Marataízes

Marataízes-ES
banner

Bem-vindo a Marataízes!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Marataízes e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Marataízes.

A cidade de Marataízes, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 19m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.155 habitantes. A área total de Marataízes é de 135,3km², e sua densidade demográfica é de 208,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Marataízes-ES é 29345-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Marataízes uma cidade do sul do Espírito Santo banhada pelo Oceano Atlântico tem várias lagoas de água doce, sua origem histórica é dividida pela cidade de Itapemirim o povoamento europeu inicio em 1539 quando Pedro da Silveira teve fazenda perto do rio Itapemirim ele e outros ocuparam a cultura de cana de açúcar, assim dando continuação do povoado. Em 1991 foi emancipada se tornando uma cidade independente.

Marataízes é conhecida por sua agricultura e turismo têm 25 km de lindas praias como Praia do Centro, Praia do Siri, Praia da Urca entre outras. No sul tem as praias Cações, Boa vista e Maromba acesso em estrada de terra, para surfistas que procura uma boa onda é a praia da Barra e muitos quiosques; a praia das Neves tem redes de vôlei um calçadão lindo para caminhar e guarda-sol de sapé. O clima é tropical com temperatura média de 22C; Marataízes tem uma população de 36.494 com 27 bairros.

Muito visitada é a Lagoa do Siri que aluga pedalinhos e caiaques e uma ótima estrutura para recebê-los; Uma das culinárias mais atrativa de Marataízes é os frutos do mar servida em moqueca ou jamba laia o típico é no risoto de camarão com queijos gratinados.

Na economia se destaca de sua plantação, pesca e turismo tem divisa com Presidente Kennedy que é polo nacional de petróleo e vindas de importantes lojas como Itacar Motors, Honda Motors entre outras.

Como Marataízes é banhada pelo Oceano Atlântico tem diversas espécies de peixe muito procuradas por pescadores amadores e esportistas.

No mês de dezembro as andorinhas chegam à região para se reproduzirem e em março vão embora algumas são marcadas por centro de pesquisa, ainda na região é encontrada uma espécie de formiga cortadeira conhecida por saúva- preta e está em extinção.

Para um passeio histórico conheça Palácio da Águia que tem esse nome, pois colocaram duas águias no telhado homenageando os dois filhos de Simão Rodrigues Soares um negociante do Palácio em 1903; Durante a primeira república foi encontros de políticos a mansão tem mais de 100 anos e abriga também a Biblioteca Municipal.

Além de história você pode visitar o Orquidário que é maravilhoso. Com bons hotéis e pousada de preços econômicos varia; de vista para o mar, lugares calmos e alguns oferecem até área reservada para Moto Home e trailer.

A vida noturna de Marataízes é dos bons restaurantes bares com música e churrascarias.

Informações de Marataízes

Roteiros do Brasil

Região Turística da Costa e da Imigração

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Marataízes está rodeada por praias paradisíacas e é um dos principais balneários do Sul do Espírito Santo. O município foi emancipado de Itapemirim em 1992, mas só teve sua primeira administração empossada em 1996. Sua história está extremamente ligada à de Itapemirim. Na metade do século 19, a região produzia mais da metade de todo o açúcar e aguardente do Estado. Nesta época foram construídos os grandes casarões. Itapemirim abrigava um dos mais importantes portos do Espírito Santo. 

Significado do Nome

Acredita-se que o nome “Marataízes” tem sua origem da língua tupi-guarani, com o significado “água que corre para o mar”, graças à grande quantidade de lagoas que vão de encontro ao mar.
Mas é comum ouvirmos diversas lendas indígenas, como a da índia Ísis que ao morrer provocou uma euforia e tristeza na tribo, fazendo com que os demais índios gritassem a frase “Mataram Ísis” e, ainda, a da índia Taís, que recebera como presente de seu pai, chefe da tribo, a praia que habitava, daí, “Mar Taís”. Outra versão é de que o nome se origina de uma função da linguagem e da religião utilizada pelos negros que aqui habitavam e tinham como dialeto a língua “marata”, das tribos africanas “bantos”, e que veneravam a deusa Ísis, protetora das famílias. 

Aniversário da Cidade

16 de Outubro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A geografia de Marataízes se caracteriza por florestas tropicais costeiras próximas ao mar. A maior parte delas foi devastada dando lugar a plantações de abacaxi onde se baseia grande parte da economia local.

 

Clima 

Tropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul Espírito-santense

Limites

Itapemirim, Presidente Kennedy

Acesso Rodoviário

ES-490 

Distâncias

756 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

No verão a cidade recebe um grande número de turistas muitos deles vindos de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo e estados vizinhos.

 

 

 

Principais Pontos Turísticos

Lagoa do Siri

A 5 km do centro de Marataízes, é mais procurada durante o verão, por causa da proximidade com a praia e da infra-estrutura, com bares, restaurantes e um camping nas proximidades. Ela é separada do mar apenas por uma pequena faixa de areia. Muito procurada por pescadores e adeptos do jet ski. A 5 km do centro de Marataízes, a Lagoa do Siri é mais procurada durante o verão, por causa da proximidade com a praia e da infra-estrutura, com bares, restaurantes e um camping nas proximidades. Ela é separada do mar apenas por uma pequena faixa de areia. Muito procurada por pescadores e adeptos do jet ski.
 
