Tabuleiro do Norte

Tabuleiro do Norte-CE
banner

Bem-vindo a Tabuleiro do Norte!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tabuleiro do Norte, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tabuleiro do Norte.

Informações de Tabuleiro do Norte

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Vale do Jaguaribe

"Cidade dos Caminhoneiros"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE: 

Chamou-se primitivamente Tabuleiro de Areia. Suas origens remontam ao Século XVIII, quando entre os anos de 1720/30, firma-se como fazendeiro o padre Francisco Alves Maia, vigário de Paus dos Ferros (Rio Grande do Norte). Em operação de compra e venda, em que constam como cessionários vendedores membros da família Marrecos, Alves Maia adquire a fazenda São José. Nesse assentamento possessório e graças ao trabalho realizado pelo licenciado Francisco Alves Maia Alarcon, criou-se o primeiro estabelecimento escolar da região, advindo desse empreendimento excelentes resultados. Constam, somente do primeiro ano, 70 matrículas e prosseguindo dessa forma até o falecimento do seu empreendedor (1796).
A elevação do reduto à categoria de Vila provêm do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938 e à categoria de Município segundo Lei nº 3.815, de 13 de setembro de 1957, tendo ocorrido sua instalação a 8 de Junho do ano seguinte.
As primeiras manifestações de apoio eclesial tem como precedente uma promessa da qual  consta como promitente Dna. Luíza Maria Maciel, mulher de Francisco Alves Maia Alarcon. Essa promessa, segundo o depoimento de familiares, teve como fonte de inspiração o desejo de cura com relação a um câncer de mama, enfermidade que seria irremediavelmente fatal. Constava essa promessa, em caso de atendimento, mandar erigir uma capela em honra de Nossa Senhora das Brotas. Veio a cura. Ficou a dúvida quanto a existência do sacro-objeto de instigação psicoemocional. Dirigida, então, uma consulta à Portugal, obteve-se resposta afirmativa, o que daria ensejo à edificação da respectiva obra, cuja imagem, procedente da Bahia, guarda como referencial de entronização o ano de 1770. A restauração e ampliação dessa primitiva capela, realizada em 1785, por André Nogueira Ribeiro, oportunidade em que se construiu a torre e preparou a necessária estruturação para instalação da Igreja-Matriz. Nessa capela e a título de informação histórica, missionou o itinerante Frei Vidal da Penha (1794).

Significado do Nome:

Deve-se a denominação ao terreno arenoso e plano, um Tabuleiro, e do Norte, para diferenciá-lo do outro topônimo no qual tem Estado que não o Ceará. 

Aniversário da Cidade:

08 de Junho 

Gentílico:

tabuleirense

População:

30.018 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chamada "Cidade dos Caminhoneiros", é uma cidade que cativa pela simplicidade do seu povo hospitaleiro.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-116, CE-377

Localização: 

Baixo Jaguaribe

Limites: 

Norte – Limoeiro do Norte; Sul – Alto Santo; Leste – Rio Grande do Norte; Oeste – Limoeiro do Norte e São João do Jaguaribe.  

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.946 km

-Fortaleza/CE - 210 km

-São Paulo/SP - 2.700 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo também é uma das fontes de renda, devido as belezas naturais, que oferecem lazer e a prática do Ecoturismo. Além do centro histórico da sede do município e do turismo religioso.

Principais Pontos Turísticos:

-Complexo Turístico Passagem Molhada

  -Localizada na divisa entre Tabuleiro do Norte (3 km da sede do município) e Limoeiro do Norte (6 km da sede do município). Trata-se de uam passagem banhada pelas as águas do rio Quixeré. Um complexo com infra-estrutura de dez barracas com banheiro, estacionamento para motos e carros, restaurante que serve diversos pratos da região. Uma área lazer nos fins de semanas.

-Rio Quixeré

  -No começo se tratava apenas de um terreno pequeno, uma ondulação arenosa revestida de mata de caatinga rodeada de vázeas. Pelo lado sul corria o rio Quixeré, hoje extinto como braço do Rio Jaguaribe, desde que a enchente de 1842 alargou o pequeno córrego que se transformou no Rio Córrego de Areia. Depois o riacho Quixeré passou a correr como riacho natural e com a construção de diversas barragens desviaram o seu curso. A primeira barragem a ser construída foi a de Água Suja, a altura da antiga residência de Quitéria Maria. A segunda foi de a Tabuleiro de Areia que ficava em frente à capela de Nossa Senhora das Brotas. Ambas foram arrombadas pela enchente de 1924 e posteriormente reconstruídas. Anos depois foi construída a barragem de José Chaves Gondim no sítio Bebedouro. Atualmente o riacho Quixeré é abastecido por uma bomba no rio Jaguaribe situado no sítio Coberto. Ele tem sua principal atuação no sítio Taperinha nas propriedades dos Senhores Francinilto Fernandes (Nilto Rocha), Elizeu Nogueira Maia, Francisco Maia de Lima e José Chaves Gondim, onde tem um sangrador que passa água para a segunda barragem e finalizando na lagoa da Salina.

