Chaval

Chaval-CE
banner

Bem-vindo a Chaval!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Chaval e muitas outras opções de hospedagem na cidade Chaval. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Chaval.

A cidade de Chaval, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 12m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.704 habitantes. A área total de Chaval é de 247,9km², e sua densidade demográfica é de 47,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Chaval-CE é 62420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Chaval

Roteiros do Brasil

Região Litoral Extremo Oeste

Cidade das Pedras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Igreja-Matriz Nossa Senhora de Lourdes (século passado).
História:   Suas raízes têm como fonte de estrutura social o aldeamento dos Índios Tremembés. Esses Índios, singulares em suas formas de cultura, tinha como preferência gregária as regiões litorâneas, vivendo especialmente da pesca, e, em especial, da caça ao tubarão. Estendiam-se, em suas  origens, dos Lençois no Maranhão às praias de Camocim, sendo posteriormente realdeados em Amontada, de onde seriam remanejados para Tutóia (MA).
Os primeiros povoadores brancos são originários do reduto de Ibuaçu, Município de Granja e representados pelo padre Antônio Carneiro  da Cunha Araújo e seus pais Joaquim Carneiro da Cunha e  D. Francisca Joaquina do Nascimento. Essa migração ou imigração consta como tendo ocorrido no ano de 1873, nascendo dessa época o arraial de que se geraria o Município que se comenta.
Evolução Política: A povoação de Chaval, então vinculada ao Município de Camocim, elevou-se à categoria de Vila, segundo Dec-Lei nº 44, de 20 de dezembro de 1938. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, tendo sido instalado a 25 de março de 1955.
Igreja: A primeira manifestação de apoio eclesial ocorreu em virtude de concessão, antes requerida pelo padre Antônio Carneiro da Cunha Araújo, para edificação de uma capela (10/12/1881), tendo como patrono Santo Antônio. O início das obras tem como data o dia 2 de fevereiro de 1885, não se tendo,  precisamente, a data de término, uma vez que o seu idealizador faleceu a 8 de julho de 1889.
Em 1924, achando-se a capela, prestes a desabar resolveu o vigário paroquial de Granja, Monsenhor Vicente Martins, solucionar o problema dos fiéis, edificando em local próximo e defronte outra capela. Houve como responsáveis pelas obras Temístocles Porfírio da Mota e José Cristiano de Sales, ocorrendo a inauguração no mesmo ano.
A paróquia foi instituída a 30 de setembro de 1938, servindo de Igreja-Matriz a capela antes referida, assumindo como seu primeiro vigário o padre José Carneiro da Cunha, sobrinho do padre Antônio Carneiro Cunha Araújo, fundador do reduto.
Em 1940 e baseado em projeto do arquiteto italiano Agustinho Odísio Ralmes, Monsenhor José Carneiro da Cunha iniciou os trabalhos da Igreja-Matriz, cujo término ocorreu em 1950. Presidiu às solenidades inaugurais o Bispo de Sobral, D. José Tupimnambá da Frota, tendo como data o dia 16 de julho do mesmo ano. 

Significado do Nome:

Derivado de Chave 

Aniversário da Cidade:

22 de Novembro 

Gentílico:

Chavalense

População:

12.617 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chaval é conhecida como Cidade das pedras, por abrigar paisagens surpreendentes, formadas por rochas de granitos, sendo a pedra da Carnaúba uma delas.

Clima:

Quente e úmido 

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste cearense 

Limites:

Barroquinha (a Norte e Leste), Granja (a Sudeste), Luís Correia (Piauí) (a Sudoeste), Cajueiro da Praia(a Noroeste). 

