Nova Olinda

Nova Olinda-CE
banner

Bem-vindo a Nova Olinda!

banner

As melhores pousadas em Nova Olinda podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Nova Olinda

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Tapera. Suas origens datam das últimas décadas do Século XIX, formadas por moradores situados às margens do rio Cariús.
A elevação do povoado à categoria de Vila provém do Dec-Lei nº1.156, de 4 de Dezembro de 1933, e a Município conforme Lei nº 3.555, de 14 de Março de 1957, tendo sido instalado a 26 de Abril de 1958.
A capela, cujas origens a História não registra, tem como padroeiro São Sebastião, vincualada à Paróquia de Santana do Cariri. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

novolindense

População:

14.256 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte – Farias Brito; Sul – Santana do Cariri; Leste – Crato e Farias Brito; Oeste – Santana do Cariri 

Acesso Rodoviário:

CE-292, CE-386, BR-116, BR-122, CE-060.   

Distâncias:

Da Capital:

390 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:


Os Cajueiros

Quando Neco Trajano comprou a Fazenda Tapera nela tinha 5 cajueiros enfileirados, cada filho do casal adotou um cajueiro e quando eles foram ficando adultos cada um que morria, em seguida o cajueiro também morria.
 
Fundação Casa Grande

Reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus estudos temáticos, arqueológicos, mitológicos e históricos preservando viva a imagem do povo Kariri e por seu trabalho capacitando crianças e adolescentes em comunicação, gestão, música, cinema, vídeo e teatro, criando novas oportunidades formando futuros profissionais.

Espedito Seleiro

Expressão da cultura no município passando de pai para filho. O Mestre Espedito Seleiro é considerado ícone do artesanato em couro  e seus produtos são reconhecidos no mercado  internacional.
 
Pedra da Coruja

Saindo do sítio Olho d’água no sentido do Crato, observa-se a pedra da Coruja e a Torre de Pedra, sitio mitológico que compõe a historia do município.

Ponte de Pedra

Saindo do sítio Olho d’água no sentido do Crato, observa-se a pedra da Coruja e a Torre de Pedra, sitio mitológico que compõe a historia do município.
A cidade de Nova Olinda está situada na área de maior concentração mundial de fósseis do período Cretácio e conta também com abundantes reservas de Pedra Cariri.

Festa de São Sebastião

A cultura do Município é voltada para as festas tradicionais religiosas. A tradicional festa religiosa em homenagem ao padroeiro do Município,   inicia-se no dia 11 de janeiro com a condução do Pau da Bandeira em homenagem ao Santo Padroeiro São Sebastião. Os festejos duram nove noite e é considerada uma das maiores festas populares do Cariri. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

11 à 20 - Festa do Padroeiro São Sebastião.

 Abril

10 à 14 - Dia do Município

 Novembro

01 à 04 - Feiras de Ciências e Artes.

20 à 22 - Festival de Música - Canta Nova Olinda.

25 à 27 - Festa de Vaquejada

 Dezembro

31 - Baile Popular de Reveillon

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

E-mail:

Telefones: (88) 3546-1322 

Sites: http://www.novaolinda.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Aeroporto: (88) 3572-2118  

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 9909-2797

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (88) 3546-1555

CONSELHO TUTELAR: (88) 3546-1640

CORREIOS: (88) 3546-1135

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

www.gutofreitas.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Nova Olinda

A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO ESTA MUITO LINDA. ATÉ BREVE.
Por: anchiêta

CONHEÇO SIM!!! SOU DE LÁ. O QUE TEM DE MELHOR... ...TUDO!!!
Por: anchiêta

Sou filha natural desta cidade, estou morando parana ha 32 anos, estive ai em dezembro/2008 minha familia continuam morando ai, esta tudo diferente cresceu ,são pessoas lindas e acolhedoras, más falta o poder público abraçar envestir no social nos que mais precisam, espero que a nova administração façam e cuide da sua gente com muito carinho e responsabilida um abraço a todos e sucesso ... lucena gubaua .araucaria-pr 15/02/2002
Por: lucena

eu morro em nova oilnda não troco ela por nenhuma outra cidade...
Por: samanda

pense numa cidade otima adorei muito essa cidade é uma cidade muito turistica!!!
Por: thiago

Olá tenha um boa tarde a todos que ler essa mensagem,,,,estou com uma colega que esta a proucura de seus irmão que mora ou marava cidade de nova olinda,,,rua jose alves de lima,,,,familia conhecida com bitu,,qualque informação me responda por favor,,,tel 61-33778764
Por: marcio

eu nasci em nova olinda por isso acho ki é uma cidade muito bonita e bem alegre e um dia voltarei para visita-la..!!
Por: mery

Amei essa vaqueijada!!!! foi inesquecivel*** essa cidade e massa!! O cidadee abensoada!!
Por: sheyenne

