Borba

Borba-AM

Bem-vindo a Borba!

Comece planejando a sua viagem para Borba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Borba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Borba.

A cidade de Borba, localizada no estado de Amazonas (AM), foi fundada no ano de 1888. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.716 habitantes. A área total de Borba é de 44.452,6km², e sua densidade demográfica é de 0,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Borba-AM é 69200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Quem está em busca do melhor ambiente para o ecoturismo na região norte do Brasil, com certeza vai se encantar com a cidade de Borba, no Amazonas. Borba é um município localizado à margem direita do Rio Madeira, um dos principais afluentes do nosso Rio Amazonas. A cidade de Borba fica a 150 quilômetros da capital Manaus. A região é famosa por suas belezas naturais e, também, por sua fé.

Todos os anos, a cidade de Borba realiza a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Esse é considerado um dos maiores eventos religiosos do interior do Amazonas. A festa é muito tradicional e reúne milhares de pessoas todos os anos. A cidade tem uma estátua de Santo Antônio de 13 metros de altura, e a imagem é um trabalho do artista plástico Marius Bell. Os turistas também podem conhecer a Catedral-Basílica de Santo Antônio, que guarda relíquias do santo padroeiro.

A Festa de Santo Antônio já acontece há 257 anos no município de Borba. O evento, que ocorre entre os meses de maio e junho, é muito especial e reflete toda a cultura e as tradições amazônicas.

Dicas de ecoturismo em Borba

Para os amantes do ecoturismo, o rio Madeira é uma parada obrigatória no município de Borba. Além disso, a cidade conta com vários balneários que atraem a atenção dos turistas que visitam a região.

Uma dica interessante é aproveitar a viagem para conhecer o Balneário do Lira, região de grande beleza natural. Nesse balneário, os turistas vão encontrar duas piscinas naturais, um espaço para eventos, áreas para churrasco e quadras de esportes.

Outra boa opção de lazer é o Balneário do Rio Mapiá, um local perfeito para aproveitar momentos em família. É possível nadar nas águas do Rio Mapiá e apreciar a natureza preservada do local. Por fim, o turista deve visitar também o Balneário do Puxurizal, uma área de mata nativa, onde é possível passar bons momentos em meio à tranquilidade na natureza.

Além dos balneários, Borba também tem áreas com igarapés e lagos, e conta com ótimos restaurantes que servem as melhores comidas típicas da região.

Comentários de Borba

adoro minha cidade natal e borba se ue pudesse morar la moraria
Por: BENEDITO TEIXEIRA TAVARES

sou fã da cidade e uma cidade cheia de pessoas boas e do ben, curti muito o balneario do lira em 1998 hoje eu moro em belem do para, mais sempre curto a cidade pelo portal cuti muito tambem a festividade de santo antonio
Por: FELICIANO NETO

ja estive em tres festejos de santo antonio de borba, a festa em si foi maravilhosa, na cidade ha um povo que nos recepciona muito bem. estão todos de parabens!
Por: Mauricio

eu amo borba amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo muito
Por: frank

borba cidade maravilhosa e magica amo mt minha cidade natal lah vivi os melhores e mais marcantes momentos da minha vida
Por: laura

BORBA É UMA CIDADE MUITO BOA DE SE VIVER. TEM VARIAS PRAÇAS AO LONGO DE TODA A ORLA,PRINCIPALMENTE AGORA NESSE TEMPO DE CALOR É MUITO BOM PASSEAR A TARDINHA E TAMBEM A NOITE TEM CADA POR DO SOL LINDO.A CIDADE FICA MAIS BELA AINDA DURANTE OS FESTEJOS DE SANTO ANTONIO SAO 14 NOITES DE MUITA FESTA E ATRAÇOES LOCAIS E NACIONAIS.ULTIMAMENTE SE FALA QUE BORBA TEM O MELHOR CARNAVAL DE TODO O RIO MADEIRA, O MELHOR FIM DE ANO TAMBEM TUDO ISSO POR QUE BORBA ESTA TENDO UMA OTIMA ADMINISTRAÇAO. COMO O ANIVERSARIO DA CIDADE SE COMEMORA NO 1° DIA DO ANO NOVO É UMA FESTA QUE NAO TEM ONDE POR DEFEITO. VENHA VISITAR BORBA VER E PARTICIPAR NAO TECLAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Por: MARCELE SOARES

