Crateús

Crateús-CE
banner

Bem-vindo a Crateús!

banner

Comece planejando a sua viagem para Crateús utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Crateús e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Crateús.

A cidade de Crateús, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 274m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.937 habitantes. A área total de Crateús é de 2.799,6km², e sua densidade demográfica é de 22,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Crateús-CE é 63700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Crateús

 

Roteiros do Brasil

Região Sertão dos Inhamuns

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

 Suas raízes históricas estão vinculadas inicialmente ao Piauí, juntamente com o território de Independência, pelo menos até quando se deu sua transferência ou permuta em que figurou o Município litorâneo de Amarração, o que ocorreria segundo Decreto Geral nº 2.012, de 22 de outubro de 1880.
Em suas raízes colonizadoras, em que se tem como pioneiros investidores vinculados  à Casa da Torre, na Bahia, surgem inicialmente D. Luiza Coelho da Rocha Passos e seus acompanhantes serviçais. Do séquito, constavam animais de cria e de carga, especificamente denominados por muares e cavalares, havendo como local de escolha o sítio Piranhas, margeante do Rio Poti, donde então se formaria o povoado. Além de pessoas e animais, D. Luíza conduzia também a imagem do seu santo de devoção, Senhor do Bonfim, presépio do qual nasceria a primitiva capela
Evolução Política: Quando elevado à categoria de Vila, consoante Decreto Regencial de 6 de julho de 1832, recebeu a denominação de Príncipe Imperial, nome com que se pretendeu homenagear o jovem Imperador. Sua elevação à categoria de Cidade ocorreu na forma da Lei nº 1.046, de 14 de agosto de 1911, com instalação a 15 de novembro do mesmo ano.
Igreja: Por volta do ano de 1792, situada a fazenda e identificado o local de melhor adaptação ao exercício religioso, D. Luíza manda edificar a capela, antes referenciada, no sítio denominado Passagem, destinado como patrimônio eclesial meia légua de terras em quadro. Edificado o nicho, em cujas obras trabalham mestres-obreiros, vindos da Bahia, assume o trono sagrado a peregrina imagem do Senhor do Bonfim, que aí se perpetuaria como padroeiro do reduto.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

13 de Novembro 

Gentílico:

crateuense

População:

72.853 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As terras de Crateús fazem parte da Depressão Sertaneja, tendo no lado oeste do município a Serra Grande, com elevações próximas dos 700 metros. Os solos são: lanossolos, latossolos e podzólicos.
Nesta área de caatinga é possível encontrar mais de 350 espécies de plantas, dentre elas a gameleira; 57 répteis e anfíbios, 173 de aves, dentre estas o pica-pau-anão(epécie ameaçada de extinção) e 38 de mamíferos, dentre estes epécies ameaçadas de extinção como: a onça-parda, o gato-do-mato. Esta fauna e flora são protejidas graças a Reserva Natural Serra das Almas, que é reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, pelo IBAMA.

Clima:

Tropical quente semi-árido 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense 

Limites:

Norte – Ipaporanga e Tamboril; Sul – Independência e Novo Horizonte; Leste – Tamboril e Independência; Oeste- Estado do Piauí. 

Acesso Rodoviário:

BR-020 e BR-226 

Distâncias:

Da Capital:

345 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Serras Ibiapaba, das Almas, Serrinha, Morro Pelado, Rios Poti e São Francisco, Riachos do Meio, Besouro, Pinheiro dos Patos, Capitão Pequeno e Tourão.   
 
Atrativos Naturais

Fauna dos Caboclos, Cannyon do Rio Poty, Poços do Rio Poty, Grutas e cavernas, Castelo de Pedra, Olho dágua, Açude Carnaubal, Açude Realejo.

Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho 

Assim como o Teatro Municipal Rosa Moraes, também a Biblioteca
Municipal Norberto Ferreira Filho é fruto da parceria município-Estado,
através do Proares. Foi inaugurada igualmente no dia 14 de julho de 1999.
Sua estrutura está dividida em uma grande sala de leitura e escrita, onde também ficam as estantes e o atendimento; três banheiros, uma sala para a coordenação, um depósito e uma pequena cozinha. o atendimento na Biblioteca é feito de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 20:00h. Seu público é bastante diversificado, prevalecendo crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas. Oferece o serviços de pesquisa e empréstimo de livros.
No período de 2005-2006, chegou a mais de seis mil o número de pessoas atendidas na Biblioteca, sem contar as visitas feitas em grupo por escolas do município e de cidades vizinhas. 

Casa da Cultura João Batista

Com a intenção de oferecer um espaço no qual os artistas crateuenses se sentissem em casa, servindo ao mesmo tempo para exposição de suas obras, lugar de trabalho, de oficinas, de reuniões e ensaios, José Edilson Macedo e alguns amigos criaram a Casa de Arte e Cultura João Batista. Para tanto, buscaram o espaço onde antes já funcionara uma casa com as mesmas características: a Casa de Arte e Cultura Belchior, fechada no princípio de 2005.
Possui uma sala de entrada, onde funciona uma lojinha de artesanatos pertencente a Associação dos Artesãos de Crateús; duas salas reservadas para exposições, uma suite,uma cozinha/bar, dois banheiros e um grande muro com palco, lugar onde acontecem os shows musicais, ensaios de bandas, apresentações de rodas depoesia, etc. Funciona com o apoio de empresas amigas, que contribuem mensalmente para custear despesas com aluguel, água e luz. Atualmente, há uma parceria com a Prefeitura Municipal, que já utiliza o espaço para reuniões, cursos, oficinas de música e aulas e ensaios da Banda de Música Municipal Expedito Paiva.

Teatro Municipal Rosa Moraes

Nasceu de uma parceria do município de Crateús com o Estado, no Programa de Apoio às Reformas Sociais para o Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes -Proares.
Foi inaugurado em 14 de julho de 1999, oferecendo a cidade, principalmente aos adolescentes e adultos que gostam das artes cênicas, um espaço há muito reivindicado.
Desde então, foi palco de diversas peças e espetáculos, tanto do município como das cidades vizinhas e da capital do Estado.
Com capacidade para 237 pessoas sentadas, conta ainda com sistema de ar-condicionado, sistema de iluminação e aparelhagem de som. Além do palco e do espaço reservado à platéia, possui dois camarins, dois depósitos, quatro banheiros e duas bilheterias. Está situado em local central da cidade, permitindo fácil acesso a todos.
Além de abrigar espetáculos vindos de fora, é utilizado para as apresentações dos vários grupos de teatro da cidade, para shows musicais, palestras, seminários, etc.
Atualmente, concorre, junto ao Minc, para se tornar um Ponto de Difusão Digital, permitindo à população crateuense mais uma atração: o cinema.

Estação Ferroviária

Rede de Viação Cearense (1912-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006)
CRATEÚS
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 442,158 (1960)   CE-3159
Inauguração: 12.12.1912
Uso atual: estação da CFN   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte supostamente até os anos 1980.
 
A Estação: A antiga Piranhas e também Príncipe Imperial, vila fundada ainda no século XVIII por gente que ouviu da andanças do bandeirante de Santana de Parnaíba, na então Capitania de São Paulo, pela região, tornou-se a atual Crateús, em 1889. Já município, torna-se cidade, um título honorífico apenas na Velha República em 1911, um ano antes da chegada dos trilhos. A construção da estrada de ferro representou na vila municipal um marco de progresso. Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932) (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Daqui estava prevista sair uma linha de ligação com a estação de Senador Pompeu, na linha Sul, que, embora tenha sido construída nos anos 1970, jamais entrou em operação e teve os trilhos retirados. Mais um dos absurdos que se fez com dinheiro do governo. Hoje a estação de Crateús é uma estação operacional da CFN, atual concessionária da linha. (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).  

