Ibitirama

Ibitirama-ES
banner

Bem-vindo a Ibitirama!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ibitirama, fotos, informações, os principais hotéis de Ibitirama, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ibitirama, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 770m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.169 habitantes. A área total de Ibitirama é de 326,5km², e sua densidade demográfica é de 25,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibitirama-ES é 29540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibitirama

Roteiros do Brasil

Região Turística do Caparaó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1899, o casal Silvério José Pereira e Cândida Maria Assis, doaram da Fazenda Santa Bárbara, o equivalente a cinco alqueires de terra para construção do patrimônio. Em função da devoção dos doadores à Santa Bárbara, chamaram-na Patrimônio de Santa Bárbara. Somente anos mais tarde e já então viúva, Dona Cândida Maria Assis, assinou o auto de escritura pública de doação, lavrado em 20 de maio de 1917.
Em 04 de janeiro de 1917, através da Lei nº. 1.092, aprovada pelo Congresso, se instalaram aqui famílias de imigrantes árabes, conhecidos como turcos. Na época a região do Caparaó era ainda densamente revestida de matas, além de outros tipos de formações naturais, onde dominavam grandes árvores, inclusive espécies fornecedoras de madeiras preciosas, próprias da Floresta Pluvial Atlântica. A cafeicultura começava a tomar corpo e, juntamente com a extração da madeira, formavam a base da economia regional.
Em 1965, com a política de erradicação dos cafeeiros e desativação do ramal ferroviário, que propiciava o escoamento dos produtos da região até o Porto da Barra do Itapemirim, o impulso da Indústria automobilística, a abertura de novas frentes de trabalho nas siderúrgicas nacionais, o Distrito de Santa Bárbara, foi vítima de êxodo rural e com isso uma parada brusca se deu em seu desenvolvimento.
Ainda como Distrito de Santa Bárbara do Caparaó, o atual Município de Ibitirama, plantado ao pé da Serra, localizado nas divisas dos Estados de Minas Gerais com o Espírito Santo, teve grande destaque no Movimento Revolucionário de 1964. Por ter fácil acesso, na época com estrada que adentrava o Vale do Ribeirão do Calçado, foi escolhido pelos guerrilheiros, como base de suas atividades de resistência ao regime militar que se instalava no país, numa tentativa frustrada pelo exército brasileiro, que ficou conhecido como Guerrilha do Caparaó.
Em 31 de dezembro de 1973, pelo Decreto-Lei Estadual nº. 15.177, o Distrito de Santa Bárbara do Caparaó passou a denominar-se Ibitirama, que em linguagem indígena quer dizer águas das regiões altas.
O fluxo migratório começa a ser contido em 1978, devido à reativação da produção cafeeira, da instalação de novas escolas de 1º e 2º graus, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Igreja Católica, Agência da Fazenda Estadual, Banco do Estado do Espírito Santo S/A e unidades sanitárias.
Coroada de êxito, uma luta iniciada ainda na década de 1970, pelo Senhor Antonio Lemos Junior, levou o Distrito a conseguir sua emancipação política. A soma de esforços da comunidade, confiantes no potencial da região, aliado à determinação de então Deputado Estadual, o Senhor Paulo Lemos Barbosa, foram decisivos na luta da emancipação que ocorreu enfim, em 15 de setembro de 1988, com o Governador do Estado do Espírito Santo, o Senhor Max de Freitas Mauro, sancionando a Lei nº. 4.161 de emancipação de Ibitirama a Município.
Logo após a emancipação, o então Prefeito de Alegre, o Senhor Roberto Luciano Duarte, governou o Município de Ibitirama durante o ano de 1989. Eleito pelo voto direto, assumiu em janeiro de 1990, o Senhor Geraldo Gomes Carvalho, que governou durante três anos.
Apesar de ser um município jovem, pode-se observar que sua história política foi conflituosa, pois em apenas dezessete anos de emancipação, Ibitirama está no mandato de seu 8º Prefeito. São Eles: 1º Geraldo Gomes Carvalho (1990/1992); 2º José Mataveli Neto (parte de 1993); 3º Interventor João Soares de Azevedo (45 dias em 1993); 4º Sebastião Gonçalves da Silva (1993/1996); 5º Geraldo Gomes de Carvalho (1997/2000); 6º Paulo Lemos Barbosa (2001/2004); 7º Paulo Lemos Barbosa (2005/2008); 8º Javan de Oliveira Silva (2009/2012).

