Domingos Martins

Domingos Martins-ES
banner

Bem-vindo a Domingos Martins!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Domingos Martins, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Domingos Martins.

A cidade de Domingos Martins, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1893. A localidade está em uma altitude de 620m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.167 habitantes. A área total de Domingos Martins é de 1.240,4km², e sua densidade demográfica é de 21,1hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Domingos Martins-ES é 29260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Campinho como era chamado à cidade de Domingos Martins do estado de Espírito Santo que recebeu a homenagem de um herói capixaba Domingos José Martins que nasceu em Itapemirim no dia 9 de maio de 1781 ele foi líder da Revolução Pernambucana; Em 1817 foi fuzilado na Bahia.

Domingo Martins está situado a 42 km de Vitória; como está em região montanhosa também conhecida Cidade do verde, pois tem mata Atlântica. O clima é frio a cidade é conhecida por sua agricultura e turismo com uma população de 34059.

Domingos Martins foi colonizada no século XIX por alemães, italianos e pomeranos que é descendente maioria da sua população atual.

Um dos pontos turístico mais visitado é a Pedra Azul por sua beleza dependendo da luz solar é um afloramento de gnaisse de 1822mt que tem uma cor azulada por ser muito frio tem vários hotéis é a região mais rica e no ponto mais alto do município tem a Pedra das Flores de 1909 m á 800 m da Pedra Azul.

A temperatura é de 21,5 C por sua beleza e clima em 2008 foi eleita à cidade mais romântica, pois é bem procurado para lua de mel por seu clima aspecto tranquilo e belo.

Criado em 1960 o Parque Estadual da Pedra Azul uma área de preservação ambiental que reúne mais de 1300 espécies de orquídeas e bromélias.

Em Domingo Martins tem vários rios também como Rio Jucu braço norte e Rio Jucu braço sul que formam o rio Jucu além de cachoeiras, piscinas naturais e rochas que turista curte para praticar rafting, trilhas e rapel.

A economia da cidade é a agricultura por seu clima principalmente o morango além de outras frutas, café e hortaliças, também conhecidas pela fábrica de Refrigerante Coroa, produtora de água mineral e biscoitos caseiras típicas alemãs.

No centro á 50 km no distrito de Aracê encontram-se bons restaurantes com lareiras os mais pedidos são massas caseiras e fondue. Em alguns restaurantes tem empórios com produtos da região como chutneys, compotas, geleias, biscoitos e maravilhosos licores: todos com vistas maravilhosas alguns oferecem playground e passeios de charrete.

Para quem gosta de fazer umas comprinhas tem a Rua do lazer que encontra vários artesanatos e saborear comida orgânicas no portal da cidade de Aracê. Todos os anos tem a festa do Sommerfest em homenagem aos imigrantes alemães no mês de janeiro três dias de festa.

Informações de Domingos Martins

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Era o ano de 1846. Chegava na Alemanha, na Região do Hunsrück, um funcionário do Governo Imperial do Brasil com a finalidade de recrutar colonos para as terras brasileiras.
Logo a notícia se espalhou por todas as partes. Os alemães que lá viviam, em péssimas condições de vida, animaram-se, e a primeira providência foi vender todos os seus pertences para, então, seguirem viagem para a América do Sul, onde se prometia uma vida mais digna. Embarcaram em Dunquerque, na França, e após 70 dias de viagem chegaram ao Rio de Janeiro.
Depois de passarem por várias decepções no Rio de Janeiro, conseguiram audiência com o Imperador D. Pedro II que providenciou três vapores para o transporte até Vitória, muito embora o destino fosse o Sul do Brasil. A 1ª leva chegou à capital do Espírito Santo no dia 21 de dezembro de 1846. Permaneceram alguns dias em Vitória e, então, seguiram para a Colônia de Santa Isabel, a 1ª fundada em solo capixaba pelo Dr. Luiz Pedreira do Couto Ferraz que era o Presidente da Província do Espírito Santo.
Os colonos foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias sendo 16 Evangélico-Luteranas e 23 Católicas.
A Colônia foi progredindo gradativamente e logo emancipou-se de Viana. Foi elevada à condição de Freguesia em 1869 e Distrito Policial em 1878.
No dia 20 de outubro de 1893,O município de Santa Isabel desmembrou-se de Viana através do Decreto Estadual nº 29. Sua instalação deu-se no local denominado Campinho em 19 de dezembro do mesmo ano. Em 26 de junho de 1896, por causa da malária, a sede do município foi transferida para Santa Isabel pelo Decreto Municipal nº 19, retornando para Campinho em 1917.
Em 20 de dezembro de 1921 o nome do Município foi mudado para Domingos Martins. 

Significado do Nome

Homenagem ao herói Capixaba Domingos José  Martins, que nasceu em 9 de maio de 1781 no Município de Itapemirim e participou como líder da Revolução Pernambucana. 

