Granja

Granja-CE
banner

Bem-vindo a Granja!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Granja, informações atualizadas sobre a cidade Granja, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Granja.

A cidade de Granja, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1776. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 45.673 habitantes. A área total de Granja é de 2.705,0km², e sua densidade demográfica é de 16,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Granja-CE é 62430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Granja

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Constando como um dos mais antigos redutos povoados e de maior extensão territorial da Capitania. Seus primitivos limites abrangiam vasta extensão territorial, compreendendo praia, sertão e serranias, nesses incluídos regiões lacustres, salgados,  áreas costeiras, ilhas sedimentárias, várzeas, serrotes, vertentes, rios periódicos, solos  profundos e argilosos, solos  rasos e impermeáveis, solos pedregosos, tipos de vegetação arbustiva e esparsa, além de remanescentes florestais driáticos cuja  existência se acha em fase de extermínio. Granja foi no passado aquilo que no presente diz-se, popularmente: Fui feliz e não sabia!...
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila tem como instrumento de apoio o Alvará Régio, cuja expedição consta das seguintes datas: a) 26, 27 e 29 de junho de 1976; b) 27 e 29 de julho dos mesmo ano. A data de instalação, segundo refere nota consignada em Datas e Fatos – Studart – pág. 342, consta como tendo sido a 17 de outubro de 1776, o que razoavelmente combina com o período transitório entre Lisboa e a recém-criada Vila, ficando sem efeito a data anteriormente descrita pelo autor (História do Ceará). Sua elevação à categoria de Cidade ocorreu segundo Lei Provincial nº 602, de 3 de novembro de 1854.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial constam da divisão do Curato do Acaracu (Acaraú), em quatro Freguesias, pelo Bispo de Olinda, D. Francisco de Xavier Aranha, situando uma delas na Ribeira do Coreaú, cujo sediamento tem como referência a povoação de Macaboqueira (30/08/1757). Essa Freguesia, pelo menos até que houvesse condições de funcionalidade, teria como sede provisória a Capela de Santo Antônio de Pádua do Olho d’água (Arakém), com edificação posterior na Vila de Granja. 

Significado do Nome

Homenagem a um Povoado ao Norte do Porto, em Portugal. Um dos Distritos, Ubatuba, teve o nome substituído para Ibuguaçu, que na língua dos Tabajaras Tapuias e Tremembés, habitantes da região, significa Terra Grande. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Granjense

População: 

52.670 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Camocim, Martinópoles 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

300 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais 

Vastas planícies cobertas de belos carnaubais e interrompidas por serrotes e outeiros, dos quais o mais alto é o da Tiaia.

Prédios Antigos 

Estação Ferroviária (1881), Câmara Municipal de Granja (1877), Mercado Público (1878), Cemitério de São João (1878), Igreja-Matriz (1759), Ponte Metálica sobre o Rio Coreaú (1881), Solar dos Gouveias e casarões do início do século XIX. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRANJA

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.granja.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Granja

sou filho de adrianopolis, moro em brasilia, morro de saudades de granja, gostaria que o site, desse mais informações, fotos, dados educacionais, politicos economicos. etc.
Por: fontenele

oi pessoal eu quero saber se tem ai em granja alguma rua chamada dona cliqueuza s/n pois eu quero ajudar meu irmão sidney encontrar o seu pai q se chama fancisco daniel ferreira q é filho de ana ferreira porto o ultimo contato foi em 81. que ele nos mandou essa carta por favor nos ajude.
Por: rose

Morro na Granja/Ce perto da rua Dona Chiqueza e conheço algumas pessoas da citada rua passe seu e-mail e mais informações q respondo
Por: Dutra

pense em ulugar maravilhoso... pessoas acolhedoras... tem um rio e uma barragem imcomparavel com qualquer outra. bom demais!
Por: nelinha

Granja é uma cidade maravilhosa banhada pelo rio coreaú e com lindos pontos turisticos como uma ponte em volta do rio que dá pra ver a linda visão da natureza e a barragem onde dá pra tomar banho, tem um cristo redentor,e uma caverna um pouco distante da cidade. Vale a pena conhecer!!! HOtél casa grande!!!!
Por: Ismaelalbuquerque de sousa