Significado do Nome:

Ibitirama é vocábulo indígena que significa "monte alto". Do tupi ybytyra: monte; e am: alto. 

Aniversário da Cidade:

15 de Setembro 

Gentílico:

 

ibitiramense

 

População:

8.964 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Espírito-santense  

Limites:

Iúna (norte), Alto Caparaó (oeste), Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí e Alegre (sul) e Muniz Freire (leste).  

Acesso Rodoviário:

ES-185  

Distâncias:

Da Capital:

236 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITIRAMA

E-mail:

Telefones: (28) 3569-1138  

Sites: http://www.ibitirama.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTOS DE TÍTULOS E REGISTRO DE IMÓVEIS, REG. DE TÍTULOS E DE DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURIDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (28) 3569-1179

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.es.gov.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Ibitirama

oi ibitirama;ja morei ai; achei muito legal,sinto saudade.em brve vou ai. matar a saudade de meus amigo s que deixei. cidade hospitaleira.povo de Deus.terra abençoada. que deus sempre ilume este povo,esta terra. Dalmi
Por: dalmi dias de figueiredo

Conheço e adoro a cidade de Ibitirama. É um lugar muito acolhedor,com grandes belezas naturais e muitas opções de lazer junto a natureza.
Por: Bárbara

tenho parentes em ibi, gostaria de volta la algum dia ,ja faz muitos anos que estive la. o pouco que conheci gostei muito. o povo e hospitaleiro e gentil. â jâ ia me esquendo a familia e de peixoto e quadra gomes.
Por: valcir

Ibitirama... cidade boa d+ da conta, tranquila, pacata + qu deixa qualquer um apaixonado. Morrei ate meus 17 anos em Ibitirama, e morro de vonte de voltar. Mta saudade.
Por: Katia Vimercati

Estivemos domingo, 03.01.10 na Tecnotruta, lugar inexplicavelmente lindo e agradavel. Vale a pena visitar!!!!
Por: Paula Raele

visitei Ibitirama em abril de 2009, simplesmente amei...cidade calma e acolhedora e com paisagens lindíssimas.
Por: neida a v da silva

ola! ibitirama é minha terra natal, mas, ha quase vinte anos moro em uma cidade do litoral. sinto muitas saudades... uma filha longe da mãe, nunca saiu do meu coração!
Por: Rosangela Abadias

sou naturaul de ibitirama...amo minha cidade...as cachueras,tudo é bom....
Por: leticia fernandes martins

amo muito essa cidade. um lugar tranquilo, sem poluiçao, excelente pra descansar
Por: luzia pinheiro

MInha cidade. O lugar que Deus escolheu pra mim, por isto sou suspeito de comentar, mas, é bonito o lugar. De qualquer ponto do municipio se encherga o Pico da Bandeira e a Serra do Caparaó, me emociono só de pensar nos lugares que só la tem, Pedra Escorada, Cachoeira da Fumaça, Pedra Rocha e seus poços de aguas transparentes, Gruta de S. Jorge, etc.etc.etc... Quem quiser conhecer vai logo, pois estão começando a cobrar para ir a certos lugares. É uma pena, mas o velho costume portugues de exploração volta e meia, vem nos assombrar.
Por: rogerio vargas

Tenho uma tia que mora em ibitirama , sou do rio , e quando estou sempre indo em ibitirama , cidade bem agradavél com os moradores muitos hospitaleiros
Por: jefferson lemos macedo

ja morei em ibitirama 7 anos, foi a melhor epoca da minha vida, fiz muitas amizades, tenho muitos parentes e amigos,acho uma cidade belissima o pessoal muito hospitaleiro,cidade tranquila e tudo de bom.bjs!!!chau
Por: claudia isabel martins

Nasci em São Francisco e depois morei em Ibitirama, sou apaixonada por essa cidade, cuidem o máximo que puderem somos da família Radael e Mangifesti.
Por: Luciene Mangifesti

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibitirama
Fundação:
1990
Altitude:
770m
População:
8.169 habitantes
Área:
326,5km²
Densidade Demográfica:
25,02hab/km²
CEP:
29540-000

Envie seu comentário sobre Ibitirama

banner