipal fica um dos principais atrativos da cidade: o Salto do Itiquira. Com 169 metros de altura, essa é uma das maiores quedas d’água da região Centro-Oeste. Esse salto forma cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais.

Para chegar ao poço, apenas uma caminhada rápida já é o suficiente. Mas quem deseja ter uma visão privilegiada do Salto do Itiquira pode ir até o mirante, mas para isso, terá que percorrer uma trilha de cerca de duas horas em terreno bastante acidentado. É uma aventura que vale a pena!

O Poço Azul também é um local que atrai muitos turistas, que se admiram principalmente com o tom da água que dá nome a ele. É claro que se complementa com toda a natureza exuberante que fica em volta, um ótimo lugar para apreciar, desligando-se de o resto. Mas é melhor já ir sabendo que o acesso é difícil, são 30 quilômetros praticamente de estrada de terra para chegar até lá.

Outro ponto turístico para os amantes da natureza localizado em Formosa é o Buraco das Araras. Consiste em uma caverna acompanhada por rio e vegetação bastante densa, contrastando com o cerrado típico do Centro-Oeste.

Se você gosta de praticar esportes náuticos em vez de ficar apenas admirando passivamente a paisagem, vá até a Lagoa Feia (que de “feia” realmente só tem o nome), local propício para essas atividades. Em volta dela tem restaurantes e uma vegetação bem bonita, que não poderia faltar.

O Sítio Arqueológico do Bisnau é um local interessante, com várias inscrições em pedra dos tempos mais remotos. Uma aula de história em um belíssimo cenário.

Informações de Formosa

ROTEIROS DO BRASIL

Região da Reserva da Biosfera Goyaz

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros registros históricos de Formosa remontam da terceira década do século XVIII, quando Goiás ainda pertencia à Capitania de São Paulo, conforme inscrições encontradas nas grutas da Fazenda Araras, que falam da chegada dos primeiros colonizadores. Nas proximidades da Lagoa Feia, os boiadeiros e garimpeiros que faziam o trajeto entre a Bahia e Minas Gerais, rumo às minas dos Guaiazes, escolheram o local de suas paradas para descanso. Ali levantaram as primeiras choupanas, cobertas e cercadas com couro de boi, dando origem ao primeiro nome da localidade: Arraial dos Couros.
Nessa época, para evitar prejuízos na extração do ouro e no comércio aos bovinos, foram instalados dois registros para cobranças de tributos, um na parte setentrional da Lagoa Feia e outro a 90 quilômetros do Arraial, local conhecido como Arrependidos. 
Assim, ficou estabelecida a comunicação de sertão com os canais da Bahia e Minas Gerais, registrando-se, ainda, a passagem pela região dos bandeirantes Urbano do Couto e Antônio Bueno de Azevedo. 
A salubridade do clima e a oportunidade de bons negócios atraíram garimpeiros e fazendeiros de outras regiões, que passaram a se dedicar à formação de fazendas e ao comércio de couros. Em 1823, o arraial foi elevado a julgado e já se firmava como centro comercial. 
Em 1838, foi elevado à categoria de freguesia e, posteriormente, em 1843, diante das suas belezas naturais e buscando homenagear a imperatriz D. Teresa Cristina, foi elevado à categoria de vila, recebendo o nome de Vila Formosa da Imperatriz. Em 1877, passou à categoria de cidade, com o nome de Formosa da Imperatriz e, finalmente, consolidou-se com o nome de Formosa. O dia 1º de agosto de 1843 ficou sendo data oficial do município

Significado do Nome:

Arraial de Couros foi o primeiro nome de Formosa. Somente em 1º de agosto de 1843, o arraial foi elevado à categoria de vila, e pela primeira vez apareceu o nome Formosa: Vila Formosa da Imperatriz. Mas, o município de Formosa só foi instalado no dia 22 de fevereiro de 1844.

Aniversário da Cidade:

1º de Agosto

Gentílico:

formosense

População:

108.503 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Formosa além de ser linda é uma cidade muito confortável, ótima para se viver. Cercada pela natureza Formosa é considerada uma das mais belas cidades do Estado de Goiás. Por isso recomendo esta bela cidade para se passar uma bela temporada de féria s. Foi incluida em 2011, como uma das 100 cidades brasileiras com apelos e atrativos turisticos no Ministerio do Turismo por indicação da CNTur- Confederação Nacional do Turismo.

Clima:

Semiárido

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-020 e BR-030

Localização:

-Mesorregião: Leste Goiano

-Microrregião: Entorno do Distrito Federal

Limites:

Paranoá/DF, Planaltina (DF), Água Fria de Goiás, Planaltina de Goias, Cabeceiras, São João d'Aliança, Flores de Goiás, Vila Boa, Distrito Federal, Cabeceira Grande e Buritis/MG.