bom, ja visitei borba tres vezes nao tem de melhor os banhos dao show nos q tem em manaus entao nao ha de melhor preservar o banho se eu nao me engano do lira e do mapia e o que ha de mas moderno diz o cabloco e show borba amo essa cidade
Por: anderson

borba o paraiso muito bom o santo antonio e muito lindo
Por: ivan campos

minha cidade é mt linda mesmo..eu tenho orgulho de ser amazonense e borbense...
Por: Rossy kellen

ja morei ai na cidade entre os anos de 80 a 81 sou de curitiba e fui ai para morar tenho sds e estou acompanhando o crescimento da cidade que aumentou muito, a população na minha epoca eram pequena quando morei ai tinha 18 anos hoje estou com 47 fiz muitos amigos estudei na escola local morava do outro lado da ponte, tinha amigos com nomes como sarapó,piaba muitos amigos mesmo,foi uma experiencia muito gratificante na minha vida ter morado ai espero um dia ter uma oportunidade de poder voltar ai para rever esta cidade que marcou um pedaço da minha vida
Por: joao

BORBA É UMA CIDADE CHEIA DE RIQUEZAS, NATURAIS E PESSOAIS, GRANDES EMOÇÕES NÓS PASSAMOS SÓ DE VER O SANTO ANTÔNIO DE LONGE, RUAS QUE NOS FAZ VIAJAR NO TEMPO E RELEMBRAR DE TANTOS MOMENTOS Q JÁ SE PASSARAM, MAS Q JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS...AMO ESSA MINHA CIDADE NATAL..."SOU NETA DO CLAUDIONOR VALENTE E DO jOÃO VIEIRA DA FERA"...UM IMENSO ABRAÇO Á TODOS!!!!!!!!!
Por: ADELALBINA

Ô, terra boa...essa Borba! A verdade verdadeira é que sou apaixonado por Borba e por mil razões...neste ano de 2010 estou completando 13 anos de namoro com a cidade, que acho a mais linda do rio Madeira...e porque fui o construtor da estátua que fica recepcionando os milhares de romeiros que chegam todos os ano na festa de Santo Antonio. Preciso dizer mais alguma coisa? Claro, que sim... o povo de Borba é cortez e atencioso e trata bem seus visitantes...
Por: Marius Bell

Borba é uma cidade onde tudo é perto e muito religiosa, em vários sentidos , tem muita gente legal e companheira PODEMOS IR A VARIOS BANHOS ,nasci aqui eu quero morre.....muito tranquila e muito quieta de mais morar aqui .
Por: Sidney Pantoja

e legal mora em borba tenho uma casa em borba costei muito de mora em borba
Por: ivan

visitei borba entre os dias 06 a 18/07/2010. Estou encantada! borba é lindissima, seu povo hospitaleiro e encantador.Assistir apresentações de quadrilhas que me deixou apaixonada.Parabéns!!! vale apena visitar
Por: jamile rangel

so tenho a dizer lugar maravilhoso na festa de santo antonio
Por: ana

Borba, uma cidade tranquila e boa de se morar, o que falta nela, mais estrutura....
Por: Gleiziane Linhares

bom sou cleiton adriano.b moro em APUÍ AM fui numa escurçao em borba no ano de 2007.e fiquei muito apaixonado pela cidade,onde fumos muitos bem recebitos pelos professores(as)do clolejio conego bemto.tambem onde nossa colega piririma aluna do colejio comtou sobre a cidade e varias outras coisas,a basilica esta num ponto que chama muito a atencao dos turistas e visitamtes,que passam por la, no ano que vem vou dar mais uma por ai valeu o meu muito origado se postar esse comentario ?cleiton adriano de APUÍ AM
Por: cleiton adriano

não é por ser borbense q digo isso mais sim pq é vedade. Borba é uma cidade maravilhosa,sem duvidada umas das melhores se não for a melhor do interior do estado!
Por: mariene diniz

borba é um encanto de cidade,tem uma basilica linda como nunca vi entoda minha vida,o belneario do lira é também um dos encantos que borba tem...sem falar de uma das festas mais religiosa do estado do amazonas que borba promove todos os anos aparte do dia 01 de junho ate o dia 13...me faltão palavras para descrever o quanto borba é linda e maravilhosaaa
Por: helgienne teixeira

