Carauari

Carauari-AM

Bem-vindo a Carauari!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Carauari, fotos, informações, os principais hotéis de Carauari, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Carauari, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1931. A localidade está em uma altitude de 87m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.058 habitantes. A área total de Carauari é de 25.881,2km², e sua densidade demográfica é de 0,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carauari-AM é 69500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carauari

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Carauari está localizada à margem esquerda do rio Juruá em terreno bastante elevado acidentado. O porto é franco, porém a ribanceira íngreme, vai se desmoronando devido o movimento impetuoso das águas do rio Juruá, que ali batem fortemente.
Quando da primeira denominação, diremos: - Xibauá é o nome de uma ave da família dos xexéus. Também pode ser estudada com a decomposição da palavra em “Xiba”, dança, espécie de batuque, usado pelos negros e índios, ao som dos tambores; e “ua”, forma contrátil de “iua”, braço; de onde se deduz que xibauá, significa; braço ou batuque ou baqueta com que se toca o tambor. A palavra Carauari, é originária da língua geral ou nheengatu.
A polpa do cará do céu é de sabor adocicado, dando à mastigação uma impressão de uma substancia arenosa. Estudando a palavra, buscando a raiz ou radical da palavra Cará, como ensina Barbosa Rodrigues no seu precioso “Muiraquitã”, verificamos que, este radica de origem asiática, tão freqüente nos termos indígenas, significa pedroso, superior, soberano, que é o branco invasor do novo continente; e Uari ou Uári, formando a palavra arauari, que seria: - queda do poderoso.
A denominação do município originou-se do lago “Carauari” que fica próximo à sede do município e liga-se por um canal ao rio Juruá. O rio Juruá, que era habitado primitivamente pelos índios Canamaris, Catuquinas e outros.
Em 26.11.1910, pela Lei nº 641, é criado um Termo Judiciário com a denominação de Xibauá.
Em 26.09.1911, pela Lei Estadual nº 683, é criado o município, com território desmembrado de município de Tefé, cuja comarca fica subordinada ao termo judiciário, e tendo por sede o povoado de Xauá.
Em 27.12.1912 pela Lei Estadual nº 1.006, Xauá é elevado à categoria de Vila e a sede do município é transferida para Carauari.
Em 25.04.1913, pela Lei Estadual nº 713, o município passa a denominar-se Carauari.
No ano de 1920, nos quadros de apuração do recenseamento, o município de Carauari é constituído de cinco distritos, que são: Carauari, Juruá Puca, Marari, Manichi e Palermo.
Em 05.11.1922, pela Lei 1.126, o termo de Carauari passou a subordinar-se à Comarca de São Felipe.
Em 02.10.1928, pela Lei Estadual nº 1.397, é criada a comarca de Carauari.
Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, o município é suprimido, anexando seu território ao município de Tefé. No ano seguinte, em 06.02, pelo Ato Estadual nº 234, o município é restabelecido.
Em 1933, na divisão administrativa e territorial (de 1936-37), figura o município com um só distrito.
O Termo Judiciário figura nas divisões a cima referidas subordinando a comarca de João Pessoa, ex- São Felipe.
Em 02.03.1938, pela Decreto-Lei Federal nº 311 a sede municipal recebe Foros de Cidade.
Em 05.03.1945, pelo Decreto nº 1.400, a Comarca de João Pessoa, a qual estava subordinado o termo de Carauari, passou a denominar-se Eirunepé.
No quadro vigente no qüinqüênio 1944-48, fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 1.186, de 31 de dezembro de 1943, e modificado pelo de nº 140, de 5 de março de 1945, o Município figura com um só distrito, abrangendo quinze sub-distritos, que são: Carauari, Ipiranga do Juruá, Renascença, Concórdia, Santa Rosa, Ainajá, Imperatriz, Marari, S. Romã, Vista Alegra, Santos Dumont, Gaviãozinho, Soledad, Três Unidos, Aquidabã.