Fui a cidade, gostei muito da hospitalidade, das informaçoes passadas pelas pessoas da cidade, tbm adorei as pessoas do projeto casa grande , a ornamentação da igreja tudo muito organizado, muito bem conservado e preservado... mas voltarei para ver a parte natural/ecologica que nos faltou tempo... bjos
Por: Fernanda Gabriela da Silva Ferreira

minha cidade é muito bacana.Venha visitar essa terra maravilhosa, abençoada por são sebastião e mãe rainha.visite a capela de mãe rainha nas populares,nova olinda ceará
Por: rubens

Nasci em Nova Olinda (Sitio São João) e tenho muita saudade...Principalmente da escola Padre Luis Filgueiras ,das noites de lua e das festas juninas (falar da Festa do Padroeiro São Sebastião é lugar comum). Mando um grande abraço a tds os parentes e amigos desta linda cidade. Até julho, se deus quiser! Batista. Tres Rios RJ [email protected]
Por: Francisco Batista

e realmente uma cidade muito bonita!mas gostaria de encontrar os irmaos da minha mae que moram ai!a ultima vez q minha mae os viu ela era bem pequena!o pai dela se chama pedro sebastiao neto e minha mae se chama expedita maria cordeiro.qualquer informacao por favor nos [email protected]
Por: luana

eu não amo nova olinda eu adoro gostei cidade bem legal de um pessoal inesquecivel.....
Por: vitor

Nossa, será um prazer conhecer uma cidade que tem tanta cultura, pessoas c/ desenvoltura e espaços ambientais que proorcionam paz espiritual e com a natureza! Espero estar em breve colaborando com a saúde publica da população acima descrita de forma holística e humanizada!
Por: Enfermeira Pós Graduada Fernandha Ramos Mendes

Sou natural de nova olinda mais moro no Rio de Janeiro a 27 anos.votei a minha querida cidade no ano de 2000.quero muito voutar a minha querida Nova olinda. tenho num carinho especial por esta cidade......se poderem deixe me informado sobre as novidades da cidade......valeu povo especial
Por: ANTONIO DIAS DE MATOS

ola para todos.nova olinda e uma linda cidade msm tenho saudades dai.acho ki em dezembro de 2010 esatarei ai pra rever meus parentes e festejar muito familia sales de matos mim esperem.to chegando
Por: reginaldo borges de matos

Eu adoro Nova Olinda, está agora mais desenvolvida, construções do polo turisco, centro de artesanato, hospital com médico e enfermeiro 24 de plantao e outras. espero que os filhos que estão fora de Nova Olinda volte e venham conhecer a Nova, Nova Olinda, abraços para todos.
Por: Pedro

amo essa terra nasci ai;;;;;;;;;;;;;;;;atualmente to em sao paulo;;;;;;;;em breve voltarei as minhas origens
Por: vanderluica

nasci en nova olinda moro em sao paulo a mais de 30 anos.mais so apaixonada por nova olinda.
Por: meirevan valentim leite

amo minha cidade que muito me orgulha:nova olinda;em breve retornarei para ficar...
Por: j. josimar soares(zé de jardilina)

e cidade maravilhosa quanta saudades tenho vontade de levar minhas filhas para conhecerem a cidade que nasci elas iriam adorar
Por: graça

eu sou elisangela so de nova olinda e adoro essa cidade maravihlosa e estou com muinta saudade de lra.atualmente esto em sao paulo em breve estarei lar para grande festa que e a vaquejada, beijos.
Por: elisangela de oliveira

Sim conheço ja fui varias vezes ai em Nova Olinda e uma cidade interressante uma regiao fascinante ,calmo tranquilo.sempre vou tenho familiares ai nessa cidade.
Por: Romina Ligia Pinheiro Cordeiro

Conheço Nova Olinda Ce ,e uma cidade linda bem acolhedora povo simples , sempre nas férias eu estou aproveitando essa natureza tao bela que e a chapada do araripe e muito belo. a cidade estar crescendo muito e o comercio automaticamente tambem meu esposo e de Nova Olinda mas já me sinto Novolindense. ja visitei alguns pontos turisticos e muito legal .
Por: Romina ligia Pinheiro Cordeiro

morrei nesta cidade as festas sempre foram fantasticas,tem 40 anos que sai mas sempre volto para assistir as festa. as festa de são sebastião são maravilhosas.
Por: Helena

sou morador desta bele cidade gosto muito de nova olinda -ce
Por: Sebastião Pereira MUNIZ

Saluton, Nova Olinda! Boa Páscoa a todos vcs! Abs com saudades do Batista! Tres Rios RJ
Por: Francisco Batista

nassi em nova olinda moro em são paulo a 18 anos e simto muita saudade desta cidade maraviholsa,voltarei em brev para minha cidade
Por: irsmar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Olinda

Envie seu comentário sobre Nova Olinda