Deputado Irapuan Pinheiro

Deputado Irapuan Pinheiro-CE
banner

Bem-vindo a Deputado Irapuan Pinheiro!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Deputado Irapuan Pinheiro e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Deputado Irapuan Pinheiro.

Informações de Deputado Irapuan Pinheiro

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Tataíra, composição túpica que se traduz por ira = abelha + tatá = fogo, donde se obtém abelha cor de fogo. Em Segunda denominação, chamou-se São Bernanrdo do Ceará, terminando com a denominação atual.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Distrito, com subordinação inicial ao Município de Jaguaribe e depois ao Município de Solonópole, conforme Decreto nº 1.540, deu-se a 3 de maio de 1935. Sua elevação à categoria de Município com a denominação de São Bernardo do Ceará ocorreu em virtude de Lei nº 6.320, de 28 de maio de 1963. Suprimido, consoante Lei nº 8.339, de 14 de dezembro de 1965 e restaurado segundo Lei nº 11.429, de 28 de abril de 1988.
Igreja: As primeiras manifestações eclesiais datam do século de 1770, quando no então arraial edificou-se uma capela em honra de Nossa Senhora Conceição. Elevada ao paroquiato, em data que se ignora, vincula-se eclesialmente ao Bispado de Iguatu.  

Significado do Nome:

Nome do Deputado que representou o município na Assembléia Legislativa do Ceará.   

Aniversário da Cidade:

28 de Abril 

Gentílico:

irapuense

População:

9.094 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical quente semi-árido 

Temperatura Média:

26º a 28° 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense  

Limites:

Norte – Milhã; Sul – Acopiara; Leste – Solonópole; Oeste – Piquet Carneiro  

Acesso Rodoviário:

BR-226, BR-116, CE-371, CE-138  

Distâncias:

Da Capital:

350 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição 

Construida em 1730, a Igreja Matriz de Dep. Irapuan Pinheiro se destaca pela arquitetura de altíssimo valor histórico e cultural. Templo, abre todas as noites para as atividades religiosas diárias e visitação pública. Muitas são as pessoas que vão no período noturno rezar na Igreja Matriz Irapuense.

Balneário São José 

Situado no Sítio Riacho Verde I, o Balneário São José é outro ponto agradável para os momentos de lazer. Fica às margens do Riacho Verde, contemplando toda aquela região com um local próprio para se divertir e deliciar os pratos típícos da Região do Sertão Central.

Balneário Luiz Carlos 

Situado na região do distrito de Maratoan, o Balneário Campos, fica às margens do Rio Jenipapeiro. O local cuja a infra - estrutura oferece aos visitantes piscina, banho de bica e casa de show, é bem frequentado diariamente, registrando grandes aglomerações de pessoas nos fins de semana, especialmente aos domingos.

Nascente do Riacho do Sangue 

Localizada no Sítio Tomé, Zona Rural do Município, a nascente do Riacho do Sangue,ainda é um local de difícil acesso por está situada no coração da mata virgem preservada naquela região.  

Balneário Osmar Pinheiro 

Localizado à margem norte do açude Jenipapeiro II, na região do distrito de Betânia, o Balneário Osmar Pinheiro surge como outra boa opção para momentos de lazer. A paisagem é convidativa e a estrutura garante banho de bica. É lá o local adequado para se deliciar um prato típico da região: baião de dois com peixe. assado.  

Balneário São Francisco 

Localizado no Distrito de Betânia vem a promover o lazer para familias e jovens deste município, bem como aos que frequentemente vem de outros municipíos para desfrutarem de eventos relizados.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O município é rico em talentos nas mais variadas áreas culturais. O incentivo ao desenvolvimento desses talentos e o resgate da cultura local, regional, estadual e nacional é condição necessária para o bom desenvolvimento da cultura no município.O Carnapeba , carnaval fora de época , as festas juninas, as festas religiosas, as olimpíadas e os campeonatos esportivos , os repentistas e suas cantorias, o grupo de dança Evolução e os grupos de Capoeiras são destaques da cultura local. 

 Abril

28 - Aniversário da Cidade

 Dezembro

08 - Padroeira: Nossa Senhora da Conceição. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO

E-mail: plá[email protected]

Telefones: (88) 3569-1150  

Sites: http://www.irapuanpinheiro.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTOS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3569-1117

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Deputado Irapuan Pinheiro

AMO MUITO DEP IRAPUAN PINHEIRO TERRA NATAL QO SENHOR FEZ CONHECER PESSOAS D CARATER RESPONSAVEL Q FAZ D IRAPUAN PINHEIRO ESA CIDADE MARAVILHOSA PARA SE VIVER CONHECIDA P POLITICA SINCERA Q VEM ACONTECENDO DESDE SUA EMANSIPAÇAO POLITICA GRAÇAS A NOS Q TEMOS PESSOAS ASIM DEIXO MEU ABRAÇO A TODOS D IRAPUAN PI ESPECIAL AO SENHOR PREFEITO E VICE A TODOS NOS Q FAZ ESSE VERDADEIRO PARAISO
Por: ANTONIO GERCYANO JORGE

Pense numa cidade pequena mas conhecida em diversos lugares. Onde você for tem sempre alguém que diz que conhece irapuan pinheiro. Eita cidade boa, principalmente na época do seu aniversário (28 de Abril), valeu irapuan pinheiro.você tem um lugar especial no meu coração. Irapuan é de mais...
Por: Antonio Elison de Lima ( Baixio)

se voce quer viver bem, na pas e tranquilidade, eu te indico um lugar, onde voce vai gostar, é irapuan pinheiro, cidade do ceará. sou filho desta cidade, onde posso relatar, se voce n ão á conhece, venha que vou te mostrar. carnaval fora de época, isso é só pra comessar, cuja o nome é carnapeba, fas o povo levantar, e a maior festa de gado, do interior do ceará, essa só acontece lá. se voce não á conhece, venha aqui nos visitar, se gostar fiqui com nosco, convido-te pra morar, estou distante agora, mas pra lá eu vou voltar, se deus quiser logo logo, porque lá é meu lugar.
Por: francisco oliveira da silva

Adoro quando vou de férias para irapuan,curti e matar a saudade dos meus colégas,e principalmente curti uma boa noite de festa. Eita que saudade dessa cidade linda.
Por: Rosa melo

Sou de São Paulo, e viajei nas minhas férias para lá. É uma cidade maravilhosa, tranquila, sem perigo, com pessoas maravilhosas. Nunca vou me esquecer daquela cidade.
Por: Victor Augusto Onofre

Não conheço fisicamente, apenas por fotos e por ótimos comentários e, com certeza, nas minhas próximas férias passarei por Dep. Irapuan Pinheiro.
Por: VSpec

Saldades do meu monicipio.Em especial das festas de vaqueijadas a melhor vaqueijada do estado do Ceara.Um abraço a todos.
Por: Rogerio Alves

É linda a minha cidadezinha, nasci lá a 59 anos atrás.
Por: MARIA AUNERI FERREIRA

As ferias de minha infancia. Sitio Cajazeiras-Mestre João, meu vovô querido. As ferias do descanso 50 anos depois, 2010. Para curtir paz e sossego, Olhando a praça sob o sol escaldante a terra quase em brasas e a tarde se arrastando para o entardecer mais lindo com o ceu aguardando a lua para nos cobrir com a noite e aguardar o vento com a brisa do Aracati, para se concluir um dia em Irapuan.
Por: MARIA AUNERI FERREIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Deputado Irapuan Pinheiro

Envie seu comentário sobre Deputado Irapuan Pinheiro

banner