Quixadá

Quixadá-CE
banner

Bem-vindo a Quixadá!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Quixadá, informações e fotos da maravilhosa Quixadá. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Quixadá, recomendadas por internautas.

A cidade de Quixadá, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1870. A localidade está em uma altitude de 189m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 66.765 habitantes. A área total de Quixadá é de 2.059,7km², e sua densidade demográfica é de 32,41hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quixadá-CE é 63900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Quixadá, distante 160 km de Fortaleza, é a terra das rochas e do voo livre.

Um recanto do Nordeste que não possui praias, mas é capaz de surpreender pela beleza. Cidade onde nasceu a escritora Raquel de Queiroz. Terra dos monólitos e das pedras que atingem o infinito. Falamos de Quixadá, o maior município do sertão central cearense, com mais de 80 mil habitantes.

Por causa da formação rochosa da região, a área é propícia para a escalada e o rapel. Os ares da cidade são outro atrativo que possibilita a prática do voo livre. Aliás, Quixadá é considerada um dos melhores lugares para a prática de voo livre em toda a América do Sul. A popularidade da cidade se espalhou e hoje, o local é sede do X-Ceará, um campeonato internacional do esporte. O Sertão Esporte Radical também ocorre no município, evento que atrai visitantes interessados em participar do rapel, escalada, arvorismo, motocross, corrida de orientação, mountain bike, off-road, entre outros esportes.

Não importa de onde o visitante está, é sempre possível avistar uma formação rochosa, pois todos os caminhos levam a elas. Um monólito bem popular e curioso é a Galinha Choca, cartão-postal da cidade que recebeu esse nome por ter o formato de um galináceo. Também pode ser avistado de qualquer lugar de Quixadá. Pelo preço de R$ 300,00 o turista escala o dia todo e se lança no rapel.

Uma das formações rochosas mais antigas da cidade é o Açude do Cedro, construído na época do Imperador Pedro II e que tinha como propósito o combate à seca. A obra demorou mais de 20 anos para ficar pronta. Hoje, o local possui estrutura adequada para a pescaria, banho e a realização de esportes náuticos.

Apesar de ser um dos recantos mais belos do sertão, a região ainda é pouco explorada pelo turismo. Recentemente, um santuário em homenagem à Nossa Senhora Rainha do Sertão foi inaugurado na Serra do Urucum. Se o visitante optar por subir a serra, observa várias estátua de 1,80 que retratam a Paixão de Cristo. O clima do local é agradável. Há uma gruta, um auditório, uma livraria e um restaurante com vista para a vegetação local, lagoas e as formações rochosas. O Santuário atrai romeiros de todos os cantos, principalmente no mês de fevereiro, quando acontece uma festividade em dedicação à Virgem Maria.

Na culinária, o destaque de Quixadá vai para a carne de cordeiro e uma cocada de forno, servida quente na própria quenga junto com sorvete. Assim, tem se o “petit gateau do matuto”. A iguaria sai por aproximadamente R$ 8,00.

As trilhas ecológicas da cidade também são opções de passeio e descanso para os visitantes. Dentre elas, temos Trilha do Boqueirão, Trilha da Barriguda e a Trilha Cabeça do Gigante, por exemplo. E, além de todos os atrativos, Quixadá tem uma incidência grande de aparição de objetos voadores não identificados (OVNIs), mais um motivo para visitar a cidade.

Informações de Quixadá

Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam  ao Século XVII, quando em 1968, Sesmarias marginais do rio Sitiá foram concedidas a fazendeiros originários do Rio Grande  do Norte, Paraíba e Pernambuco. Índios, entretanto, representados pelos Tapuias Canindés e Jenipapos, exerceram pressão contrária, forçando a deserção desses investidores, o que resultaria no realdeamento dos relutantes nativos para a Missão de Nossa Senhora da Palma (Baturité).
Com o abandono dessas terras, novas Sesmarias foram concedidas no mesmo local, desta vez os fazendeiros Manuel Gomes de Oliveira e seu companheiro André Moreira Barros (1705).
Coronel Carlos Azevedo adquiriu terras no lugar denominado Quixadá. Em Segunda operação, realizada pelos herdeiros de Carlos Azevedo, essas mesmas terras foram vendidas a José Barros Ferreira (1747). E este, utilizando-se dos recursos materiais e humanos de que dispunha, situou fazenda e edificou capela, dedicando esta, ao orago de Jesus, Maria e José, gerando-se desse primitivo estágio a povoação.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.347, de 27 de outubro de 1870, sendo instalada no ano seguinte. A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 2.166, de 17 de agosto de 1889.
Igreja: As primeiras manifestações eclesiais provêm dos trabalhos e doação patrimonial, constante esta, de meia légua de terras em quadro, além de 100 palmos onde deveria ser edificada a respectiva capela, tendo como doador José de Barros Ferreira. Construída a capela, dedicada ao padroado antes referido, tem-se como referencial de conclusão o ano de 1774. A Freguesia, instalada na primitiva capela e posteriormente ampliada, tem como instrumento de criação a Lei nº 1.305, de 5 de novembro de 1869, constando como seu primeiro vigário o padre Cláudio Pereira de Faria. Sua nomeação data de 4 de fevereiro de 1870, tendo como registro de posse 13 de fevereiro do mesmo ano, permanecendo até 10 de janeiro de 1873. Desse esboço eclesiástico nasceriam a Igreja-Matriz, colégio regido por freiras e a famosa Casa de Repouso da Serra do Estêvam, cuja finura de trato dispensa comentários. 

