Iúna

Iúna-ES
banner

Bem-vindo a Iúna!

banner

Comece planejando a sua viagem para Iúna utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Iúna e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Iúna.

A cidade de Iúna, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 661m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.495 habitantes. A área total de Iúna é de 456km², e sua densidade demográfica é de 55,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iúna-ES é 29390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iúna

Roteiros do Brasil

Região Turística do Caparaó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em meados do século XIX pioneiros vindos de Alegre, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória formam a pequena Povoação do Rio Pardo, que cresce em volta de uma capela cujo terreno foi doado em 1855 pelo fazendeiro Joaquim Ferreira Val. Em 14 de julho de 1859 a povoação é elevada a paróquia e a sede de distrito, com a denominação de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, vindo a ser emancipada em 24 de outubro de 1890, de Cachoeiro de Itapemirim, sendo o município criado pelo Decreto nº 53, de 11 de novembro de 1890. A instalação do município deu-se em 3 de março de 1891, recebendo a denominação de Rio Pardo. Em 31 de dezembro de 1943 o município e sua sede passaram a denominar-se Iúna. 

Significado do Nome:

Significa "águas pardas", em língua tupi

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

iunense

População:

27.340 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Iúna é uma cidade rica em belezas naturais. Tem potencial para turismo de montanha, aventura, religião, ecológico e agroturismo.

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul do Espírito Santo 

Limites:

Irupi, Ibatiba, Muniz Freire, Ibitirama, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Manhumirim, Manhuaçu, Durandé, Lajinha. 

Acesso Rodoviário:

BR-262  

Distâncias:

Da Capital:

186 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Dentre as cachoeiras mais mais belas podemos citar a Cachoeiro do Rio claro, Poço das Antas, Cachoeira do Chiador.
Em se tratando de aventura a topografia proporciona a prática de esportes radicais como rapel, tracking e parapente. 

Água Santa

É palco de peregrinação, não tão intensa mas recebe turistas de várias regiões do Brasil, e, a Paróquia da Senhora Mãe dos Homens, recentemente reformada, que é uma das mais belas do estado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IÚNA

E-mail:

Telefones: (28) 3545-1292     

Sites: http://www.iuna.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO, REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS DOC. E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (28) 3545-3002

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Iúna

ja morei em iuna ,ja morei emm varios lugares, mas nehum se compara a maravilhosa iuna terra de gente boa ! gente boa? nao , terra de gente otima, educada e sincera,sou iunense de coracao!!!! bjo pra minha linda cidade!!!
Por: kesia cristina vieira

OLá, As cachoeiras são lindas. Minha Iúna tem cachoeiras linda. Minha Iúna me viu crescer. Na minha tem lindos campos, cachoeiras, outros. Um abraço.
Por: VALTINHOFONTOURA

Cidade situada no sul estado ES cujo os limites com MG é a serra do caparaó a qual grande parte se situa no municipio.Atrativos turísticos:Pedra da ÀGUA SANTA,PICO DO COLOSS OS ,DOS CABRITOS em santa clara do caparaó,cachoeira do chiador,e,muitas trilhas para prática de motocros e,gente ordeira e hospitleira as margens da BR 2629(DISTÂNCIA 13 KL) aqual nos liga à capital VITÓRIA .
Por: Adheir Carlos de Amorim

essa cidade e de + muito boa mesmo um dia valto ae se deus quizer
Por: danilo vaillant

Iuna e uma cidade maravilhosa,cada cachoeira que e uma loucura. Para quem gosta de um lugar lindo e tranquilo tem que vir para Iuna. VENHA CONHECER ESSA LINDA CIDADE
Por: Elen Cristy

CIDADE QUE TEM UM DIAMANTE IMPAR - O PEQUENO DISTRITO DE PEQUIÁ COM SUAS BELEZAS NATURAIS E COM UM POVO DEDICADO AOS ESTUDOS. ACREDITO SER UM DOS MAIORES PERCENTUAIS DE PESSOAS COM CURSO SUPERIOR POR HABITANTES NO BRASIL.
Por: WAGNER

e uma cidade linda e acochegante stou c/ muitas saudades, é maravilhosa, breve ei de voltar,abraços!!!!!!
Por: nilceia vimercati

CONHEÇO IUNA SIM, E AMO A CIDADE , PRINCIPALMENTE O BAIRRO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ( PERDIÇÃO).
Por: EDNALDA CARDOSO