Lagoa de Guanandy ou Sete Pontas

A lagoa se divide em sete longos braços e é uma das maiores da região. É imprópria para banho devido à presença de jacarés. Aqui também sobrevivem as últimas capivaras e lontras da região.
 
Casarios

Do Trapiche, um dos mais importantes prédios históricos do município, restam apenas as ruínas. Ele foi construído na primeira metade do século XIX, com a finalidade de armazenar os produtos agrícolas e colaborar com o desenvolvimento das atividades portuárias. O Palácio das Águias, também construído no século XIX, destaca-se pelas duas águias nas portas frontais e pelo leão de pedra na lateral.
 
Ilhas

dos Franceses, dos Ovos, do Farol e das Andorinhas.  

hspace=0 EVENTOS

 

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Marataíze.

hspace=0 @maratimba.com

hspace=0 (28) 3532-1243

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 Hospital Sta. Helena :
Av. Cristiano Dias Lopes, 4 km - Tel. 532-1126.

hspace=0 

hspace=0 Rodoviária :   Av. Atlântica, 1000, Tel. 532-3260
Av. Rubens Rangel, Tel. 532-1311.

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.guiadoturista.com.br

            www.wikipedia.org

Comentários de Marataízes

Acho marataizes uma acochegante para nossas criançs... A praia da areia preta é um charme....
Por: fabiula

Marata é otimo, ja passei carnaval la 2 vezes e adorei, muito organizado e a cidade tem toda infra estrutura turistica, a praia do Xodó é otima.
Por: Val

Conheço bem Marataizes, já estive aí por 3 vezes a cidade é aprazível em todos os sentidos: bonita, limpa, tranquila, segura, povo educado e hospitaleiro,belas praias e paisagens, confortável boa estrutura hospitalar e educacional. Em suma, reune tudo de bom que uma grande metrópole tem, c om a tranquilidade e a paz de uma cidadezinha interiorana. Sou natural daqui de BH, mas se tivesse condições de adquirir um imóvel em Marataizes, me mudaria prá lá com muita alegria. Abraços a todos. João Horta./
Por: João Horta

morei ai e gostei muito sinto muitas saudades dai
Por: iago faria mota

Lindaaa Marataízes... cidade hospitaleira e de um lindo entardecer.valeu a pena!!!em breve voltarei!
Por: alice

Nasci em Marataízes e vivi toda minha juventude nesta terra. No Espírito Santo é umas das cidades com as mais belas praías, principalmente após a conclusão das obras da praia central que adicionará além de beleza, quadras para a prática de esportes de praia como volei, futebol, futevolei e muito mais. Finalmente, a cidade tem sido um recanto excelente para as férias de Janeiro, pois a população da cidade triplica e também existe muitas opções de festa para todas as idades
Por: Paulo José Pereira de Oliveira

belissimas praias,lagoas,e uma otima opção para quem gosta de tranquilidade,as pessoa são bastante prestativas com os turistas.e um bom lugar para passeio e para se viver sossegado.
Por: ELIZABETH VALERIO DE SOUZA

SOU MINEIRO E FUNCIONARIO PUBLICO. ADORO AS PRAIS DO ESPIRITO SANTO, PRINCIPALMENTE A DE MARATAIZES. UM CRITICA CONSTRUTIVA: O SISTEMA DE SAUDE DEVE SER MELHORADO PORQUE E PESSIMO; A PRAIA PARA MAIOR CONFORTO DEVERIA TER ARVORES, IGUAL A PIUMA. UM ABRACO CARLOS ROBERTO.
Por: CARLOS ROBERTO

sou de marataizes mais tem exatamente 3 anosque nao vou ai, mas sempre que vou me sinto bem,e o local calmo e ao mesmo cheio de diversoes,este ano vou visitar minha linda terre natal,e aconcelho a todos a ir nao vao arrepender,assim como meus amigos foram e agora vao todo ano se apaixonaram,eles dizem que agora sao capixabas e nao mineiros.
Por: josiane almeida da silva

marataizes e lugar belo,muitas paisagem linda ex;a praia.e muito mais etc.um lugar desce so presevando o que tem ,natureza viva.
Por: juliana santos de oliveira

SOU ITAPEMIRENSE.MAS MORO EM RIO DAS OSTRAS R.J.MAS QUANDO VOU VIZITAR MINHA FAMÍLIA,NÃO DEIXO DE IR À ESSAS PRAIAS TÃO LINDA QUE TEM A PÉROLA CAPIXABA.SÃO ACONCHEGANTESE PERPLETAS.ADORO...
Por: RODRIGO SILVA FIDELIX

Viajei para marataizes no carnaval , pena que choveu o tempo todo. mas mesmo assim eu meu esposo e mais dois casais de amigos nos divertimos bastante pois íamos a praia mesmo com chuva. Sou carioca e amo praia e espero voltar a Marataízes numa época de bastante sol.
Por: beria

Marataízes é um pedacinho do paraíso aqui na Terra. Lugar excelente para descansar, super tranquilo, lindo...
Por: Meire Ivone Gomes de Oliveira Cabral

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Marataízes
Fundação:
1997
Altitude:
19m
População:
28.155 habitantes
Área:
135,3km²
Densidade Demográfica:
208,09hab/km²
CEP:
29345-000

Envie seu comentário sobre Marataízes