Coreaú

Coreaú-CE
banner

Bem-vindo a Coreaú!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Coreaú e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Coreaú.

A cidade de Coreaú, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 72m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.755 habitantes. A área total de Coreaú é de 815,0km², e sua densidade demográfica é de 24,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coreaú-CE é 62160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Coreaú

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Rio que nasce na serra da Ibiapaba e desagua no litoral norte, transformando-se na Barra do Camocim. Chamou-se primitivamente Curuayú, de curiá = ave aquática de pequeno porte + iú do verbo beber, donde se forma bebedouro dos curiás. Debaixo dessa denominação e diante das transformações posteriores,   formar-se-ia o Município cuja localização tem como referência a Mesorregião de Granja.
Em seus primitivos referenciais de reduto habitável chamou-se de Palma, nome da formação popular, gerado em virtude do pouso em torno do qual viajantes descansavam à sombra de uma oiticica. Nesse pouso, certa negociante de beira de estrada vendias broas ou palmas, atraindo de qualquer forma os mercenários andantes.
Sua evolução populacional deu-se em virtude de uma Sesmaria concedida ao Capitão Rodrigo da Costa Araújo no lugar denominado Várzea Grande e coincidente com o local já popularmente conhecido pelo nome de Palma. A cessão dessa munificente doação data de 7 de janeiro de 1702, iniciando-se a partir de então os seus fundamentos estruturais.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila e Município ocorreu conforme Lei nº 1.316, de 24 de setembro de 1870, com a denominação de Palma, desmembrando-a do Município de origem. Suprimido o Município, consoante Lei nº 1.749, de 9 de outubro de 1920 e restaurado por força da Lei nº 1.887, de 13 de outubro de 1921. Suprimido    novamente, conforme Dec. Nº 193, de 20 de maio de 1931 e incorporado o seu território ao Município de Massapê, foi restaurado em definitivo conforme Dec. 129, de 20 de setembro de 1935.
Igreja: Em termos eclesiais, consta como primeiro indício a edificação de uma capela cuja iniciativa coube aos irmãos Plácido Rodrigues Moreira, Alexandre Rodrigues Moreira e Joaquim Rodrigues Moreira, além do cunhado José Gomes Damasceno. Em complementação à precedente iniciativa, cem braças de terras em quadro foram doadas, tendo como local a Fazenda Várzea Grande, situada à margem do rio Coreaú.  

Significado do Nome:

Águas dos Curiós, Pássaros relativamente gigantes  

Aniversário da Cidade:

24 de Setembro 

Gentílico:

coreauense

População:

22.018 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A vocação econômica de Coreaú está baseada na lavoura: de algodão arbóreo e herbáceo, milho, feijão, e mandioca; e na pecuária: bovinos, suínos e aves.
O município possui cinco indústrias, assim distribuídas: uma de extrativa mineral, duas de produtos alimentares, uma de construção e uma de produtos minerais não metálicos.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Sobral, Moraújo, Frecheirinha, Alcântaras, Tianguá 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

374 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açudes

Serra da Meruoca

Rios

Coreaú e Juazeiro, Riacho Trapiá, Açude Trapiá. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Piedade  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COREAÚ

E-mail:

Telefones: (88) 3645-1179

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS :

E-mail:

Telefones: (88) 3645-2094 / 9207-0000

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Coreaú

Coreaú tem um encanto muito especial, a beleza de sua simplicidade é contagiante , tranquilidade da vida agracia os amantes da paz. Seus açudes são maravilhosos, a visão da serra da meruoca ao lado da cidade dar-nos uma sensação de proteção e parceria com a natureza.
Por: Rute Coutinho

cidade de coreau´ e uma cidade muito querida do povo do municipio de coreau em nome do povo da nossa querida cidade.
Por: francisco m de souza

Coreau cidade muito querida pelos seus filhos,quem visita Coreau,sempre quer retornar,pois seu povo é hospitaleiro,é uma cidadezinha que ainda tem que desenvolver muito,para que seus filhos aqui permaneça e que nao queira sair para morar em outra qualquer.
Por: Ivaneide

ja conheco coreau ja foi varios festejo meus pais nasceram em coreau, ja falecidos sao gerardo rodrigues e maria dilça felix araujo, mas quaqlquer ferias vou da um pulo ai abraço a todos dai. Júlia Féçix
Por: maria julia felix costa

Minha linda cidade,lugar de lembrança boa, so em lembrar sinto saudades, lugar onde mora a minha mãe(lucimar) e meu pai( Cícero Lúcio) e todos meus irmãos e familiares. Terra querida. Adriana
Por: Maria Adriana de Souza

Falar de Coreaú é muito facil pois é uma cidade onde eu cresci e é onde mora a minha mãe querida(dona Eneida), eu amo esta terra e sempre quando da eu estou matando a saudade e espero logo logo morar la novamente. Mauro MOREIRA
Por: Francisco Mauro Moreira

Coreaú é tudo de bom. Eu e minha família estivemos aí em janeiro deste ano foi otimo. Beijo a todos.
Por: Socorro

coreua cidade de mulheres bonitas e de gente acolhedoura
Por: rafael

falar de Coreaú se fala de coisa boa, povo ilustre, povo acolhedor, tenho orgulho de ser filho desta terra maravilhosa, a Cidade precisa ser olhada com mais carinho para receber mais visitas dos filhos desta terra.
Por: Leônidas Teles

Coreaú é a melhor cidade do mundo para passeiar e morar.O mais breve possivel voltarei a morar em Coreaú,é o meu desejo nem que seja os meus ultimos dias de vida.Abraços a todos Coreaueses.Chagas Fontenele.
Por: Francisco das Chagas Fontenele.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coreaú
Fundação:
1935
Altitude:
72m
População:
19.755 habitantes
Área:
815,0km²
Densidade Demográfica:
24,24hab/km²
CEP:
62160-000

Envie seu comentário sobre Coreaú

banner