Cachoeira Dourada

Cachoeira Dourada-GO
banner

Bem-vindo a Cachoeira Dourada!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Cachoeira Dourada, informações atualizadas sobre a cidade Cachoeira Dourada, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Cachoeira Dourada.

A cidade de Cachoeira Dourada, localizada no estado de Goiás (GO), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 459m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.682 habitantes. A área total de Cachoeira Dourada é de 522,7km², e sua densidade demográfica é de 14,70hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cachoeira Dourada-GO é 75560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Cachoeira Dourada

Roteiros do Brasil

Região das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Remonta a história longínqua do município à existência da comunidade indígena Caiapó. Os membros dessa aldeia, como peculiaridade de sua primitiva cultura sepultam seus mortos em potes de argila, as igaçabas, juntamente com todos os seus pertences. O curso natural do Rio Paranaíba encontrava nos limites do município uma linda cachoeira de águas cristalinas, frequentada pelos antigos moradores, destruída ao princípio da década de 50 para dar lugar à Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada. Conta-se que na antiga cachoeira, em decorrência do contato dos raios solares com as águas, formava-se um lindo arco-íris, denominada Ituverava pelos índios caiapós a queda dágua. No princípio do século XX, os irmãos Ignácio e Eurico Pinheiro Paes Leme, primeiros homens a entrar de automóvel no Estado de Goiás, deram o nome de Itumbiara à antiga cidade de Santa Rita do Paranaíba. Em tupi-guaraní, Itumbiara significa caminho da cachoeira. Outra característica marcante do local à época era a diversidade de espécies de peixe existentes no Rio Paranaíba, notadamente o Dourado. Assim da cachoeira do Rio Paranaíba, inviabilizada para dar passagem ao progresso, restou-nos a inspiração do nome Cachoeira Dourada, bem como as lembranças cravadas na memória daqueles que a conheceram. O surgimento da comunidade cachoeirense remonta aos primórdios da década de 50, vez que um antigo fazendeiro local, Sr. Bernardes, doou uma gleba de 40 alqueires de terra para a construção de uma capela para Santo Antônio, onde posteriormente foram edificadas 13 casas. Nesta época, o governo brasileiro articulava a construção da nova Capital da República, Brasília. Todavia, para concretizar um projeto de tamanha envergadura, necessitava de expressiva quantidade de energia elétrica. Começava aí a enorme contribuição de nossas águas para o progresso do Brasil. Por outro lado, além de sua enorme importância histórica, o que mais se destacam em Cachoeira Dourada, são suas águas quentes e salgadas. Cumpre destacar que a descoberta de tamanha riqueza deu-se, por acaso, ao final da década de 70, pelo Sr. Mário Gomes, empresário local.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Maio

Gentílico:

cachoeirense-do-sul

População:

8.627 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Da construção da hidroelétrica emergiu o magnífico Lado Dourado, com aproximadamente 65km2, perfeito para a prática de esportes náuticos como jet-ski, esqui, canoagem e banana-boat. Embora muito simples e despretensiosa ainda a exploração das águas quentes e salgadas fascina e atrai os visitantes de nossas termas pelas especiais propriedades da água quente e salgadas de seu lençol, constituída de diversos elementos químicos, tais como sódio, magnésio, lítio, enxofre, fósforo, cloro, com uma temperatura que varia entre 38 e 47º C, que brota naturalmente do solo, curativa de vários males reumáticos.

Clima 

Temperado

Temperatura Média

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Região Sul do Estado de Goiás

Limites

cachoeirense-do-sul

Acesso Rodoviário

BR-153

Distâncias:

Da Capital:

240 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

Principais Pontos Turísticos

Balneário Eldorado Parque das Águas Ademar Vieira 

Praia artificial, Lago do Rio Paranaíba 
 
Iate Termas Clube 

Água termal e salgada 
 
Lago de Cachoeira Dourada 

Localizado no Rio Paranaíba com uma extensão de 65 km. Formado pela barragem de Cachoeira Dourada,onde foram descobertas as delícias das águas quentes e salgadas que agora começam se trasformar em fenômeno de considerável atração turística, com temperatura média de 38ºC, de diversos efeitos terapêuticos. Esportes náuticos podem ser praticados,tais como: jet ski, seadoos, caiaques e barcos, ao redor do lago existem áreas de camping com infra-estrutura completa para receber os turistas de forma bem acomodada. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DOURADA

E-mail:

Telefones: (64) 3434-9700

Sites: http://www.cachoeiradourada.go.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Rodoviaria de Goiânia : Terminal Campinas

Rua 13, Quadra 11 Área e Lote 1 - Setor Norte Aeroviário  - Goiânia - GO
Telefone: (62) 3271-4588

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (64) 3434-1163

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.cidadesdegoias.com.br

www.paesleme.com.br

www.cnm.org.br

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Cachoeira Dourada

vcs deverian colocar mais fotos de cachoeira eu precisava delas mas vcs só tem uma fotografi [red]observação:imagens antigas dessa cidade
Por: igor silva daniel

Tenho boas recordações do Iate Thermas Clube.O clube era simplesmente perfeitooo!!Nas férias sempre passavamos finais de semana no clube.Sou de Goiânia e acho que o clube foi fechado por causa da cidade de Cachoeira Dourada que sinceramente não tem nada.Uma cidade que parou no tempo.Acho sinceramente que a única oportunidade que essa cidade teve de se desenvolver como aconteceu com Caldas Novas seria através do turismo que o clube oferecia a cidade.Meu pai naquela época quase comprou três terrenos na cidade acreditando em seu desenvolvimento por ter uma visão de futuro me lembro que ele não os comprou, porque disse que a cidade não entendia a maravilha que possuia.Olhei algumas fotos e vejo que ele tinha razão.Uma pena!!
Por: Carolina

Ficou muito bonita as fotos e a cidade sinto saudades de voutar ai.Avos primos tios amigos todos morâo ai saudades mil
Por: william ferreira mello

cidade abençoada com águas quentes e salgadas, de um povo gentil e acolhedor. Deus proporcionou um potencial turístico incrível, onde o homem com sua inteligência imprevisível, construiu um potencial gerador, nao só de energia elétrica, mas também de beleza e esplendor. Venha conhecer e investir em cachoeira dourada.
Por: rodrigo rodrigues almeida

NOSSA cidade tem a maior riqueza no mundo de hoje,que e a PAZ,TRANQUILIDADE e acima de tudo e aconchegante pois uma pessoa que bebe agua de cachoeira dourada nao esquece JAMAIS.venham visitar nossa cidade,venham
Por: paula silva

sou nascida em CD e há 42 anos mais ou menos não vou a CD, nesta época era bem pequenina, eu nao creci muito mais fiquei muito feliz em saber que se tornou uma cidade turistica , em breve querO ESTAR AI DEUS ABENÇOE A TODOS,
Por: iara helena de camargos

adoro cachoeira alias moro em cachoeira dourada de mg
Por: glaucia

visitei cachoira dorada dia sabado 1 janeiro 2011 gostei muito.
Por: jose alves de medeiros

conheço cah dourada, o termas club,usina ,e aparecida do correio9tem tempo0
Por: JAILTON PEIXOTO

LUGAR EXELENTISSIMO PARA PASSEAR MORAR ETC GOSTEI MUITO. É LUGAR TURISTICO PARABENS A CACHOEIRA DOURADA.
Por: OSVALDO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cachoeira Dourada
Fundação:
1982
Altitude:
459m
População:
7.682 habitantes
Área:
522,7km²
Densidade Demográfica:
14,70hab/km²
CEP:
75560-000

Envie seu comentário sobre Cachoeira Dourada