Estação Ferroviária II

Rede de Viação Cearense (1932-1975)
RFFSA (1975-1997) 
OITICICA
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 500,077 (1960)   CE-3624
Inauguração: 30.11.1932
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d  
Histórico da Linha: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte supostamente até os anos 1980.  
A Estação: A estação de Ibiapaba foi inaugurada em 1932. Foi ponta de linha por muitos anos, até o final da década de 1960, quando a linha foi estendida até encontrar a cidade de Altos, na antiga E. F. Central do Piauí. Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932) (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Oiticica hoje é um bairro rural do município de Crateús. O bairro fica numa região até hoje contestada entre os Estados do Piauí e do Ceará. Já da estação, não sei nada. Pouco além de Oiticica, a ferrovia entra no Estado do Piauí. Por ali passam os cargueiros que ligam o Nordeste oriental ao Maranhão. (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dezembro/Janeiro

- 20 a 02 - A Diocese de Crateús junto com a comunidade realiza os festejos do padroeiro Senhor do Bonfim. São dias de muita alegria, fé e participação de toda a comunidade católica da região, que comemora com Crateús os festejos do padroeiro. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATÉUS

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3811-2233

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍT. E DOCUMENTOS, PESSOAS JURÍDICAS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3691-0013

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

 www.crateus.ce.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.railbuss.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Crateús

ola!eu conheco bem crateus pois sou de sucesso,mas estou em portugal ja a nove anos.estive ai em 2007e estou com mt saudades!abraco
Por: valdemir

a cidade é linda só é necersario que os politicos trabalhei com siceridade honestidade e pricipalmente gonernei para o povo tudo é pocivel é só querer um abraço minha crateús querida
Por: eudes santos rio de janeiro

Meus avós moram em Crateús e posso dizer que lá é uma cidade muito agradável de ser viver. Moro em São Paulo, mas nas férias sempre que possível vou pra Crateús! A melhor epóca para ir pra lá é no final do ano, pois sempre tem muitas festas e comemorações...
Por: Michelle Moraes

nasci e criei nesta cidade tenho muita vontade de retornar para visitar mais perdi contato com toda a minha famillha nao conheco mais nada .hoje estou com 78 anos de idade.a saudade aperta nao tenho nenhum parente por perto para desabafar hoje moro em minas tenho 4 filhos e9 netos.desejo a todos feliz natal e um 2009 repleto de muita paz..
Por: joao batista felix xavier ggg

olá ,sou filho da cidade de crateus, moro aqui na bahia as 35 anos, mais contunuo, amando meu ceará- um beijo minha terrinha
Por: chagas costa

Gostário ver mais fotos da cidade, nasce ai mas, já tem 15 anos que sai dai e não voltei.
Por: Rita de Cassia V. R Sousa

tive a oportunidade de conhecer essa cidade linda fiquei em uma fazenda chamada vaca morta, adorei ,um grande açude ,agua de cocô, passeios de cavalos ,festas, comida regional , muita saudades ...carlinhos de são paulo
Por: carlinhos

Sou de crateús e moro a 14 anos em São Paulo, morro de saudade por entro sempre p/ ver as fotos.Pretendo um dia voltar. A cidade está cada vez mais linda.
Por: veronica marreiro barbosa

ei ja fui pra crateus a minha vo é de la e uma cidade muito legal
Por: allanis lua vieira de souza

crateus e uma das cidades mias bela que tem no ceara, eu nasci ai e amo muito este lugar...
Por: antonia dyewry ferreira da silva

crateús é a cidade do ceará mas maravilhosa do mundo e do brasil.
Por: casimira de sousa ponte

o povo pra cima e muito animado e agitados e alegre são o povo sensacional.
Por: casimira de sousa ponte

Essa Cidade e maravinhosa vivir vida de juvetude inteira nesta cidade que amo muito .
Por: DANIELLE DOS SANTOS FERREIRA