Aniversário da Cidade:

20 de Outubro 

Gentílico:

martinense

População:

31.224 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Domingos Martins é banhado por um bom número de rios e córregos. Seus principais rios são o Rio Jucu Braço Norte e o Rio Jucu Braço Sul, que são os formadores do Rio Jucu.
O município de Domingos Martins tem a maior parte (mais de 80%) de sua área banhada por uma única bacia hidrográfica, a do Rio Jucu Braço Norte. Ele percorre cerca de 115 km em terras martinenses como um rio de montanha, ou seja, encachoeirado. Isso prejudica seu uso para a navegação, mas beneficia para a produção de energia elétrica. Nasce na serra do Castelo, na região de São Paulo ("São Paulinho") de Aracê, acima da Pedra Azul, na divisa com o município de Vargem Alta.
Antes da criação do município de Marechal Floriano, praticamente toda a bacia do rio Jucu Braço Sul (que nasce também na Serra do Castelo, junto à Pedra Azul) banhava o município de Domingos Martins. Atualmente pertencem a Domingos Martins apenas alguns quilômetros desse manancial, após sua nascente e alguns antes do seu encontro com o rio Jucu Braço Norte (do encontro dos dois surge o Rio Jucu que, até sua foz, no Oceano Atlântico, no município de Vila Velha, tem cerca de 32 km de extensão).

Clima:

Tropical de altitude  

Temperatura Média:

 Máxima 28º e Mínima 8º 

hspace=0 COMO CHEGAR:

O município de Domingos Martins está localizado na Região Sudeste, no estado do Espírito Santo. Está situado na região das montanhas capixabas.

Localização:

Região Sudeste, estado do Espírito Santo, região Centro Serrana. 

Limites:

Ao Norte: Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina;
Ao Sul: Vargem Alta, Alfredo Chaves e Marechal Floriano;
A Leste: Viana e Cariacica;
A Oeste: Castelo e Venda Nova do Imigrante.

Acesso Rodoviário:

Rodovias Estaduais que cortam o município:

ES 164 – Geraldo Sartório (Trecho da Fazenda do Estado à Vargem Alta) - Asfaltada 

ES 165 – Sebastião Alves Lima (Trecho da BR 262 a Afonso Cláudio) – Asfaltada

ES 368 - Liga Aracê, Perobas, Paraju e Melgaço e vai para o município de Santa Maria de Jetibá. Não é asfaltada.

ES 376 - Liga o município de Alfredo Chaves ao município de Domingos Martins, passando pelo município de Marechal Floriano. Em Domingos Martins, ela segue junto à rodovia ES-465 até a ponte do Rio Jucu Braço Norte. Deste ponto, vai para o município de Santa Leopoldina. É uma estrada muito acidentada, carroçável, não-asfaltada.

ES 465 - Liga a BR 262, na altura do trevo da entrada de Campinho, ao distrito de Melgaço.

Trecho BR 262 a Campinho – João Ricardo Schorling - Asfaltada

Trecho Campinho a Melgaço – João Capistrano Simon - Asfalta

Trecho Rio Possmoser Domingos Martins (via Melgaço) – Floriano Emílio Guilherme Berger

ES 470 – Coriolano Guilherme Stein (Trecho BR 262 a Paraju) - Asfaltada

Rodovias Federais: O município está ligado à capital pela BR 262.

Distâncias:

Da Capital:

43 Km 

Outras: 

Rio de Janeiro – 440 Km
São Paulo – 874 Km
Belo Horizonte – 417 Km
Brasília – 1.184 Km
Salvador – 961 Km
Curitiba – 1.350 Km
Porto Alegre – 1.685 Km
Cuiabá – 2.201 Km
Manaus – 4.769 Km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos:

O pico da Pedra Azul (1822 m), localizado em Aracê, embora seja o 3º mais alto é o mais famoso do município, devido à beleza do seu aspecto. Recebe tal denominação pela coloração azulada que toma, conforme o horário em que recebe a luz do sol. Esse pico é também conhecido por Pedra do Lagarto, por apresentar uma saliência, como se estivesse apenas encostada e com o formato de um lagarto ou lagartixa a subir a pedra, em sua parte frontal. O pico mais alto do município é o da Pedra das Flores (1909 m), a apenas 800 metros de distância da Pedra Azul. Na divisa com Vargem Alta fica a Pedra do Tamanco ou do Redentor (1847 m). A região de Aracê ou da Pedra Azul é a mais alta do município, por isso a mais fria e com hotéis em função do turismo de montanha.

Estação Ferroviária

DOMINGOS MARTINS - (antiga SANTA IZABEL e GERMÂNIA)
Município de Domingos Martins, ES
Linha do Litoral - km 596,154 (1960)   ES-1915
Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: agência dos Correios e posto telefônico   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: O que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória.
 