Granja uma linda cidade, dai guardo boas e saudáveis lembranças, quando menino, que ia a cidade, (sou do Distrito de Ubatuba) me admirava com suas casas, a ponte, a linha férea, a estação , a macaboqueira, tudo me parecia mágico e grandioso! O palácio dos Gouveias até hoje me encanta, pena que os proprietários não abrem o predio para visitação pública, aquele edifício faz parte da história de Granja, ali no mínimo deveria funcionar um museu da família Gouveia onde a juventude pudesse saber um pouco da história. Espero que a fámilia um dia entenda e divida com a juventude principalmente a história.
Por: João Batista Guilherme Correia

Minha cidade é uma das mais belas do Ceará, seus pontos turísticos encantam os visitantes. As belezas naturais são preservadas.
Por: Vandevaldo Pereira Magalhães

MORO EM SP MAS TENHO UM CARINHO MUITO GRANDE POR ESTA CIDADE,POIS MINHA MÃE É FILHA DELA E TENHO MUITOS TIOS,TIAS E PRIMOS QUE VIVEM AÍ.AMO MUUUUITO TUDO ISSO!!!Q SAUDADES.....
Por: ANGÉLICA FONTENELE

todos os pontos turisticos da cidade de granja pois gosto muito deste lugar
Por: fatima

Hoje moro em Boa Vista Roraima mas sou natural de Granja/CE sou filho de Francisco Sales Aragão e Raimunda Linhares Aragão com certeza em dezembro estarei ai para passar o final de ano. Um grande abraçoa a todos.
Por: Inocêncio Linhares Aragão

Adoro as ferias aqui principalmente o banhos as margens do rio coreau,um espetaculo!
Por: Gabriel duarte

essa cidade é linda moro em foraleza mas minha familia é dai.
Por: maria

A Granja e uma cidade maravelhosa porque eu sou de lar
Por: Francisco

A cidade maravilhosa é uma rica terra abençoada!! Granja de adoro!!! ♥♥♥
Por: Leiliane Gomes

nao troco esse pedaço de terra por nenhum outro.nao troco esse pedaço de terra por nenhum outro.nao troco esse pedaço de terra por nenhum outro.
Por: leila ferreira

nao conheço granja mas un dia irei ai visitar voces!!!!!!!!!!!
Por: janaina[fortaleza conjunto palmeiras]

Conheço e muito nasci e mim criei ai até meus 18 anos sou filho de Francisco Sales Aragão e Raimunda linhares Aragão, onde os mesmos ainda residem menos meu pai que infelizamente já se foi pro outro mundo, se deus quiser passarei o final do ano de 2010 por ai junto de todos. Um grande abraço a todos os meus familiares e todos os amigos que deixei por ai e mim aguardem.
Por: Inocêncio Linhares Aragão

JA MORE EM GRANJA EM 1965 QUANDO MEU PAI ERA AGENTE DE ESTAÇAO FERROVIARIA E CHAMA-SE RAFAEL TEMPOS BONS QUE NAO VOLTAM MAIS POIS OS TRENS JA NAO EXISTEM MAIS.
Por: JOSE WILLAM LOPES

so deixo a minha granja no ultimo pau de arara visite granja sejam bem vindos
Por: genival gomes

oi! me chamo William,nasci em Granja e permaneço nela até que a morte ou o destino nos separe...Cidade maravilhosa q não troco por qualqr outra.O rio coreau,ponte metálica,atraçõe maravilhosas que não existe em nenhum outro lugar....Essa cidade é simplesmente Tudo de Bom,Rica terra abençoada,em nome de Jesus......bjao!
Por: jose william ferreira

nasci em granja estou em fortaleza a mais de 30 anos mas amo esta cidade de coraçao
Por: manoel costa filho

nao so conheco como sou natural de granja,cidade linda e maravilhosa.sempre que posso vou vistar minha cidade,e rever meus amigos e parente.
Por: PAULO JOSE PEREIRA DE SOUSA

ôoooooooo cidade MARAVILHOSA parece Rio de Janeiro.
Por: TICTAC

Como diz o poeta: "Todos cantam sua terra/ Também vou cantar a minha/ Nas débeis cordas da lira/ Hei de fazê-la rainha."
Por: Carlos Augusto Trévia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Granja
Fundação:
1776
Altitude:
10m
População:
45.673 habitantes
Área:
2.705,0km²
Densidade Demográfica:
16,88hab/km²
CEP:
62430-000

Envie seu comentário sobre Granja