Icapuí

Icapuí-CE
banner

Bem-vindo a Icapuí!

banner

Comece planejando a sua viagem para Icapuí utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Icapuí e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Icapuí.

A cidade de Icapuí, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1986. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.835 habitantes. A área total de Icapuí é de 429,4km², e sua densidade demográfica é de 39,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Icapuí-CE é 62810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Descansar o corpo e a mente tirando uns dias de folga é sempre uma ótima ideia. E quando são vários dias, para poder viajar, melhor ainda. Uma viagem, para aquele lugar que você sempre sonhou conhecer, ou ainda para um destino que será incrível visitar. Essa é uma das maneiras de voltar empolgado para o trabalho, além de muito inspirado.

Se você não tem ideia para onde ir, pode começar pelos destinos nacionais, pois o Brasil possui muitas cidades maravilhosas para serem visitadas e exploradas. Levar em consideração as suas preferências é o primeiro passo para escolher o destino certo, que você aproveitará e não ter nenhum transtorno. A cidade de Icapuí pode ser o lugar adequado. Conheça mais sobre o município de Icapuí, no Ceará.

Icapuí para os amantes de belezas naturais

O município de Icapuí é um verdadeiro paraíso para quem gosta de praia e toda a beleza que a natureza pode oferecer. O turismo está entre as principais fontes de renda da cidade, que possui uma extensa área litorânea. Entre as praias que você poderá aproveitar em Icapuí, estão: Ponta Grossa, Retiro Grande, Barreira, Barra Grande, Perobas, Praia do Arrombado, Picos, Redonda, Manibu, Melancias, Quitérias, Requenguela, e Tremembé. O calor intenso da região é propício para horas de diversão nas praias.

Para os que curtem esportes, Icapuí é considerado um dos municípios mais indicados para a prática de Kite Surf. Este esporte é bastante popular e entre aqueles que frequentam as praias da cidade, e pode ser uma ótima opção para se divertir em seus dias no município. A praia em que mais se pratica o Kite Surf é Tremembé.

A cidade de Icapuí também possui diversos eventos e festas. Entre eles, você poderá aproveitar: Festa da Emancipação, Carnaval popular, Semana Cultural (janeiro), Festa de São Sebastião, Mostra de Quadrilhas, Acampamento Latino-Americano da Juventude, Festival Interestadual de Quadrilhas, Festa de Nossa Senhora, Festa da Pesca, Semana Santa, Festa de Nossa Senhora da Solenidade, Agosto da Lagosta e Réveillon popular. Icapuí pode lhe surpreender e fazer com que você divirta muito. Belezas naturais não faltam, assim como estrutura para receber turistas de todos os cantos do país.

Informações de Icapuí

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias,  Cenário de Cores

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Município litorâneo, de recente formação, e chamado primitivamente Caiçara.
Sua elevação à categoria de distrito ocorreu na forma do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938. Sua elevação à categoria de Município ocorreu em virtude de Lei nº 4.461, de 15 de janeiro de 1959. Suprimido consoante Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965, antes de sua instalação e restaurado na forma da Lei nº 11.003, de 15 de outubro de 1985, ocorrendo sua instalação a 1º de janeiro de 1986. 

Significado do Nome:

Coisa ligeira    

Aniversário da Cidade:

22 de Janeiro 

Gentílico:

icapuiense

População: 

18.393 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bem vindo a Icapuí, bem vindo ao Paraíso... Icapuí espera a sua visita.
Diversidades de Praias: Em Icapuí existe uma grande diversidade praias com: falésias, pedras dentro do mar formando piscinas naturais.
Camarão, Lagosta, Frutos do mar e muito mais você encontra nas diversas barracas à beira-mar, onde você encontra a comida local preparada com temperos especiais.
Conheça a Praia de Tremembé: Umas das melhores praias de Icapuí e a mais agitada nos finais de semana. Recebe, principalmente, visita de turistas do Rio Grande do Norte que nos finais de semana procuram o lazer e o agito das barracas.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Litoral de Aracati 

Limites:

Norte e Leste: Oceano Atlântico, Sul: Tibau (RN), Aracati, Oeste: Aracati 

Acesso Rodoviário:

De Carro: Partindo de Fortaleza é possível ir a Icapuí através da CE-040 até a cidade de Aracati e então pegar a BR-304 até a CE 261 (conhecido como triângulo) - que dá acesso direto a Icapuí.
Pode-se também, através da BR-116, ir até Boqueirão do Cesário e tomar a BR-304, passar por Aracati e entrar no acesso a Icapuí - CE-261.
De Ônibus: A Empresa São Benedito tem uma linha diária saindo às 6h:30min e de segunda a sexta às 15h40min do Terminal Rodoviário São Tomé em Fortaleza. Outra opção é tomar ônibus para Aracati e, de lá, ir de topic até Icapuí.

Distâncias:

Da Capital:

195 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O município de Icapuí, o último do Litoral Leste do Ceará, na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, é famoso pela beleza das praias e a culinária, baseada em peixes e crustáceos. Dunas, falésias, tranqüilidade e um mar manso são algumas das atrações naturais das 14 praias distribuídas em 64 quilômetros.
As mais freqüentadas são Tremembé, Manibu, Redonda, Ponta Grossa e Retiro Grande. O maior atrativo são as formações rochosas gigantescas em Redonda e Ponta Grossa.
A natureza caprichou quando deu a Icapuí um pedaço de litoral pontilhado de contrastes que surpreendem a cada instante. Coqueiros, enseadas, pedras e imensas falésias fazem parte de um panorama enriquecido por uma vegetação tipicamente sertaneja.