Significado do Nome

Moradores das Locas 

Aniversário da Cidade:

27 de Outubro 

Gentílico:


População:

80.605 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Diversão e hospitalidade é o que não faltam no local. Oportunidade também para desfrutar a natureza do lugar. Atrações irresistíveis.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Quixeramobim 

Limites:

Norte – Canindé; Sul – Banabuiú; Leste – Ibaretama; Oeste – Quixeramobim.   

Acesso Rodoviário:

CE-359, BR-116, BR-112 

Distâncias:

Da Capital:

154 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Trilha da Barriguda

 

 

 

Trilha do Olho d'Água

Trilha do Boqueirão

Trilha Cabeça do Gigante

Fazenda Magé

Museu Jacinto de Sousa

 

Morro do Urucu 

O Morro do Urucu ou Serra do Urucu é um morro que está localizado no sudoeste do município de Quixadá, no estado do Ceará. Seu ponto culminante está a 665 m de altitude. Juntamente com as "Serras" Branca, Preta, do Juá, Balança, Macacos, Faísca e Palmas, forma uma cadeia praticamente contínua de elevações.
É nesta serra que está localizado o Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e uma pista de vôo livre. Também existem trilhas para prática de caminhadas, escalada e rapel.
Dos mirantes do Santuário é possível visualizar a cidade de Quixadá, o açude Pedras Brancas, o distrito de Juatama, a Pedra da Galinha Choca entre outas paisagens.

Pedra da Galinha Choca

Pedra da Galinha Choca é o nome dado a um dos mais conhecidos monólitos existentes no município de Quixadá, tendo seu nome derivado de sua curiosa forma. Está localizada a 5 km do centro da cidade. Até o começo do século XX era chamada de Pedra da Arara.
É um inselberg constituído de dioritos e granitos, que são rochas ígneas, ou seja, formadas a partir do resfriamento do magma. Assim como os demais monólitos da região, a Pedra da Galinha Choca está sobre um terreno cristalino, ou seja, é formado por rochas antigas e resistentes que surgiram anteriormente à era Cambriana, que com a erosão das chuvas afloraram acima da superfície.
Em suas proximidades foi construído o Açude do Cedro, e juntos, formam a mais conhecida paisagem quixadaense.

 

 

 

Açude do Cedro

 

O açude do Cedro é o mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada por D. Pedro II em 1873 sendo inaugurado somente em 1906 pelo presidente Afonso Pena. O reservatório é tombado como patrimônio histórico da humanidade. Tem capacidade para 125.694.200 m3 com uma profundidade máxima de 16 metros e uma bacia hidrográfica de 210 km2. Além da parede do açude feita artesanalmente, no local, pode ser apreciada a pedra da Galinha Choca que tem o formato parecido com a ave.
No Cedro, aventureiros costumam praticar rappel e fazer trilhas pelas Pedras, inclusive até o topo da Galinha Choca.

 

 

Santuário N. Sra. Imaculada Rainha do Sertão

 

Sob as bênçãos de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, o Santuário atrai fiéis e devotos de todos os lugares do Brasil. Localizado na Serra do Urucum, a aproximadamente a 12 km da sede do município, conta com uma estrutura completa de restaurantes, auditório para reuniões, casa de repouso e uma rampa onde se pratica o vôo livre. Na estrada de acesso (logo após sair da Rodovia do Algodão – que liga o município à Quixeramobim), o turista é surpreendido por estátuas de aproximadamente 1,80 m de altura retratando as sete estações da Paixão e Ressurreição de Cristo.

