Pentecoste

Pentecoste-CE
banner

Bem-vindo a Pentecoste!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pentecoste, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pentecoste.

A cidade de Pentecoste, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 45m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 27.776 habitantes. A área total de Pentecoste é de 1.352,0km², e sua densidade demográfica é de 20,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pentecoste-CE é 62640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pentecoste

Roteiros do Brasil

Região Litoral Oeste / Vale do Curu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Conceição da Barra ou Barra da Conceição. Suas origens remontam ao Século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro em Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em consequência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial.
A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.542, de 23 de Agosto de 1873. Suprimida, na forma do Decreto nº 18 de 15 de abril de 1892 e restaurada conforme Lei nº 457, de 27 de Agosto de 1898. Suprimida em segundo turno, segundo Dec-Lei nº 1.156, de 4 de Dezembro de 1933 e restaurada consoante Dec-Lei nº 1.540, de 3 de Maio de 1935. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938.
Em suas manifestações de apoio eclesial tem-se como precedente a edificação da primitiva capela, contando com a colaboração decisiva do Mestre Bernardino. A pedra fundamental, do nicho que seria concluída em 1864. A missa inaugural, teve como oficiante o padre Manuel Lima, evento que se registra no Domingo de Pentecoste, o que levaria o reduto à denominação que se consagraria.
A Freguesia, consta como tendo sido criada, conforme Lei Provincial nº 1.283, de 29 de Setembro de 1869 e instituída canonicamente a 8 de Janeiro do ano seguinte. Tem-se como primeiro vigário o padre Firmino Brandt Rocha, nomeado a 10 de Janeiro de 1870 e empossado a 02 de Fevereiro seguinte.  

Significado do Nome:

O nome é em razão Da 1ª Missa alí celebrada ter sido consagrada ao Espirito Santo.  

Aniversário da Cidade:

23 de Agosto 

Gentílico:

pentecostense

População:

35.412 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pentecoste é um local maravilhoso de se visitar, além das belezas da sede do municipio, a zona rural possui paisagens exuberantes. Você precisa conhecer pra poder usufruir deste lazer.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Nordeste Cearense 

Limites:

Norte – Umirim, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante; Sul – Caridade, Paramoti e Apuiarés; Leste – Caucaia e Maranguape; Oeste – Itapajé e Tejuçuoca 

Acesso Rodoviário:

CE-341, BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

84 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açudes Pereira de Miranda 

Açude Caxitoré 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

19 - Festa de São José.

 Abril 

Semana Santa. 

 Maio

31 - Festa de Nossa Senhora de Fátima.

 Junho 

29 - Festa de São Pedro.

 Agosto

- Festa do sagrado Coração de Jesus.

23 - Festa do Município.

 Outubro
 
04 - Festa de São Francisco.

 Dezembro

08 - Festa da Padroeira.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PENTECOSTE

E-mail:

Telefones: (85) 3352-2617 – Fax: (85) 3352-2615

Sites: http://www.pentecoste.ce.gov.br/v1/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE PROTESTO, REG. DE TITULOS E DOC E PESSOAS JURIDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3352-1323

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pentecoste

Pentecoste é uma cidade muito bonita e aconchegante. O povo é muito hospitalheiro,alegre e acolhedor. Tem o açude Pereira de Miranda. é enorme.Nos fins de semana fica cheio de banhistas vindo de várias localidades.É muito animadado. Você precisa conhecer pra poder usufruir deste lazer.
Por: Nonata

Não conheço Pentecoste,mais meu marido morava ai gostaria de ver fotos da cidade.Ele pertence as familias-David e Montenegro,ele tem muita saudades em 85 ele esteve ai se for possivel manda fotos da cidade,obrigado.
Por: Luciane Menezes Gonçalves

Estive na cidade de Pentecoste a passeio com alguns amigos, adorei tudo que vi e recomendo a todos visita-la. Teu povo e super ospitaleiro. amei a todos.
Por: Carlos Alberto Domingues Teixeira

Pentecoste é um local maravilhoso de se visitar, além das belezas da sede do municipio, a zona rural possui paisagens exuberantes,como a localidade de Providência,os rios que lá existem são uns espetáculos da natureza.sou de Pentecoste e amo este municipio.
Por: Carlinha Firmiano

Não só conheço como nasci aí , moro em Minas gerais, em 2002 levei a minha esposa para conhecer a cidade e ela adorou, espero voltar e levar minha filhinha de 04 anos para conhecer a cidade, não preciso falar do povo que são muito hospitaleiros, tenho vários primos ,tios e tias que moram aí. um abraços ao povo do Pentecoste.
Por: joao acacio rodrigues

eu conheço pentecost desde que nasci e acho muito legal,é uma cidade super desenvolvida,o meu sonho é morar lá.....
Por: carla patricia

estive em pentecoste no mes de julho a cidade cresceu de mais vim embora para brasilia mas morro de saudades a minha familia sao todos dai familia viana minha filha de 10 anos amou moro em brasilia desde 95 tchau espero voltar mais vezes em breve
Por: fabiana da silva viana

