Anchieta

Anchieta-ES
banner

Bem-vindo a Anchieta!

banner

Comece planejando a sua viagem para Anchieta utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Anchieta e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Anchieta.

A cidade de Anchieta, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1759. A localidade está em uma altitude de 2m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.658 habitantes. A área total de Anchieta é de 418,1km², e sua densidade demográfica é de 44,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Anchieta-ES é 29230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Anchieta, no Espírito Santo, foi fundada em 1565 e recebeu esse nome em homenagem ao padre José de Anchieta. O município ainda guarda as lembranças do religioso num santuário aberto ao público e que mostra como era o local onde o beato viveu.

Anchieta é uma bela cidade litorânea, que conta com 16 praias numa costa de 30 km. As praias da cidade são de águas calmas e atraem muitos turistas. Os principais balneários são Ubu e Castelhanos, praias que contam com ótima infraestrutura turística, com bons hotéis e restaurantes.

A cidade também tem muitas florestas preservadas, formando um cenário ideal para trilhas ecológicas. O visitante que vai a Anchieta não pode deixar de conhecer o balneário de Ubu, uma praia com grande beleza natural. Na região, é possível comer o prato mais tradicional do Espírito Santo: a famosa moqueca capixaba.

Passeios imperdíveis em Anchieta

Na região do balneário de Iriri, os turistas vão encontrar a melhor e maior estrutura hoteleira de Anchieta. Esse é um dos melhores lugares da cidade para se hospedar.

A cidade de Anchieta tem hoje apenas três mil habitantes, mas durante a alta temporada de verão, a região chega a receber cerca de cinquenta mil visitantes. Algumas praias famosas de Anchieta são: Santa Helena, Namorados e Costa Azul.

A praia de Castelhanos, que pode ser acessada pela Rodovia do Sol, é perfeita para quem procura piscinas naturais de águas quentes. Na região, os turistas podem admirar muitas espécies da fauna e da flora do Brasil. Em Castelhanos também é possível praticar esportes náuticos e fazer trilhas.

As praias de Anchieta são um convite para mergulhos contemplativos e passeios de barco. As águas tranquilas fazem da cidade um dos melhores pontos para mergulho do Espírito Santo. É possível, por exemplo, mergulhar para ver o naufrágio do navio Paquetá, um cargueiro brasileiro que afundou em 1969.

Os turistas também não podem deixar de conhecer o Projeto Tamar de Anchieta, o Rio Benevente, o Parque Fluvial e as diversas cachoeiras da região. A cidade também tem muitos atrativos culturais, como A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, o Museu Padre Anchieta, a Casa de Cultura e as Ruínas do Rio Salinas.

Informações de Anchieta

 Roteiros do Brasil 

Região Litoral Sul

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade, em sua denominação, rende homenagem ao padre José de Anchieta, que ali viveu seus últimos anos e morreu em 9 de junho 1597. Nasceu de um aldeamento de índios catequizados pelos jesuítas. Foi uma das mais antigas aldeias fundadas no litoral do Espírito Santo. Seu primeiro nome foi Reritiba, lugar de muitas conchas, em língua indígena.
Há mais de 400 anos, o adolescente José de Anchieta visitou a aldeia pela primeira vez e registrou que era um sítio ameno, com paisagens paradisíacas e pessoas amistosas, bem humoradas e hospitaleiras.
José de Anchieta construiu um Santuário de singela beleza, que permanece de pé e que guarda relíquias, objetos pessoais e litúrgicos e a cela onde morreu aquele que é considerado o pai, formador da nação brasileira.
Hoje, a antiga aldeia é a Cidade de Anchieta, mas preserva os mesmos encantos que seduziram o jovem missionário: praias, manguezais, rios e lagos com
exuberante beleza; culinária típica e a generosa e hospitaleira índole do povo capixaba.
O conjunto arquitetônico atrai visitantes de todo o país. Devotos, pesquisadores, estudiosos e até mesmo pessoas sem nenhuma fé religiosa se sentem atraídos em poder tocar as pedras do templo ou em percorrer os mesmos caminhos estreitos por onde andaram as próprias raízes da civilização brasileira.

Significado do nome

“O Lugar das Conchas”. Este é o significado de Reritigba ou Iriritiba, o primeiro nome do povoado fundado em 1579 pelo padre José de Anchieta, que ali passou a residir a partir de 1587, permanecendo até a data de sua morte. Em 1759 a aldeia de Iririba recebe foros de vila, sob a denominação de Benevente. Em 1887 a vila de Benevente é elevada à categoria de cidade, passando a denominar-se Anchieta. Fontes há, todavia, que citam 1921 como data da mudança definitiva do nome do município para Anchieta.

