Ibatiba

Ibatiba-ES
banner

Bem-vindo a Ibatiba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ibatiba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ibatiba.

A cidade de Ibatiba, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1981. A localidade está em uma altitude de 740m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.190 habitantes. A área total de Ibatiba é de 227,3km², e sua densidade demográfica é de 75,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibatiba-ES é 29395-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Muitos não conseguem nem se quer imaginar os diferenciais proporcionados por uma cidade de apenas 20 mil habitantes, localizada a cerca de 160 quilômetros da capital do estado do Espírito Santo.

Um dos pontos mais interessantes de Ibatiba é o fato de que a cidade conta com muitas características do estado de Minas Gerais, como é o caso do sotaque e do próprio jeitinho único dos seus habitantes. Isso ocorre por conta da proximidade entre a cidade de Ibatiba com Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira.

Porém, as características mais marcantes da região certamente são a sua beleza natural, lado a lado com o friozinho proporcionado por suas altas montanhas.

A cidade fez parte do Caminho dos Tropeiros que, por sua vez, foi criado para garantir e estimular a produção de café. Mas nos dias de hoje, o caminho é um pouco mais incrementado, possibilitando o agroturismo e a própria preservação da cultura da época, que está presente na gastronomia, na arquitetura e até mesmo no jeitinho único do povo que habita a região.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento da atividade, surgiu o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, localizado em Ibatiba. A região conta com muitos empreendimentos que certamente tornarão a sua visita muito mais interessante: são restaurantes, pousadas e uma série de sítios que contam com a venda e produção de alimentos típicos da região, como é o caso de doces como geleias, mel e outros com frutas, além de bebidas como o vinho e o próprio café.

Outro destaque vai para o cuidado com a decoração, lado a lado com a arquitetura única de cada ambiente da cidade, todos muito propícios para a realização de uma boa refeição. Dessa forma, não deixe de desfrutar das receitas realizadas em fogões a lenha, como o feijão tropeiro, torresmo, angu, carne de porco, linguiça e muito mais. E para queimar as calorias desses grandes pratos, nada melhor do que realizar as trilhas que nos levam à prática de voo livre, rapel e a belíssimas vistas panorâmicas.

Dessa forma, devemos destacar que a visita à Ibatiba é garantia de satisfação para os turistas que adoram gastronomia local, além de beleza natural e muitas paisagens proporcionadas por montanhas de realmente tirar o fôlego.

Informações de Ibatiba

 

Roteiros do Brasil

Região Turística do Caparaó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O povoado iniciou-se com agricultores mineiros e cariocas, tornando-se, em 1918, distrito de Iúna, com a denominação de Vila do Rosário. Aos primeiros desbravadores seguiram imigrantes provenientes do Oriente Médio. Em 1944 passa a vila a denominar-se Ibatiba. A 07 de Novembro de 1981, pela Lei nº 3.430, é criado o município de Ibatiba, desmembrado do de Iúna. Sua instalação se deu em 31 de Janeiro de 1983. 

Significado do Nome:

Vocábulo de origem tupi-guarani, que significa fruta doce. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

ibatibense

População:

22.324 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Espírito-santense  

Limites:

Lajinha, Mutum, Irupi, Iúna, Brejetuba, Muniz Freire  

Acesso Rodoviário:

BR-262 

Distâncias:

Da Capital:

171 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa do Tropeiro - Nos dias de hoje ainda colhemos frutos dessas infindáveis jornadas tropeiras que trouxeram desenvolvimento e deixaram marcas profundas em nossa cultura.
Com o objetivo de resgatar e festejar essa importante parte da nossa história, em 2003, um grupo de amigos criou a FESTA DO TROPEIRO, e respectivamente formaram a Associação da Festa do Tropeiro – AFETROPE.
O evento, que em 2010 completa sua sexta edição, ao longo dos anos transformou-se na festa mais tradicional de toda a Região do Caparaó.
Um dos grandes destaques da Festa do Tropeiro é o Rancho do Rosário, construção feita de telha cumbuca, chão batido e parede barreada, um pedacinho do passado aberto à visitação onde ficam expostos utensílios.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (28) 3543-1411

Sites: http://www.ibatiba.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone: (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

1º TABELIONATO DE PROTESTO E OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURIDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (28) 3543-1709

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Ibatiba

Gostaria de obter mais informações sobre a cidade de Ibatiba.Tipo se tem algum Hotel ou pousada para hospedagem,se tem restaurantes pois no site não apresenta nenhum.
Por: luciana

As fotos 2 e 3, não são da cidade de Ibatiba e sim de Pedra Azul e Anchieta.
Por: José Ribeiro Sobrinho

