Jaguaribe

Jaguaribe-CE

Bem-vindo a Jaguaribe!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Jaguaribe, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Jaguaribe, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1864. A localidade está em uma altitude de 123m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.301 habitantes. A área total de Jaguaribe é de 1.822,3km², e sua densidade demográfica é de 18,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaguaribe-CE é 63475-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Jaguaribe

Melhor,o rio jaguaribe, os Bailes na quadra e os Bebados nas ruas!
Por: M.R.Maia

essa terra onde eu nasci e a terra do óxe onde mais teve historias para contar e uma terra inesquecivel e o meu lugar e onde eu quero terminar os dias em paz comigo mesma...te adoro jaguaribe e quem te conhece não te esquece jamais....
Por: mayara

Tenho parentes em jaguaribe - Fazenda Vai quem pode - E adorei as fotos no site. Um dia irei prestigiar esta bela cidade. Um abraço a todos os jaguaribenses!!!!
Por: Fatima Lima

eu sou filho natural de jaguaribe mais vivo en pouso alegre minas gerais....
Por: jose cristiano dos santos

SOU DE JAGUARIBE AMO ESSA CIDADIZINHA ....SOU DA VILA PINHEIRO...BAIRRO Q AMO...
Por: elicacio souza

a emoçao e muito grandeao ver as fotos da cidade onde nasci o meu rio jaguaribe a igreja onde fui batizada saudade da professora D HAIDE minha escola clovis bevilaqua e a surpresa o prefeito atual foi meu colega de classe depois de 40 anos em sao paulo to morrendo de saudade de vc jaguaribe
Por: maria lucia rufino

acho a cidade de jaguaribe muito linda por que ja morei air e trabalhei em restaurante da cidade
Por: benivalo da silva

acho muito lindas as paisaigens locais .maravilhosos de se visitar e passar as férias a cidade estar de parabnes logo estarei air em passeio bons hotéis restaurantes e polsadas
Por: benival oliveira dasilva

há 20 anos, saí daí, fui embora pra SP, hoge moro na Bahia, m+ nunca esqueci dessa cidade q tanto amo.sinto saudade de muitas coisas, principalmente das vaquejadas, isso aqui na Bahia não tem. bjsss, Jaguar..........
Por: leuza

Uma cidade meiga e simples mas muito gostosa de ser viver ate o momento em que eu passei por ai..........
Por: fred pinheiro

Desde 1986, busquei encontrar preciosidades em outras cidades. Mal sabia eu Jaguaribano que, o tesouro encontra-se nessa linda e maravilhosa cidade. O pirata vai voltar um dia com certeza Bjos a todos. Gleidson Parente
Por: Francisco Parente

amo essa cidade sou assareence mais jaguaribana de coração beijos para voces.
Por: marcina guedes

Moro no estado do Acre, na capital - Rio Branco, mas amo esta cidade onde passei a maior parte da minha vida e ainda penço em terminar os ultimos dias da minha vida na minha cidadezinha que tanto amo. Toda minha família está em jaguaribe por isto penso em voltar um dia, abraços para todos os meus amigos e amigas.
Por: antonio Lueldir Andrade Bezerra

Moro no estado do Acre, na capital - Rio Branco, mas amo esta cidade onde passei a maior parte da minha vida e ainda penço em terminar os ultimos dias da minha vida na minha cidadezinha que tanto amo. Toda minha família está em jaguaribe por isto penso em voltar um dia, abraços para todos os meus amigos e amigas.
Por: antonio Lueldir Andrade Bezerra

Sou de jaguaribe e moro em Rio Branco - AC. Meus pais mora no bairro cruzeiro em jaguaribe; estou divulgando aqui a minha região como um grande campo turístico, principalmente a barragem do castanhão. Sou apaixonado por minha terra nata JAGUARIBEl, principalmente na época de vaquejadas que é meu esporte preferido. tenho terras aqui no Acre mais não tenho pista de vaquejada, motivo do esporte desta natureza não é bem vista nesta região. SAUDADES DE TODOS OS AMIGOS E DA MINHA FAMÍLIA. Irei ano que vem, em julho de 2012.
Por: Antonio Lueldir Andrade Bezerra