Aniversário da Cidade

12 de Agosto

Gentílico

anchietense

População

23.894 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Tropical úmido com chuvas de outubro a dezembro

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Central do Estado do Espírito Santo

Limites

Guarapari, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

Da Capital

91 Km

Outras

 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Museu de Anchieta

Guarda peças do mais alto valor sacro e histórico, que pertenceram ao Padre José de Anchieta.
Construído no século XVI pelos índios tupi-guarani. Possui ainda 2 imagens de Nossa Senhora da Assunção do séc. XVI, padroeira de Anchieta, um exemplar do dicionário da língua tupi-guarani escrita de próprio punho pelo Padre José de Anchieta e imagens de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier, ambas originais do séc. XVI.
Horário de funcionamento – 08:00 às 17:00 durante a semana, 08:00 às 19:00 feriados e fins de semana.
Entrada gratuita.
Av. Padre Anchieta

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Um dos mais importantes marcos históricos da colonização do país. Sua construção foi iniciada pelo Padre Anchieta em 1569, ajudado pelos índios. Sua conclusão data de 1604, conservando ainda as paredes construídas com pedras e blocos dos recifes.

Manguezal do Rio Benevente

Através do Rio Benevente tem-se acesso ao manguezal, com grande número de pássaros e garças. Rica na fauna e flora marinha, nas margens se encontram as Ruínas de Salinas - formada por 32 colunas de pedra - construída pelos jesuítas. Uma dica é fazer o passeio de barco pelo rio.
Informações no Porto de Cima, centro de Anchieta.
Abriga a estação ecológica de Ilha do Papagaio.

Praia de Ubu

Praia localizada numa aldeia de pescadores, distante 9 km de Anchieta, com calçadão, quiosques, pousadas e restaurantes, o nome vem do Tupi-Guarani: Ubu - homem caído. Quando o Jesuíta José de Anchieta faleceu na Vila de Reritiba (hoje Anchieta), foi levado para Vitória pelos índios e no caminho seu corpo que estava enrolado numa rede caiu, os índios começaram a gritar ubu, ubu ( homem caído, homem caído,...) dando nome ao local. A enseada tem águas calmas e claras, areia fina e compacta, na ponta direita ficam os arrecifes.

Praia dos Castelhanos

Excelente lugar para a pesca artesanal, 2 Km de extensão, localizada na sede da cidade de Anchieta. Tem faixa de areia escura e batida, piscinas naturais, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. Tem quiosques, bares e restaurantes.

Praia de Parati

Distante 06 km de Anchieta, praia própria para a prática de windsurf e esportes náuticos.

Praia de Guanabara

Em 1910, o navio Guanabara naufragou no local, dando origem ao nome. Seus destroços permanecem no fundo do mar, a cerca de 900 m da praia, o que sugere um convite ao mergulho. É considerada ponto de desova de tartarugas.

Lagoa de Maimbá

Localizada entre Guarapari e Anchieta, é a segunda maior do Estado, próximo se localiza a Usina de Pelotização de Ubú.
Possui boa infra-estrutura de hotéis, restaurantes, hospital, etc. Fica na divisa de Anchieta com Guarapari. Boa para esportes náuticos e pescaria.

Balneário de Iriri

É uma pequena localidade, na divisa com Piúma. É o mais conhecido balneário de Anchieta, com vida própria e conhecido em todo o Estado e até mesmo em outros Estados. Praias urbanas algumas e bem tranqüilas outras são as atrações do lugar, que permite passeios a muitos outros lugares interessantes nas localidades próximas como Piúma, Anchieta, Itaoca, Ubú, Guarapari, Marataízes, Itapemirim, entre outros.
É formado por três praias - Santa Helena, dos Namorados e Costa Azul. O mar é calmo, a água cristalina e a areia dourada. São disputadíssimas no verão, boas para a prática de mergulho submarino, conta com restaurantes, bares, quiosques, hotéis, pousadas e campings. Muito procurada durante o carnaval, um dos melhores do litoral sul, quando as ruas ficam lotadas de foliões.

Ilha do Papagaio

Subindo o Rio Benevente, único lugar onde se encontra ninhos de papagaios verdes e vermelhos e garças que costumam fazer revoadas.

Ruínas dos Jesuítas

As misteriosas ruínas dos jesuítas ficam a 40 minutos de barco de Anchieta.

Casa da Cultura de Alto Pongal

Abriga o Museu Casa do Imigrante Italiano

Passeio de barco pelo Rio Benevente

Através do Rio Benevente tem-se acesso ao manguezal, com grande número de pássaros e garças. Rica na fauna e flora marinha, nas margens se encontram as Ruínas de Salinas - formada por 32 colunas de pedra - construída pelos jesuítas.
Colônia dos Pescadores
Praça Dom Pedro II
Fone : (27) 536-1270
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro
 
05 - Folia de Reis

 

18 - Festa de São Sebastião

- Campeonato de Pipa, em Iriri

 Fevereiro

- Carnaval de Rua . O carnaval em Iriri é famoso por sua agitação, concentrando mais de 100.000 pessoas nas ruas do lugarejo.