Distâncias:

-Brasília/DF - 78,9 km

-Goiânia/GO - 281 km

-São Paulo/SP - 1.050 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Catedral da Imaculada Conceição

  -Localizada no centro de Formosa e pertence à Arquidiocese de Brasília/DF

-Bisnau 
  -Importante Sitio Arqueológico

-Lajedo

  -Que forma grandes piscinas naturais

-Voos cross country

  -A cidade de Formosa é reconhecida pelos praticantes de voo a vela como um dos melhores locais do Brasil para se praticar o esporte. Os voos são possíveis durante quase todo o ano, sendo que de agosto a outubro é a temporada de voos de longa distância, em geral superiores a 500 km.

-Buraco das Araras 
 -Com aproximadamente 100 metros de profundidade

 -Cachoeira do Indaiá 

  -De fácil acesso, a chegada até a cachoeira do Indaia é feita por uma trilha curta com mata densa, onde é possível ver várias outras quedas d'água. E, por onta disso, o período de seca é o melhor para fazer uma visita.

-Gruta das Andorinhas
  -Com aproximadamente 250 metros de profundidade

-Lagoa Feia
  -Com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros.

-Iate Clube Balneário Formosa 
  -Localizado as margens da Lagoa Feia, que de feia só tem o nome, mesmo porque é a 2º lagoa natural do estado, com 08 Km de extensão e 600 metros de largura e 06 metros de profundidade, contendo um bosque natural de 05 hectares de mata muito bem cuidada e uma reserva ecológica com várias espécies raras de fauna e flora.

-Rio Bandeirinhas
  -O qual forma várias cachoeiras

-Salto (Cachoeira) do Itiquira 
  -localizada a 34 quilômetros do centro da cidade, é umas das mais altas da América Latina com 168 metros de altura.

-Outros:

  -Academia de Sinuca

  -Boate Foccus

  -Camping Clube do Brasil

  -Vale do Paranã

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Agosto

  -Dia 1º - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORMOSA

E-mail: [email protected]

Telefones: (61) 3981-1030

Sites: http://formosa.go.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Estação Rodoviária de Formosa:

Av Bosque, lj 11 Setor Bosque - CEP: 73.801-340

Telefone:
(61) 3631-1411

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

formosa.go.gov.br/portal/formosa

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (61) 3631-4303

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

-Hospital São Francisco

 Rua Modesto Melo, 423

 St Central - Formosa - GO - CEP: 73800-000

Telefone:  (61) 3631-1660

-Hospital Imaculada da Conceição

 Rua José Viana Lobo, 67 B

 Centro - Formosa - GO - CEP: 73801-270

Telefone:  (61) 3631-1720

EDUCAÇÃO:

-Universidade Estadual de Goiás - Possui um campus que oferece os cursos de Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

-Conta ainda com a UNINTER, Unopar [Ead], as Faculdades IESGO e CAMBURY, que oferecem vários cursos.

-Possui também um campus do Instituto Federal de Goiás (IFG), que oferece cursos técnico-profissionalizantes e graduação em Biologia e Engenharia Civil.

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

Entidades Representativas Empresariais:

-SINCOFOR- Sindicato do Comércio Varejista de Formosa e Região

-SINHORES - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Turismo e Similares de Formosa e Entorno do DF

-Sindicato Rural de Formosa

-ACIF- Associação Comercial de Formosa

-ASEVAB- Associação dos Supermercados de Formosa e Região

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Formosa

gostaria imensamente de conhecer esta cidade,pois é a cidade natal de meu,pai que morreu sem ter noticias de seus parentes,seu pai se chamava,AMBROSIO DE MATOS, E A MÃE SEBASTIANA COUTO QUEM TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO POR FAVOR,ENTRE EM CONTATO COMIGO POIS FIZ UMA PROMESSA PARA O MEU PAI EM SEU LEITO DE MORTE QUE ALGUM DIA ENCONTRARIA SEUS PAIS POIS MEU PAI MORREU MUITO JOVENSE E COM ESTA PROMESSA TIREI UM SORRISO DE SEUS LABIOS NO FINAL DE SUA VIDA AJUDEM ME POR FAVOR OBRIGADO. NEIDE ALVES 11/11/2008
Por: neide alves costa

Formosa alen de ser linda e uma cidade muito confortavel otima para se viver .cercada pela natureza Formosa e considerada uma das mais belas cidades do estado de goias....poriso recomendo esta bela cidade para se passa uma bela temporada de ferias..................
Por: kellen

