General Sampaio

General Sampaio-CE
banner

Bem-vindo a General Sampaio!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de General Sampaio, fotos, informações, os principais hotéis de General Sampaio, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de General Sampaio, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 95m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.664 habitantes. A área total de General Sampaio é de 184,9km², e sua densidade demográfica é de 25,22hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de General Sampaio-CE é 62738-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de General Sampaio

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Arraial do Bom Jesus, ainda quando fazenda (1890). Nas proximidades situa-se o Boqueirão chamado de Mãe Teresa, nome que se dava a uma preta e parteira cujos serviços eram bastante solicitados.
O crescimento do Arraial, em ritmo acelerado, deve-se à construção do reservatório ao qual se deu o nome de General Sampaio, tendo como início de obras o ano de 1932. Sua elevação à categoria de Distrito ocorreu segundo Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, vinculado ao Município de Canindé, transferindo-se posteriormente para a jurisdição de Pentecoste (Dec-Lei nº 160, de 31/03/1938). Sua elevação à categoria de Município ocorreu conforme Lei nº 3.338, de 15 de setembro de 1956, tendo sido instalado a 1º de março de 1957.
Em suas manifestações de apoio eclesial, tem-se a construção da capela, em terreno doado pelo cidadão Sebastião de Abreu e dedicada em honra de Nossa Senhora do Rosário. Esse nicho destinava-se principalmente ao pessoal do acampamento. Em sua caracterização de vinculação  jurisdicional, tem-se como subordinante a Paróquia de Apuiarés.  

Significado do Nome:

Homenagem ao soldado cearense Antônio Sampaio, morto na guerra do Paraguai e patrono da Infantaria do Exército brasileiro  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

sampaiense

População:

6.216 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense  

Limites:

Norte: Apuiarés ; Sul: Penaforte ; Leste: Apuiarés; Oeste: Tejuçuoca  

Acesso Rodoviário:

CE-341 e BR 222  

Distâncias:

Da Capital:

124 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Rio Curu, Riacho Maracujá.

Açude General Sampaio

Barragem projetada e construída pela Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS, hoje DNOCS, com a finalidade de perenizar o rio Curu, irrigação das terras do Vale do Curu, onde se destacam os projetos de irrigação Curu-Recuperação e Curu-Paraipaba, abastecimento de água da cidade de General Sampaio e Paramoti.
Sua construção teve início no ano de 1932, sendo concluída em 1935, com capacidade de armazenamento de 322.200.000m³. Vale salientar que, nesta obra, o DNOCS empregou pela primeira vez a técnica de compactação mecanizada.
A Barragem de General Sampaio é de terra, zoneada, com núcleo de material impermeável situado entre dois maciços de material não selecionado. No paramento de jusante existe um muro drenante de pedra e drenos transversais. O talude de jusante é protegido da erosão por um sistema de canaletas dispostas ao longo do talude e nas bermas existentes a jusante. O talude de montante é protegido por revestimento de concreto. A fundação e as ombreiras são constituídas por rochas gnáissicas.
Atualmente, além de servir com a distribuição de água potável aos municípios, proporciona lazer com banhos e passeios de barco, fortalecendo a piscicultura local. 
 
Santo Cruzeiro

A igreja católica tem seus ícones sendo que um deles é o cruzeiro que é colocado sempre num local de destaque da comunidade, que é uma cruz bem grande e que tem a função de abençoar a comunidade e por ser vista pelos mais diversos pontos. Daí surgiu o santo cruzeiro de General Sampaio, situado bem no alto do serrote do Cruzeiro. Cerca de 1000 metros da sede municipal e com altura aproximada de 100 metros referente ao nível da cidade.
O cruzeiro foi erguido na década de 1930, com a finalidade de atender os objetivos religiosos. O local é bastante visitado por peregrinos que se esforçam para pagar suas promesas. Com a subida exaustiva do grande serrote, e por entre as pedras, tocos e garranchos que bloqueiam a trilha no meio do mato. É um ponto turistico e religioso importante para a comunidade generalsampaiense, o que faz parte de nossas gerações.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora do Rosário  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GENERAL SAMPAIO

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3357-1088  

Sites: http://www.generalsampaio.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

1º OFICÍO DE REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE NOTAS: 

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

Comentários de General Sampaio

adotei essa cidade como sendo a minha tenho uma ligação forte e gostosa com a cidade, gosto d+ das festas das pessoas e principalmente da receptividade qro voltar + vezes se DEUS quiser em novembro para festa dia 14/11/08 um abraço a todos e nos vemos em general
Por: thiago melo

general sampeio e muito lindo ebela cidade eu e minha famili vaos todos os anos paea la .
Por: naria elizangela

MINHA CIDADE É MARAVILHOSA,ACONCHEGANTE,TRANQUILA.SEMPRE FOI ASSIM.NÃO NASCI NELA MAS É MINHA CIDADE NATAL, AMO GENERAL
Por: GRAZIELA ARRAIS MONTEIRO

