Orós

Orós-CE
banner

Bem-vindo a Orós!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Orós e muitas outras opções de hospedagem na cidade Orós. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Orós.

A cidade de Orós, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 184m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.667 habitantes. A área total de Orós é de 598,7km², e sua densidade demográfica é de 34,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Orós-CE é 63520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Orós

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Orós é uma cidade e um município do estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião de Iguatu, mesorregião do Centro-Sul Cearense. O município tem cerca de 22 mil habitantes e 599 km². Foi criado em 1957. É a cidade do famoso cantor brasileiro Raimundo Fagner e também do Açude Orós, segundo maior do Brasil, atrás apenas do Castanhão. 

Significado do Nome:

A palavra Orós aparece nos livros de registros das Datas e Sesmarias do Ceará em 1732, quando falam de um "riacho que vai se meter no Oró", e em 1736, do "sítio dos Horós".
Orós, no sufixo grego-universal, significa montanhas. Vem dele o nome orografia, para descrever montanhas, e orologia, a gênese das mesmas. Apesar do município ter cordilheiras vastas que formam vales e boqueirões, admitir-se que seu nome tenha origem aí é suposição sem base, sobretudo quando inexistem outros topônimos cearenses com derivação semelhante.  

Aniversário da Cidade:

1º Setembro 

Gentílico: 

oroense 

População:

21.392 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Quente e Seco  

Temperatura Média:

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Cearense 

Limites:

Norte: Jaguaribe, Leste e Sul: Icó, Oeste: Iguatu e Quixelô 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

410 km 

Outras:

  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Sangradouro

Com certeza a engenheria mais deslubrante da cidade, o sangradouro encanta pela sua grandiosidade. Sua função é escoar a água quando o açude está na sua capacidade máxima, evitando que a mesma venha passar sobre a parede. Duarante sua última sangria, em 5 de fevereiro de 2004, onde pôde exibir toda sua beleza, atraiu inúmeros turistas e jornalistas de diversas localidades do Brasil, deixando na mente de todos recordações que poucas engenharias criadas pela ação humana em comunhão com a natureza pode propiciar.

Balcão dos pescadores

Localizado as margens do Açude Orós, o Balcão funciona como ponto de exportação de peixes e camarão. Ao seu redor encontra-se vários restaurantes bastante frequentados pelos turistas, cujo principal prato é o peixe.

Tuninho

Devido a vazão da água da válvula aos agricultores, criou-se em seu trajeto um longo canal de paisagens rochosas e naturais que revelou grandes pontos de diversão. O "tuninho", uma dessas belezas, foi assim batizado pela população por causa do túnel cravado na rocha na época da construção do canal. O local é um ótimo lugar para banho.

Juscelino Kubitschek

Estátua do ex-presidente Juscelino Kubitschek, localizada na parede do açude no qual foi fundador.

Correntezinha

Espaço que oferece banho, serviço de bar, além de uma bela paisagem natural.

Açude Orós

Um dos maiores espelhos d’água do mundo e o maior e mais importante açude do Ceará por várias décadas. O Açude Orós guarda em sua parede a estátua de seu criador, o ex presidente Juscelino Kubitschek. A estátua, feita de bronze e outros metais, atrai anualmente turistas de diversas regiões e encanta a todos pelo seu imenso valor histórico.

Válvula

Cosntruida para transportar água do Açude Orós aos agricultores que se encontram mais distantes de sua margem. A vávula se tornou um dos grandes pontos de visitação turística da cidade, principalmente pelo tamanho e beleza de sua vazão, oferecendo banho e lazer aos visitantes.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ORÓS

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3584-1188 / Fax: (88) 3584-1450

Sites: http://www.oros.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3584-1490

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Orós

CONHEÇO ESSA CIDADE MARAVILHOSA,SOU FILHA DA CIDADE E MORO A 10 ANOS EM SAO PAULO.TENHO MUITA SAUDADE DA MINHA MAE E DE TODA A MINHA FAMILIA E TAMBEM DA CIDADE,MAS CONSIGO MATAR UM POUCO DA SAUDADE DA CIDADE ATRAVES DAS FOTOS QUE VEJO PELA INTERNET...UM SUPER BJOS PARA TODOS OS OROENSES
Por: ALICE MARIA RIBEIRO

adoro orós é uma cidade fantástica, maravilhosa em recursos naturais, sou de fortaleza mas todos os anos visito orós no carnaval principalmente, amo orós. beios!!!!
Por: maria silviana