Gostei muito da CACHOEIRA DO ITIQUIRA Uma das mais altas do Brasil.
Por: WALTER

=Olha só eu naõ conheço a cidade mas pelas fotos q eu vi pareçe maravilhosa qualquer dia irei conheçe-la..
Por: Ediléia silva santos

sou goiano nascido em formosa,vivo em BH-MG,sai da minha bela formosa quando tinha 12a,hoje estou com 43a,morro de saudades dessa cidade,gostaria de receber fotos,videos dos locais que eu frequentava e passei parte da minha infancia,lembro com saudades do coreto da praca rui barbosa,da bela e bem montada biblioteca que ficava na citada praca,eu morava num conj de casas que se chamava VILA BELA,ficava apos a av anhaguera que na epoca ainda era de terra,lembro tambem de 1 torrefacao de cafe que ficava na citada avenida e se chamava"CAFE ANHAGUERA",POR FAVOR INTERNALTAS,satisfaca esse meu desejo e me mandem fotos,videos,desde ja agradeco a todos e afirmo que nunca ,jamais,deixarei de amar esse lugar.
Por: nelito araujo paraguassu

FORMOSA É TUDO DE BOM... AMO ESSA CIDADE MORRO DE SAUDADES DELA .. JA FUI MORADORA DAI INFELIZMENTE TIVE QUE ME MUDAR.. MAS GUARDO DOCES LEMBRANÇAS DESSA CIDADE MARAVILHOSA..
Por: STEPHANIE CAROLINE

esta cidade está cada dia melhor! me aguardem estou chegando.
Por: renata mendes

Gostaria de ver a cachoeira salto de tiquira, pois disserão que é lindo
Por: Clara

E maravilhoso morar aqui essa cidade e cheia de grandes maravilhas
Por: marildes

conheço formosa sim, fui nascida e criada em formosa amo esta cidade maravilhosa!!! tenho muitas saudades de formosa...
Por: tania

sim la e muito bom. recomendo a lagoa feia la simplesmente e maravilhoso rico em natureza pessoas legais e uma cerveja geladinha beijos
Por: erica

essa cidade e magnifica tranquila cheia de lugares otimos para visitar e principalmente com pessoas calorosas vale a pena visitar!!
Por: suelen

FORMOSA CIDADE LINDA. POR DI MAISSSS AMO FORMOSA
Por: TATIANE

Excelente. Vale muito para quem deseja descansar e se harmonizar em contato direto com uma natureza preservada.
Por: Pedro Souza

A Cidade é aconchegante e as pessoas são educadas e receptivas, ótimo lugar descansar, comer bem e passar férias longe dos tumultos da Selva de Pedra!!!! Mas se quiser Adrenalina visite a Cachoeira do Itiquira, uma das mais lindas do Brasil!!! Viagem altamente Recomendável
Por: ´Dr. Carlos J.P.Ferreira

Linda cidade onde nasci, fui criado e vivo até hj. Cachoeira do Itiquira muito lindo, Lagoa Feia, etc... e outros varios lugares lindos e por estes e vários outros motivos eu bato no peito e digo com orgulho...SOU FORMOSENSE DE CORAÇÃO!!!
Por: Hélio Júnior

morei em formosa de 1987 a 1990 tenho muita saudades desta cidade muitas mulheres bonitas e um povo muito hospitaleiro amo formosa
Por: luiz eduardo alves

Estive em Formosa várias vezes, inclusive em Pecuárias, a única coisa que não pude desfrutar foram os hotéis da cidade, é uma cida muito bonitinha, quando estava na lagoa feia pude desfrutar da comida de lá, m,uito gostosa, estou com vontade de retornar a Formosa e levar o meu namorado.
Por: DENISE ALCANTARA PEREIRA

Venha conhecer o salto do itiquira, a cachoeira mais linda da região de Formosa, a arco-iris leva vc para conhecer...entre em contato conosco, telefones: (61)3631-0212 (61) 99427078
Por: José Carlos Machado da silva

ADOREI AS IMAGENS DA CIDADE EH MARAVILHOSA ESPERO PODER UM DIA CONHECER AI... QUEM SABE POIS OS MEUS AMIGOS QUE CONHECI NA NET MORAM AI JA ESTOU COM SAUDADE E FICO AQUI BABANDOOO
Por: RENATA BAPTISTA DOS SANTOS REIS

amo essa cidade mesmo não morando mais lá nasci lá e sou formosence com muito orgulho e honrra
Por: thais

olhei as fotos da cidade e gostei muito eu estou indo à cidade pra morar espero gostar.
Por: raiane meury

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Formosa
Fundação:
1843
Altitude:
916m
População:
78.388 habitantes
Área:
5.827,7km²
Densidade Demográfica:
13,45hab/km²
CEP:
73800-000

Envie seu comentário sobre Formosa

banner