Reriutaba

Reriutaba-CE
banner

Bem-vindo a Reriutaba!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Reriutaba, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Reriutaba, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 145m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.000 habitantes. A área total de Reriutaba é de 366,0km², e sua densidade demográfica é de 60,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Reriutaba-CE é 62260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Reriutaba

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Santa Cruz e Santa Cruz do Norte. Suas origens remontam aos idos da pré-colonização, quando em seu território, incluindo serra e sertão, habitavam os Tapuias denominados Reriús, nação belicosa e a promover contra os Tremembés sangrentas guerras de extermínio. Coube, então, ao padre Ascenço Gago, quando nos primórdios do Século XVIII, e em contato com esses nativos, estabelecer a paz entre facções beligerantes.
Em termos de colonização branca, tem-se como precedente  Francisco de Oliveira Vasconcelos, adquirente de uma Sesmaria constante de três léguas de terras  nas quais situou a fazenda Santa Cruz. Em época posterior essas terras foram divididas em três lotes, compreendendo, além do reduto principal, as fazendas Pelo Signal e Livre-nos-Deus (Açude do Mato).
Sabe-se em outra versão histórica, que em data de 6 de Dezembro de 1718, Domingos Ferreira Chaves obteve por Sesmaria o território onde posteriormente se formaria o reduto habitacional, antes ocupado por portugueses e pernambucanos, gerando-se desse conjunto de sesmeiros o que se denominaria de reduto urbano. A elevação do povoado à categoria de Vila provêm de Lei nº 2.056, de 11 de Dezembro de 1922. Suprimida conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de Maio de 1931, e restaurada na forma do Dec-Lei nº 1.540, de 3 de Maio de 1935. Sua elevação à categoria de Município decorre do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938, mantendo o nome de Santa Cruz.
As primeiras manifestações eclesiais têm como precedente a edificação da respectiva capela, contando como referencial de tempo o ano de 1906. Em segunda edificação tem-se no ano de 1914, a construção da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que assumiria o trono na qualidade de padroeira do lugar. A instituição de sede paroquial, data de 23 de Novembro de 1936, tendo como seu primeiro vigário o padre Francisco Olinto Leitão. 

Significado do Nome:

Em alusão aos índios Reriús antigos habitantes da região. 

Aniversário da Cidade:

25 de Setembro 

Gentílico:

reriutabense

População:

19.460 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-Árido

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste cearense 

Limites:

Norte – Pacujá e Cariré; Sul – Ipú e Pires Ferreira; Leste – Varjota; Oeste – Graça e Guaraciaba do Norte.   

Acesso Rodoviário:

CE-366, CE-163, BR-403, BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

233 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz 

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 
 
Arco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 

Criado em 15 de agosto de 2006, o Arco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Reriutaba - Ceará, na saída para Varjota.
 
Cruz da Finada Isabel

Ano de 1901. Nascia, na cidade de Guaraciaba do Norte-Ceará, Isabel, que, anos mais tarde se tornaria finada Isabel, símbolo de fé da população de sua cidade natal e de outras vizinhas.
Tudo isso devido à sua morte que aconteceu de forma trágica 28 anos depois. O simples fato de cortar o cabelo desencadeou o ciúme doentio de seu marido que a matou covardemente e a jogou do precipício do alto da Serra da Ibiapaba, a 18 km de Reriutaba.
Hoje, décadas depois de sua morte, vemos muita devoção a essa mulher onde lhe são atribuídas diversas graças alcançadas. Muitas gente em Reriutaba costuma se dirirgir a ela em momentos difíceis pedindo proteção. E várias são as formas de agradecimento: as pessoas costumam fazer caminhada até o local onde ela morreu, mandam celebrar missas, dão nome dela as filhas, como é o caso de Télia Bandeira Vale, nascida em Reriutaba, que tem uma filha com o nome de Isabel devido a uma graça alcançada no momento de um acidente quando estava grávida.
A título de reconhecimento foi construída uma capela em sua homenagem no local onde seu corpo foi jogado. Atualmente, você vê no local um número imenso de objetos relacionados às graças alcançadas mostrando assim a grande devoção e fé de todas as pessoas que conhecem essa história.
 