-Igreja Nossa Senhora das Brotas

  -A capela Nossa Senhora das Brotas foi o berço de Tabuleiro, a partir da promessa feita para a cura de um câncer. Foi construída no século XIX. Nos de 1940 foi demolida e construída uma nova igreja no lugar, projetada pelo Monsenhor Otávio Santiago (o terceiro vigario daquela vila), que muito contribuiu para o desenvolvimento. Foi quem lutou pela criação da paróquia na década de 50, não chegando a assumi-la por ter de afastar-se um pouco de Tabuleiro do Norte.
 
-Museu da Imagem e do Som

  -Um acervo de peças antigas e objetos pessoais de valor históricos, fotos, documentos, depoimentos, vídeoclips, documentários, etc.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -Festividades de São Pedro na Comunidade de Gangorrinha - é uma das principais festas da cultura tabuleirense, que vai de 20 á 29 de junho, com apresentação de danças folclóricas como o maneiro pau, quadrilhas juninas, dança do coco, xaxado, casamento matuto, apresentação de peças engraçadas entre outras. Neste período acontece o desfile da garota junina, onde desfila belíssimas garotas disputando o título de garota junina do ano. Durante as festividades acontece festas com bandas de forró a noite e jogos de futsal masculino e feminino durante o dia. No último dia de festividade, 28 de junho, acontece a mais esperada festa tradicional de São Pedro, que é a principal. Além dessas várias atrações, tem o novenário toda noite que vai de 20 á 28 de junho e se encerrando com a missa do padroeiro São Pedro dia 29 de junho.

-Setembro

  -Dia 08 - Festa da padroeira: Nossa Senhora das Brotas

 -Fevereiro

  -Carnaval; 

-Dezembro

  -Vaquejada no Parque Martins

  -Natal Vivo; 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL TABULEIRO DO NORTE

E-mail:

Telefones: (88) 3424-3100 / 2517

Sites: http://www.tabuleirodonorte.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Viação Russana:

Horário Tabuleiro do Norte/Russas

Diariamente 06:30 h

Horário Russas/Tabuleiro do Norte

Diariamente 09:30 h

Telefone: (88) 3411-6136

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO, E OFÍCIO DE REGISTROS: 

E-mail:

Telefones: (88) 3424-1511

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (88) 3424-2050

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (88) 3424-2035

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org/

-http://www.cidade-brasil.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Chamada "Cidade dos Caminhoneiros", devido à localização de Tabuleiro do Norte entre estradas importantes para o escoamento de produtos (uma atividade presente desde o começo histórico do município), a assistência aos caminhoneiros é uma da fontes da economia local, na qual destaca-se com:

-Pólo metalúrgico e mecânico - uma grande infra-estrutura em metalurgia e mecânica com especialização em caminhões. Crê-se que pelo fato de possuir um grande número de caminhões tornou-se necessário e até essencial para o contínuo crescimento da cidade que fosse instalado um aparato para suportar a grande demanda de caminhões na cidade.

-Associação dos Caminhoneiros de Tabuleiro do Norte (ACATAN) - uma associação que assistência aos caminhoneiros.

 

 

Comentários de Tabuleiro do Norte

conheço tabuleiro d+ é uma cidade maravilhosa...ameii pq é cheia de gatinhos!!!!
Por: Rafaela

tabuleiro cidade maravilhosa q falta tu min faz sou de tabuleiro mais to morando em sao paulo q falta vc min faz meu tabuleiro wlv
Por: bruno wendell

Jà morei em tabuleiro é um cidade muito bonita pretendo voltar um dia ai,tenho um filho que mora ai com a mãe dele
Por: josé oliveira dos anjos

tabuleiro é tipo assim td de bomm que se poossa imaginar terra de gente acolhedora e td mais adoro tabuleiro do norte
Por: rafaela

eu nasci nesta cidade ,tenho miuta saudades de tudo, principalmento do município de gangorrinha, dos meus parente e amigos de infância.
Por: Pedro

eu nasci nesta cidade ,tenho miuta saudades de tudo, principalmento do município de gangorrinha, dos meus parente e amigos de infância.
Por: Pedro

Ola! sou de Porto Velho Rondônia e amo essa cidade onde parte da minha familia mora quero mandar um grande abraço para munha mãe,pai e irmão,para toda familia principalmente pra vocês do portal uma cidade linda que a cada dia amo mais porque o crecimento e de deixar feliz e olha que estou do lado de fora acompanhando esse crecimento e dejeso a todos muitas vitoria e sucessos.
Por: José Oliveira

eu moro nessa cidade e posso afirma o cidadezinha boa
Por: vitoria

Essa cidade é maravilhosa!!!! Um lugar boom paea quem quer fazer ótima diversões e passeios.
Por: Mariana