 

 

Chalé da Pedra

 

Também no centro da cidade está localizado o Chalé da Pedra, construído por Fausto Cândido de Alencar na época situado no centro de uma lagoa. A planta foi copiada de uma construção existente ao fim da parede do Cedro, planejada e edificada por Dr. Revy, o engenheiro inglês que iniciou a construção daquele açude. Serviu de residência aos familiares de Fausto Cândido e nele funcionou a Loja Maçônica de Quixadá, uma vez que seu proprietário pertencia a esta. Atualmente, é circulado pela Praça da Cultura e vizinho ao Centro Cultural Rachel de Queiroz, sede da Fundação Cultural.

 

 

Lagoa dos Monólitos

 

A Lagoa dos Monólitos é o mais novo ponto turístico de Quixadá. É circulada por um Parque Ecológico com restaurantes, calçadão para ciclistas e pedestres, quadras poliesportivas, pistas para Off Road, Bike cross, Motocross e, futuramente, com um bondinho ligando suas margens à caverna de uma pedra que fica a seu lado. Nos finais de tarde, amantes dos esportes radicais, costumam reunir-se para acelerar suas motos, bicicletas e 4x4. O Parque fica no anel viário da CE-285 que liga Quixadá à Morada Nova.

 

 

Pedra do Cruzeiro

 

Quixadá é conhecido como curral de pedras por ser circulada por seus monólitos. A Pedra do Cruzeiro, por exemplo, é outro ponto turístico que fica no centro da cidade. Existem trilhas que levam até o seu topo onde se chega a um cruzeiro e a uma vista panorâmica de toda cidade.

 

 

Serra do Estevão

 

A uma altitude pouco superior a 400 metros, a Serra do Estevão é outro atrativo, considerada uma espécie de oásis na aridez do Sertão Central do Ceará. Coberta de uma exuberante vegetação e dominando vasta planície e um horizonte recortado de montanhas, proporciona uma paisagem realmente encantadora. No período de chuvas, cachoeiras e lagos proporcionam deliciosos banhos. Na Serra do Estevão, encontra-se a Pousada São José, antigo convento beneditino, onde passou a última noite o ex-presidente Castelo Branco que morreu no vôo de volta a Fortaleza.

 

hspace=0 EVENTOS:

 

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A Pedra da Galinha Choca é um dos principais pontos turísticos de Quixadá.Embora pouco explorado, o município apresenta grande potencial turístico, especialmente para o ecoturismo devido à beleza de suas paisagens, além para a prática de esportes radicais como vôo livre[19] (parapente e asa-delta),off-road, trekking, orientação, montanhismo e rapel. 

 Janeiro

05 - Festa - Padroeiro Sagrada Família 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3412-3864 

Sites: http://www.quixada.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Quixadá:

Av. Plácido Castelo, 1559, Centro

CEP: 63.900000 Quixadá - CE

Telefone: (88) 3412-1656

Terminal Rodoviário Fortaleza:

Av. Borges de Melo, 1630, Bairro de Fátima

CEP: 60415-510 - Fortaleza - CE 

Telefone: (85) 3230-1111

Ferroviário - Transporta apenas cargas

Informações: CFN (Companhia Ferroviária do Nordeste)

Aeroviário - O Aeroporto Regional de Quixadá está inacabado faltando sua sinalização Informações: DER (Departamento de Edificações e Rodovias)

Endereço: Rua Major Facundo, 2240 - Fortaleza - CE, 60025-101

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

6ª ZONA ELEITORAL

Tv Tiradentes 452 - Centro
Quixadá, CE | CEP: 63900-000
Telefone: (88) 3412-0990

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

www.pbase.com

http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Quixadá

Já visitei Quixadá, Senador Pompeu e adorei conhecer essas cidades, são maravilhosas... e se Deus permitir o ano que vem, quero ir novamente nessas cidades!! As pessoas nos tratam bem, as festas são maravilhosas, os pontos turisticos são lindos a culinaria então, nem se fala, é tudo de bom!!!! Visite Quixadá, Senador Pompeu, a capital e vc não irá se arrepender!!!
Por: Alessandra Medeiros

Sou natural de Quixada... mais moro na Europa algum tempo e sinto a saudade de esta nessa maravilha de cidade... Vivo em Praga ( republica tcheca) aqui nao tem o aconxego que encontramos nessa cidade...
Por: Leonardo Pessoa

Quixadá é uma cidade maravilhosa!!! Muito linda. Otima para descansar, pra se destrair, pra esquecer os problemas. Quixadá trás muitas coisas boas entre elas as grandes paisagens, o açude do cedro que bastante visitado. Enfim, Quixadá é uma ótima opção para passear e se divertir...
Por: Gaivota

quixada e tudo parami sou natural de quixada comunto orguliho quixada tei todas asbeleza que noisi necesitamus para noso dia adia vem conhecer (quixada ce) 23/03/2009
Por: paulo alves pereira