FOI MUITO BOM QUANDO EU ESTEVE AI FOI BOM D+. O BALNEARIO É MUITO LEGAL E AS GATNHAS TAMBEM.
Por: PAULO

general sampaio está de parabens por terem tanto talento obrigado.
Por: graça

sou de santa quiteria no ceara,e nesse final de semana tomei um belo banho de açude, no belo açude de general sampaio.
Por: adriano gomes

EU SOU RAFEL EU SOU DA PARAIBA EU TENHO VONTADE DE CONHECER GENERAL EU TENHO UMA EX NAMORADA QUE ELA MORA AI SE EU SOBESE A ONDE ELA MORAVA EU IA NA HORA MAIS PELAS FOTOS A CIDADE E MUITO BONITA XAU...
Por: RAFAEL LIMA GONÇALVES

esta cidade apesar dela ser muito pequena mais se torna uma cidades muito grande pelas pessas que morão nela que são pessoas censacionais muito simpaticas e muitas cativas legais la é muito bom de passa as ferias uma cidade perfeita
Por: jefferson

ADOOOOOOOOOOOOORO ESSA CIDADE MARAVILHOSA!!!!ESTOU MORRENDO DE XAUDADES!!!!!!!!!!!!!1
Por: STHEPHANIE

o municipio de general sampaio apesar de ser um municipio pequeno é um otmo lugar pra se morar , além disso o municipio conta com um enorme açude e de um belo balneario onde todos podem desfrutar de anbiente de paz e harmonia sem falar que na hora do almoço vc ainda pode comer um belo peixe assado em fim não tenho o q falar deste lindo lugar q agora desfruta da cobertura da operadora oi
Por: thiago mota

amo general sampaio...galera legal e receptiva...o carnaval na bica e tudoooo!!!!!!!!! ;)
Por: daylane farias

o melhor bar e o bar do jaime o barneario e muito bom
Por: eloneida

conheço sim general nasci e mim criei ai amo está cidade pois minhas verdadeiras raizes estão ai queria dizer também que amesma evoluiu muito.e quem contribuiu para isso está de parabens
Por: Regiane Ramos

Sou generalense, natural de General Sampaio, e apesar dos muitos anos que deixei de morar neste lugar, amo minha pequena e pacata cidade. Minhas raizes, muitas lembranças de gente que ainda vive e muitos que já se foram (mas continuam vivas na minha memória) formam meu acervo particular de afetividades. Nunca te esquecerei, linda General Sampaio!
Por: Francisco José (Franzé)

General Sampaio-ce... Terra maravilhosa que eu tanto amuh! General Sampaio é tdb!
Por: Leidiane

General é uma cidade maravilhosa adooooooooooooooooooooooro general.
Por: Dayana érika

este acude é muito lindo!parece ser uma cidade bem tranquila
Por: vera

ah! MEU GEN. SAMPAIO , QUANTA SAUDADE TENHO DA MINHA INFÂNCIA NESSE PARAISO EM QUE CRESCI. HOJE TE CURTO PELA NET MAS TE PROMETO QUE UM DIA VOLTAREI PARA SER CRIANÇA NOVAMENTE. QUE SAUDADE.....
Por: FABIO NARCISO DE MEDEIROS

moro em são paulo a 23 trés anos . mas sou cearence . minha familha mora bem ´proxo ao general sampaio já tinha ouvido muitas pessoas cometarem sobre general sampaio. este ano em 2010 saim de férias e fui visitar minha familha e tive a oportunidade de conhecer este lugar. percebim a grandesa que tem este lugar. passei o dia inteiro tomando banho um lugar maravilhoso.parabens general,
Por: alberto carlos matos pires

morei em general por muitos anos ja faz alguns que não vou ai mais é uma otima cidade. tenho muitas saudades de todas as pessoas que moram ai. um dia pretendo ir passear ai.se alguem conhecido quiser entra em contato ficarei muito contente.
Por: francisco valdemir m gomes

Terra de meu pai,francisco ferreira de paula,filho de maria da conceicao e lucio ferreira de paula,fui la algumas vezes,e ate atravessei aquele acude de barco,e de la me veio um grande presente de Deus,meu filho,Alan Hemerson e conheco d.Zezinha,gente que e gente que o Brasil precisa.sou filha de Apuiares,cidade vizinha,terra boa.
Por: k.marshall

ai q cidade maravilhosa!eu amoooo essa cidade!a bica e massa,tou chegando por ai d novo ver meus familiares e quem sab passar uns tempo por ai,curtir esse cidade.valeu bjos
Por: ohana uchoa

Tem beleza natural,General tem sim senhor,tem orgulho da minha terra,falo isso com amor.....
Por: ROSIMERI ALVES

Sou filha de General,com orgulho eu vos digo,moro longe e tenho saudade do meu General querido....
Por: ROSIMERI ALVES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em General Sampaio
Fundação:
1956
Altitude:
95m
População:
4.664 habitantes
Área:
184,9km²
Densidade Demográfica:
25,22hab/km²
CEP:
62738-000

Envie seu comentário sobre General Sampaio