amo essacidade ja fui tres vezes e È maravilhosa essa cidade e as pessoas sao muito receptivas adoroooooooooooooooooooooooooooomapia e lira,e tudo de bom.beijoss Nil
Por: mirian ribeiro costa

eu ja fui em borba e muito legal quem não foi vai e muito legal la não perca essa é muito bom la !!!
Por: diego silva santos

amo minha pequena cidade do interior,calma e ao mesmo tempo agitada,com seus lindos balnearios e suas maravilhosas festas.em breve voltarei!
Por: lane moreira

esse municipio e´muito lindo.se deus quizer vou voltar aí .sou de porto velho rondonia
Por: magda dos santos de sá

borba emuito bom de se viver so esta faltando envestimento na parte da saude que precaria ok!
Por: gracineymelo

borba e muito legal de viver tem pouco evento etranquila pouco transito muito legal gosto muito comer os peixe fresco
Por: gracineymelo

inda a cidade de borba quero conheçer muito bela adoreibjs a todos amazoneses
Por: Gilvania

sou Louk pw Borba Estou morrendo de saudades Muitaa saudades muitaa mssmo
Por: Erik

Estive em Borba-Am por 15 dias a passeio e gostei muito da cidade, gente muito boa de se relacionar, não é o que dizem por aqui no sudeste, só vendo pra crer. Cidade com muitos pontos turisticos, muita coisa diferente, valeu a pena conhecer. Abraço ao pessoal de Borba.
Por: ROGERIO VILELA

Informações de Borba

Roteiros do Brasil

Roteiro: Boi Bumbá e Festivais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Borba foi a primeira vila criada em território Amazonense, originou-se da Aldeia do Trocano. Fundada em 1728, ou pouco mais tarde, pelo Frei João Sampaio, da Companhia de Jesus, um dos mais célebres catequistas do rio Madeira.
Em 03.03.1755 é criado, por Carta Régia, a Vila de Borba.
Em 01.01.1756, instalação da Vila de Borba Nova, contando o ato com a presença de Mendonça Furtado, governador do Grão-Pará.
Habitavam primitivamente a região os perigosos índios Muras.
O povoamento da capitania constituía, então, um sério problema. Para realiza-lo o governador Melo de Povoas, concedia aos brancos que se casassem com as índias, alguns favores, como o fornecimento gratuito de instrumentos agrícolas. Em Borba, então, foi onde se realizaram primeiramente esses casamentos.
Em 1785, Borba já cultivava, e até exportava para Belém, café e tabaco.
Em 1833, Borba não pôde fugir à agitação que reinava por toda província. Em meados daquele ano, os Muras insuflados por um grupo de nativistas, invadiram a vila à procura dos portugueses ali residentes. A população, sobressaltada, de início fugiu ao combate, refugiando-se nos arredores da vila. Reagiu, depois, punindo os rebeldes e normalizando a situação.
Ainda no ano de 1833, Borba perde a Categoria de Vila, passando à Freguesia, com a denominação de Araretama.
Em 1835-39, durante a revolta dos Cabanos no Amazonas, Borba foi uma das raras localidades que resistiram aos rebeldes, não caindo em poder dos mesmos, apesar de haver sofrido violentas investidas.
Em 04.09.1856, pela Lei Provincial nº 71, a subordinação da Freguesia de Borba é transferida do Termo Judiciário de Maués para o de Manaus.
Em 10.12.1857, pela Lei Provincial nº 73, Borba volta à condição de vila e, conseqüentemente, sede do município.
Em 06.11.1858, pela Lei Provincial nº 92, Borba perde novamente a Categoria de Vila.
Em 04.07.1877, pela Lei Provincial nº 362, é restabelecida a vila e volta a ser sede do município.
Em 28.04.1886, pela Lei Provincial nº 715, mais uma vez é extinto o município.
Em 26.09.1888, pela Lei Provincial nº 781, fica definitivamente criado o município de Borba, com território desmembrado de Manaus.
Em 10.09.1891, pela Lei Estadual nº 14, é criado o Termo Judiciário a Comarca de Borba.
Em 13.08.1894, pela Lei nº 65, é elevado a Comarca de Borba.
Em 1911, na divisão administrativa o município se compõe de seis distritos, que são: Borba, Araras, Alto Aripuanã, Canumã, Abacaxis e Rosarinha.
Em 30.10.1913, pela Lei nº 741, a Comarca de Borba é extinta, sendo o Termo Judiciário de Borba subordinado à Manaus.
Em 14.02.1916, pela Lei Estadual nº 844, Comarca de Borba é restaurada.
Em 1921, novamente é extinta a Comarca de Borba, sendo seu Termo Judiciário subordinado a Manicoré.
Em 02.10.1928, pela Lei Estadual nº 1.397, é definitivamente restaurada a Comarca de Borba, que se reinstala em 04.01.1929.
Em 31.03.1928, pelo Decreto-Lei Estadual nº 68, a sede do município é elevada à Categoria de Cidade.
Em 1933, na divisão administrativa o município constituiu-se de apenas um distrito.
Em 01.12.1938, por Decreto-Lei Estadual nº 176, foram criados os ditritos de Axinim, Canumã, Foz do Aripuanã e Sumaúma; e perde parte de seu território para o município de Maués.
Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, Borba perde os distritos de Foz do Aripuanã e Sumaúma para o Município de Novo Aripuanã e parte do Distrito Sede para o também novo município de Autazes. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro 