Dizem que quem bebe da água de Iúna, sempre volta à cidade que acolhe fraternalmente a todos que a visitam, a trabalho ou lazer. Seu povo ordeiro, juntamente com as autoridades realmente interessadas no progresso iunense, transformou anseios em realidade admirável. Agora, a terra cortada pelo Rio Pardo faz ecoar a sua magnitude pela voz de seus filhos presentes e ausentes.
Por: João Vicente de Castro Rios

Tenho muito orgulho de ter nascido nesta terra maravilhosa. Hoje moro em petrópolis estado do Rio de Janeiro. Lembranças da serraria do Acrizio na rua do pito, muitas saúdades da vovó Mariquinha, tia Lurdes, tia Ruty, tia Vanilda, cachoeira do agel, saudades do tio Carlinhos bacural do tio Nadir quando chegava bebado, do corregozinho tinha muitos peixes acara , bagre, traira, todos pegos no balaio, quando iamos de GUACÚI para IÚNA a estrada era de barro ai o motorista pedia quando o ônibús agarrava para todos ajudarem empurrar para irmos embora haaa que saúdades .......
Por: gilmar gabriel

Minha família é daí e já estive aí há muitos anos.Tenho muita vontade de voltar.
Por: Carmelina

eu,nasci em iúna eu ñ tenho nada a reclamar eu amo a galera dai eu quero mandar um beijo e um abraço para meus familiares e amigos. eu sempre estarei visitando este lindo lugar, eu moro em vitória, bjosssss!!!!!!
Por: renata

Vi as fotos da cidade gostei muito tem 20 anos que não vou aí qual hora apareço ai,abraços.
Por: Delucio

Sou de Iuna, apaixonado pela minha terra, minha gente... ahhhhh... o nosso Rio Pardo, o Caparaò, o Colossus.. do cafezinho de Iuna... nao existe lugar no mundo com tanto aconchego... como disse o escritor: as aves que aqui gorjeiam, nao gorjeiam como là.... saudade !!!!
Por: Roberto C Scardino Justo Marcondi

sou nascido em iuna, hoje morro no rio de janeiro a 35 anos, mas sinto saudade desta pequena cidade, meu filho não conhece mas que conhecer. um forte abraço a meus tios,tias,primos e matrinhas e principalmente a meu tio avo.
Por: jose andre vicente

Tudo.Povo trabalhador ehospitaleiros,bons hotéis,ar puro das montanhas,grande produtorde café arábica no estado,próximoà serra do caparaÒ que fica dividindo os dois estados minas e espíto santoSerra a qual esta´O PICO DA BANDEIRA oqual se acessa pelos dois lados :capixaba e mineiro. VISITE-NOS. IÙna 30/12/2010.
Por: Adheir Carlos de Amorim.

Tudo.Povo trabalhador ehospitaleiros,bons hotéis,ar puro das montanhas,grande produtorde café arábica no estado,próximoà serra do caparaÒ que fica dividindo os dois estados minas e espíto santoSerra a qual esta´O PICO DA BANDEIRA oqual se acessa pelos dois lados :capixaba e mineiro. VISITE-NOS. IÙna 30/12/2010.
Por: Adheir Carlos de Amorim.

...minha iuna vc me viu nascer... adoro essa cidade... saio de iuna mas ela nao sai de mim...
Por: joviana bastos

moro no rio mas amo a minha cidade estivi no carnaval efoi muito bom a banda art vozz e muito boa
Por: elival

sou facinado por esta cidade maravilhosa nasci neste grande e maguinifico lugar..moro em petropolis rj mas meu coraçao me traz muitas lembranças grande lugar,pois tenho muitas saudades dos meus tios e tias primos e primas minha grande vovozinha morava perto da serraria do acrizio na rua do pito todos conhecia ela como dona mariquinha que fazia muitos partos que criou o carlinho bacurau,aaa saudades agua santa cachoeira do agel,tomar banho no rio ,pegar peixe no pulsar, lambari alo parentes e amigos esto vivo
Por: gilmar gabriel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iúna
Fundação:
1890
Altitude:
661m
População:
25.495 habitantes
Área:
456km²
Densidade Demográfica:
55,91hab/km²
CEP:
29390-000

Envie seu comentário sobre Iúna