Fortim

Fortim-CE
banner

Bem-vindo a Fortim!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Fortim e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Fortim.

A cidade de Fortim, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.967 habitantes. A área total de Fortim é de 279,7km², e sua densidade demográfica é de 42,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Fortim-CE é 62815-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Fortim

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Litoral Leste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em suas origens, consta como fruto da Proto-História do Ceará, tendo sido fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua malograda Expedição de 1603. No itinerário Paraíba-Ibiapaba e por conveniência de ordem regimental, baixou em acampamento exatamente nessa parte costeira, demorando-se o tempo necessário ao engajamento de tropas indígenas locais. Por ocasião do retorno, miseravelmente abatido e destroçado, acampou no mesmo local, conduzindo apenas dezoito soldados mancos. Desolado, buscou o itinerário que o levaria à Paraíba, onde esperava encontrar apoio. Sem nada conseguir, retornou ao ponto de origem trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher e cinco filhos menores. Fundou, então ou denominou o precedente Forte São Lourenço de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia. Ao cabo de algum tempo e sem esperanças de apoio, resolveu buscar  a Fortaleza dos Reis Magos, onde certamente seria acolhido. Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia, nascendo desse desastre o lugar posteriormente crismado de Fortim. Chamado inicialmente Canoé, o povoado experimentou certo desenvolvimento, de sorte que o capacitaria a receber o título de Vila, evento que se deu conforme Lei nº 1.271, de 29 de maio de 1934. Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937, transferiu a sede do Distrito para o reduto chamado Fortim, nome que substituiu, concomitantemente, o anterior. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 11.928, de 27 de março de 1992. 

Significado do Nome:

Homenagem ao forte contruído no local. A expedição de Pero Coelho de Souza, em 1603, deixou como lembrança histórica o forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

14.581 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe 

Limites:

Norte – Oceano Atlântico e Beberibe; Sul – Aracati; Leste – Oceano Atlântico; Oeste – Beberibe.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

116 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Rio Jaguaribe, Riacho Umburana, Preá, Rio Piranji, Lagoa do Serrote.

Praias

Praia do Pontal de Maceió, Praia do Fortim, Praia da Barraduna. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

05 - Festa do Reizado

06 - Festa do início das Férias

27 e 28 - Pontal-Arte

 Fevereiro

- Carnaval

 Março

19 - Festa de são José

27 - Aniversário da Cidade

 Abril

- Semana santa

06 - Festa da Aleluia

 Maio

18 - Festa do mês de Maria

25 - Festa de Nossa Senhora das Graças

 Junho

15 - Festas Juninas

28, 29 e 30 - Festa de são Pedro

 Julho

27 e 28 - Regata da Jangada Pontal de Maceió

 Agosto

17 - Festa do cajú  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3413-1002

Sites: http://www.fortim.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3413-1187

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Fortim

uma cidade muito linda, com varios pontos turistico que voce pode curti com sua familia, namorada,amigos,colegas etc...UMA LINDA CIDADE PARA CURTI UMAS FERIAS COM QUEM VOCE AMA BEIJOS, MILLA MARQUES.
Por: milla

O que dizer de fortim é lindo mais ,já esta sendo muito explorado pelos portugueses vão fazer um resort bem no meio do mangue as pessoas falam que vai ser bom ,mais vai perder a beleza natural do lugar se vc estiver ou querendo um lugar maravilhoso pra ir ,sai da rotina aproveite em quanto não fazem o resort...VISITE FORTIM É LINDO ......
Por: Samira Ribeiro

moro no enterior de Fortim mas conheço cada ponto dessa bela cidade.a qual quem conhece não esquece jamais.
Por: Verônica

é uma bela cidade e que apresenta uma natureza exuberante que enche os olhos de quem a visita !!!!
Por: patricia

Esta cidade é bela, a travecia do rio jaguaribe é muito boa com balsa, tem o farol que é o portal da cidade que é lindo, principalmente a noite, quem conhece a cidade de Fortim não esquece, quer sempre estar indo para lá, o povo local é 10, quem for para lá deve procurar o morador Candoca, pois ele podera lhe mostrar muitas coisas da cidade, é um cidadão conhecido, ex-pescador, ele vive atualmente da colheita da castanha de caju, você deve conhecer tambem a forma com que é feita a colheita da castanha de caju, podendo tambem participar da colheita, sendo ela feita nos meses de novembro e desembro, e uma fruta tipica muito boa é a Ciriguela, bom só conhecendo mesmo para ver as maravilhas que existem na cidade.. bom conheça a cidade e vera que é maravilhosa... se pudese estaria morando lá...
Por: Rafael S. Fernandes

