Maranguape

Maranguape-CE
banner

Bem-vindo a Maranguape!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Maranguape e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Maranguape.

A cidade de Maranguape, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1851. A localidade está em uma altitude de 80m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 88.478 habitantes. A área total de Maranguape é de 654,8km², e sua densidade demográfica é de 135,12hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maranguape-CE é 61940-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Maranguape oferece contato com a natureza bem ao pé da serra.

Município que tem como filho ilustre o humorista Chico Anysio.

Maranguape, cidade localizada na microrregião de Fortaleza, não foge a regra e é tão bonita quanto quase todo o estado do Ceará. O local atrai turistas do Brasil e outros países que buscam uma cidade com belezas naturais e clima tropical quente úmido.

Atualmente com cerca de 120 mil habitantes, o município fica ao pé das serras Maranguape, Lajedo, Aratanha e Pelada e tem como patrimônios culturais seus orquidários e floricultura. Em sua atividade econômica, Maranguape se destaca principalmente com a tradição de seus bordados, em especial no estilo richilieu, além das indústrias localizadas em seu perímetro.

O município tem como seu filho ilustre o mestre do humor Chico Anysio, que tem sua casa preservada e que é ponto de parada obrigatório para a maioria dos turistas.

Ainda como uma de suas grandes opções turísticas, o município conta com o roteiro de trilha da Pedra Rajada, que tem altitude de 920 metros em relação ao nível do mar. Nele, o transporte de turistas é feito por meio de uma jardineira que percorre aproximadamente quatro quilômetros propiciando experiências únicas de integração com a natureza. Para os mais aventureiros e corajosos, a pedida é descer por uma tirolesa instalada nas matas fechadas. Ao todo, o penhasco onde ela está instalada conta com 270 metros de extensão e 40 de altura.

Para os que buscam mais tranquilidade, é possível apenas desfrutar das belezas naturais, como as lagoas localizadas no lugar. No local é possível tomar banho e ter contato com uma infinidade de espécies da fauna e flora.

Entre os locais disponíveis para comer estão uma infinidade de restaurantes, que servem cardápios atuais como sanduíches e pizzas, até casas especializadas em tradicionais peixadas, carne de sol e caranguejo.

As pousadas e fazendas são as principais opções de hospedagem no município. Na primeira opção, é possível encontrar muito conforto como buffets completos de café da manhã, instalações aconchegantes e com boa tecnologia. Em alguns casos ainda é possível ter mais contato com a natureza e desfrutar de outras trilhas e bicas, por exemplo.

Os que optarem por uma hospedagem na fazenda podem desfrutar de passeios de charrete e barco e visitas a atrações externas.

Informações de Maranguape

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanha e Baturité

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam aos estágios da pré-colonização, com o nome de Maragoab, conforme cartografia antiga. Dizia-se, a título de nota informativa, situar-se numa serra para aquém do lugar chamado das Amazonas, o que até certo ponto estará geograficamente correto. Em termos de colonização, aparecem como pioneiros o tenente Pedro da Silva e Amaro de Moraes, que a 12 de julho de 1707, obtêm por Sesmaria terras envolvendo o local onde pelos tempos adiante se formaria a povoação. Em posteriores concessões, são beneficiados, na mesma região, os sesmeiros Jorge da Silva (1711), Capitão Soares de Oliveira (1717), José Gonçalves Ferreira Ramos e Filipe Lourenço Ramos (1790).
A elevação do povoado à categoria de distrito, com vinculação ao Município de Fortaleza, ocorreu segundo Ato Provincial de 1º de janeiro de 1760. Em segundo Ato Provincial, datado de 18 de março de 1842, fundiu-se o Distrito ao Município de Fortaleza, desaparecendo a individuação anterior. Em Lei Provincial nº 553, de 17 de novembro de 1851, deu-se a sua desvinculação do Município de Fortaleza e consequentemente a sua elevação à categoria de Vila. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei Provincial nº 1.282, de 28 de setembro de 1869, com a denominação atual.
As primeiras manifestações de apoio eclesial decorrem de Lei Provincial nº 485, de 4 de agosto de 1849, transferindo para Maranguape a freguesia até então com sede em Messejana, tendo como padroeira Nossa Senhora da Penha. A primitiva capela situava-se à margem direita do Riacho Pirapora, no lugar posteriormente denominado de Outra Banda.  Em virtude da inexistência de condições físicas da primitiva capela, procedeu-se à demolição desta e programou-se a construção de templo mais adequado. Quando  da execução inicial das respectivas obras, estas, então foram suspensas, havendo como pretexto desavenças entre os habitantes de Outra Banda e moradores da margem esquerda do já citado riacho Pirapora, girando a questão em torno do padroeiro cuja preferência se dividia entre Nossa senhora da Penha e São Sebastião. Resultou do impasse a edificação do templo dedicado a São sebastião e o reerguimento da extinta capela em honra de Nossa senhora da Penha, dividindo-se também o padroado.