A Estação: A estação de Santa Izabel foi inaugurada em 1900 ainda pela E. F. Sul do Espírito Santo. A pedido da Leopoldina, que já administrava a linha na época, em 1910 a estação teve o nome alterado para Germânia, pois havia outra estação com o mesmo nome de Santa Izabel. Finalmente, em 18/10/1917, passou a chamar-se Domingos Martins - provável consequência da Guerra. A estação ficava em região de embarques de café. Até hoje, fica longe do centro da cidade e é atração turística. No dístico, o nome "Vale da Estação". O prédio abriga hoje um posto telefônico e uma agência dos Correios.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A tradição do martinense pode ser constatada na "Sommerfest", ou "Festa da Imigração Alemã", que ocorre desde 1987 na Sede, no final de janeiro. A apresentação de grupos folclóricos, bandas típicas alemãs e desfiles alegóricos atraem milhares de visitantes todos os anos.

- O uso de concertinas e sanfonas é outra tradição mantida no município, principalmente em casamentos e animados forrós. Há também os corais, que já são seis e tem um repertório que mescla canções sacras e seculares. Alguns grupos entoam canções em língua alemã. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNCIPAL DE DOMINGOS MARTINS

E-mail:

Telefones: (27)3268-1344

Sites: http://www.domingosmartins.es.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Telefone: (27) 3268-2550

Rodoviária:  (27) 3268-1602 

 

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO: 

Viações que fazem viagens para o município ou passam por ele:

Viação Transprimo
Telefone: (27) 3268-1243

Águia Branca
Telefone: (27) 4004-1010

Itapemirim/Penha
Telefone: (27) 3322-0980 ou 3322-4102

São Geraldo
Telefone: (27) 3223-0477

Via Férrea:

Estação Ferroviária (Cariacica)
Tel.: (27) 3246-1341 ou 0800-286-2233
25 pontos de parada (algumas estações) até Belo Horizonte.

Via Aérea:

Aeroporto de Vitória
Telefone: (27) 3235-6300
Recebe vôos diários da maioria das capitais. De lá seguir de carro ou ônibus tomando a Rodovia BR 262.

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório de Registro Civil: (27) 3268-1797

Cartório de Registro de Imóveis: (27) 3268-3089

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (27) 3268-1119

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (27)3268-1499

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:  (27) 3268-1883

CORREIOS: (27) 3268-1279

BANCOS:

Banco do Brasil: (27) 3268-1652

Banestes - Sede: (27) 3268-1384

Banestes – Pedra Azul: (27) 3248-1162

Caixa Econômica Federal: (27) 3268-5200

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Domingos Martins

nem sei o que dizer dessa cidade, tudo e´muto lindo: as casas, praças, hoteis, clima, o artezanato, o portal na entrada da cidade, as montanhas, a pedra azul, é tudo lindo... Vale a epna mesmo conheçer, quem vai nao tem como se arrepender
Por: valeria

Conheço está cidade de DOMINGOS MARTINS, e recomendo a tds q a visitam, pois a mesma é de tirar o folego de tão linda q é, pesso q seja mais divulgado tds as festas eventos desta cidade p/ td pais, e principalmente p nosso estado, p/ tds possam sentir o q eu senti quando a visitei e fique apaixonado.
Por: Flávio Corrêa Pinto

vivo em domingos martins a 3anos, um paraiso nasa monanhas capixabas onde ainda se preserva o jeito timido dos seus moradores. lindas cachoeirras, maravilhosas danças tipicas e sem falar na espetacular cozinha alemã. vc não vai se decepcionar. venha nos visitar.
Por: eliane

Conheço essa cidade maravilhosa, tive oportunidade de morar aii até meus 15 anos,hoje moro em SP.. mas sinto muita falta dessa cidade .. pretendo voltar a morar nele em breve!
Por: alzangella

oi! eu marei ai perto eu amo esta cidade e quero comprar uma casa ai,ou chalé. LINDA
Por: LINDASNEVES NASCIMENTO DOS SANTOS

DomingosMartins é um lugar muito lindo,o clima é bem agradável... ...E as pessoas muito símpaticas.! eu Amo esse lugar.♥
Por: Eduarda leiroza

embora eu moro no estado de Rondonia digo: amoooo Domingos Martins, sempre que tenho oportunidade de ir p/ o Espirito Santo nunca deixo de visitar esse lugar que simplesmente é maaraaviilhoosoo, minha mãe nasceu neste lugar e tenho muitos primos por aí, morão pro rumo do Suído, e se tiver alguém por aí que queirão me add por favor.. serei grato, abraço à todos... [email protected]
Por: haroldo wilson ewald dos santos

olha, só conheço por fotos, agora devo conhecer pessoalmente pois meu filho se casou recentemente, e foi morar em cariacica,portanto é um pulo prá mim chegar até ai.gostei das fotos que ele me enviou.moro no RJ
Por: regina

Domingos Martins..... Cidade Maravilhosa!!! amo esse lugar. Simplesmente... linnnndo..Abrço à todos de Domingos Martins;;;
Por: Haroldo Wilson Ewald Dos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Domingos Martins
Fundação:
1893
Altitude:
620m
População:
26.167 habitantes
Área:
1.240,4km²
Densidade Demográfica:
21,1hab/km²
CEP:
29260-000

Envie seu comentário sobre Domingos Martins

banner