Em 24.12.1952, pela Lei Estadual nº 226, é restaurada a comarca de Carauari.
Em 25.04.1953, ocorre a reinstalada da comarca de Carauari.
Em 19.12.1955, em virtude da Lei nº 96, o município perdeu os subdistritos de Itapiranga do Juruá, Renascença, Concórdia e parte do de Santa Rosa para o novo município de Juruá e parte do subdistrito Aquidabã para também o novo município de Envira.
Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, parte do território de Carauari é desmembrada, em favor do novo município de Itamarati.
Sobre a criação do município de Carauari existe controvérsia motivada pela falta de clareza da Lei n º 76, de 8 de dezembro de 1984. O fato é que a citada Lei dá como sede do novo município o lugar São Felipe.
Nenhuma das duas sedes do município foi elevada à vila e nem o município teve uma denominação definida. No mesmo ano, a Lei nº 133 de 5 de outubro, eleva o Termo Judiciário de Carauari à Categoria de Comarca e para esta foi nomeado Juiz de direito o Dr. Jorge Augusto Studart. Autorizado pelo Governo a rever os limites dos municípios do Estado por Lei nº 160 de 23 de junho de 1986, foi lavrado o Decreto nº 122, de 7 de agosto do mesmo ano, fixou as divisas do município de Tefé com o de Carauari, colocando, entretanto, a sede deste, dentro do território daquele, uma vez que fixou a foz do rio Tarauacá como ponto de divisas.
O decreto nº 122, criado, definiu a situação do município de Carauari; porém devido àquela irregularidade, surgiu o Decreto nº 125, de 11 de agosto de 1986, que transfere a sede do Município de Carauari, para São Felipe. Nova confusão, porque o Município de Carauari, nesta nova sede jamais foi conhecido por seu nome, somente por São Felipe.
Novos passos para a criação do município de Carauari. Por Lei nº 641, de 26 de novembro de 1910, que revoga o artigo 4º da Lei de Reorganização Judiciária nº 333, de 14 de fevereiro de 1901, criou um novo termo judiciário na comarca do Município de Tefé, tendo por sede o lugar Xibauá, sendo este instalado pelo Juiz Municipal Dr. Luiz Alves da Costa.
O termo judiciário de Xibauá passou a constituir o município deste nome, por Lei nº 683 de 27 de setembro de 1911, que também elevou a povoação à categoria de vila, sendo instalada pelo primeiro Superintendente Anastácio Cavalcante.
Em virtude do Decreto nº 1006, de 27 de dezembro de 1912, a sede do município foi transferida para o lugar Carauari, que já havia sido sede do município de São Felipe.
A Lei nº 173, de 25 de abril de 1913, muda o nome do município de Xibauá, para Carauari.
A Lei nº 1126 de 5 de novembro de 1922, foi o Termo desmembrado de Tefé para ser anexado à comarca de São Felipe.
Por projeto de 20 de setembro de 1928, dos deputados Raul Azevedo, Gentil Augusto Bittencourt, Anquises Cabral Raposa Câmara, Franklin Washington de Almeida, Análio de Melo Resende e Aprígio Martins de Menezes, convertido em Lei nº 1397, de 2 de outubro do dito ano, foi o de Carauari elevado à categoria de comarca, sendo instalada em 1º de janeiro de 1929, pelo Juiz de direito Dr. Alencastro Ramos e Silva.
O Decreto nº 29, de 14 de novembro de 1930, do Governo Revolucionário, extinguiu a comarca e mandou anexar o termo judiciário de Carauari à comarca de São Felipe, atual João Pessoa (Eirunepé). Ato nº 28 do mesmo mês e ano, extinguiu o município e mandou anexa-lo ao de Tefé.
O município readquiriu sua autonomia pelo Ato nº 234, de 6 de fevereiro de 1931.
O Decreto Lei nº 68, de 31 de março de 1938, dando execução ao Decreto-Lei Nacional nº 311, de 2 do dito mês e ano, elevou a Vila de Carauari à categoria de cidade, com a mesma denominação, sendo instalada em 1º de janeiro de 1939.