Informações de Jaguaribe

Roteiros do Brasil

Região Vale do Jaguaribe

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em seus referenciais de origem, consta como tendo início nos apagares do Século XVIII, quando por Sesmaria requereram e obtiveram terras na região os seguintes colonizadores: João da Fonseca Ferreira; Frei João de São José; Francisco Ramos da Silva; Miguel Abreu de Albuquerque; Antônio José da Cunha; José Bernardo Uchoa. Esses, por seu turno, ligaram-se familiarmente aos Paes Botão, Martins, Holanda, Peixoto, Fernandes, Cunha Pereira e outros. Em termos de formação habitacional, tem-se como precedência a pessoa do Capitão João da Fonseca Ferreira, cujo desempenho inicial consistiu em edificar, na Ribeira do Jaguaribe, uma das chamadas Casas-Fortes.
Essas terras, compreendendo o local onde se situara a Casa-Forte, Fonseca Ferreira transferiu por doação ao genro de nome Manuel Cabral de Vasconcelos. Em Segunda operação, Vasconcelos transferiu a posse dessas terras para o vigário do Icó, padre Domingos Dias da Silveira. Levada à hasta pública, essa propriedade teve como arrematante Eduardo Paes de Melo. Por morte deste e restando dívidas a pagar, transferiu-se a posse em favor dos respectivos credores. Esses credores, em número de quatorze, tiveram que se contentar com o quinhão de apenas cinco braças, o que em termos de assentamento possessório nada representaria. A povoação, formada em torno de tantas e tão reiteradas mudanças, tomou inicialmente o nome de Boa Vista do Jaguaribe-Mirim. Sua elevação à categoria de Vila, com sede na povoação de Riacho do Sangue, ocorreu em virtude de Resolução Provincial de 6 de Maio de 1833. Com o advento da Lei Provincial nº 518, de 1º de Agosto de 1850, transferiu-se a Vila para o povoado de Cachoeira (Solonópole), criando-se também o seu Distrito de Paz (Lei Provincial nº 859, de 27/08/1858). Em terceira andança e de acordo com a Lei Provincial nº 1.121, de 8 de  Novembro de 1864, reverte-se a itinerante Vila à anterior sede de Jaguaribe-Mirim. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei Estadual nº 1.532, de 12 de Agosto de 1918.
Em suas manifestações de apoio eclesial tem-se como precedente uma capela dedicada a Santo Antônio e edificada na povoação Boa Vista, datando presumivelmente dos primeiros anos do Século XVIII. Desse início, entretanto, não se possui documento comprobatório, sabendo-se apenas, que em virtude de Lei nº 1.074, de 15 de Novembro de 1863, criou-se a respectiva Freguesia, desmembrada jurisdicionalmente de Icó, Riacho do Sangue e Pereiro. Consta como seu primeiro vigário o padre Teodulfo Franco Pinto Bandeira, natural de Icó e empossado a 17 de Janeiro de 1864.
Com o advento da Lei nº 1.468, de 18 de Novembro de 1872, transferiu-se a sede da Freguesia, do lugar Boa Vista para a Vila de Jaguaribe-Mirim, tendo como padroeira Nossa Senhora da Purificação (Candeias). Dessa capela gerar-se-ia a Igreja-Matriz, não referenciada à míngua de documento.  

Significado do Nome:

Jaguaribe, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa no rio das onças. Do tupi yaguar: onça; y: rio; e pe: em. 

Aniversário da Cidade:

08 de Novembro 

Gentílico:

jaguaribano

População: 

34.416 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido

Temperatura Média

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jaguaribe

Limites

Norte: Jaguaretama e Jaguaribara; Sul: Icó; Leste: Pereiro; Oeste: Solonópole.        

Acesso Rodoviário

BR 116

Distâncias

233 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Nossa Senhora das Candeias (1863). 

Capela de Santo Antônio (1773).

Capela de Nossa Senhora de Santana. 

Prefeitura Municipal. 

Palácio da Intendência (século XIX).

Casa Curralinho (construída pelos escravos).

Rio Jaguaribe. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Fevereiro

02 - Festa do Padroeiro.

 Junho

12 - Festa de Santo Antônio.

 Novembro

08 - Dia do Município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIBE

E-mail:

Telefones: (88) 3522-1770

Sites: http://www.prefeiturajaguaribe.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS, OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E ANEXOS:

E-mail: cartorio1jbe@brisanet.com.br

Telefones: (88) 3522-2427

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaguaribe
Fundação:
1864
Altitude:
123m
População:
33.301 habitantes
Área:
1.822,3km²
Densidade Demográfica:
18,27hab/km²
CEP:
63475-000

Envie seu comentário sobre Jaguaribe