Principais Pontos Turísticos:

Rio do Arrombado

Córrego do Manguinho, Riacho Mata Fresca, Morro do Timbaú.    

Praias

(Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Barreiras, Gamboa e Olho dágua, Tremembés, Arrombado, Melancia de Baixo, Quitérias, Peixe Gordo e Manibu, Cuipiranga, Barrinho de Mutamba, Requenguela)

Praia de Quitérias

Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.

Requenguela

Região simples, núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Quando vier até aqui para tomar um bom banho, aproveite para visitar a barraquinha do João Velho, peça uma saúna frita acompanhada de caranguejo. As salinas são belas ao cair da tarde. O branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores.

Praia Barrinha de Mutamba

Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros; praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe.

Praia de Barreiras

O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. É maravilhoso apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho.
Em Barreiras há o famoso forró da praia, nas noites de sábado. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta.

Praia de Picos

Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho.

Praia de Peroba

Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem, sua gente simples, o mágico mar de Peroba.

Praia de Redonda

Conhecer as belezas de Redonda, falésias com colorações que mesclam do vermelho e branco ao amarelo, de acordo com a luz do sol e a influência das marés. Toda a orla é circundada por falésias coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe.
A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Almir e o Noé trabalham com peças de madeira utilizando a raiz da hortência e o tronco de imburana fabricando barquinhos.
Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente. Impossível não conhecer Icapuí, comer lagosta, passear de bote, caminhar pela praia até a ponta da Redonda (falésias, tipo penhasco), brincar com as crianças curiosas que não saem da praia e tomar banho no mar gostoso de águas mornas.

Praia de Ponta Grossa

Comunidade em que a maioria dos nativos são descendente de holandês. Falésias com formações exóticas e multicoloridas que dão tons de alegria às manhãs que nascem proporcionando ao local paisagem selvagem e clima de magia.
O mar desenha na praia a meia-lua quando a maré baixa e expõe uma fonte de água doce. Os nativos chamam-na de olheiro.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Manifestações e Usos Tradicionais e Populares - Icapuí tem um grande número de festas da tradição popular e religiosa. Também tem uma variada gama de artesãos, desde bordadeiras até os entalhadores de madeira e construtores de barcos, e grupos de jovens ligados à dança, à música e ao teatro.

- Festa de São Sebastião - Homenagem ao Santo Padroeiro. Festejos no dia 20 de janeiro.

- Festa do Município de Icapuí - A festa acontece a partir do dia 22 de janeiro e se extende por todo a semana com oficinas durante o dia e grandes atrações a noite.

- Carnaval Popular - Realizado na Praça Central e nas praias de Tremembé, Quitérias, Manibu, Barreiras e Redonda. As festas carnavalescas são públicas e gratuitas. A programação inclui matinês em praias, o mela-mela nas principais avenidas à tarde, e shows na Praça Central à noite.

- São José - Comemoração ao Santo muito popular no Ceará.

- Festival da Lagosta - Três dias de muita animação com oficinas sobre o meio ambiente, palestras, teatro de rua, artesanatos, bandas locais e é claro: Degustação e Venda de Pratos à Base de Lagosta.

- Barcos ao Mar - Acontece na Barra Grande (ancoradouro de Icapuí) no último domingo de abril, e na praia de Redonda no dia 01 de maio. Grande festa em comemoração à volta à pesca da lagosta depois do período do defeso.

- Semana Santa - Uma das datas sacras mais importantes do calendário católico. A tradição indica ser um tempo de recolhimento e reflexão.

- Festas Juninas - Festival de quadrilhas. Festa dos Padroeiros nas localidades, como São Pedro em Tremembé.

- Festa de N. S. da Soledade - Homenagem à Santa Padroeira do Município, dia 22 de setembro. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3432-1200

Sites: http://www.icapui.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1ª OFÍCIO DO REGISTROS CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3432-1362

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.pousadaicapui.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Icapuí

As praias são lindas e um povo muito hospitaleiro.sem contar nas delicias da nossa culinária.
Por: LIZIANE REBOUÇAS

cidade maravilhosa,com belezas extraordinaria,praias belas,tudo de bom,para curtir suas férias,aproveite!!!!!!!!!
Por: carlos jose da cunha

cidade maravilhosa,com belezas extraordinaria,praias belas,tudo de bom,para curtir suas férias,aproveite!!!!!!!!!
Por: carlos jose da cunha

Olá passei em icapui agora no feriado de semana santa fiquei feliz em ver que icapui creceu muito em cima da serra muito bom desenvoveu bastante quando eu era adolesente ia muito ai pra casa de meus familiares . hoje a cidade e muito boa tem tudo OK!
Por: josileudo

icapui minha cidade de coracao sempre viaja com deus qeu todu de bom acontece icapui se deus e por nos quem cera contra nos cidade linda que sempre esteja con voces amem maio e os pode de deus
Por: elivelton

cidade maravilhosa, pessoas hospedeiras,simples, e confiante que essa terra è escolhida por deus . por isso sejam bem vindos a esse paraiso das aguas. praias virgens e puras.
Por: genova frnça da costa

sou de icapui,adoro essa cidade,ela e linda,belas praias,paraiso facinante.stou morando em Manaus-am,mas tenho muita saudade desse lugar,iri em breve!!!
Por: Lineuda Diniz

eu adoro essa cidade ela e muito linda e as pessoas que moram la são muito acolhedora
Por: luana

linda paias amcidadepacata gosto das festas pessoas maravilhosadooooooooooooooooo
Por: nadir

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Icapuí
Fundação:
1986
Altitude:
5m
População:
16.835 habitantes
Área:
429,4km²
Densidade Demográfica:
39,21hab/km²
CEP:
62810-000

Envie seu comentário sobre Icapuí