Significado do Nome

A palavra é composta por “Cará” variedade de tubérculo comestível; e “Uari”, verbo cair, que entra na formação da palavra como oxítono Uari, Cará-Uári ou Cará-Uari “cará” que cai. Carauari, assim vem a ser uma variedade de trepadeira que produz tubérculos nos ramos, onde se desenvolvem, amadurecem e depois caem. Esses tubérculos são muito conhecidos pelo nome “Cará do Céu”.  

Aniversário da Cidade:

27 de Dezembro 

Gentílico:

carauariense

População:

25.700 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: baseada principalmente no cultivo da mandioca para a produção de farinha, seguindo-se abacaxi, arroz, batata-doce, cana-de-açúcar, feijão, fumo, milho, abacate, banana, côco, laranja entre as culturas perenes. Os demais produtos agrícolas não concorrem para a formação de renda do agricultor, pois são produzidos para a subsistência das famílias.
- Pecuária: a criação de gado vem crescendo.
- Pesca: a população do interior, tem no pescado sua principal fonte de alimentação, mas no presente momento não está sendo explorado como fonte de economia para os pescadores em virtude da falta de infra-estrutura para atender ao setor, mas mesmo assim a exportação de peixe liso e pirarucu, responde por uma parte da renda familiar de alguns trabalhadores do setor.
- Avicultura: insignificante, sem nenhuma representatividade para o setor, restrita a criação de galinhas para o consumo familiar.
- Extrativismo Vegetal: concentra-se principalmente na borracha, gomas não elásticas, madeira e castanha.
- Extrativismo Mineral: baseia-se na prospecção de petróleo e gás natural através da PETROBRAS.

Setor Secundário
- Indústrias: olarias, fabricação de móveis de madeira, serrarias, indústrias de madeira, embarcações e motores, panificadoras, usina de beneficiamento de arroz, fábrica de gelo e estaleiros.

Setor Terciário
- Comércio: atacadistas e varejistas.
- Serviços: postos de gasolinas, oficinas de reparos de autos e bicicletas e agências de bancos.

Clima:

tropical chuvoso e úmido

Temperatura Média:

23,3ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região do Juruá 

Limites:

Tefé, Tapauá, Itamarati, Jutaí, Juruá 

Acesso Rodoviário:

vias fluvial e aérea 

Distâncias:

Da Capital:

780 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

O município de Carauari é banhado pelo rio Juruá, considerado o mais sinuoso do mundo. É também um dos mais belos cursos d´água da região Amazônica. As suas margens apresentam aspecto selvático e atraente.
O local Xibauá está situado à margem esquerda do rio Juruá. É uma bela terra firme, elevada e plana.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

A Igreja Matriz

Recém construída, obedece os padrões tradicionais dos prédios de culto do Catolicismo. Beleza Exterior e interior. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Procissões como a de São Sebastião

 Maio

04 - Corpo de Deus

 Agosto

- Assunção de Nossa Senhora

 Outubro

- São Francisco

 Dezembro

- Nossa Senhora da Conceição – Padroeira do município 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAUARI

E-mail: pmccarauari@ig.com.br

Telefones: (97) 3419-1019

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Manaus - Amazonas

E-mail:

Telefones: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO COSTA:

E-mail:

Telefones: (97) 3491-1343

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

www.seplan.am.gov.br

www.cidade.agox.net

www.carauari.am.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carauari
Fundação:
1931
Altitude:
87m
População:
22.058 habitantes
Área:
25.881,2km²
Densidade Demográfica:
0,85hab/km²
CEP:
69500-000

sou de carauari e é muito bom ser de la so porque minha familia toda é de la pode ir vc vai ser muito bem recebido(a)
Por: thamires

morei em carauari a 35 anos atraz. Estudei no grupo escolar e no ginazio. Era assim que agente chamava naquela época. o prefeito era Evandro Farah que foi sucedido por Raimundo Simoes. Eu cursava a terceira serie nessa época. Meu melhor amigo se chamava Roberto (Robertinho) tinha um irmao por nome agnaldo. Eu morava na estrada do riozinho km 4 ou 5 nao sei ao certo. meu pai se chama Lauro era um agricultor e pecuarista iniciante. Vendemos nossas terras pra seu Ze Fernandes... acho que era esse o nome, e fomos embora para Rondonia. TENHO MUITA SAUDADE DAQUELE TEMPO!!! Meu sonho é um dia visitar carauari.
Por: mauro cesar de moura batista