Estive em Crateís a 30 anos, quando fui batizar minha filha com 10 meses. Como a cidade mudou para melhor! Espero que as pessoas também.
Por: Maria das Graças de Lima Bezerra

Sou de Crateus,estou em Boa Vista-RR,parabens pela as fotos,vc tem fotos do rio poty recente.
Por: Milton Martins

esta cidade tem tudo de bom.eu moro nesta cidade a 30 onos e posso fala q tem muitas novidades para divestimentos pricipalmenti no iverno.
Por: cristiano araujo

moro em guarulhos sp tenhos grange amigo ai . quero conhecer esta cidade.meu amigo cha antonio martins lima sobriho.
Por: vicente paulo evangelista

sou de crateus mas morro no df gosto muito da minha cidade natal senpre q tenho oportunidade de viagar vou visitar crateus pois mim divirto muito air .
Por: claudio roberto alves leite

essa cidade é linda nunca queria ter saido de la eu te amo crateus.
Por: brenda ferreira silva

A cidade de crateús é muito bonita tem muitos açudes,praças,igrejas,etc... eu fui lá em dezembro lá é lindo vcs precisa conhecer lá é um maxímo! AMEI a viagem... txauuuu....
Por: francisco

Amo Crateús a princesa do oeste, cidade rica com beleza natuarais, dorei conhecer a Serra das Almas. Adorei as praças, pizzarias, lanchonetes, lanhouses, etc. Crateús é tudo de bom!!!! Nunca de esquecerei terra querida.
Por: Wilian

Crateús sem sombras de dúvidas é maravilhosa.tudo na cidade é lindo.o que existe de melhor é a paz e a hospitalidade do povo Crateuense.
Por: Jaqueline batista

Sou filha da terra. Tudo ai é muito lindo,estive ai a dez anos e estou com muita saudade. Bjs a todo povo cearence.
Por: Maria Celia de Misquita

Amei as fotos,um dia vou mudar e morar Crateus,atualmente moro em Catalão(go)parabens ao pessoal que postou as fotos.
Por: Antonio lima

sou filho dai mas estou com minha familia ha´30 anos em sp mas tenho tio ai. valdemar alexadre as bele4za da cidade rio poty a natureza ambiental.no meu tempo a pça da matriz; mas agora tem muita beleza na cidade parabens pelo desenvolvimento da cidade.
Por: OZIEL S. FARIAS

EU AMO CRATEUS MAIS Q TUDO NO MUNDO.AH Q SAUDADE!!!!
Por: ZÉ LUIZ

eu ja morei nessa cidade, linda gostasa de passar ferias, to com saudades espero poder visita-la em breve, sou apaixonado por essa terra, cidade de mulheres bonitas e muito forró, ah que saudades.
Por: raimundo soares da silva - são paulo

Não vivo em Crateús, mas nasci lá e posso falar que a cidade é maravilhosa! e todos que por lá passarem vão se apaixonar, e tenho certeza que os que forem de férias todo ano vão voltar. Pois a paisagem é invejável e linda!
Por: Jaqueline Batista

naci em crateus moro en angra dos reis vou sempre passear en crateus se deus
Por: ETEVALDO GOMES DE OLIVEIRA

cidade maravilhosa adoro crateús.minha cidade dos sonhos,
Por: Daniela Rodriguesw

EU SIMPLESMENTE TE AMO TERRA MULHERES LINDAS... MINHA CIDADE CLARO! SOU FILHO NATURAL
Por: ENOQUE MACEDO LOPES

Crateús é a cidade maravilhosa do estado do Ceará... Tudo que voce procura de bom com certeza tem lá. Quem for visitar uma vez nunca mais esqueçerar.
Por: Jaqueline Batista

