Jardim

Jardim-CE
banner

Bem-vindo a Jardim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Jardim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Jardim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Jardim.

A cidade de Jardim, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1814. A localidade está em uma altitude de 648m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.982 habitantes. A área total de Jardim é de 500,9km², e sua densidade demográfica é de 51,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jardim-CE é 63290-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jardim

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam ao Século XVIII, tendo como referência o fazendeiro Bento Moreira, casado com Dna. Sebastiana de Oliveira e residente no sítio denominado Corrente de Ramalho. Além deste, havia outro colono, homem pobre e consequentemente sem identificação, ocupando o vizinho sítio Cabeça do Negro. Não existe, pelo menos em termos de registro, relação alguma entre esses dois primitivos moradores e o desenvolvimento do reduto. Sabe-se, entretanto, que a região na qual se situaria o Município Jardim sofreu considerável retardamento em sua colonização, não obstante suas condições de habitabilidade fossem bastante atraentes.
Sua localização em recanto bastante isolado ou, precisamente, no recôncavo meridional da Serra do Araripe, terá sido um dos fatores preponderantes, de modo que somente por ocasião das grandes estiagens atrairia maiores investidores. Desses, consta como pioneiro o padre João Bandeira de Melo, tendo acostado no futuro reduto no ano de 1792, premido pela seca e a ter como procedência o Pajeú das Flores em Pernambuco. Esse padre-fazendeiro, que parecia não acreditar nos prodígios do crucifixo, além de conduzir na cintura uma espada, fazia-se acompanhar de prestimosos escravos. Sua elevação à categoria de Vila ocorreu segundo Alvará Régio, de 30 de agosto de 1814, com sede na povoação de Barra de Jardim, com o nome de Santo Antônio do Jardim, tendo sido instalada a 3 de janeiro de 1816. As solenidades de ereção foram presididas pelo Ouvidor João Antônio de Carvalho, magistrado republicano e propagador indormido do sistema. Consta como seu primeiro Capitão-Mor (Prefeito) o fazendeiro José Alexandre Arnaud, tendo deixado de assumir o cargo em virtude do seu falecimento. Houve então como sucessor, Pedro Tavares Muniz. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei Provincial nº 1.829, de 13 de Setembro de 1879, inexistindo documentos que possam oferecer melhores esclarecimentos.
As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente o nicho erigido pelo padre fazendeiro João Bandeira de Melo (1792), tendo como patrono o Senhor Bom Jesus. Com a deserção do padre Bandeira de Melo, reforçaram-se os halos de religiosidade do nicho, havendo como fator de instigação psicoemocional a presença do frei Vidal frascarolo da Penha (Capuchino da Penha), mandando erigir o seu tradicional Cruzeiro (29/06/1799).

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

03 de Janeiro 

Gentílico:

jardinense

População:

26.607 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte: Porteiras e Abaiara; Sul: Pernambuco; Leste: Jati e Penaforte; Oeste: Barbalha.  

Acesso Rodoviário:

CE 060, CE 386, BR 122, BR 116 

Distâncias:

Da Capital:

431 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Nascente Boa Vista 

Boa Vista, a mais conhecida das nascentes de Jardim por proporcionar um maravilhoso banho, sendo um dos lugares mais visitados em todo o município de Jardim, além de possibilitar uma vista privilegiada da cidade.

Nascente Boca da Mata

Boca da Mata, das cinco fontes é a única que não abastece a cidade, ficando fora do sistema de tratamento dágua, sendo utilizada apenas para o lazer de turistas e do comunidade jardinense.

Praça da Matriz e Estátua de Nossa Senhora das Graças

Monumento inaugurado em 1949 pelo escultor jardinense José Rangel. Conforme os relatos históricos, a obra é fruto de uma promessa que o artista teria feito quando participava de um concurso na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Como obteve sucesso, cumpriu a promessa de fazer este significativo presente a sua terra natal.

Após a construção da estátua, o então prefeito Joaquim Pereira Neves construiu a praça, denominando-a com o mesmo nome.

Em 2004, a praça foi totalmente reconstruída pelo então prefeito Dr. Fernando Neves Pereira da Luz, tornando-se um dos mais belos atrativos turísticos da cidade.

Igreja Matriz de Santo Antonio

Um dos mais belos templos do Cariri. Sua construção foi iniciada pelo padre Joaquim de Sá Barreto e sua conclusão aconteceu no ano de 1876 pelo padre paraibano, Antonio Tomáz de Aquino.

A primeira torre foi construída pelo padre Miguel Coelho no ano de 1905 e a torre que hoje fica no lado esquerdo foi construída pelo padre Manoel de Alcântara em 1938.

Engenho Velho

Um dos mais antigos engenhos da Região do Cariri, e um dos poucos remanescentes dos mais de trinta que funcionaram em Jardim ao longo do tempo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro 

03 - Semana do Município.

 Junho

13 - Festa do Padroeiro Santo Antônio.

- Festa dos Caretas (Semana Santa).

- Festa de São João.

