Tejuçuoca

Tejuçuoca-CE
banner

Bem-vindo a Tejuçuoca!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tejuçuoca, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tejuçuoca.

A cidade de Tejuçuoca, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 140m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.043 habitantes. A área total de Tejuçuoca é de 804,5km², e sua densidade demográfica é de 13,73hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tejuçuoca-CE é 62610-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tejuçuoca

Roteiros do Brasil

Região Litoral Oeste/ Vale do Curu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens estão vinculadas ao Século andante, quando se estabelecem os primitivos moradores e formam o arraial, tendo como referencial geográfico o Riacho do Paulo, afluente do rio Curu.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Vila provêm do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 6.392, de 3 de julho de 1963 e suprimido conforme Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de sua instalação. Restaurado na forma da Lei nº 11.414, de 28 de dezembro de 1987.
Igreja: Não dispomos de antecedentes históricos, a não ser que tem como padroeiro São Pedro e como órgão subordinante o Bispado de Itapipoca.  

Significado do Nome:

Morada do Tejuaçu, uma espécie de lagarto. Desmembrado de Itapajé.  

Aniversário da Cidade:

13 de Janeiro 

Gentílico:

tejuçuoquense

População:

16.836 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa de um povo receptivo e alegre.  Diversão é o que não falta no local.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense 

Limites:

Norte: Itapajé; Sul: Canindé; Leste: Pentecoste, Apuiarés e General Sampaio; Oeste: Irauçuba 

Acesso Rodoviário:

CE-168, BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

144 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Ecológico Furna dos Ossos

Inserindo o semi-árido, numa área que compreende a Serra da Catirina e a Serra do Macaco, o parque dispõe de furnas e grutas impregnadas de história e misticismo, animais silvestres, formações rochosas que atiçam a imaginação e a caatinga preservada. Os primeiros a pisar na região foram os homens pré-históricos. Depois vieram os índios Tupinambás e, por último os cangaceiros refugiados da polícia.
Na Furna dos Ossos, que dá o nome ao parque, fica o Santuário de Nossa Senhora da Graças. O lugar ideal para o descanso físico e espiritual. Num altar rústico repousa a imagem de Nossa Senhora. No passado, corpos de cangaceiros eram abandonados ali. Daí o nome Furna dos Ossos. Percurso da cidade até o parque pode ser feito num caminhão pau-de-arara. Escolha um guia e siga para o Parque Ecológico. O melhor é fazer o passeio logo cedo da manhã ou no meio da tarde.
A caminhada pela trilha da harmonia até as furnas e grutas, em meio à caatinga repleta de mandacarus e xique-xique, dura cerca de meia hora. No percurso, o visitante tem a companhia de aves. Também é possível ver tatus, preás, pebas e tejos. A pedra do Macaco acompanha o visitante, que, mais à frente, se depara com a pedra da Cabeça do Índio e com o vale da cidade encantada, com pedras pretas em conjunto lembrando ruas e casas perfeitamente ordenadas.
Povoam a área, animais silvestres raros em meio a formação rochosas intrigantes como o vale da cidade encantada e Cabeça do Índio. A paisagem cativa ecoturista e convida para desbravá-la. O veado campeiro, do Sino, da Mesa, dos ossos, do Jardim, do Macaco, do Amor, do Chico Lopes, o Mirante Arco de Deus, O Túnel do Amor e o Platô das Acauãs.
Estalactites e estalagmites seculares lembram animais e objetos petrificados. O clima quente lá de fora cede lugar ao friozinho que exala das pedras O sol penetra por pequenas fendas e ilumina o ambiente. Raízes cobrem as pedras nas furnas, permitindo escalas pelos mais aventureiros.
O parque Ecológico Furna dos Ossos é a grande atração do turista. 
 
Balneário Boqueirão

A localidade de Boqueirão distando aproximadamente 8km da Sede do município de Tejuçuoca, desperta os munícipes e visitantes por sua paisagem natural, dando-nos momentos de lazer e descontração no tradicional "véu das noivas". 
 
Igreja Matriz de São Pedro

Instalada a Paróquia de Tejuçuoca em 25 de novembro de 2006, a Igreja Matriz de São Pedro acolhe os fiéis que por ela passam. O pároco Pe. José Ribamar Mota Ramos institui a Eucarístia sempre aos sábados e domingos às 19h.
 