Santuário Nossa Senhora de Fátima 

Criado em 22 de outubro de 2007
 
Cachoeira do Saça 

Situada na localidade de Saça    

Cachoeira do Quandú

Localizada a 7 Km de Reriutaba no sentido serra da ibiapaba.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RERIUTUBA

E-mail:

Telefones: (88) 3637-2069 - Fax: (88) 3637-2058

Sites: http://www.reriutaba.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3637-2111

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Reriutaba

NÃO só vizitei mais como tanbem ja morei nessa linda cidade e pra quem não conheçe trate de conheçer vcs nuncam vão esqueçer ela ....... "agora atualmente moro no Rio de Janeiro mais estou contanto os dias pra voltar a ve-la um beiju e um abraço a todos os reriutabenses que fazem dessa cidade o lugar maravilhoso que é!!!!!!!!!!!
Por: darla freitas

nao conheço esta bela cidade mas sou nascido ai tenho muita curiosidade em conhecer.
Por: [email protected]

RERIUTABA.O que dizer de Reriutaba?Não só a conheço como já morei.Ou melhor foi nessa amavel cidade que nasci e me criei.Ai eu vivi meus 18 anos.foi ai que aprendir a viver,foi ai que aprendir a crescer e a ser o que sou.Atualmente vivo em Brasilia,mas meu sonho é voltar pro meu torrão.Já tenho alguns anos de Brasilia,mas nunca fiquei sem visitar essa linda cidade.Todo ano passo minhas ferias com os familiares e amigos que ai dexei,eles sim são reriutabenses de coração e são felizes de verdade.então aqui dexo um enorme abraço a todos meus conterraneos que vive nessa querida cidade.
Por: Francisco Sidney

adoro a cidade de Reriutaba é uma das cidades que mais amo,minha mãe é de Reriutaba mas só que nos moramos em Pacujá ,beijos e abraços para Todos ..
Por: ana paula

conheço Reriutaba antiga de 1961 foi quando sai de lá e vim para o Rio Sempre que posso fico tentando ver fotos pra matar a saudade que é grande...
Por: maria das graças

Quer conhecer a cidade mais hospitaleira da região norte visete RERIUTABA.
Por: antonio mozart de farias

Eu sou de pacuja e adoro reiuta,estive na ultima novena e adorei,se eu podesse eu marava ai mas não da ainda,pq assim que der eu mim mando para ai se deu quizer,bjss para todos reriutabense.
Por: ana paula

CIDADE MARAVILHOSA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. CIDADE LINDA, LIMPA, ACONCHEGANTE DE POVO HOSPITALEIRO E FESTIVO. SEM DÚVIDA UM EXCELENTE LUGAR PARA SE VIVER, PASSEAR OU VISITAR.. SHOW DE BOLA...
Por: JOSÉ MARCELO MELO MAGALHÃES

Muito bom dia gostaria de comentar que sou nascido ai no dia 16/04/63 so que meus pais me trouxeram muito cedo para o mato grosso e não conheço ai mas gosto muito de ver as fotos todos os domingos parabens por esta bela cidade ABRAÇOS A TODOS
Por: francisco ananias

eu sou de reriutaba mai morou no japao a 13 anos mais reriutaba e a melhor cidade do mundo reriutaba ta de parabens te mamo reriutaba muitas saudades beijos para dodo mundo de reriutaba e para minha familia que morar ai
Por: solange rodrigues paiva

Adoro essa cidade.Meus avós moram aí. Tenho muitas saudades do tempo em q fui visitar essa cidade. Em janeiro estarei aí para curtir essa cidade maravilhosa
Por: Maiara Paiva Cunha

Não conheço Reriutaba ,mas olhando aquelas lindas fotos me deu um vontade de conhecer pessoalmente.Bjs !!!Foi um prazer poder compartilhar com vcs meu comentario!
Por: Cleuzilândia Magalhães

É realmente uma cidade muito boa para se morar ,quém gostar de uma vida pacata vida tranquila longe de qualquer barulho esse é o lugar, acho uma pena muitos reriutabenses ter que ir buscar melhores condições de sobrevivências em outras cidades!
Por: Cristiano

Não moro em Reriutaba, mas sou reriutabense. A todos um abraço
Por: Chagas Cardoso

AMO A CIDADE DE RERIUTABA MINHA TERRA NATAL!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: arnobio ricardo

Adoro essa cidade, nasci e me criei nessa terra maravilhosa. Hoje moro aqui no rio de janeiro, na cidade de niteroi, todos os anos visito minha terra querida.
Por: Maria do socorro de souza

achei a cidade muito simpatica pelas fotos,mais pretendo conhecer pessoalmente se DEUS quiser.depois da minha cirurgia vou aí pagar uma promessa.na igreja da cidade.amém.
Por: willams pereira de castro

Amo Reiutaba, cidade linda,maravilhosa,não perco um final de semana lá, a cidade tem lindas praças,a minha filha que é adolecente adora ir a noite com as amigas pra praça,o que a minha filha gosta mesmo é das festas, que a prefeitura patrocina, sempre com as melhores bandas.eu sou da familia de FURTADO, da Cabaceira, sou orgulhosa de pertencer a esta tradicional FAMILIA. moro em Guaraciaba há 25 anos, mais não esquesço minhas raizes.
Por: francimeire furtado lopes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Reriutaba
Fundação:
1935
Altitude:
145m
População:
22.000 habitantes
Área:
366,0km²
Densidade Demográfica:
60,11hab/km²
CEP:
62260-000

Envie seu comentário sobre Reriutaba