Gentílico:

borbense

População:

35.919 habitantes - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Setor Primário
- Agricultura: mandioca, arroz, feijão, juta, milho, abacate, banana, laranja e tangerina. A produção é para o abastecimento local e o excedente para municípios vizinhos.
- Pecuária: bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Atividade relativamente expressiva para o corte e exportação para municípios do estado e intercâmbio com Mato Grosso.
- Pesca: com alguma produtividade pra exportação regional.
- Extrativismo Vegetal: borracha, gomas, madeira, castanha-do-pará, óleo de copaíba, seringueira (látex), pau-rosa (essências), além de madeira para a indústria da construção e mobiliária. É uma atividade bastante desenvolvida, constituí-se na principal fonte de renda do município.

Setor Secundário
- Indústrias: de alimentos, de mobiliário, de borracha (látex), de química, madeireira, de materiais de transporte e de produtos minerais não metálicos.

Setor Terciário
- Comércio: varejista, atacadista, prestação de serviço e revenda de criação doméstica

Clima:

equatorial, quente e úmido  

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

5º Sub-Região – Região do Madeira 

Limites:

Município de Maués
Município de Mato Grosso
Município de Manicoré
Município de Beruri

Acesso Rodoviário:

Via Fluvial 

Distâncias:

Da Capital:

Em linha reta entre Borba e a Capital do Estado, 150 Km.

Por via fluvial entre Borba e a Capital do Estado, 215 Km. 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Riquezas Naturais

A flora e a fauna constituem importantes riquezas do município, especialmente a flora, cuja exploração é a principal fonte de sua receita, destacando pelo seu valor econômico a castanha-do-pará e a seringueira, além do pau-rosa e a copaíba.
A fauna é também de grande importância. Nessa sobressai animais silvestres como: queixadas, veados, caititus, além dos aquáticos com várias espécies de peixes.
Há ainda, minérios no município como: ferro, manganês, mica, ouro e mercúrio.

Atrações Turísticas

O rio Madeira, é o mais importante afluente do Amazonas, cuja margem direita está situada a cidade de Borba. Era chamado antigamente pelos naturais – Caiary – rio branco, em homenagem as suas águas de cor leitosa. É mais largo e o mais baixo afluente do Amazonas, sendo portanto, considerado uma atração turística.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BORBA

E-mail:

Telefones: (92) 3512-2065

Sites: http://www.prefeituradeborba.am.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Aeroporto:

Telefone: (92) 33512-1015

Terminal Rodoviário de Manaus-AM

Terminal Rodoviário Engº Huascar Angelim - Manaus
Av.. Recife, s/nº
Telefone: (92) 3642-5805

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

CARTÓRIO JUDICIAL E ANEXOS:

E-mail: ivoalmeida.tabeliao@bol.com.br / iarodrigues@vivax.com.br

Telefones: (92) 3512-1351

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (92) 3512-1104   

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (92) 3512-1104

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bv.am.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Borba
Fundação:
1888
Altitude:
45m
População:
28.716 habitantes
Área:
44.452,6km²
Densidade Demográfica:
0,65hab/km²
CEP:
69200-000

Envie seu comentário sobre Borba