Acesso Rodoviário:

BR-402, BR-222, CE-085, CE-362 

Distâncias:

Da Capital:

400 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rios- Timonha e São João da Praia, Riachos Cajueiro e Ubatuba, Pedras das Carnaúbas com 100m de altura

Atrativos Naturais

Porto do Mosquito, Rios e Salinas, Queda dágua pirapora, Formações rochosas, Pedra da gruta Nossa Senhora de Lourdes. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Pescaria artesanal de linha (agosto, dia variável)
 
- Festa Nossa senhora de Lourdes (17 a 27 de novembro)
 
- Regata de canoas (em um fim de semana, durante os festejos de novembro)

- Festa de Santo Antônio (7 a 13 de junho) 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAVAL

E-mail:

Telefones: (88) 3625-1244 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3625-1170

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Mirandinha – Ex-jogador de futebol e agora técnico. Foi o primeiro jogador brasileiro a atuar na inglaterra, onde defendeu o Newcastle United;

- Aurineide camurupim – humurista;
 
- José Filomeno de Morais Filho – procurador do estado do Ceará e professor universitário;
 
- Raimundo Wilson Carneiro – foi empresário do ramo de navegação e industrial do ramo de sal.  

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Chaval

cidade linda que eu mais adoro quero cadastrar_me eu te adoro
Por: rosivania

por favor o chaval tem lugares lindos alguém mudem as fotos? obga
Por: henrique

SOU DE FORTALEZA CEARÁ GOSTO BASTANTE DE CHAVAL SEMPRE VOU A CIDADE DE CHAVAL ONDE ENCONTRO MUITA PAZ E TRANQUILIDADE E AMIGOS TENHO UMA FILHA QUE MORA EM CHAVAL CASADA COM AROUDO CEZAR UM FILHO DO PECHECO. UM LUGAR BONITO PORTO DOS MOSQUITOS E A POUSADA DO TARCÍSIO COMO TAMBEM O RESTAURANTE DE DONA MARIA...
Por: JOÃO BATISTA NOBRE

chaval uma linda cidade onde nasci estou no rj mas breve estarei de volta ....
Por: josenir

Gostaria de ver a foto da igreja de Nossa senhora de Lourdes- meu pai é cearense de Santana do Acaru, sonhou com esta igreja e esta passando um problema de saude seríssimo e eu preciso conhecer pois fiz uma promessa com N. Srª de Lourdes e pretendo conhecer esta cidade acompanhada de meu pai
Por: Enocelia Linhares Mota

tenho 44 ano narcir na cidade de chaval ce tenho muita soudade da minha terra faz 25 ano que eu nao vou na minha cidade amo minha terra natal moro em manaus am
Por: isaias barroso de oliveira

Nasci em chaval, sou neto de Santa Aelaide, sobrinho de Carlos Demétrio Tahim. Meu nome é Jorge Nóbrega Tahim. Vivo atualmente em Recife - PE há 37 anos. Vi a Igreja Matriz. Me lembrei quando eu tinha aproximadamente uns 7 anos de idade. Acho que ainda é mesma onde era o meu tia que resava o terço. Sou filho de João Demétri Tahim e Joaquina Nóbrega Tahim.
Por: JORGE NÓBREGA TAHIM

esta cidade e muito linda nasci em chaval mas tenho muitas lembranças maravilhosas.o lugar que mais gosto e a gruta
Por: marcia cristina

Nasci e morei na cidade de Chaval, Ceará até os 21 anos e tenho muita saudade da minha terra natal. Francisco Domicio.
Por: Francisco Domicio Campelo da Silva

gosto muito dessa cidade e até o momento não uma outra melhor e mais bonita, parabéns.
Por: cleio mendes de oliveira

chaval é uma cidade ótima de se viver, é linda tem varias paisagens maravilhosas, mora nela e sou feliz, venha visitar vcs vão adorar tem uma linha praia, e muitos pontos turisticos.........
Por: raquel da mota cardoso

a miha cidade um lugar pra vc curtir umas ferias com tranquilidade e segurança venha ate chaval e traga a sua familia e curta um litoral maravilhoso com muitas praias e frutos do mar !!!
Por: francisco antonio p dos santos

muito bom. não moro mais; vou sempre que posso tenho muitas saudades da minha querida terrinha. quem não a conhese deveria conhece-la a principio vai amar
Por: marlete pereira

