Diorama

Diorama-GO
banner

Bem-vindo a Diorama!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Diorama, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Diorama, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 506m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.778 habitantes. A área total de Diorama é de 689,6km², e sua densidade demográfica é de 4,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Diorama-GO é 76260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Diorama

ROTEIROS DO BRASIL

Região do Vale do Araguiaia

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No final da década de 20, as terras, atualmente pertencentes a Diorama, Montes Claros de Goiás, Iporá,Israelândia, Jaupaci e outros municípios, pertenciam a área da cidade de Goiás que era então a capital do estado e que tinha um grande município.Diorama como toda cidade teve pioneiros que lutaram pela emancipação da cidade.
Enfim somente no dia 17 de Dezembro de 1958, Diorama conquistou sua autonomia político-admistrativa e foi divulgado sua emancipação no Diário Oficial do estado e a cidade foi desmembrada da cidade de Goiás.
No final da década de 20, as terras, atualmente pertencentes a Diorama, Montes Claros de Goiás, Iporá, Israelândia Jaupaci e outros municípios, pertenciam todas a cidade de Goiás, que era então a capital do estado e que tinha um grande município. Em toda esta região havia uma vegetação exuberante, de matas e cerrados, com rica fauna de onças, lobos, catetos, antas, veados, quexadas e outras espécies. Na área onde hoje é o município de Diorama, por volta de 1929, residiam as famílias Itacaramby, Leonel Bento Dias, Antônio Cardoso de Almeida e de Francisco Modesto da Silva. Depois vieram Antônio Mendes da Silva, Geraldo Germano da Silva, Olímpio Abadio dos Santos (Olímpio João), José Moreira de Lima e tantos outros. Em área próxima a margem esquerda do Rio dos Bois, o senhor Italino Benuto Dias estabeleceu um comércio, em local onde hoje é a cidade, pouco abaixo da atual Praça da Igreja Católica. O primeiro nome dado para o lugarejo nas proximidades do Rio dos Bois foi Mendelândia, numa homenagem ao senhor Antônio Mendes, líder de muitas iniciativas naquela comunidade. Em seguida o lugar passou a se chamar Aropi que, lido ao inverso, é Iporá, mostrando a grande correlação daquele lugar com a então maior aglomeração urbana da região. Por força da lei de nº 163, de 10 de abril de 1954, o povoado foi elevado a categoria de Distrito e ganhou o nome de Diorama que, conforme o Dicionário Aurélio, significa: dia, através e aroma, espetáculo; quadro pintado em tela de grandes dimensões, sendo iluminado de modo a produzir diferenciados efeitos de ótica, estando o espectador na obscuridade.

Significado do Nome:

Origem desconhecida

Aniversário da Cidade:

17 de Dezembro

Gentílico:

dioramense

População:

2.544 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pequena cidade do noroeste goiano. Limpa, organizada, muito bonita, povo excelente, com muito calor humano. Com paisagens deslumbrantes para o turismo e lazer, e também para descansar do dia à dia das grandes cidades. Venha conhecer Diorama, você vai se apaixonar.

Clima:

Tropical

Temperatura Média:

23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-050 e BR-452

Localização:

Noroeste Goiano

Limites:

Iporá; Montes Claros de Goiás; Jaupaci; Arenópolis.

Distâncias:

-Brasília/DF - 461 km

-Goiânia/GO - 258 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.518 km

-São Paulo/SP - 1.115 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo da cidade é baseado nas características geográficas da cidade. Devido a estes fatores em seu território se localizam várias cachoeiras e a principal é a Cachoeira do Rio dos Bois.

Principais Pontos Turísticos:

-AGROTEC

  -Que é uma ONG que cultiva ervas, com poder medicinal,a função do cultivo desta área é majoritáriamente comercial e as ervas são distibúidas para as unidades nacionais de saúde.O projeto é reconhecido internacionamente por ser o único laboratório fototerápico brasileiro, além do herbário.A empresa também desenvolve pesquisas na área de agropecuária e agricultura sustentáveis.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Dezembro

  -Dia 17 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIORAMA

Endereço: Rua Balbino Mendonça, 256 - CEP: 76260-000

E-mail: www.diorama.go.gov.br

Telefones: (64) 3689-1165

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (64) 3689-1148

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.cidadesdegoias.com.br

-www.cnm.org.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Diorama

Diorama uma pequena cidade más com pessoas excelentes para se conviver!
Por: Doglas junior

Eu amo essa cidade,tem mais de vinte anos que moro aqui e gosto apesar de não ter muita opção de serviço, mas mesmo assim eu adoro morar aqui.Adoro as pessoas que aqui moram
Por: Gislene

DIORAMA É UMA CIDADE MUITO BONITA, PEQUENA NO TAMANHO, MAS GRANDE NA BELEZA, ORGANIZADA,TRANQUILA , COM CACHOEIRAS MARAVILHOSAS, UM LAGO MUITO BONITO. DIORAMA SIM É UMA CIDADE QUE TODOS PRECISAM CONHECER , VÃO SER RECEBIDO DE BRAÇOS ABERTOS, SEJAM TODOS BEMVINDOS A ESTA CIDADE MARAVILHOSA QUE É DIORAMA.
Por: ueslene dos reis

Diow conheço de mais cidade de Deus acho que até Deus e dioramense
Por: cleidione rocha

Já morei em Diorama na minha adolecencia, lá é um local ótimo para quem quer fugir da correria das grandes cidades pois tem ótimos lugares paradisíacos como rio, córregos, cachoeiras
Por: AMILTON JOÃO DOS SANTOS

claro que conheço passei toda minha infancia em diorama.. amooo minha cidade... aindo volto
Por: tati

Visite à Assembleia de Deus pois a presença de Deus esta aqui
Por: Diácono Edimilson

Visite à Assembleia de Deus pois a presença de Deus esta aqui
Por: Diácono Edimilson

Diorama é abençoada por Deus. Cidade pacata e hospitaleira , de povo humilde. Lugar onde reina a paz e um custume de se tratar todos como uma "Familía".
Por: Erasmo cezar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Diorama
Fundação:
1958
Altitude:
506m
População:
2.778 habitantes
Área:
689,6km²
Densidade Demográfica:
4,03hab/km²
CEP:
76260-000

Envie seu comentário sobre Diorama