Museu da Cultura

Local: Casa da Cultura
Horários de visitação: 08h às 12h e 14h às 17h.
Fone: (85) 3323-1156 ramal 231
Direção: Maria Helena Barroso Alves
Coordenação: Francira Matos 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

29 - Festa do Padroeiro São Pedro 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA

E-mail:

Telefones: (85) 3323-1156 / 1154

Sites: http://www.tejucuoca.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Email: [email protected]

Telefone: (85) 3323-1154

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (85) 3323-1122 / 1150

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Tejuçuoca

cidade onde nasci cidade que estar bem desenvolvida uma cidade linda!!!!!!!!!!!!!!
Por: paula

festas ,as pessoas legais mulheres lindas,sem falar no tejubode,q e um show.
Por: claudio siqueira

naô conheço mais tenho certeza que e muita boa a cidade tenho fe que um dia irei .
Por: telma carla

lindacidadefaloporquemoro no municipio sou tejuçuoquemce de coração um grande abraço e um enormebeijo CORAÇÃO DATA 10-04-2010
Por: claudemi

uma cidade de mt valor pq tem pessoas de bem e coragem e de beleza para vence q tenho mas a comenta e q sinto mt saudade de minha infacia vivida desse luga cheia de segredos . um abraço atdos dessa cidade maravilhosa.
Por: daniel

É a melhor cidade , pra quem gosta de curtir um lugar sossegado livre de ar poluido, venham conhecer pois ñ vão se arrepender.
Por: Taciana Rodrigues Carlos

tejucuoca e a cidade que mora no meu coracao. gosto muito do povo que vive ai, asim que poder eu vou visita-la
Por: francisco edinardo

moro em Tejuçuoca .. . Amooo minha cidade, naum há lugar melhor para se viver, cidade pacata, tranquila, linda, um povo acolhedor e festeiro (forrozeiroo) .. venha conhecer vc também minha cidade maravilhosa .. :D !
Por: Romária Lopes

conheço tejuçuoca sim amis tem muitos anos que sair de a quais trinta anos gostava muito pois é uma cidade hospitaleira a qual desejo voltar ai em breve se Deus permitir desejo a todos abitante tudo de bom
Por: maria eli rocha

essa cidade é uma cidade muito boa,ela é otima eu recomendo a voce passar alguns dias la.xau bjuss
Por: lidiane

Terra Maravilhosa, com um povo hospitaleiros e trabalhador. Cidade pacata de grande valia, terra abençoada por São Pedro.
Por: Fabio Farias Gomes

12/01/11 Já estive sim em tejuçuoca algumas veses pois sou de alegria apesar de morar em são paulo ha 25 anos inlusive estive em setembro de 2010 e fui tomar algumas nesta cidade, pois cidade maravilhosa e asim meso delonge ninguem esquece PARABEMS Tejuçuoca. ce brasil
Por: alberto

NAO FIU AINDA MAS SEI QUE É LEGAL, TENHO COLEGAS E AMIGOS LA E ESPERO IR LOGO POR LA
Por: YASMIN

nao tenho de dizer de nada ruim dessa cidade estou morando nela a um ano e meio mas mim dediquei muito com essa cidade linda e maravilhosa é uma cidade acolhedora que se preocupa muito com o bem estar das pessoas;venha conferir passe aqui que voce vera o que é de bom!!!!!!!!!!!!!!
Por: JOANA

Adoro o interior proximo a Tejuçuoca, Vertentes um povoado de povo simples e acolhedor, o clima anoite é uma beleza...
Por: Raquel

Só nasci em teju, e com apenas 3 mêses embarquei no famoso "Pau de arara" para o estado de São Paulo, onde estou até hoje. mas para mim é motivo de orgulho... pois tenho a honra de ser Cearense e Tejuçuoquense... abraços a todos da minha béla Cidade.
Por: joteiba

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tejuçuoca
Fundação:
1989
Altitude:
140m
População:
11.043 habitantes
Área:
804,5km²
Densidade Demográfica:
13,73hab/km²
CEP:
62610-000

Envie seu comentário sobre Tejuçuoca