Não sou de chaval, moro em fortaleza, mas quando posso vou visitar meus avós que vivem naquela localidade. Chaval é uma boa opção para quem está em busca de tranquilidade, paz e belas paisagens.
Por: carlos wilami da silva gomes

chaval e a minha cidadi natal, que mas amo, no momento,moro em belem do para,agradeço quei pois estas fotos na interneti fico feliz parabes pos sor cearese nacido em chaval ceara ok e obrigado cearences cabra de deus
Por: jose milton carvalho lopes

chaval tem tudo de melhor como a pedra da santa calderâo gruta e o belo porto do mosquito
Por: douglas e guilherme

gosto muito das comidas tipícas do ceará ,sou caarense e moro no df,minha comidas preferidas , o caranqueijo,camarão,ostras etc!!!!!!!!.
Por: zaira

E uma otima cidade pra se pasar as ferias,la as pssoas são bastante ospitaleras.
Por: adriano pereira de goes

moro em Brasília a 30 anos mais sou nascida em chaval tenho dois filhos e tenho um grande sonho de conhecer profundamente a historia e a cidade espero em breve ver tudo isso de perto.Um abraço a todos.
Por: DACICLE DA SILVA

Lugar mt bonito, com uma beleza natural sem igual. Exótico, ver tantas pedras gigantescas, manguesal. Chaval é o point.....
Por: Aurelivaldo Rodrigues da Silva

Chaval eu te amo muito voce e a terra mas linda do mundo eu queria esta ai agora mas nao da,as pessoas dai sao demais!!!
Por: thais costa silva

ola amigos de chaval nasci em chaval vim para marinha em 1958 tenho muitasaudade deste lugar pois faz muito tempo que nao o visito sou flho de chico dona um dos fundadores de chaval
Por: francisco ferreira dos santos

Sou natural de Chaval,filha deNelson e Idelzuite,minhas irmãs morão em chaval, mariajosé, Zilda, Graça irmão Galdencio, eu moro no RJ a trita anos e á 16 não vou á chaval, eu amo minha cidade e em breve com certeza eu ire muitas vezes!!!! um abraço.Nivanda bjss!!!!!
Por: Nivanda Alves Passsos

No ultimo final de semana eu fui a Chaval, ao Porto do Mosquito, foi uma turma de amigos aqui de Camocim, foi muito Show! Lá é muito belo, deve ser melhor a noite pra namorar. A gente voltou a tardinha, e pretende voltar quando puder!
Por: luciane

eu gostei muito dessa cidade apessar dos meus avòs mararem ai todo ano eu vou pros festejos e carnaval que são muito divetidos e eu reconmendo aos meus amigos a visitas esta cidade maravilhos que em dia eu irei morar.
Por: tatiany lima de oliveira

I LOVE CHAVAL -É TUDO DE BOM !!!!!! A ILHA DOS DEVANEIOS ,LUGAR PARA ALIVIAR O STRESS.......
Por: BEWITCHED

eu sou de chaval a um bom tempo moro em sao paulo mato a soldade venda a minha cidade pelo o conputador um feliz ano novo para todos de chaval e quem ler essa mensaGEM
Por: manoel

nao tenho palavras pois todas as mimhas raizes estao em chaval.
Por: nalton rios

sinto muita saudade desta cidade maravilhosa onde eu nasci
Por: DA SILVA

ja morei e visito todos os anos e no carnaval estarei ai
Por: nailton rios

essa e a minha linda chaval com suas maravilhas e eu amo.
Por: ednilcya

essa cidade e maravillosa meu fillo esta ai e pbeijos amores ertinho de fortaleza
Por: rosa maria

q recanto da natureza +calmo q ai nao tem maravillosa inte>
Por: rosa maria

estive em 1972 fazendo projeto rondom ,foi muito gostoso e conheci a regiao foi muito tenho saudades
Por: francisco beduschi

estive na cidade de chaval quando prestei serviços a prefeitura e deixei boas amizades e pretendo voltar a visitar a todos.atualmente resido em juazeiro do norte-ce e trabalho no ramo imobiliario em são paulo.
Por: oswaldo euvaldo dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Chaval
Fundação:
1951
Altitude:
12m
População:
11.704 habitantes
Área:
247,9km²
Densidade Demográfica:
47,21hab/km²
CEP:
62420-000

Envie seu comentário sobre Chaval

banner