Umari

Umari-CE
banner

Bem-vindo a Umari!

banner

Comece planejando a sua viagem para Umari utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Umari e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Umari.

A cidade de Umari, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 272m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.314 habitantes. A área total de Umari é de 265,6km², e sua densidade demográfica é de 27,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Umari-CE é 63310-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Umari

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Gado Bravo e Baixio. Suas origens remontam aos primórdios do Século XVIII, quando aí se estabeleceram colonizadores originários especialmente da Paraíba e de Pernambuco. Progrediram e formaram o arraial.
No final do mesmo Século, acostou no reduto o francês Josep Aleth Douillétte, vítima de das remanescentes seguições do plenipotenciário Marquês de Pombal. Nessa oportunidade enamorou-se o francês de uma jovem moradora do lugar. Uniu-se a ela matrimonialmente. Fez progresso. Intrigado com o costume segundo o qual as pessoas que morriam eram levadas a sepultamento no cemitério de Icó, distante em aproxidamadamente cinquenta quilômetros, tratou de mover campanha através da qual seriam adquiridos fundos para construção de um cemitério e uma capela. A elevação do arraial à categoria de Vila e Município, simultaneamente, ocorreu segundo Lei nº 2.046, de 12 de novembro de 1883, desmembrado da jurisdição de Lavras da Mangabeira. Supressão na forma da Lei nº 1.794, de 9 de outubro de 1920, e restauração, somente na categoria de Vila, consoante Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931, com a denominação de Baixio. Passou a Município na forma da Lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, sendo instalado a 22 de outubro seguinte.
As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente a doação do patrimônio constante de meia légua de terras, situada na Fazenda Umari e destinada à edificação da primitiva capela, cujo orago dedicava-se em honra de São Gonçalo do Amarante. Consta como doador o fazendeiro e Tenente-Coronel Manuel Ribeiro Campos, e como referencial no tocante à ereção do primitivo templo o ano de 1765, havendo como subordinante a jurisdição paroquial de Crato.
Reconstruída essa capela, em trabalhos que se realizam no ano de 1870, veio a sua transformação em Igreja-Matriz e instituição da Paróquia, apoiada esta na Lei nº 1.686, de 12 de setembro de 1875, sendo canonicamente reconhecida a 18 de agosto de 1882.  

Significado do Nome:

Designação comum das árvores da família das Icacináceas.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

 

umariense

 

População:

7.545 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Umari cidade tranquila, diversões em vários lugares e de uma beleza incrível. Quem não a conhece deve conhecer, pois é tudo de bom!

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Cearense  

Limites:

Norte: Icó; Sul: Baixio; Leste: Paraíba; Oeste: Cedro e Lavras da Mangabeira  

Acesso Rodoviário:

CE 151, CE 286, BR 116  

Distâncias:

Da Capital:

437 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Serra do Padre e Riacho dos Pombos e Urubús.  

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMARI

E-mail:

Telefones: (88) 3578-1353    

Sites: http://www.umari.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: 

 

Telefones: (88) 3578-1110

 

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Umari

É´a cidade em que nasci e me sinto muito feliz por isso. Tenho muitos fami-liares por la´como:Tios,primos,irmãos,filho,amigos e amigas de muito valor.
Por: Fernando Alexandre de Freitas Silva.

sou de umari mas moro em sp em junho estarei ai (te adoro)
Por: catarina dias

Umari ccidade tranquila....diverssoes em varios lugres como o aacude daa caabaceira e o balneario do pio-x muito bm..sem contaar ass boas cachaaçaas qq tem laa....uma boaa ipioca..rss
Por: plynio aloysio ferreira goncalves

EU JÁ MOREI LÁ,É UMA CIDADE MUITO BONITA E ATRATIVA,COM MUITAS OPÇÕES DE TURISMO E CULTURA.
Por: manol belisario

Quer um lugar tranquilo, onde vc possa dencançar,esquecer um pouco o stress, a correria da cidade grande?? Vá para umarí, cidade onde o tempo parece parar!! Mas se vc gosta de um pouco mais de agitação, Então vc deve ir de 20/06 à 20/07(festas juninas) ou em setembro(festa do município).
Por: Cícero maélio

NASCI NO SITIO PERIQUITO VIVIE ATE 11ANOS NO SITIO ALEGREMUDEIME PARAANTENORNAVARROMAS Ñ ESQUEÇOMINHACIDADENATALMUITO BONITO UMARI
Por: vanduirpinheiro da silva

sim eu conheço, é uma cidadezinha boa e calma de se viver.
Por: gleuber

foi a cidade onde passei minha infancia,e parte da juventude sinto muita saudade desse lugar inesquecivel,pois moro em fortaleza onde trabalho.mas tem ferias que mato a saudade visitando minha terra natal.
Por: roberto cleydson m germano

A melhor cidade do mundo local onde passei os melhores momentos da minha vida.
Por: roberto cleydson

Umari minha cidade natal, onde vivi grande parte da minha vida,um lugar bom porque moram la as pessoas que eu amo.
Por: vanadia

essa cidae e maravilhosa com certeza nascie ai mas agora esto em são paulo mais tenho famiçiaria ai em umari amo umari a minha cidae linda
Por: lidiana alves ce oliveira

ai tem tudo de bom melho nao tem em cato nen um e minha terra e nuca vou abadona de jeito nei um
Por: thiago

umari - ce , conheço ja passei ferias na mesma , é uma cidade ecepcional . visitei , gostei e aprovei , ei você estar esperando o que? anda va conhecer também é diversâo garantida.
Por: rose

umari ceara e com certeza a cidade maravilhosa de se viver temos lugares e paisagens incantadoras valem a pena conhecer bjs
Por: terezinha barros

sou filho da cidade de umari,a 35 anos q sai dair mas ñ esqurço da minha cidade natal. amo umari por isso, quero voltar a ela. cidade bonita e de povo aconchegante. minha cidade natal.
Por: vanduir

cidade maravilhosa linda calma e de uma beleza incrivel quem nao conhece pode conhecer pois e´tudo de bommmmmmm
Por: edileny

eu vivo aqui e adoro as festas sao otimas o turismo e´otimo e´pequena mais tem muitas opçoes para quem gosta de curtir a vida
Por: edileny

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Umari
Fundação:
1956
Altitude:
272m
População:
7.314 habitantes
Área:
265,6km²
Densidade Demográfica:
27,54hab/km²
CEP:
63310-000

Envie seu comentário sobre Umari

banner