CRATEUS É UMA CIDADE ONDE AGREGA VÁRIAS PESSOAS DE OUTRAS CIDADES E DÁ A OPORTUNIDADE DE VIVER AS CULTURAS AQUI EXISTENTES CRATEÚS É A CIDADE QUE TODO MUNDO QUER MORAR
Por: Bruna mikaelly

nasci em Crateús moro no Rio de Janeiro, e tenho Avós, tios e primos que moram no bairro dos venãncios em Crateús, Abraço para todos!
Por: kelson melo

essa cidade é maravilhosa.tenho muitas saudades dessa cidade maravilhosa q morei ate meus 19 anos.
Por: LISANDRO SILVA DE BRITO

vou conhecer. muito por fotos. vou em julho para air.
Por: meire

ha, que saudade... cidade linda de povo hospitaleiro e amigo. trabalhei na elma chips la por 3 anos, fiz muitos amigos.saudades de vcs nilcelene,simone...
Por: cesar de itapipoca

Crateus é uma Cidade maravilhosa, sai a 35 anos atrás mas nunca esqueci a terrinha, em Janeiro estarei ai p/matar a saudade, Moro em Brasilia-DF. Um abraço.
Por: Hiélez Bezerra

adoro;cidade linda de pessoas amigas.trabalhei la´vendendo elma chips.tenho saudades de quem me ralacionei la´principalmente de nilcelene e simone.amo vcs bjs...
Por: cesar de itapipoca

É UMA CIDADE MARAVILHOSA, É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTOU VINDO AQUI, MAIS EU AMEI ESSA CIDADE. QUERO VIM AQUI OUTRAS VEZ APRECIAR A BELEZA DESSA LINDA CIDADE.
Por: PRISCYLLA

gosto muito dessa cidade de crateus,sou crateuense,masmoro aqui em fortaleza gosto muito de pescar no rio poty,em 2009 fui e pesquei bastante aí ,eu e meu filhinho de 5 aninhos,pra todos em crateus um forte abraço,em agosto estarei por aí se DEUS nos permitir.
Por: francisco masso de sousa costa

que cidade linda um abraço pra todos em lagoa das pedras,meu avô ACELINO RODRIGUES na rua RENATO BRAGA,BAIRRO DE FATIMA II PRA TODOS QUE DEUS LHES ABENÇOE AQUI DESEJO UM ABRAÇO PRA TODOS,AMEM.
Por: francisco masso de sousa

eu amooo crateus ja faz1 ano e meio q sai da minha cidade mas e como se fosse morar longe da familia
Por: tathy

APESAR DE MORAR EM BRASILIA AMO ESSA CIDADE MARAVILHOSA
Por: MARA MILVIA

Sou filha de Crateus,amo minhas origem vivo a 25 anos em Brasilia,jamais deixarei de amar a minha terra natal,breve estare lá pra matar a saudade de quem eu os amo muito
Por: Maria De Fatima Gomes França

sou filho natural dessa cidade que simplesmente amo muito... e de lindas mulheres; beijos a todos deus abençoe CRATEUS....
Por: ENOQUE MACEDO LOPES

crateús é uma bela cidade acolhedora e muito bonita adoro esta cidade embreve estarei visitando novamente já morei ai atualmente moro no rio de janeiro. sempre que podemos vamos passear novamente
Por: antonio r r m

Morei em Crateús, terrinha boa, de gente trabalhadora:bonita d+++++++++++!
Por: Evangelina

eu conheço bem, crateus , que eu nasci ai, mas vim embora muito cedo pra brasilia , mas futurament, eu starei de volta, a minha linda terra ce..
Por: roberto

e uma cidade maravilhosa que eu amo muinto,que eu vivie minha adolesencia.que nunca vou esquecer,amo crateus ela e linda e esta dentro do meu coraçao.
Por: eliene de araujo

sou desse municipio trabalho e estudo no rio de janeiro mas não esqueço da ir amo esse municipio gostaria muito de convessa com pessoas da ir pelo e-mail que estar no comentário
Por: antonio raimundo de araujo

sai desta cidade a dizoito anos nunca esqueci dela
Por: francisco

sou de crateus mas moro em sao paulo.adoro minha cidade mas as oprtunidades sao poucas,estou esperando uma melhora pra que eu possa retornar.
Por: diva maria vieira dos santos

eu acho essa cidade linda. se pensar que eu vivi ós meus melhores tempo de criança nessa cidade linda,hojê eu não sei como ela está?ainda assim é linda.
Por: antonia de maria bomfim de paiva