 Março

23 - Festa de São José

- Festa da Paixão

 Abril

06 - Festa de São Sebastião

- Festa de Nossa Senhora da Penha

29 a 30 - Festa da Comunidade do 2º Território

 Maio

1 a 7 - Festa de Nossa Senhora de Lourdes

18 - Festa do Divino Espírito Santo

25 - Festa de Nossa Senhora das Graças

 Junho

- Festa de Jabaquara

1º - Festa do Sagrado Coração de Jesús

09 - Festa da Cidade - Padroeiro Beato Anchieta

13 - Festa de Santo Antônio

21 - Festa de São Luiz Gonzaga

24 - Festa de São João Batista

29 - Festa de São Pedro

 Julho

20 - Festa de Nossa Senhora do Carmo

26 - Festa de Santana

31 - Festa de Santo Inácio de Loyola

 Agosto

15 - Festa de Nossa Senhora de Assunção

 Setembro

- Festa de Nossa Senhora da Penha

14 - Festa de São Vicente

21 - Festa de São Mateus

 Outubro

04 - Festa de Santa Terezinha

05 - Festa de Nossa Senhora do Rosário

12 - Festa de Nossa Senhora Aparecida

 Novembro

- Festa de Nossa Senhora das Graças

- Micariri

- Festa do Cristo Rei

 Dezembro

- Festa de Nossa Senhora da Conceição

- Festa de Santa Luzia

- 27 - Puxada de Mastro de São Benedito

- 31 - Festa de Reveillon 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANCHIETA

E-mail:

Telefones: (28) 3536-1800 

Sites: http://www.anchieta.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Anchieta

Telefone: (27) 3536- 1208

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

Email: [email protected]

Telefones: (28) 3536-2339

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:    

 

Comentários de Anchieta

Eu morei 3 anos e me apoxonei. nota 10 pra cidade de anchieta.
Por: marcelo policarpo alancaste

ANCHIETA É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA SE VIVER COM PRAIAS ÓTIMAS . A CIDADE OFEREÇE AS MELHORAS POUSADAS COM OS SEUS GEITOS HOSPITALAR. NO VERÃO AQUI SE ENCONTRAM AS TORTAS CAPIXABAS , ENTRE OUTROS TIPOS DE COMIDAS DE MUITAS VARIAÇÕES . A CIDADE DE ANCHIETA SE ENCONTRA NO SUDESTE DO ES BEM NO MEIO DO LITORAL CAPIXABA COM AS MELHORES PRAIAS ,E FESTAS TAIS COMO : JUNINA, ANIVERSSARIO DA CIDADE, PROMOVE , ATC . VENHO EM ANCHITA TODOS OS ANOS AMO ESSE LUGAR SE PUDESSE TROCARIA O RJ E VIRINHA PARA CÁ .UM ABRAÇO ... BJS
Por: CAROL QUEIROZ

anchieta e uma cidade riquicima em cultura,tradição e beleza.em seu litoral existem cerca de 27 praias belissímas. a mais famosa e mais bela delas e a praia da costa azul, com um mar verdinho e cheio de ondas nem grandes e nem pequenas. tambem existem outras praias maravilhosas la como a praia dos castelhanos,a praia do coqueiro,a praia da areia preta ETC. alem do passado historico da cidade, como o padre jesuita jose de anchieta, que viveu e morreu na cidade, no museu de anchieta existem varias reliquias historias do padre. tem tambem a bellisima igreja de n s da assunção, constroida pelos indios a muito tempo. conheça este paraiso, conheça anchieta.
Por: gabriel pagani

Conheço sim, e amo esse lugar!!!! Assim que eu puder, vou passar uns dias aí na casa de parentes!!!!!! Gosto das festas, comidas típicas e principalmente das praias.Lembro-me bem de quando eu explorei de barco o Rio Anchieta, foi maravilhoso!!! Inesquecível!!! Então, até breve!!!!!
Por: Lorena

Anchieta tem seus encantos, lindas prais, povo hospitaleiro, comida sensacional e mais, tem: Chico, Madalena, Tadeu, Carlinhos, Gauchinho, Dedé, Vitor, Zé, Fernandinho, André, Terezinha, Gecy, Necy, Ed+, Juarez, Diva, Robinho, Perdigão, Pelé e é lógico com todos seus familiarese tantos outros. A todos vocês meus parabéns por morar nesse paraiso que é Anchieta. Portrela - Brasília/DF.
Por: Narciso PORTELA

eu amo essa cidade pois eu moro nela quem nao gosta so lamento rsrsrsrs
Por: juliana

anchieta quem conhece jamais esquece impossivel ir somente uma vez
Por: jefferson

esse lugar é maravilhoso, sem falar da lagoa de mãe-bá segunda maior do estado!
Por: augusto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Anchieta
Fundação:
1759
Altitude:
2m
População:
18.658 habitantes
Área:
418,1km²
Densidade Demográfica:
44,63hab/km²
CEP:
29230-000

Envie seu comentário sobre Anchieta