Somente o mapa está certo e a última foto pertence à cidade de Ibatiba
Por: José Ribeiro Sobrinho

tive que partir em busca de uma vida melhor ,cidade que nasci ,cidade que me viu crescer,querida cidade como eu amo voçe.
Por: marcio andrade

sou nascida e criada em ibatiba. só que tive que me afaxtar a procura de uma cidade com melhorex recursox e oportunidadex!! maix extou morrendo de xudadex de ibatiba!! ibatiba te amo!... ass: roselane (rô)
Por: roselaine

gostaria de conhecer a cidade,pelas fotos vejo q e uma linda cidade.gostarria de saber se a hotel onde posso hospedar,ou posada,ha tbm um medico amigo,q estar trabalhndo ai ,mas nao tenho endereço,espero revelo qndo chegar ai .a pouco tempo q ele estar trabalndo por ai . logo estarei visitando vcs.
Por: clemilda

na minha opiniao ibatiba,, é uma cidade muito querida por mim,, foi lá q fiz muitas amizades,, conheci pessoas muito divertidas,, e especiais, q vao estar guardados sempre na lembrança e no meu coraçao,, tenho muitas lembranças boas de lá,, sinto muita saudade de todos q conheci nesta cidade,, bjs e saudades a voces de ibatiba,,
Por: millany

Ibatiba é um lugar muito bonito, tranquilo... Uma dica para quem quer visitar essa cidade, são os sítios maravilhosos que tem aqui! Um exemplo é a MATA DA ONÇA, você pode ir com os amigos, a família com quem quiser é maravilhoso
Por: Kel

Não conheço Ibatiba, sou de Guaçui mais moro em São Paulo, pelas fotos achei muito bonita a cidade.
Por: JULIO MARIA DA SILVA

ESTA CIDADE E A CIDADE MAIS MARAVILHOSA QUE JA VIVI< DEUS A FEZ E JOGOU A FORMA FORA CIDADE DE MUITOS AMIGOS, PACATA PESSOAS DE BOM CORAÇAO,AMIGAS DE VERDADE,E A CIDADE AONDE EU FUI CRIADO PASSEI MINHA INFANCIA TODA AI SO TENHO A AGRADECER A DEUS ,POR TER VIVIDO TODA A MINHA VIDA AI. UM ABRAÇO A TODOS IBTIBENCES DE TODO CORACAO. BETO
Por: HIDELBERTO GOMES DA CRUZ

sou um filho de Ibatiba nesta cidade tive,alegrias,popularidade,um dia pretendo voltar,aos amigos que ficaram,tenho saudades e está bela cidade espero ainda um dia ver, não comentada pelas trajédias mas pela maravilha que é amo ser Ibatibense,com muito orgulho um abração a todos
Por: Heliomar Diolino do Carmo

Tem um local maravilhoso em Ibatiba para conhecer... Mata da Onça - turismo rural com alojamento - show de bola.
Por: Fabricio

meu pai nasceu ai sou de rio claro sp adoraria conhecer ibatiba de perto achei as fotos lindas
Por: ester ap da silva

Moro em Araraí-Alegre-ES, estive em ibatiba por duas vezes e gostei muito! Parabéns à todos habitates pela "Cidade" acolhedora em que viem.
Por: Sebastiana Rosa Leite Silva

Lembrar desta cidade: Na verdade não conheço esta cidade, conheço Ibatiba, antes da Br 262 e sua construção, de amizades, paqueras, futebol, das comemorações religiosas, dos bingos, são muitas emoções minhas e de meus irmãos, temos muitos carinhos por esta maravilhosa cidade, temos muitos e maravilhosos conhecidos, os quais gostamos e admiramos muito. Quem mora aí está de parabéns. abração Adauri
Por: Adauri Rebelo, Filho de Ubaldo fiscal

Ibatiba é uma cidade hospitaleira, com clima ameno de altitude e belas paisagens rurais com seus enormes cafezais. Quem conhecer, ficará satisfeito.
Por: José Ribeiro sobrinho

apesar de eu morar em vitória amo passear em ibatiba...cidade pequena mais muito agradavel e linda....
Por: ezequiel rodrigues

moro no rio de janeiro mais adoro passar ferias em ibatiba acho tdo maravilhoso as pessoas o lugar,parabens!!!
Por: roseli morais sudre

eu não moro em ibatiba mais eu amo esta cidade. porque. eu sou filho de ibatiba. e hoje estou morando em angra dos reis rio de janeiro. mais jamais esquecerei meus amigos. minha familia ibatibense. um abraços a todos voces.
Por: gilson antonio da silveira

Conheço Ibatiba, já vivi lá. hoje moro em Goânia-Goiás, mas confesso que as saudades que sinto desta linda região de clima agradádavel e lindas paisagens um dia me farão voltar. vale a pena visitar Ibatiba, a cidade é pequena, mas muito aconchegante.
Por: Ademilson José Ribeiro

Linda cidade, quando vou para o litoral capixaba, dois dias em IBATIBA na ida e um na volta(para comprar feijão, tomar e comprar café no CAFÉ COM PROSA) e descançar nas cachoeiras. A cidade tem que ser mais divulgada em bhte, vários amigos meus que vão ao ES ficaram conhecendo e adoraram a cidade após eu ter insistido para que eles pararem por um dia na volta e visitassem a cidade, gostaram e é ponto de encontro na ida e na volta a bhte. obrigado. gilberto 031-91357733
Por: gilberto machado

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibatiba
Fundação:
1981
Altitude:
740m
População:
17.190 habitantes
Área:
227,3km²
Densidade Demográfica:
75,63hab/km²
CEP:
29395-000

Envie seu comentário sobre Ibatiba