FORTIM É MINHA PAIXÃO, É A CIDADE QUE EU AMO, É MINHA TERRA NATAL, VIVO AFASTADA DA MINHA TERRA Á 48 ANOS MORO NO RIO DE JANEIRO MÁS, VIZITO QUASE TODO ANO NÃO DEIXO DE VIZITAR ESTE PARAISO LINDO! CINTO MUITAS SAUDADES DESTA TERRA QUERIDA QUE TANTO AMOOOOOOOOOOOOOO BJUS Á TODOS DESTA CIDADE MARAVILHOSA QUE TANTO AMOOOOOOOOO
Por: LENIRA PEREIRADAMASCENO LIMA

quem nao for do ceara so resta contemplar...........
Por: edir dantas moreira

fortim e uma cidade de grandis belezas,tem um jeitinha acolhedo...eu amo essa cidade...........
Por: sarah pereira ramos

gostei muito da praia de Fortim, lindas paisagens, além de contar com um clima maravilhoso
Por: heleno

Fortim esta expetacular parabens, pra voces. Que moram neste recanto abencoado.
Por: Carlos Silvano da Silva Filho

cidade que eu amo, hoje em porte de beleza jamais esquecerei o meu fortim.
Por: egenilce vieira

esta cidade, não é maravilhosa, ela é simplesmente fantástica por que é acidade que eu amo a cidade onde eu nasci FORTIM
Por: LENIRA DAMASCENO

Fotim é uma cidade simplismente expetacular,um lugar mágico,o qual encanta a todos,seja os nativos ou visitantes.sinto muitas saudades!!!!moro no rio de janeiro,mas o meu coração está lá.
Por: osmar nascimento da silveira

ñ conheço mas pelas fotos da pra ver que é uma bela cidade.quem sabe se um dia vou conhece-la xauuuuuuuuu
Por: fátima

Só tenho quer dizer q essa cidade é muito mravilhosa, que pena nao moro mais no Fortim mas vou guardar a melhor lembraça q já vivi em minha vida...Fortim terra gente humilde e trabalhador q tem ainda muito pra cescer.
Por: atyene

Bom nao so conheço fortim como tambem sou fortinence,pois moro no gurguri q e municipio de fortim.A nossa cidade apesar de seus encantos e suas belezas naturais,se torna tambem o melhor lugar pra morar,pois ha muita paz e tranquilidade,pois o seu indice de violencia e baixo em comparaçao a outras cidades.Por esses motivos e muitos tantos outros e q posso dizer,"eu tenho orgulho de ser fortinence". beijos carinhosos para todos da escola helenita,e toda agalera q azem parte do pro jovem do jardim...
Por: regiane

OLHA, CONHECO MUITOS LUGARES DO BRASIL,MAIS COMO FORTIM,JAMAIS O POVO E AGRADAVEL,A CIDADIZINHA E LEGAL,COMO MUITA OPÇAO AO REDOR,MUITO ACONCHEGANTE.ESTOU INDO DE NOVO 12/2010 E MELHOR QUE CERTOS LUGARES DO CARIBE.
Por: DIMAS BATISTA

FORTIM É TUDO DE BOM, NÃO NASCI EM FORTIM, MAIS, TRABALHEI E MOREI E VOU VIVER O RESTO DA MINHA VIDA, LÁ. TENHO FORTIM NO MEU CORAÇÃO. TE AMO FORTIM. MUITO OBRIGADO POR EXISTIR;
Por: ALDIZIO MUNIZ DE SOUZA

FORTIM, PESSOAS ACOLHEDORA MORO EM MANAUS MAIS NÃO CONSIGO TE ESQUECER FORTIM.
Por: jack

fortin é um ecanto com Grandes Pousadas em frente ao rio Jaguaribe aqule nacer do sol é encatador, o Encotro do rio com o mar e lindo, tenho saudade de voltar ai.
Por: mauricio

sou filha de pais nascidos em Fortim, e por ironia do destino, nasci em Fortaleza, mas eu amo de coração este lugar maravilhoso e me orgulho de ter o nome da minha avó, na maternidade deste lugar. sou neta da mais famosa parteira deste lugar, d. Ma. Ester de Medeiros, mais conhecida como d.Maricota. Amo o Fortim!
Por: Silvia Helena

É uma cidade maravilhosa, de pessoas hospitaleiras, uma variedade super gostosa de peixes e frutos do mar, um encostro do mar com o rio jaguaribe bem emocionante, e um lindo carnaval, só de paz e muito pula-pula.
Por: rivanete marques

fortim e uma cidade muito bonita esse ano o carnaval vai ser omerlhode 2011
Por: jorivan

Oi galera ! Sou de Fortaleza adorei passar o carnaval de 2010 com a galerinha em Fortim . Quero parabenizar a todos que organizaram a festa e as pessoa que nos receberam muito bem. Obrigada pela recepção. E informa que estarei lá esse ano junto com toda familia.
Por: Márcia Silva

olha fortim ê uma das sidades mas limda do estado do ceara.gosto amo fortim tenho familiaris em fortim tenho moitas amizades!
Por: cleilson

venha conhecer pontal do maceio,em fortim/ce.pedra do suspiro da baleia,encontro das aguas,rio jaguaribe,pesca na pedras, e pousada mareante.venha conhecer.
Por: raimund m.silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fortim
Fundação:
1993
Altitude:
15m
População:
11.967 habitantes
Área:
279,7km²
Densidade Demográfica:
42,79hab/km²
CEP:
62815-000

Envie seu comentário sobre Fortim