São Gabriel da Palha

São Gabriel da Palha-ES
banner

Bem-vindo a São Gabriel da Palha!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Gabriel da Palha, informações e fotos da maravilhosa São Gabriel da Palha. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Gabriel da Palha, recomendadas por internautas.

Informações de São Gabriel da Palha

Roteiros do Brasil

Região Turística das Pedras, Pão e Mel

"Capital do Café"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Foi por volta de 1920 que as autoridades governamentais sentiram a necessidade de colonizar esta região, onde as terras ainda eram desabilitadas pela civilização.
Coube ao senhor Bértolo Malacarne a missão de dar continuidade ao desbravamento da região ao norte de Colatina, obtendo o título das terras. Após o desembarque da caravana em São Silvano, rumou para o norte, superando todas as dificuldades, conseguindo o seu objetivo com muito esforço, instalando-se no local designado Cachoeira da Onça, onde tencionava edificar um grande patrimônio que seria o ponto estratégico para dar continuidade a sua missão.
Entretanto, antes que o local se tornasse efetivamente uma vila, um grande surto de malária e impaludismo fulminou com os planos deste senhor de escassa instrução didática mas de muito arrojo e espírito moral elevado. Porém, ele continuou com o seu firme propósito de construir uma vila como estratégia de continuação para a colonização. Arregimentou o resto de sua caravana marchando mais ao norte do estado até deparar com as margens de um córrego onde as terras eram mais promissoras.
Conta-se que no dia em que a caravana encontrou esse córrego, coincidia com a data alusiva ao dia do Arcanjo Gabriel e, como Bértolo era devoto e praticamente do catolicismo, não hesitou em homenagear a entidade e dar o nome de Córrego São Gabriel, ao córrego encontrado e ali instalou uma vila sem os problemas de surtos de doenças experimentados em Cachoeira da Onça.
Iniciou-se então o desmatamento de um trecho compreendido entre a margem do córrego e a base de um morro próximo (hoje o centro da cidade onde se localiza a Avenida Graciano Neves), local no qual as primeiras casas foram construídas e definidas as áreas dos lotes para os futuros colonizadores.
A primeira casa construída foi para seu imediato Anísio Matias e sua esposa, que passou a desempenhas o trabalho de fiscalizar, impedir invasões e determinar a ocupação dos lotes pelas primeiras famílias, que ali chegassem, e que no prazo de cinco anos deveriam construir uma casa, caso contrário, o lote seria transferido para outro.
Assim os primeiros habitantes se instalaram no loteamento segundo os registros históricos, através das famílias pioneiras de Horácio Coutinho, Cristovão Barbosa, José Braga, João Gregório, vindo a seguir Batista Bragatto, Étori Dalton, Pedro Ângelo e João Spadetti, Virgílio e Jerônimo Camata, Luís e Vicente Colombi, Antônio Zani, Pedro Tartáglia e Telêmeco Scalfoni.
Por volta do ano de 1930, através de um convênio com o Governo do Estado, chegava no município, nesta década, ainda um humilde povoado, a Companhia Polonesa trazendo a região aproximadamente 400 famílias de imigrantes da Polônia, que se estabeleceram inicialmente em Águia Branca e, com o passar dos tempos foram ocupando todas a região, pois vinham de dois em dois meses em média 30 famílias. A maioria destas, transferiram-se para o sul do país por causa da ambientação climática, permanecendo em São Gabriel da Palha nada mais do que 20 famílias.
Hoje, São Gabriel da Palha conta com a miscigenação de raças, com exceção da indígena, que deixou suas terras por problemas de relacionamento com os imigrantes. 

Significado do Nome:

São Gabriel:
 
Quanto a esta denominação existem duas versões que hoje ainda são de questionamento por adeptos das mesmas: a primeira dá conta de que havia na região um pescador que exercia suas atividades no Rio São José, nas proximidades da Cachoeira da Onça, de nome João Gabriel, pessoas de extrema bondade, que sempre procurava o bem da comunidade. Com o seu falecimento, a população local decidiu homenageá-lo carinhosamente.
A outra, parece ser melhor aceita, porém com algum questionamento, conta que devido à chegada do desbravador Bértolo Malacarne coincidir com o dia em que a Igreja Católica comemora o dia do Arcanjo Gabriel, denominaram o Córrego aqui encontrado de São Gabriel, concedendo também ao povoado a mesma denominação. 

da Palha:
 
Quanto ao complemento da Palha, as versões são unânimes em apontar o fato de que era uma referência dada ao local por suas primeiras casas possuírem cobertura de palha de palmito, casas estas erradicas por volta de 1937, quando o progresso se tornava realidade e surgiram então modernas residências de alvenaria.  

Aniversário da Cidade:

14 Maio 

Gentílico:

gabrielense

População:

31.859 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Gabriel da Palha é uma cidade ao norte do Estado do ES. Destaca-se como um polo de confecção de jeans e, consequentemente fez-se necessário a abertura de lavanderias de Jeans.