Já visitei Orós já faz algum tempo, gostaria de um dia poder voltar. Abraços a todos de Orós
Por: Jose Carneiro Neto

olar bom dia gosto muito de oros para mem e a cidade mais bela e boa para a gente morar. e com aprefeita fatima ela tem almentado muito.euma otima cidade para turismo ok. esse e u meu gesto para a cidade mais linda.
Por: FRANCISCOAURIVANDOMARTINS

Orós, o Oásis do sertão centro-sul cearense. Situada a 400 Km de Fortaleza, teve suas raizes fincadas em 1922, no governo do Presidente Epitácio Pessoa, que contratou a empresa norte-americana Dwight Robinson Corp. para construir uma barragem no boqueirão do Orós, no leito do rio Jaguaribe. Em razão disso, vieram ao Brasil muitos americanos, que contrataram negros da ilha de Barbados, que também falavam inglês, e instalaram um mega acampamento que originou o núcleo urbano de Orós. O acampamento continha Frigorífico, hospital, casa de hóspedes, Casa de Forças, e várias residências. Na época Orós era considerando o Eldorado do sertão. Com o fracasso da obra, o acampamento declinou. Nos final dos anos 40, a Vila de Orós recuperou-se com a instalação de uma Usina de Processamento de algodão, montada por Eliseu Batista Rolim e seu sogro Alfredo Antônio da Costa. A força econômica do Distrito de Orós, o levou a emancipação politica em 1.º de setembro de 1957. Seu primeiro prefeito foi José de Matos Leite, o segundo foi Eliseu Batista Rolim o terceiro foi Raimundo Marques da Silva, o quarto foi Eliseu Batista Rolim, o quinto foi Luis Moreira Pequeno, o sexto foi João Maia Nogueira, o sétimo foi Wellington Rolim, o oitavo foi Luis Moreira Pequeno, o nono foi Eliseu Batista Filho, o décimo foi Tereza Cristina, o décimo primeiro foi José Gabriel Bezerra Filho, o décimo segundo foi Eliseu Batista Filho, o décimo terceiro foi Maria de Fátima maciel Bezerra, que será a partir de 1.º de janeiro de 2009, o décimo quarto gestor oroense.
Por: Roger

Orós é a terra de Raimundo Fagner, que mantem uma rádio FM a 105.7, a Fundação Social que tem seu nome e dá assistência a muitas crianças carentes. Orós é terra de gente trabalhadora, e para que o turista possa desfrutar com prazer da estrutura é importante visitar: Ilha de Lurdes; Peixada Santa Luzia do Calado; lanchonete do Dino, carne assada do DECA; Bar da Negona do Rochêdo.....O açude Orós tem capacidade de 2 bilhões e 500 milhões de m3, oferece várias ilhas, passeios de barco, banhos etc. Não se pode deixar de visitar a correntezinha point do grande Dedé Feitosa, o Pantanal, a peixada Sta. Luzia. O final de ano está em clima romântico, a decoração natalina está o máximo, a praça Anastácio Maia e a Av. gabriel Bezerra chamam as atenções pelas luzes e cores. Se eu fosse VOCÊ visitaria Orós......sei que vais gostar.
Por: Roger

ADORO OROS POIS E LUGAR EM QUE EU NASCI AMA DE CORAÇÃO.
Por: JOSE AUGUSTO

Só tenho uma coisa a disse desta cidade ela e MARAVILHOSA.Meu Orós ou saudadessssssssssss
Por: Narjara

este lugar é maravilhoso!!!!!!!amo minha cidade sou sua fã numero 1
Por: georgia custodio

nao conheco bem mais oros e tudo pra mim qualquer dia desse eu apareso ai
Por: rener

Orós é uma cidade muito linda,apesar de um bauneário onde todos os anos tem gente de toda cidade que vem pra lá em dias de festas como:Carnaval e alguma data comemorativa da cidade.Enfim Orós é maravilhoso
Por: Leandro Teixeira de Oliveira

Orõs Minha terra Natal, Adimiro esta Cidade pela Beleza que nela Existe.Faz 16 Anos que Não voltei Pra Minha Cidade,Estou Com Muita saudade?
Por: Altomar

Saldade de Todos Amigos Que Deixei Nessa Cidade,Meu primo Careca, Frango,Mago,Darci,e A todos dai Se Alguem Ler Esse Comentario,Lembre-se de Mim bjs.
Por: Altomar

sou de oros mas atulmente moro em sp . oros e uma das melhores cidades do estado do ceara cidade pequena mas muito aconchegante sinto muita saudades um grande bj para minha cidade.
Por: francisca elisangbela jacinto