Bom,é com prazer q morei bem proximo de Quixadá,não posso dizer q conheço a cidade,pois,só tive a oportunidade visita-la apenas uma vez,no período das competiçoes de "CROSS"mas adorei a cidade e pretendo visita-la novamente,e bem breve.
Por: Carla

Meu marido e quixadaense viajamos em 2007,conheci pela primeira vez e posso dizer que simplismente maravilhoso,deslumbrante posso dizer que adorei,ele estar residindo agora em Belem,mais vamos nas ferias dele pra levar nossa filha pra conhecer quixada (cidade linda)
Por: FATIMA BRAS

VOCE CAPRICHOU COM ESTAS FOTOS DESTA LINDA CIDADE DE QUIXADA OBRIGADO POR ESTA OPORTUNIDADE.AMIGO GOSTARIA DE SABER UM POUCO DE SÃO LUIZ MUNICIPIO DE QUIXADA
Por: ANTONIO PEREIRA DE MATOS

essa é uma das mais belas cidades do ceara pois todos os que à cisitam se encantão com seus grandes monumentos e seus monolitos oque nos da impressão de estarmos sendo vigiados pelas grandes obras feitas por Deus o torna a cidade bem envolvente e diferentes das demais cidades do estado do ceara um forte abraço a todos os quixadaensses pois sou natural dessa linda cidade.
Por: Reginaldo Robson da Silva

Quixadá é lindo! a cidade de esportes radicais! que se divertir vem a Quixadá pq é diversão garantida
Por: RafaelaQueiroz

quixadá, terras de mulheres lindas, meus encontos e minha admiração por ser a manha terra natal.
Por: ribeiro junior

minha familia reside na rua rodrigues junior, somos RIBEIRO com muito orgulho, há 25 anos que não visito minha terra natal, mas espero passar o são joão com todos, inclusive os bons amigos da imprensa local, já que trabalho como jornalista televisivo no estado do piauí.
Por: ribeiro junior

meu abraço a todos os radialistas de minha terra , que muito bem sabem divulgar o nome da cidade mais linda do mundo. a jonas sousa, amadeuzinho, ribamar lima, edvar de sousa[val], e tantos outros...parabens radios monolitos, cultura, sitia e outras pelos bons profissionais em apreço.viva quixadá....
Por: ribeiro junior

PRIMEIRO AGRADECER AO PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO INTERNET, PELA DIVULGAÇÃO DAS LEMBRANÇAS AMIGAS DE MINHA TERRA ...QUIXADÁ. UM ABRAÇO AMIGO, E PROSSIGA, VOC~E TEM FUTURO.
Por: RIBEIRO JUNIOR

EM TERESINA, CAPITAL DO PIAUÍ, A DIVULGAÇÃO DAS BELEZAS DE MINHA TERRAL NATAL...QUIXADÁ SÃO DIVULGADAS DE FORMA TÃO EMOCIONANTE, QUE VÁRIOS AMIGOS DAQUI...JÁ FORAM PASSAR UM FINAL DE SEMANA TOMANDO BANHO NO AÇUDE DO CEDRO. ALÉM DO INCENTIVO PARA QUE CONHEÇAM QUIXADÁ, ELES LEVARAM FLAMULAS, CAMISETAS COM A FOTO DO AÇUDE E MUITA DISPOSIÇÃO PARA CONHECER A CIDADE. FOI MUITO BOM...PORQUE NA VOLTA DEU MATERIA SOCIAL . ISSO FOI DEMAIS.....RIBEIRO JUNIOR.
Por: RIBEIRO JUNIOR

sou de Quixada e moro em Horizonte .cada vez q olhos as fotos da minha linda cidade mas mim convenso q nao preciso sai do meu ceara pra ver coisas bonitas quixada e linda escupida pelas maos de Deus.
Por: maria zuila

AS VEZES PENSO..MEU DEUS PORQUE ESTA DISTANCIA, PORQUE FICAR TANTO TEMPO DISTANTE DA TERRA QUE ME VIU NASCER..NASCER EM QUIXADÁ É COMO SE ESTIVESSE NASCIDO NO PARAISO...NÃO SOU BAIRRISTA...MAS TENHO ORGULHO DE SER QUIXADAENSE. QUEM NÃO CONHECE QUIXADÁ, TALVEZ NÃO CONHEÇA A PRIMEIRA MARAVILHA DO MUNDO...QUIXADÁ EMOCIONA...REJUVENESCE...AS PEDRAS QUE A CIRCUNDAM FORMAM O CORPO DE MUITAS ATRAÇÕES, AS BELEZAS NATURAIS RESPLANDESSEM COMO SE A LUZ DIVINA DEITASSE ALÍ TODAS AS ESPERANÇAS DE UMA VIDA ETERNA. VISITE QUIXADÁ...NATURALMENTE ALGUÉM HÁ DE DIZER...PUXA ! ESSE RIBEIRO JUNIOR É MESMO UM TREMENDO APAIXONADO POR SUA TERRA...OBRIGADO.
Por: RIBEIRO JUNIOR