VISITEI PENTECOSTE E GOSTEI TANTO DA CIDADE QUE CASEI-ME COM UMA MOÇA DAI E HOJE COMPREI UMA CASA AI PORQUE GOSTO MUITO DA CIDADE E TODO FERIADO VOU PARA IR REPOUSA JUNTO COM A FAMILIA, EM RELAÇÃO AO PORTÃO VOCÊS PRECISAM COLOCAR MAIS FOTOS DA CIDADE E FALAR QUE LUGAR E SOU DE FORTALEZA MAIS AMO PENTECOSTE, SAUDAÇÕES ROBERTO CRUZ.
Por: ROBERTO CRUZ

pentecoste é lindo tudo de bom, o açude as praças, o ginasio, as festas, pessoas em fim. quem nao conhece tem que conhecer vale muuuuuuito a pena parabens a administraçâo.
Por: ariela rocha

eu moro em pentecoste mas atualmemente estou trabalhando no parana, mas td fim de ano estou em pentecoste.pq la´bom d+.
Por: nestor de castor santos

pentecoste simplesmente a melhor cidade do ceará, o açude e os rios são maravilhosos, tem o carár tilapia omelhor peixe do mundo. vlw....
Por: ivan torres ferreira

O melhor e mais organizado carnaval que existe.o povo é muito hospitaleiro,moro em Fortaleza e Pentecoste é minha segunda casa.tudo muito lindo.
Por: JUNINHO

sou de pentecoste e adoro minha cidade cada dia que passa ela cresce mais com tantas obras que nosso prefeito esta fazendo não tem como não gosta dessa cidade maravilhosa. amo pentecoste
Por: ana cristina barros pereira

visitei pentecostes com minha turma de faculdade de novo oriente uva amei de coracao principalmente a prof vania e o helio bjos pra todos pretendo voltar se deus quiser
Por: karliana fernandes rodrigues

cidade linda,maravilhosa,povo encantador,riquesa,grandeza,adoro essa cidade,algum dia irei morar por lá,obrigado Pentecoste por tanta formosura.
Por: Carlos Otávio Fonseca Alves

amei pentecoste!! muinto bonito, açude maravlhoso BELLISIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: fernanada

Eu sou simplesmente apaixonada por Pentecoste Deixei pentas faz alguns anos mas não me canso de ir visitala, pois lugar melhor não ha nesse mundão de DEUS.. BJOS PARA TODOS OS MEU AMIGOS! UM EM ESPECIAL PARA A PAULINHA DO PASTEL.. PRAÇA DO GINASIO
Por: Maryany

pentecoste e uma cidade para se divertir,com um acude maravilhoso para fim de semana,mas se eu pudesse morar seria bom mas nao posso,amo pentecoste
Por: antonio de sousa martins

minha cidade meu encanto... pentecoste cidade.... que eu amo tanto... ass\ klebiane rocha negreiros
Por: klebiane rocha

Pentecoste é uma cidade nova, mas que já cresceu muito durante os últimos anos. Se tornou referência no Vale do Curú por seu crescimento e por seu potencia turístico. A cidade é bastante conhecida por possuir um dos maiores açudes do Ceará, além de ter sido abençoada pela natureza com belas paisagens de rios e do sertão, há também a memória viva dos prédios antigos da sede, possui também uma rede hoteleira de qualidade e um povo muito hospitaleiro. Sem falar que possui anexos da UFC, do PRECE, do DNOCS, mantendo um dos maiores centros de pesquisa em picicultura do Brasil. Pentecoste é muito bom!
Por: Elton

Gosto muito de minha terra natal apesar de não morar ai mas quando chego de minhas viagens sempre vou curti um pouco do banho do açude e comer peixe assado com serveija com parentes e amigos ate a proxima
Por: Antônio Lucio Gomes

Pentecoste é maravilhoso sou filho desta bela cidade, quando posso sempre visito, esse açude é espetacular, o povo fantastico é tudo de bom, um abraço no mano Ivan e familia.
Por: lazaro Nunes Gomes

Sou dessa terrinha boa.Sempre que posso vou visitar familiares,,tomar umas servejas e comer um peixe frito na beira do açude.Visitar Pentecoste é uma opção de lazer útil e agradável.
Por: nonato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pentecoste
Fundação:
1935
Altitude:
45m
População:
27.776 habitantes
Área:
1.352,0km²
Densidade Demográfica:
20,54hab/km²
CEP:
62640-000

Envie seu comentário sobre Pentecoste