NASCI EM INDEPENDENCIA. EM CRATEÚS ME CRIEI. AOS 17 OBRIGADO PELAS CIRCUNSTANCIAS AO MUNDO ME ENTREGUEI. HOJE 43 ANOS DEPOIS COM O SITE DE CRATEUS ME DEPAREI. CHOREI, CHOREI DE SAUDADES. PUDE AGORA VOLTAR, E REVER MINHA QUERIDA CRATEUS. PELAS FOTOS REVEVI OS MOMENTOS DE MINHA INFÂNCIA. E MEU CORAÇÃO TRANSBORDOU DE ALEGRIA. UM DIA ME VI OBRIGADO A TOMAR A SOPA DO ESQUECIMENTO PARA ATRAVESSAR O RIO DA VIDA E RENASCER EM SUA OUTRA MARGEM. DURANTE 60 ANOS NASCI E MORRI INFINITAMENTE. HOJE MAIS CONSCIENTE DE MINHA IGNORANCIA ENTENDO O PORQUE AI NASCER. ABRAÇOS A TODOS MEUS QUERIDOS CONTERRANEOS. MEU MSN. [email protected]
Por: danilo melo de carvalho

crateus é uma cidade maravilhosaaaaaaaaaaaa estive em crateus ano passado, fiquei 4 meses fui em outubro 2009, so vltei fevereiro 2010.... moro em Sao paulo, mas sou nascida na cidade de crateus........ amo minha cidade...... tenho orgulho de ser cearense, principalmente dessa cidade..........
Por: luana fernandes alves

moro em s.paulo tenho 34 anos e sou louco p conhecer a cidade sou de crateus porem vim p s.paulo com 9 meses de idade.
Por: roberto silva vale

Moro em Saopaulo nascir em Crateús more-i dez anos no distrito do Assis.Sobre Crateús e uma cidade maravilhosa acolhedora agradavel estou com muita soudade eu amo essa cidade...
Por: Franciscohugo

Nascir em Crateús moro em Saopaulo + nunca esqueço essa cidade agradavel e maravilhosa da minha seleçao canario da terra mt sds...
Por: franciscohugo

amo essa cidade porque sou filho de crateus so que faz uns 15 anos que sai da cidade e vim para sao paulo e nunca mas voltei ai nem sei mas como estar minha cidade querita
Por: carlito moreira de lima

esta linda minha cidade de crateus mudou estar totalmente diferente do tempo em que eu mora ai aos 17 anos atras hojo em sao paulo mas deixei grandes amigo ai amigo como silvio olanda.agnor meu profersor deater edson filho do velho jeova
Por: carlito moreira de lima

amo Crateus,minha cidade natal.vivo em são paulo há 20 anos.mais meu coração continua sendo cearence.
Por: cilene

Que beleza minha cidade Crateús, saudades de meus amigos, principalmente os da turma da resenha (boleiros), matar a saudade de nosa cidade é algo maravilhoso, abraço a todos, em breve estarei por ai.
Por: Lucivaldo Portela Batista

amei em saber q/minha cidade maravilhosa está atualisada c/o mundo em breve estarei ai .moro em sp.mais fiquei muito feliz por esta novidade o Prefeito e toda sua equipe estao de parabens.tenho familia ai e pretendo voltar ai q/é meu lugar obrigado atodos assim podemos mostrar p/o mundo q o nosso ceará só tem coisas maravilhosa.e pude mostrar toda a cidade p/meus amigos .e também é um ensentivo p/o turismo e abrir novas oportunidade para o mercado de trabalho p/as pessoas q/se encontra na cidade e os q/ estao longe possa voltar.espero q/toda a populaçao possa contribuir p/este desenvolvimeno q/foi muito legal mais uma vez obrigado atodos q/estao trabalhando p/este crecimento.espero está contribuindo c/este comentário.
Por: iranilde