VISITEI E GOSTEI MUITO DAS PESSOAS QUE RESIDEM NESTE LUGAR, TAMBÉM DOS BONS LUGARES QUE TÊM, COMO: RESTAURANTE DA CHIQUINHA, ÓTIMA PRAÇA NO CENTRO COM PESSOAS ACOLHEDORAS, ÓTIMOS HOTEIS, UM ÓTIMO BAUNEARIO, E TAMBÉM AS VIAGENS COM PESCADORES DA REGIÃO E MUITO MAIS. NÃO ESPERE MAS VÁ A ESTA CIDADE E CONHEÇA, É MUITO BOM.
Por: TENACE

amo minha cidade,onde for,quando for,eu sempre lembrarei dela
Por: jhon pablo dos santos nascimento

carauari meu amor minha razao de viver! eu viajo por ai mas nenhum lugar se compara a carauari
Por: demilson cunha sampaio

meus pais sao filhos de carauari,sou manauara mais vivi parte de minha infancia e adolescencia, e amo pescar nos rios maravilhosos dai agora estou morando em sao paulo e morro de saudades recomendo uam visita nesta terra maravilhosa.
Por: darlene freitas

magnifica cidade dorei carauari vizite vc tambem
Por: thamires gomes

as festa de carauari sao muito legais as pousadas bem legais a cidade e muito agitada um luga otimo pra curti as ferias e agita muitoo
Por: carol

carauari e uma cidade muinto linda um lugar maravilhoso mas devia ter mais pontos turisticos mas mesmo assim e um lugar que eu tiro o chapeu
Por: SAVIO

bom vou falar um pouco do que eu vir ,achei uma cidade linda e com paisagem maravilhosas ... otima cidade...........
Por: marcos luiz

Depois de um ano e dois meses sem ir à minha querida terra natal, estarei voltando em março deste ano, de ferias!!! Estou anciosa, nao vejo a hora!! saudações aos conterraneos!!! até logo!!!!
Por: Ana Maria Oliveira Lisboa

essa cidade é muito bonita em breve estarei ai visitando acidade e a aglair amiga do meu coração
Por: raquel

Conheci Carauari e posso dizer que la e muito legal ...otimo para se viver porque la nao e muito violento... Uma dica quem nao conhece visite-a EU VISITEI E ADOREI!!!!
Por: Livia

eu gostei muito desta cidade eu morei ai em 1983 convivi um ano gostei muito é uma cidade rica em peixe
Por: berenice ruiz da silva

morei em carauari bastanti tempo e uma cidade bem acolhedora faz muito tempo que vim embora sinto mutas saudade
Por: maria antonia

sou filho de carauari passei ausente 14 anos mais a 2 anos retornei a carauari e gostei muito nao sei esta a mesma coisa espero que sim
Por: silves de freitas feitosa

nossa que terra linda cara parabens carauari por ter grandes belezas naturarais, isso sem falar nas mulheres da cidade que sao as mais linda do amzonas
Por: natinho araujo

alô meus amigos de carauari eu também sou dj, e vou fazer uma grande festa embreve na nossa cidade esta festa está progamada para 2011 mais provavél no mês de maio no meu anivésario onde você vai curti a noite do flash-back a quadem abraços e feliz natal para todos
Por: natinho

nossa que terra linda cara parabens carauari por ter grandes belezas naturarais, isso sem falar nas mulheres da cidade que sao as mais linda do amzonas
Por: natinho araujo