MORRO DE SAUDADE DE TABULEIRO PRINCIPALMENTE DA LOCALIDADE DA VARZEA GRANDE PQ A MAIORIA DA MINHA FAMILIA MORA LA MORO EM FORTALEZA MAIS QUANDO POSSO VOU PRA LA PARA QUEM MIM CONHECE MAIS A MUITO TEMPO NAO FALA COMIGO MEU TELEF. 85 87560344
Por: DADA

eu nasci ai mais no momento estou aqui em pernambuco
Por: herbson

eu sou de tabuleiro do norte moro no rj mais tenho muita saudade dai esta e acidade maravilhosa ,que eu amo muito;depois da nova reforma que foi feito tabuleiro esta de parabens amei;em revela .novamente com outra cara,cidade nova cidade dos caminhoneiros sejam bem vindos,obrigado a todos que fez tabuleiro melhorar espero que um dia eu possa voltar a minha terra natal.beijos a todos fique com deus
Por: francineide

eu amo tabuleiro estou morrendo de saudade desta cidade com esse povo acolhedor amoooooooooooooooo o ser cearence,quando terminar minha faculdade voltarei se deus quiser beijos .quem nao conhece precisa conhecer.
Por: neuricleide pinheiro

MORO EM PORTO VELHO,RO,MAS JAMAIS ESQUEÇO DO MEU BELO TABULEIRO.CIDADE HOSPITALEIRA ONDE CRESCI E FIZ MUITOS AMIGOS.UM GRANDE ABRAÇO À MARCONDES,OZIEL,HAMILTON,VANEDIR,CHAGUINHA,RAIMUNDINHA E TODOS OS MEUS PROFESSORES DÁ ÉPOCA.UMBERNELSON,CAMBADO ,DEDE,ZÉ MARCOS,CITINHA,NEN,BEL,GLAUDÉCIO,DAMIÃO,CARECA.NILSON E À TODA TURMA DO ESPORTE.URAKTAN UM GRANDE ABRAÇO.JOAQUIM.POROT VELHO,RO
Por: joaquim alves de lima

Saudades d minha bela cidade ja tenhe 15anos q nao vouto nesta cidade maravilhosa,moro em uberlandia-mg mas conferço q se ai tiverse emprego surficiente e um bom salario ja mas teria saido da minha cidade maravilhosa amo tabuleiro fiquem todos com Deusd uma cearense apaixonada por sua terra pois sou 100%cearense.....
Por: maria lucenilda

eu nasci nessa cidade maravilhosa e estou com muitas saudades
Por: luciana

esta é minha linda cidade, que eu amo muito quem sabe um dia voltarei para ti................
Por: cleide

gosto muito de tabuleiro e muito bonito e de povo hospitaleiro q pena que no momento não posso ir ai visitar meus pais,gostaria de ver fotos da barragem de todos os angulos p mostrar p meus amigos em santa catarina.
Por: leudemar moreira lima

lindo de mais quero um dia poder conhecer esta cidade no ano de 2011 sem mais ADILSON SALES
Por: adilson oliveira sales

AMO MUITO ESSA CIDADE, APESAR DE NAO MORAR NELA ELA, MAIS AMO MUITO MESMO ASIM,ELA MIM PROPOCIONOU MUITOS BONS MOMENTOS... TE AMO TABULEIRO DO NORTE
Por: paula dayane

amo tabuleiro pois tem o aconchego de um verdadeiro lar a pesoas sao receptivas e alegres sempre quando posso meu destino com certeza é tabuleirooooooooo.
Por: vania silva moreira

Amo esta cidade,onde passei a minha infância e juventude ,moro em Marabá Pará sinto muitas saudades da minha terra querida,sempre que tenho oportunidade vou a passeio,abraços aos amigos que ainda lembram de mim e a todo povo dessa cidade maravlhosa.
Por: NÚBIA DE SOUZA RODRIGUES NASCIMENTO

minha cidade natal saúdades.... pelo visto cresceu muito que bom, faz tempo que não retorna ai sinto saúdades dos amigos de infancia.
Por: iracilda

eu moro aqui adoro minha cidade .aqui encontrei oportunidades de empregos e aqui vivo.sou feliz aqui essa cidade e maravilhosa.
Por: gloria maria bezerra

eu sou de tabuleiro moro em mossoro tenho muita saudade dai passei aminha infancia ai um abraço a amigos celio de odilio marquinhos os filho saudoso ze regio muita paz
Por: jailson luciano da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tabuleiro do Norte

Envie seu comentário sobre Tabuleiro do Norte

banner