Tenho saudades . Estive lá há muitos anos no projeto Rondom.É linda ,adorei.
Por: Lia

amo demais a cidade , o açude é impressionante, os pilares, o chuveirão , o clima , e o pessoal , meus avós moravam lá e fico na saudade ...
Por: cristina melo

sou cearence moro na paraiba mas adoro o meu estado adoro oros mas e uma pena pois falta mais divulgaçao mais fotos deste açude maravilhoso tenho varios amigos que ja foram por meu itermedio e ficaram deslunbrado divulquem mais oros divulquem mais omeu ceara falta tambem divulgar o castanhao que fui conhecer faz um mes e tambem nao tem quase nada divulgado sobre este açude falta uma boa pousada para hospedagem avante CEARA
Por: j.guima

Orós é uma das cidades mais belas do Ceará e o que tem de melhor é a hospitalidade das pessoas que vivem nesta cidade
Por: georgia custodio

SIM! REALMENTE, SOU FILHO NATURALIZADO DE "ORÓS". NASCÍ LÁ EM 1955. AMO MINHA TERRA!. EO MEU LINDO AÇUDE!!, EO MEU LINDO "RIO JAGUARIBE". POR QUÊ SEM ELE NÂO EXISTIA NADA, ALÉM QUE A CIDADE... "BEJÂO DE CORAÇÂO".
Por: alexandre pereira clementino

fiz dois psseios em oros, em 1972 e 1973,mas a´te hoje não esqeço a cidade e o açude formando um diadema para dentro da magestosa represa,estou no rio de janeiro desde 74 mas quero visitar oros no final deste ano Quem quiser conhecer , um lugar belo e um povo bacana; va a ÓROS.
Por: Cristiano de Oliveira Bantim

olha um dia eu vou ai lida cidade amei conheçe esti açude maravilhoso
Por: ivanildo apostolo barreto

Eu amo voce Oros min aguarde . se deus quizer, um dia eu vou voltar ?
Por: jose Sergio Leite

Orós-Ce,foi a cidade onde viví a minha infância,até aos 16 anos de idade.E um local que tem uma energia contagiante,envolvente.É Impossível conter a emoção quando vemos qualquer imagem desta cidadezinha tão aconchegante.Me aguarde Orós,pois em breve estarei lhe visitando.
Por: Kenneth Porto do Nascimento

ola!!!Orós e td de bom,morei nessa cidade desde que nasci,estou com muitas saudades do balneario,correntezinha enfim de td,visitem Oros vcs irão gostar,bjusss!!!
Por: Ana Paula

a cidade em se muito linda povo a conhedor bom acha que ums dos menhores luga para pássa alguns dias
Por: wiris

sinto muita saudade de oros ano que vem estarei air tomando rum com coca beijos atodos voces amo oros
Por: [email protected]

sempre q vou essa cidede quem tem umaçude lido adoro acidade oros!!!! rica em beleza natural...
Por: franciscoevamdrofreire

Morei nesta bela cidade mais precisamente nos anos de 1971, 1972 gostei tanto que até hoje não à esquecí neste tempo era bem diferente mais era uma bela cidade fiz amigos e deixei boas amizades.
Por: José Maria da Silva

oros minha cidade natal eu amo essa cidade um dia eu votarei saudades
Por: eliane

Orós é espetacular!!!!! Conheçam a Correntezinha point lugar lindo aconchegante um bela paisagem agua doce fresquinha para um belo banho. Um peixinho frito na hora.
Por: MARINEIDE

Nasci em Campina Grande mas meu maior orgulho é saber que passei os meus melhores momentos(infancia,adolecencia,juventude) da minha vida morando nesta cidade maravilhosa. Amo todos os oroenses. Saudades Adoooro
Por: Ieda guerra

O MEU MARIDO E DE OROS ,MAS MORA AQUI EM SAO PAULO,PASSAMOS AS FERIAS LA ,E GOSTEI MUITO, ACHEI A CIDADE MARAVILHOSA.
Por: eElizabeth nogueira de souza pessoa

NAO VISITEU ESTOU INDO DE FERIAS PARA OROS EM JUNHO, COM AMIGO QUE A MAE DELE MORA ICO,ESTOU ANCIOSO PARA VIAJAR EM CONHECER AS PRAIS DO CEARA,,,,,
Por: LUIZ CARLOS SALIDO

quanta saudade do meu ceara desta cidade bonita q,e oros eu sou da cidade de iguatu mas sempre eu ia a oros tomar banha neste maravilhosa açude quata saudade.........
Por: josé alberto