eu qro um dia ir ai essa cidade parece ser muito bonita !!
Por: alan

amuu muito essa cidade maravilhosa tenho saudades...........la e bom demais pra farra,e pra morar tambem.
Por: paula edna de sousa feitosa

sou um crateuence perdido na baiha estou matado a saudade vendo estas fotos sao 10 anos de saudade adorei as fotos
Por: jose olavo

Crateus, Susesso, Nova russas, novo oriente, idependencia, Cidades e lugares onde tenho o prazer de passar sempre miinhas férias. Um grande abraço a todos. Rodoviária dos pobres aqui vou eu...
Por: Wesley Jonhnata Vieira Marques- São Paulo

É minha terra natal. Adorei as fotos.Tenho muita saudades...
Por: Fatima Melo

JA MOREI EM CRATEUS SEMPRE QUE POSSIVEL VOU VISITA LA ESTA CIDADE QUERIDA E MARAVILHOSA QUE MORA NO MEU CRAÇAO VISITE VOCE ECONFIRA DE PERTO TI AMO CRATEUS BJS A TODOS
Por: IVANI B BQARROS

Já morrei em crateus sou filho de la e gosto muito da cidade tenhos muitos amigos, sempre que posso fasso um visita a minha cidade, hoje morro em teresina. sou filho do pectheca da oficina quem não conhece o velho pectheca. um grande abraço a todos dessa cidade maravilhosa.
Por: Cristemberre C. Gomes

EM BREVE ESTOU INDO PRA EMBORA PRA MINHA TERRA DE ORIGEM POS TENHO MUITA SAUDADE DE MEU POVO DA MINHA GENTE ATE BREVE
Por: ANTONIO FRANCISCO COSTA SALES

meu sonho é ir em crateus neste ano conhecer essa cidade e rever todos meus parentes que moram ai. eu estive em crateus em 1989 acredito que vou conhece-la
Por: geodson barrozo viana

minha cidade natal hoje moro em goias mas nao deixo de visitar meus pais matar a saudade do meu sertão querido o interior tem muita cultura a ser explorada tenho orgulho de ser crateuense!!!!!!!!!!!
Por: clovis

Os melhores momentos de minha vida foram propocionados em crateus...
Por: Silvio Lopes

Os melhores momentos de minha vida ocorreram em Crateus... a saudade está sempre presente...
Por: Silvio

conheço Crateus e quase toda minha familia moram ai inclusive a minha mãe, estive ai tem muito tempo e fiquei muito feliz quando descobrir que já tem aeroporto, isso vai facilitar novamente a minha ida aí, moro em Brasilia desde 1979, mando um grande beijos a todos
Por: ELIZETE ARAUJO LIMA

naci em crateus e um lugar muito bom temperatura agradavel pretedemos voltar em breve abraco para todos os coterraneos cearence antoniomichel martins gomes.
Por: michel

oi sou filho de crateús,especificamente da lagoa das pedras dos bras . há oito anos estou morando no rio de janeiro más, meu coração continua ai nessa terra maravilhosa.abraços pra equepe do portal, e parabéns pelo portal .
Por: custodio batista

oi, sou natural de crateús e vivo á 13 anos no Rio de Janeiro mas em 2012 pretendo voltar de vez para minha cidade maravilhosa para junto de toda minha familia, um forte abraço crateuenses queridos..
Por: antonio michel

sou de crateus estou longe dai a 40 anos,mas vou ai todos os anos. o melhor que acho do municipio e asserra la no assis
Por: raimundo mourao