 Maio

- Festa Coração de Nossa Senhora.

 Novembro

- Vaquejada.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3555-1174 

Sites: http://www.jardim.ce.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3555-1538

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Jardim

Jardim é uma cidade abençoada,Deus estava inspirado qnd colocou esse pedaço maravilhoso no mundo,seu povo é maravilhoso e ainda tem gente q não gosta!Só quem não mora é q da valor! maravilhosaaaaa!!!!
Por: lidia

eu sou da cidade novo horizonte.antiga cacimbas,moro em sao paulo.adoro minha cidade.
Por: nilda

oi pessoal de jardim; nunca vou esquecer de voces;estive na cidade trabalhando na torre da vivo quase 2 meses, apaixonei por todos.até na radio falei.um abraçaõ dos mineiros de belo horizonte,nunca esquecerei jardim
Por: ezequiel da penha rosa

Jardim é uma cidade muito boa para quem gosta de dormir no frio.Quando e no inverno, amanhece frio, á tarde esquenta mais, e a noite esfria.Quem não se idrata acontece que acaba ficando doente, pois acontecem variações no tempo!
Por: Pedro Victor

Que linda cidade, tambem o nome já fala de beleza.E não é so isso não pela característica do nome as pessoas que nassen aí são lindas , estou falando das mulheres,é claro...Sou um homenm de sorte, sabe porque. Aqui em são Paulo encontrei uma flôr deste Jardim...Já vivo, com ela a 08 anos, linda maravilhosa. Estou feliz. abraços a todos aí de Jardim.
Por: João Evangelista Rodrigues

linda cidade lugar onde passei muitas ferias onde vc sente o frescor da natureza tem lugares lindos quem vai quer volta sempre eu mesma ja mim preparando pra ir fim de ano maravilha de cidade onde meus pais nasceram e onde tenho meus queridos familiares
Por: fatima amaro barros

Eu, nasci nesta maravilhosa cidade,na antiga Rua da Baixa, 74, hoje Padre Joao Bandeira, sou das Familias Conrado e Alves,Meu pai e Miguel Conrado do Nascimento e Terezinha Alves de Souza, ambos de Jardim,
Por: Francisco Demontie Conrado

sou do jardim e moro aqui em são paulo à 22 anos,tenho saudades do ar puro dai,das praças sem violência,do lazer q ai possui.
Por: maria de fatima pereira

oi gente tô aqui em sp faz 2anos mas adoro minha cidade.sou natural do distrito horizonte antiga cacimbas e morro de saudades de todos,grande beijo!!!!e aquele abraço!!!!
Por: eloisabernardino

Jamais me esqueço, das tantas visitas que fiz a cidade de Jardim, quando ainda menino. Este é um lugar pelo qual me apaixonei, pelas tão belas e amplas paisagens, incluindo a Serra do Araripe, que é cartão postal na região... ótima cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Amo minha cidade.É uma das poucas que ainda guarda antigos aspectos sociais; e ainda é bela por natureza!
Por: laires

pretendo voltar , pois é a cidade de meu pai . Eu e meu amor
Por: MÁRCIA SEVERO

gosto da cidade pois ja visitei algumas vezes tem pessoas muito calorosas ou seja é uma cidade bem legal.
Por: edivania

ola sou de jardim mas moro em sao paulo eu estive ai em janeiro 2011 gostei muito esta melhorando poem mas fotos para agente ver, abraço a todos
Por: lourinaldo

Sou escritor do Ag book, escrevi Memórias do Ceara que conta a trajetoria de Julieta que morava em Jardins Ceara no sitio de meu avo Cassiano, a historia de minha mãe é comovente, a familia do campo que viveu em 1953, agradeço desde já o comentario feito.
Por: Eduardo de Carvalho Grilo

Sou natural da Lagoa do alto moro em Pernambuco a vinte e dois anos mas nunca esqueço dessa linda cidade que amo.Principalmente dos meus querido familiares familia dos nascimento e bembem.
Por: Francisca Nascimento

conheço essa cidade gostosa meus pais moram no jatobá ja faz treze anos que estou morando em são josé dos campos s.p quero ir em outubro se deus quiser abraços a todos amigos dessa cidade uma felicidade bjão
Por: valdemir

sou de jardim moro em em s.b.c sp a quize anos.mas não esqueço da minha querida cidade meus pais moram no sitio cachoeira a cada dois anos passo minhas férias ai a cidade a cada dia estar evoluindo mais abraço até breve .
Por: alcimar

Jardim, alem de grande beleza,otimo clima é berço de grandes nomes do passado e no presente os quais conhecidos nacinalmente, como José Rangel,Padre douétts nacido aqui,foi vigario de varias paroquias do Ceara e de Pernanbuco onde chegou a ser prefeito de Triunfo no ano de 1892, e mais recente o musico José Meneses.
Por: antonio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jardim
Fundação:
1814
Altitude:
648m
População:
25.982 habitantes
Área:
500,9km²
Densidade Demográfica:
51,87hab/km²
CEP:
63290-000

Envie seu comentário sobre Jardim