Já visitei, achei um lugar muito legal, o açude é um espetaculo da natureza.
Por: Aroldo

NOSSA,QUANTA SAUDADE.NASCI LÁ E MOREI POR MUITOS ANOS,MORO NO RIO DE JANEIRO A 15ANOS E AGORA EM JULHO SE DEUS QUISER VOU MATAR A SAUDADE DE TODA MINHA FAMILÍA E PRINCIPALMENTE DO MEU PAI,FRANCISCO ROSEO,DOS MEUS IRMÃOS JUNIOR E VANDEBERGUE.NÃO VEJO A HORA.ATÉ LÁ....
Por: fátima

Conheço sim. Orós é um cidade de beleza natural. Pois a própria natureza se encarregou de modelar essa linda cidade. Amo Orós. Eulália Jaguaribe Ce.
Por: Eulália

morei 16 anos nessa cidade e considero-a minha terra natal, gosto muito de ORÓS ; e tenho muito orgulho em dizer que sou daí.
Por: iaponira

Ola Pessoal de Oròs Um dia Irrei Conhece Oros, Pelo que Vejo na Entenet Oròs e Uma Cidade Muito Linda.
Por: Ivanildo Pereira de Araujo

olá, sou do rochedo, mi criei e passei minha infancia, e um pouco da minha adolecencia, ali, entre oros e rochedo,jámais esquecir meu lugar,sempre que posso estou lá,hojé moro em goiania-go,sou piloto de carro de off-roud,e é com muito orgulho que tem no meu carro escrito, rochedo orós ceará,beijos tchau -josé ivan silvestre
Por: josé ivan silvestre

olá, orós minha paixão, lá eu aprendi tudo na minha vida, aprendi a ser educado, a ler e escrever, por professoras lindas e malhavilhosas como, rosa e zefinha de seu andrezinho, que eram professoras particulares, e a maravilhosa terezinha berreza de negreiro, ufa..........que saldade, beijos josé ivan silvestre.
Por: josé ivan silvestre

olá, sou do rochedo, mi criei e passei minha infancia, e um pouco da minha adolecencia, ali, entre oros e rochedo,jámais esquecir meu lugar,sempre que posso estou lá,hojé moro em goiania-go,sou piloto de carro de off-roud,e é com muito orgulho que tem no meu carro escrito, rochedo orós ceará,beijos tchau -josé ivan silvestre
Por: josé ivan silvestre

não basta ser cearece, tem que ser oroence, estou chegando, mi agarde,beijos.....
Por: josé ivan silvestre

OI PESSOAL DE OROS TUDO BEM,NAO SEI SE VOCES LEMBRAM DE MIM TRABALHEI NO POSTO DE MOREIRA MUITO TEMPO,ESTOU COM MUITA SALDADE DESSA CIDADE LINDA JA FAZ 17 ANOS QUE NAO VOLTEI MAS NUNCA ESQUECI ESTA CIDADE MARAVILHOSA UM DIA VOU VISITALO. ABRAÇAÕ PARA TODOS
Por: ALTAMAR

muito bonetinha esta cidade,morei nela de 70 a 78 estudei no colégio,fiz curso normal ,legal,saudades de meus colegas do curso de l978 marisce,zésobral,zuleide entrem em contado [email protected]
Por: greice maria costa vieira

Em visita a Orós no ano de 1976, pude me refrescar no açude, que mais parece um mar de água doce. Linda cidade, bela Orós...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

amo oros demais!! tenho familiares lá. Sou irma de ozanildo augusto e neta de zulmira.Meus pais sao cearenses. Moro em bh mas sempre digo que o meu coracao e oroense. Saudades da cidade maravilha!!!!!!! p.s Meu pai ajudou a construir a barrragem do acude, foi em oros que ele tambem se apaixonou e casou..
Por: hosanesia silva

oros e limda e ospitaleira saudades de oros respomdão este e-mail falamdo como esta oros
Por: sebastião marcio pereira de souza

oros e localizado na rejião mas previlejiada do ce os oroeces estão de parabems
Por: sebastião marcio pereira de souza

Sou Iguatuence, morei em oros muito tempo, hoje moro em joao pessoa-pb, mas amo esta cidade e divulgo a mesma.
Por: Francisca Eliane de Lucena