Clima: 

Tropical

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Espírito-santense

Limites:

Águia Branca, Nova Venécia, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Mateus 

Acesso Rodoviário:

Siga pela BR-101 Norte até João Neiva, a 81 km da capital, e use a BR-259 por 57 quilômetros para chegar até Colatina. De Colatina, são mais 58 quilômetros pela ES-080 e 19 pela ES-137. 

Distâncias:

Da Capital:

212 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA PALHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3727-2104

Sites: http://www.camarasgp.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3727-1193 / 2992

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de São Gabriel da Palha

Prezados senhores, gostaria de receber informações de Pousada para os dias de 15 e 16 de novembro, fim participar de um torneio de futsal nesta localidade. somo 12 pessoas, sendo 9 adutos e 3 crianças de 8 anos cada.
Por: walter porto de paiva

VIVI EM AI ATE OS MEUS 12 AOS DE IDADE E MORRO DE SAUDADES DAI HOJE MORO EM RONDÔNIA MAS A MAIOR PARTE DOS MEUS FAMILIARES MORAM EM SÂO GABRIEL HOJE TENHO 34 ANOS NÂO SE QUANDO VOU VOLTAR AI.
Por: sandra monica gonçalves nascimento

cidade onde eu nasci,aprendi os valores da vida.Nunca vou deixá-la.
Por: rafael canal mantovani

E uma cidade muito boa pra morar, tranquila ,bonita, terra de gente boa
Por: ivanildo shreder

sou de são gabriel tenho parentes nesta cidade, mas quando posso sempre vou visitar esta cidade maravilhosa, cidade que nascir.
Por: luciane de paula pessoa

é muito bom viver nessa cidade tranquila e acolhedora
Por: simone de olivira pinto

EU NASCI VIVI POR 18 ANOS HOJE ESTOU EM VITTORIA MAS TENHO MUITAS SAUDADES SÃO GABRIEL DA PALHA É A CIDADE MAIS LINDA
Por: natalino newton do nascimento

eu nasci aqui e pretendo viver aqui por muito tempo pois essa cidade e um lugar tranquilo e bom para viver
Por: pedro henrique lopes geik

PARA QUEM GOSTA DE FAZER UMA TRLHA DE MOTO .NOSSA CIDADE E UM CARTAO POSTAL.VENHA CONHECER UMA DAS MELHORES TRILHAS DE MOTO DO ESTADO
Por: TIBIRA

Linda minha Cidade Natal. José Lemos - Advogado.
Por: JOSÉ FERRREIRA LEMOS

Eu adoro essa cidade , inclusive gostaria de morar la , parabéns cidadão gabrielense pela linda cidade de vcs.
Por: thiago

adoro são gabriel foi ond eu nasçi, e até hoje guardo boas recordações., tenho muitos amigos até hoje nesta linda cidade.., bjs p todos.... , Nego juá 33
Por: juarez carlos gonçalves(Beriquinho)

Passei toda minha infância em S.G.P e hoje moro em colniza MT ,mas nunca esqueci e nunca vou esquecer deste lugar abençoado por DEUS.
Por: GERALDO LUIZ CALMON

sao gabriel e um otimo lugar para se morar parabens
Por: Eder gregorio

Minha Cidade Maravilhosa.. Amo essa Cidade onde Crasci e vivo com muito orgulho.
Por: Preto

nasci em sao gabriel e vivi ate os23anos hoge vivo em rondonia mas morro de saldades de sao gabriel da palha e umadas melhres cidade para se viver um abraço atodos gabrielence
Por: angelo marcos mozer brum

e uma cidade muito boa re linda.um abraço para os q moram ai.
Por: maiane da silva

Morei em São gabriel em 1986,Estudei no grupão,não esqueço essa cidade dos banhos de cachoeiras,hoje moro no Rio de Janeiro,o cidade movimentada.um dia volto em S.G.P.
Por: márcio ribeiro

evento do domingo na praça e os forro.as pessoas são muito amiga difereti da cidade grande ,tem uma feira muito boa na cidade.eu adoro são gabriel,eu moro em niteroi rio de janeiro.
Por: paola da silva bastos

conheci sao gabriel através de um amigo e adorei o lugar, é uma cidade muito bonita com varios locais de diversão nos finais de semana.
Por: velane

Tem muita saudade dessa cidade tao maravilhosa que e sao gabriel . moro em rondonia mas nunca e vou deixar de apreciar a cidade em que nasci...
Por: dalila

conheço esta linda cidade terra onde nasci moro no rio de janeiro mais meu coraçao esta ai te amo são gabriel da palha.
Por: edvandro claudio da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Gabriel da Palha

Envie seu comentário sobre São Gabriel da Palha