Significado do Nome

O topônimo maranguape vem do tupi-guarani maragoab e significa Vale da Batalha. O nome é uma alusão ao lendário cacique da tribo de índios que dominava a região.
Sua denominação original era Alto da Vila , depois Outra Banda e, desde 1760, Maranguape. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

maranguapense

População: 

112.926 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidadezinha aconchegante de um povo hospitaleiro. Aproveite ao máximo o que a cidade lhe oferece de bom.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Fortaleza 

Limites:

Norte: Caucaia e Maracanaú
Sul: Palmácia e Caridade e Guaiúba
Leste: Maracanaú e Pacatuba
Oeste: Pentecoste e Caridade 

Acesso Rodoviário:

CE-065 

Distâncias:

Da Capital:

30 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo, cujo potencial não é bem explorado, também é uma fonte de renda para o município devido aos atrativos naturais, como as Serras, nas quais exitem várias trilhas por onde pode-se fazer caminhadas ecológicas na, por exemplo, trilha do sítio São Zacarias, Pedra do Urso ou Derretido, ou na Pedra da Rajada.
Maranguape é sede também do único Balneário da região metropolitana de Fortaleza em funcionamento contínuo desde a sua fundação. O Cascatinha Balneário & Chalés recebe associados e visitantes desde 1963. O complexo conta com parque aquático com piscinas e toboáguas, restaurante, chalés e pousada, cascatas, bicas, piscinas naturais, lago com caiaques, área para prática de esportes e jogos.
Outro atrativo é o Y-Park, museu e parque de esporte do Grupo Ypioca.
O esporte também intensifica o turismo da região com o clube Maranguape Futebol Clube e o Estádio Moraisão.

Principais Pontos Turísticos:

Solar das Sombras


Prédio da Prefeitura Municipal

Casa onde nasceu o escritor Capistrano de Abreu

Pico da rajada 


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro


- Festa de São Sebastião.

 Fevereiro
 
- Carnaval das Cinzas.

 Agosto

- Feira de Artesanato.

 Setembro

- Festa de Nossa Senhora da Penha.
 
- Dia do Município.

- Festa de São Miguel.
 
- Vaquejada. 


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARANGUAPE

E-mail:

Telefones: (85) 3369-9103

Sites: http://www.maranguape.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3341-3636

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


- Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio (Maranguape, 12 de Abril de 1931 — Rio de Janeiro, 23 de Março de 2012), foi um humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos na Rede Globo, emissora onde trabalhou por mais de 40 anos.
Ao dirigir e atuar ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D'Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro, Ivon Curi, José Vasconcellos e muitos outros, tornou-se um dos mais famosos, criativos e respeitados humoristas da história do país.
Morreu em 23 de março de 2012, no Rio de Janeiro.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Maranguape

essa cidade é maravilhosa so de são paulo e já morei ai ,gosto muito dessa cidade um abraço
Por: cristiano salgado de freitas

so cearece nase em maranguape gosto muito de maranguape ou terrinha boa e so maranguape serra bonita cascasdas eu amor muito maranguape so não esta menho muito pq não tem muitas festa mais meimos asim gosto muito de maranguape beijos eabraços todo maranguapese
Por: marcio antoinio carneiro

é uma cidade maravilhosa mas temos q ver os pontos turisticos mas simples
Por: marilia

Moro no RJ Mas Nasci aí em Maranguape em 1964 meu maior desejo é conhe-lo quem sabe até morar neste lugar tão lindo neste paraiso. Beijo minha cidade.Te amo,te amo,te amo
Por: Valdefrido Soares

a serra de maranguape para mim e o lugar mais bonito da terra e sou maranguapense tambem
Por: jose esteves

essa cidade é muito lindo e maravilhoso de mais. por isso eu gosto de mora nesta cidade maravilhosa. por que tem uma paisagem muito lindas e muitas serras pricipalmente a da rajada que é pico mais alto de maraguape que eu já subi lá em cima por isso eu achei muito lindo a natureza.
Por: luis césar

cidade maravilhosa,com muita gente e tambem muitos gatinhos tambem...
Por: andressa

nossa maranguape e uma cidade muito linda tenho orgulho de ter nascido aqui
Por: luniery amorim

Sou filho dessa linda cidade, sempre que posso faço uma visita a minha terra, moro aqui no Rio a mais de trinta anos, mais breve voltarei pra ficar. Vale a pena conhecer MARANGUAPE CE.
Por: Edilson Mota Bezerra

estive pela a primeira vez ai no mes de setembro de 2010 adorei tudo cidadezinha linda e aconchegante estou voltando este ano no mes de junho pois vai ser realizado o casamento do meu filho na matris de marangape somos paulista mais adoramos o nordeste principalmente o ceara um beijo a todos cleusa e manoel marangape cidade linda e aconchegante sp
Por: CLEUSA REBEQUI

adorei maranguape ta de parabéns as serrras sao lindas os rios as praças é tudo linpo a natureza é bem tratada é são bem verde as cachuera o centro as árvore tao otimo
Por: samara

adorei maraguape ta de parabéns é tudo lindo aspraça a natureza é bem tratada e bem verde os rios ñ sao poluido e as cachueras
Por: samara

MARANGUAPE PRA MIM É SENSACIONAL,10,TUDO DE BOM.PASSEI FÉRIAS AÍ NO ANO DE 2010,FIQUEI ENCANTADO COM AS PESSOAS,SEUS SOTAQUES,POVO QUE GOSTA DE BATER PAPO,ACOLHEDOR,BRINCALHÃO,UMA MARAVILHA.FIQUEI APENAS 13 DIAS,E NÃO APROVEITEI AO MÁXIMO O QUE ESSA CIDADE OFERECE.MAS NO ANO DE 2012 ESTOU AÍ DE NOVO PRA CURTIR DE TUDO QUE MARANGUAPE OFERECE.JÁ ME CONSIDERO UM MARANGUAPENSE DE CORAÇÃO,BEIJOS MARANGUAPE,JÁ,JÁ,TÔ DE VOLTA!
Por: Luis carlos junior

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maranguape
Fundação:
1851
Altitude:
80m
População:
88.478 habitantes
Área:
654,8km²
Densidade Demográfica:
135,12hab/km²
CEP:
61940-000

Envie seu comentário sobre Maranguape

banner