adoro esta cit, pois foi honde nascir, hoje moro em catalão goias, mas jamais esquecerei. a pedra do cruzeiro a serr.do estevaõ,é tudo que ai tem de bom.
Por: francisco rodolfo

minha terra querida,linda maravilhosa. a igreija de sao francisco morei do lado direito dela bem na esquina,o cedro passei bons fim de semana ,vaõ lá é bom demais,moro em boa vista-roraima mais naõ esqueço nunca.tenho uma foto do cedro bem diferente logo vou colocar bjs
Por: maria olenubia nobre

estive em quixada em 1973 trabalhei na cidade por 8 meses construindo uma linha de transmiçao na empresesa SBE de BH a cidade é otima , gostaria de voltar a visitar vcs passear no açude do cedro , moro em jacarei sao paulo . abraços.
Por: JOAO BATISTA

Esse é meu Quixadá. Sempre que retorno ao Ceará, vou a esta cidade onde está grande parte da minha família. Quantas lembranças da minha infância, muito futebol, banhos de açude, frutas frescas, leite mungido. Um abraço aos amigos e parentes pois faz quase 08 anos que moro em Manaus.
Por: Regis Gomes

nascido é criado em quixa-hoje morando em catalçao goias, mais ja mais esquescerei tão linda é maravilhosa cidade de quixada-eu te amo.
Por: francisco rodolfo rodrigues da silva

parabens todas as fotos estão lindas,principalmente as fotos da repreza do cedro.
Por: raimundo morais torres

minha cidade maravilhosa estou tao distante .maiscom muita saudade ,foi lindo ver tantas fotosmaravilhosas,quixada e mesmo um sonho,um encanto,te amo estarei ai em desembro matando a saudade.beijos a todos meus conterraneo e atoda aminha familia .
Por: maria evoneide freire da silva

bom dia , essa cidade é a mais linda cidade do estado do ceará ,não são poucas pessoas que moram no exterior e em outros paises que visitam Quixadá e se encantam com tantas belezas naturais meus parabéns ao povo de quixadá,esse povo hospitaleiro da querida terra dos monólitos,terra de rachel de queiroz
Por: Reginaldo Robson

Sou quixadaense, porém, moro fora há bastante tempo, mas não esqueço minha linda cidade, a mais bela metrópole dos sertões nordestino.Acho eu que as autoridades administrativa do município deveria divulgar mais as riquezas do ecoturismo na midia, pois o povo brasileiro adora esportes radicais e isto nós temos de sobra.
Por: Francisco Robson da Silva Lima

o quixadá é uma terra banhada pelo sol o ano todo, além de ser uma terra de belezas inigualavéis é muito boa de ser visitada, vale apena visitar venha conhecer quixadá vale apena.
Por: RUBENS CLEMENTINO LIMA

Paraiso; terrestre! legal pretendo conhecelo. Terra abençoada de Deus, deus manivesta sua bondade e plenitude para com seus filhos.
Por: JESUS NILSON

Falar de mimha terra e mexer com o meu coração, é como se tivesse eu um enfarte e tivesse me reconperando, ai vem às lembrança do passado e o que eu deixei pra trás é tão maravilhoso. Faz muito tempo que vou ao Quixaá, mais quando sinto saudade eu procuro ver pela a internet. Às vezes sempre costumo dizer que, sé JESUS passou no mundo mesmo, ele deve ter passado ai em Quixadá. Obrigado por existe a cidade de Quixadá por que foi lá que eu nascir e me criei na cidade maravilho, que é Fortaleza. Parabéns aos que tanto ama a cidade de Quixadá. Francisco - O Paralitico que sé curou na Pedra do cruzeiro.
Por: Francisco Çuiz da Silva

amo quixada, em breve estarei ai, estou em Pouso Alegre, e em outubro irei com meus filhos passar uma semana nesta terrinha bela.
Por: Edjane Carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quixadá
Fundação:
1870
Altitude:
189m
População:
66.765 habitantes
Área:
2.059,7km²
Densidade Demográfica:
32,41hab/km²
CEP:
63900-000

Envie seu comentário sobre Quixadá