Nasci em Crateus, mudei em 1975 para Mogi das Cruzes, onde resido ate hoje, tenho empresa em Mogi e escritorio na Avenida Paulista em São Paulo. Nunca mais retornei a Crateus. onde tenho parentes na Rua Frei Vidal, 1566, e muitos amigos do Externato N.S. de Fatima, amigos estes que perdi o contato. Fico contente em poder ter uma visão atualizada da cidade. Parabens...
Por: Washington de Azevedo Mota

nasci em crateus vim embora em 1975 deixei muitos amigos nunca mais voltei vejo fotos echoro a saudade e muito lembrode grandes amigos como ivonete lopes antonio saboia grande pompom eassim vai
Por: elisabete

Sou filho de Crateús, terra do cará e do Teú,.Vivo longe, mas meu coração e meus sonhos estão sempre aí.abraos
Por: José Railton de França Muniz

ola bom dia á todos é um imensso prazer q vie as fotos de crateus deu muita saudades dair ois q to escrevendo
Por: francivaldo

SÓ MUITA SAUDADE DESTA TERRINHA. ESPERO QUE ELA CONTINUE PROSPERANDO PARA QUANDO VOLTARMOS LÁ VIVERMOS TUDO... TUDO OUTRA VEZ.
Por: cléa

eu sou de crateús,nascida e criada hoje moro em caldas novas goias,mais morro de saudades da minha terra querida espera um dia voltar ai e ver como tudo esta belo abraços pra todos dessa cidade linda.
Por: sandra

SOU FILHO DE CRATEÚS,MAS ESTOU MORANDO AQUI EM SAÕ PAULO A 30 ANOS EU ESTAVA VENDO A CIDADE NAS FOTOS, EU MIM ADMIREI QUE ELA SE DENSENVOLVEU MUITO EFICOU MUITA BONITA PELO SEU DESENV E OQUE A POPULAÇAÕ QUE VER NO FUTUROS DOS FILHOS. MANDO PARA TODA A POPULAÇÃO GRANDE ABRAÇOS PARA VÇ TODAS.
Por: OZIEL S FARIAS

sou de crateus atualmente moro em sao paulo mas sempre que posso vou visita la esta cidade querida ti amo crateus bjs a todos
Por: ivani b barros

OI BOM DIA, COMO ESTÁ MINHA LINDA TERRA? ESTOU NO RIO DE JANEIRO, E COM MUITA SAÚDADES.
Por: MARCOS

Conheço esta cidade maravilhosa, e sinto muita saudade dela meus pais moram na rua Oscar Lopes à 26 anos e eu moroem São miguel do Tapuio Piauí à 23 anos mas, sou cearense com muito orgulho. amados obrigado por poder partilhar com vocês da minha felicidade de ser contarrâneA UM ABRAÇO.
Por: Erialda

sou de crateus mas moro em fortaleza.adoro crateus sempre viajo e uma cidade linda!!!
Por: danielly

crateus uma cidade linda.e muito calma esta cada vez mais bonita as pracas sao otimas e muitas outras coisas q tem para curte. danielly adoro de paixao essa cidade!!!!!
Por: danielly

sou de crateus mas moro em fortaleza.adoro crateus sempre viajo e uma cidade linda!!!
Por: danielly

sou crateuense sei que e uma cidade bonita e maravilhosa de um povo amigo faz 17 anos que estive ai mas embreve farei uma visita.
Por: edinardo

eu amo crateus e a minha cidade do coraçao vou visitar ela em dezembro se deus quiser
Por: ANTONIA NILDA ALVES DA SILVA

eu amo crateus e a minha cidade do coraçao vou visitar ela em dezembro se deus quiser
Por: ANTONIA NILDA ALVES DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Crateús
Fundação:
1832
Altitude:
274m
População:
63.937 habitantes
Área:
2.799,6km²
Densidade Demográfica:
22,84hab/km²
CEP:
63700-000

Envie seu comentário sobre Crateús

banner