SOU DO ACRE CIDADE CRUZEIRO DO SUL MAIL EU TE AMO CARAUARI
Por: LAILA CALINE

Meu nome é Gracirene Mendes de Brito, filha do José Brito vizinho do seu Lauro, Pai de Mauro Cesar e Mario Celson inesquecíveis! Morei até meus 18 anos em Carauari, tive muitos momentos felizes naquele lugar, pessoas que amei muito como meus amigos da escola que nunca esqueci e gostaria de reencontra-los através de email para matar a saudade como a mariazinha o mauro cesar moura batista que continuam guardados no meu coração, por favor me mande o email deles para o meu email que é gracirene_mbrito@hotmail.com, amo Carauari pois tem muitas recordações!
Por: Gracirene mendes de brito

Carauari minha infância feliz onde pude brincar e crescer e de onde tenho muitas lembranças, 7 de Setembro era maravilhoso e muito lindo as apresentações também as festas juninas muito bem apresentadas. Há 25 anos moro em Manaus mais gostaria muito de visitá-la novamente mais tenho medo de banseiro e tempestade por: Gracirene Brito
Por: Gracirene mendes de brito

CARAUARI É MAA..RA...NÃO TROCO POR NENHUMA OUTRA..É MINHA CIDADE DE CORAÇÃO...ORGULO DE SER DAQUI..@@..
Por: Macejane de Paula

sou Diniel Passos, nascido e criado em Manaus-am. Filho de Neide celestino e neto de dona Geralda Amorim da Silva de Carauari. Fui duas vezes a cidade mas foram ferias inesqueciveis. Espero voltar a visitá-la assim que puder!
Por: Diniel da Silva Passos

Sou filha de Carauari, meus pais são o Chico Mineca e a Antonia,sou irmã da Vania, do Fabio e da Meire me mudei para Manaus aos quinze anos,viajei por muitos lugares, hoje moro no Rio de Janeiro, mas é claro que nunca esqueço da minha terra natal e dá uma certa nostalgia ao ouvir comentários sobre essa terra maravilhosa... visitei a minha família em janeiro de 2010 e achei a cidade ótima! visitem vocês não vão se arrepender!!!!!!!!!! beijocas a todos que lembram de mim!!!!!!!
Por: Minelvina Barroso de Amorim

Saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Terra mara!!!!!!!!!!!
Por: Minelvina Barroso de Amorim

carauari é realmente uma cidade maravilhosa estou em manaus mais pretendo volta logo para a minha terra natal. e toca muito flash-back com os meus amigos qui ai residem parabéms carauari de: dj natinho araujo.
Por: natinho araujo

terra natal de meu pai ótimas fotos parabens quase o veio chora rsrs! lindas fotos!
Por: neto

oi, fiquei com saudades desse lugar lindo, estou em natal-rn, em breve irei de ferias rever minha familia.
Por: maria das graças dos santos

não conheço mais tenho curiosidade de conhecer carauarí pos meu esposo nasceu nessa peqwena cidade e asim qwe posso entro no site de carauarí peso cariosamente qwe vcs possam colocar fotos da praça e dos pon tos turisticos;,;, obrigada ate mais,;,;.,
Por: joelmaa alves de matos

eu ja morei aew eu amo carauari sinto muitas saudade da minha familia tanbem
Por: luana castro

carauari é só alegria, tenho muito orgulho e uma enorme satisfação de ter nascido neste munícipio onde estudei e conhecie muitos amigos e ótimos professores.ex: veronica,walci,marães aguinaldo etc... só tenho muito orgulho de carauari parabéms e feliz 2011, para todos, e muito sucesso na vida.
Por: raimundo nonato cardoso de araujo (vulgo natinho)

crauari È uma das mais belas cidades do amazonas!amo esta cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!RUAN SANTOS
Por: RUAN CLISLER

Adoro carauari ja morei e sei o quanto é maravilhosa cidade, sua comida,balneario, até suas frutas tem sabor diferente mas gostoso. Eu amo carauri .
Por: Criscelia froz chaves

Envie seu comentário sobre Carauari