Groairas

Groairas-CE
banner

Bem-vindo a Groairas!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Groairas, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Groairas, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 88m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.488 habitantes. A área total de Groairas é de 156,1km², e sua densidade demográfica é de 54,38hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Groairas-CE é 62190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Groairas

Roteiros do Brasil

Região Vale do Acaraú

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao final do Século XVII, com o nome de Riacho Guimarães, quando aí se estabeleceram os primeiros colonizadores da Ribeira, dentre estes o seu fundador, Lourenço Guimarães de Azevedo. Constam como demais companheiros parte dos que povoaram terras que se estendiam do Rio Acaraú e Rio Aratiaçu aos contrafortes da Ibiapaba, retornando em busca da Serra da Meruoca, numa extensão de 50 léguas (08/11/1682). Os primeiros indícios de evolução política nascem da elevação do povoado à categoria de Distrito conforme Lei nº 2.704, de 16 de Dezembro de 1929. Suprimido conforme Decreto nº 193, de 2 de Março de 1931, e restaurado na forma do Decreto nº 169, de 31 de Março de 1933. Com o advento da Lei nº 116, de 17 de Novembro de 1935, que instituiu Distritos Especiais passa a integrar o porte dos que se alinham nessa categoria. Sua elevação à categoria de Município provém de Lei nº 3.603, de 23 de Maio de 1957, tendo sido instalado a 6 de outubro do mesmo ano, trazendo como novidade a denominação atual.
As primeiras manifestações de apoio eclesial datam do ano de 1712, quando por  doação do respectivo patrimônio, Lourenço Guimarães de Azevedo destina cem braças de terras para construção da capela cujo orago tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário.
Deve-se ressaltar que por ocasião do ato de transferência desse patrimônio, opuseram-se familiares do primitivo dono das terras, representados na pessoa do cego de nome Joaquim Torres de Araújo. Esse cego e oponente oficial, na ocasião cumpria pena em presídio no Recife, pretexto segundo o qual não teria assinado a respectiva escritura de compra e venda.
Não obstante essas querelas, tiveram andamento as obras de construção da capela, constando sua conclusão no ano de 1740, quando se festejaram os atos inaugurais, então presididos pelo Padre Visitador Félix Machado Freire. Consta como seu primeiro vigário o cura de nome Lourenço Gomes Lellou.
Em aditivo ao tópico relativo aos oponentes vendedores, sabe-se que essa questão se alongou até o ano de 1751, oportunidade em que não apenas se ratifica a posse das terras doadas como também do restante da gleba, mediante assinatura do cego e ex-presidiário Joaquim Torres.
A ampliação patrimonial da capela ocorre por doação de uma légua de terras em quadro, 60 vacas de cria e 7 éguas parideiras, tendo como ofertante Manuel Madeira de Matos, fato que se registra no ano de 1751.
Esse Manuel de Matos, encoberto em pseudônimo, outro não seria senão partidário de D. José I, Rei de Portugal. Perseguido pelo Marquês de Pombal, o nosso Policarpo, transformado em Madeira, emigrara inicialmente para as terras d’África, depois para o Brasil, onde se fixara no Piauí e finalmente no Riacho Guimarães. 

Significado do Nome:

Mel que os pássaros gostam 

Aniversário da Cidade:

23 de Maio 

Gentílico:

groairense

População:

10.288 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte: Cariré e Sobral; Sul: Santa Quitéria; Leste: Forquilha e Sobral; Oeste: Cariré.      

Acesso Rodoviário:

CE 178 e BR 222 

Distâncias:

Da Capital:

205 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GROIARAS

E-mail:

Telefones: (88) 3647-1103 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (88) 9203-4990

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Groairas

Groáiras é uma cidade bela e tem um dos melhores carnavais da Zona Noroeste do Estado do Ceará. A praia do Rio Acaraú com seus balneários é uma atração a parte. Se você não conhece, venha, traga sua família e deslumbre uma das mais antigas cidades do Noroeste cearense.
Por: AUGUSTO MARTINS MELO

moro no rio ha muito tempo mais adoro minha cidade groairas porque minha familia mora todos ai um abraço para todos groairenses
Por: teodorio alves ferreira

cidade maravilhosa.principalmente para passar as ferias.
Por: lidia mara telisforo

eu adoooooooooooroooooooo groairas amo demais essa cidade!!!!!!!!!!!!
Por: liliane

olá td bem? moro no Rio de janeiro mais seu groáirese amo groáiras esta cidade esta presete no meu coração vlw um forte abraço p/ os groáirese ok!
Por: eliesio alves

Passei minha infância e adolescência nesta cidade, bons tempos! Um dia voltarei para visitá-la.
Por: Fátima

nasce em groairas e faz mais 20 anos que moro no rio, mais adorava o rio acarau.
Por: maria madalena pereira silva

quando deixei esta cidade so tinha a parte do mercado a pç da igreja e a rua dos galdino. hoje e cidade bonita bem cuidade e o que vejo pelo o cp. parabens.
Por: raimundo albuquerque melo

o maior pratrimonho sempre foi rio acarau e os bons banhos comendo a carna de sol com macaxeira e o cará com cerveja um abraço!!!
Por: jose paiva

Groairas e uma cidade maravilhosa pois eu sou dai. so que moro no rio de janeiro. mais tenho muito orgulho de dize que Groairas E minha cidade. um Abraço. esto com muita soldada. valeu!!!
Por: antonio A P oliveira

Groáiras é o meu melhor lugas moro no Rio de janeiro mais nunca esquesso da minha cidade maravilosa minha Groáiras um grade abraço a todos de Groáiras .
Por: eliesio alves

Groairas é uma cidade maravilhosa, tem um balneario ótimo pra quem quer relaxar.
Por: Sandra Melo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Groairas
Fundação:
1957
Altitude:
88m
População:
8.488 habitantes
Área:
156,1km²
Densidade Demográfica:
54,38hab/km²
CEP:
62190-000

Envie seu comentário sobre Groairas

banner