Boa Noite Estive ai e gostei muito. Obrigado Senhor...
Por: Nilton

Com certeza que existem também outros lugares para serem visitado, e farei isso quando for de férias para o Ceará.
Por: Nilton

Amo minha cidade, é uma das mais belas do ceará. Quanta saudade dos amigos, do sol do clima, do acude , dos monte, das longas ladeiras, daquela minha gente boa e feliz. Se eu pudesse iria muitas vezes a minha terrinha, como não é possivel frequento via net. Sou muito orgulhosa de ser filhas destas águas oroense, onde a vista nos trás tranquilidade, onde o povo é acolhedor e feliz.
Por: Geilsa Nunes

Eu sou de Igarói distrito de Orós Adoro esses lugares mais no momento estou em Goiânia-Goiás Adoro esse lugar Saudadess ...
Por: Valéria Patricio

sou de oros e moro campinas. sp o que tei de melhor e o açude
Por: joise candido de lima filho

eu conheço oros e muito bom
Por: rayanne

ola gostaria muito de conhecer esta cidade minha história é a seguinte meu pai e toda a familia é do estado do ceará da cidade de orós e eu sou do interior de sp morro de vontade de ir ai conhecer meus familiares mais nunca deu quem sabe um dia irei ai o pior de tudo é que não conheço eles mas sei que um dia irei ai estou sempre olhando sobre a cidade e grande é meu desejo se possivel me responda este email ok abraços
Por: rosano melo souza

quero conhecer a cidade ver o açude porque desde criança ouço falar e sei que durante muitos anos foi o maor logo artificial
Por: João Bosco

GOSTARIA DE CONHECER MORO EM SÃO PAULO MEU NOME E ADRIANA SOU FILHA DO FRANCISCO FERREIRA CAMPOS FILHO DA CIDADE SER TIVER ALUGUEI PARETE DOS CAMPOS MIM MANDE UM EMAIL OBRIGADA.
Por: adriana

não preciso de comentários sobre minha cidade ti amo Orós breve estarei ai, espero que as mudaças não seja só na parte turistica, em outros setores tambem vocês entenderam fredson.
Por: FREDSON NUNES CASTRO

sou de oros e moro em campinas s.p vou pro carnaval si deus quiser
Por: jose candido

e um cidade muito linda, com muitas atracois com aventuras lazer para aduto e criancas e adolecentis, e otimo de mais.
Por: elvio

Olá a todos meu cordial abraço,quem quiser falar ou saber sobre Orós,olha eu aqui,abraços Fia
Por: José Cícero Filho Fia

o k mais gosto em oros e o açude e o frutao gabye uma casa de fruta k tem em frete a praça...bjs
Por: gabriela ciriaco araujo

o melhor lugar para ospedagem, é no hotel da ilha de lurdes viera!!!
Por: gildomar lira

ORÓS QUE EU AMO E QUERO SEMPRE VIVER COM TRANQUILIDADE... CIDADE DO MEU CORAÇÃO!!! E ABENÇOADA POR DEUS!!!
Por: JOELMA SIQUEIRA

Orós é minha cidade amada; adoro minha terra, eo meu lugar preferido é o bar de chico boa sorte!!!!!!
Por: santinho

Orós é minha cidade amada; adoro minha terra, eo meu lugar preferido é o bar de chico boa sorte!!!!!!
Por: santinho

Que saudade sinto da minha terra natal,ela é um paraiso natural.Quem á visita não se esquece,e quem toma de sua água se apaixona.
Por: Dacilene

linda nossa cidade, cidade bela, e de gente hospitaleira....
Por: Ana Lucia

moro em paletina oros faz um tempo q to em sao paulo mais nao esqueso oros tenho muita saudade de tudo.
Por: cicero maciel da silva

nescie em oros e saie muito pequena agora estou louca pra conhecer essa beleza q sou apaixonada por ela
Por: socorro

adorei passei ferias foi a melhor viaje que ja fiz moro em fortaleza va ha oros um abraço as pessoas de oros nao esqueça de conheçer ha vavula
Por: jose rudi santiago

Óros é uma terra maravilhosa, por ter belas paisagens além de ter uma população que carinhosa e que sabe acolher como ninguém seus visitantes.
Por: David

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Orós
Fundação:
1956
Altitude:
184m
População:
20.667 habitantes
Área:
598,7km²
Densidade Demográfica:
34,52hab/km²
CEP:
63520-000

Envie seu comentário sobre Orós

banner