Arneiroz

Arneiroz-CE
banner

Bem-vindo a Arneiroz!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Arneiroz, informações e fotos da maravilhosa Arneiroz. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Arneiroz, recomendadas por internautas.

A cidade de Arneiroz, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 337m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.869 habitantes. A área total de Arneiroz é de 941,9km², e sua densidade demográfica é de 7,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arneiroz-CE é 63670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arneiroz

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Sertão dos Inhamuns

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Consta como sendo um dos mais antigos redutos dos Altos Sertões Provinciais. Suas tradições indígenas, guerras de extermínio, batalhas emancipacionistas e constantes lutas pessoais em busca dos meios da própria  de sobrevivência dos seus moradores atestam o quanto de esforços têm sido empreendidos ao longo de sua caminhada histórica.
Inicialmente e ainda no limiar do Século XVIII, lançam-se as suas primeiras raízes sociais, tendo como ponto de partida o realdeamento dos agressivos Índios Jucás (1727). Dessa concentração íncola decorrem escaramuças várias, envolvendo famílias em locais diversificados, dentre estas os respeitáveis clãs do tronco Feitosa. A primeira manifestação política, oficialmente registrada, data de 28 de Setembro de 1767, se bem que na prática a idéia não se tenha concretizado. Essa manifestação decorre de determinação originária do Governador Geral de Pernambuco, sugerindo a elevação do povoado à categoria de Vila, mantendo o nome de Arneiroz.
Contra essa proposição insurge-se o Icó, através do Senado da Câmara, fundamentando-se no pressuposto histórico segundo o qual a povoação nada mais era que antigo aldeamento missionado destinado a reunir os Índios Jucás. Além dessa condição, altamente negativa, havia contra os pretensos beneficiários o fato de serem os seus habitantes constituídos de verdadeiro antro de ladrões e vagabundos (25/11/1767). Ainda com relação ao protesto, dois camaristas icoenses, propõem que  sejam transformados em Vila não o Arneiroz, porém redutos de Telha e Mangabeira (Lavras). Dessa investida não constam manifestações de recusa ou assentimento, presumindo-se como fruto de desqualificação ou  silêncio. Nos anos seguintes e sem a interferência contrária do Icó, prosseguiu a batalha emancipacionista, entremeada de evoluções e depressões. A Lei nº 3.554, de 14 de Março de 1957, restaura em definitivo o tão sofrido Município.
Nos referenciais de apoio eclesial tem-se inicialmente, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo dos Inhamuns, cuja atuação estende-se a outras Freguesias do Alto Sertão. Como forma de obterem autonomia, reúnem-se os habitantes locais e endereçam carta ao Bispo de Pernambuco, D. Thomaz da Encarnação, solicitando a criação da Freguesia de Nossa Senhora da Paz. Foram atendidos. Em Provisão, datada de 13 de Novembro de 1783, criou-se o objeto pretendido, sendo seu primeiro vigário o padre Francisco Xavier Cabral. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

14 de Março 

Gentílico:

arneiroense

População:

7.657 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, mamona, milho e feijão. Pecuária- rebanho de bovino, suíno, avícola, caprino, ovinocultura(Programa Especial de Fomento). Indústria: 1 (de produtos minerais não metálicos). O turismo e turismo religioso são fontes de renda.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertões Cearenses 

Limites:

Norte: Mombaça, Tauá Leste: Catarina, Sul: Aiuaba, Oeste: Parambu 

Acesso Rodoviário:

BR-020, CE- 176 e BR- 222   

Distâncias:

Da Capital:

387 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Antiga Aldeia dos Índios Jucá 

Localizada na cidade de Arneiroz - Rua Virgílio Távora - este é um monumento histórico da época dos primeiros habitantes do município: índios da tribo Jucá.

Igreja Matriz e o Cristo Crucificado 

Igreja Nossa Senhora da Paz - construída no século XVIII - ainda permanece com seus traços originais do período colonial. Ela representa o marco histórico na cidade de Arneiroz. No seu interior, encontra-se o Cristo Crucificado, de tamanho original, vindo de Portugal.

Açude Arneiroz II 

Quarto maior reservatório de água represada do Ceará.
Gruta da Marciana - Turismo Religioso
A Gruta fica localizada no Distrito de Planalto. Nesse local, a escrava Marciana, que morreu vítima de castigos, foi enterrada. Ela é considerada pela fé do povo como “A Santa Marciana” na região dos Inhamuns. O santuário é uma homenagem da comunidade à “Santa”. O local é visitado por pessoas da região e de todo o Estado.
 

hspace=0 EVENTOS:

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da padroeira: Nossa Senhora da Paz(08.09).

 

- Festival Internacional dos Inhamuns de Circo, Bonecos e Arte de Rua, sendo uma das três cidades, junto a Crateús e Tauá, sedes desse evento. O Festival conta com a participação de grupos de circo, de bonecos, e arte em geral, do Brasil e de diversos outros países.
 
- Festa de Sant'Ana: Trata-se de uma Festa Religiosa que leva todos os anos centenas de pessoas a visitarem o distrito Planalto como prova de devoção pela santa.
 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARNEIROZ

E-mail:

Telefones: (88) 3419-1065 / 1020 Fax: (88) 3419-1020

Sites: http://www.arneiroz.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3419-1045

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Arneiroz

o soldade dessa terra querida gosto muito de arneiroz cearaaaaaaa!
Por: lucas oliveira

sou de arneiroz mas moro em são paulo,cidade linda ,maravilhosa.que tem muita gente humilde que sempre ajuda o proximo,arneiroz sempre em boas mãos.
Por: luciana

MORO EM ARARAS MAS SEMPRE QUE TENHO FERIAS VOU PACIAR EM ARNEROZ GOSTO DE LA E GOSTO MUITO DE PESCAR NO ARNEROZ DOIS FUI.
Por: JOSE IVAN RODRIGES de OLIVEIRA

sou filha de arneiroz e tudo bom sinto muitas saudade faz muito anos q sai dai moro imperatriz- ma
Por: valeria pereira

amo esta cidade maravilhosa em um sitio na qual nasci.epassei muitos anos feliz ao lado dos meus pais,familiares e amigos.Morando ao lado do RIO JAGUARIBE,foi nele que aprendi a amar e a respeitar a natureza.Q Ao meu q/Arneiroz e ao povo desta cidade mil beijos.....especialmente para Nosa Senhora daPaz Padroeira dessa cidade,onde fui batizada e fiz primeira comunhão nessa Igreja linda que vale muito para quem for em Arneiroz conehcer,e também a Igreja de Nossa Senhora Santana no Planalto, onde tive a honrra de escrever os primeiros leilões para a construção dessa Igreja e de muitas festividades de ajudar também a igreja de Nossa Senhora da Paz.Depois fui estudar em outras cidades, vim para São Paulo;casei tenho dois lindos filhos e me formei em uma grande universsidade de São Paulo.Mas continuo a mesma de quando morei ai.Simples, amavel e que respeito e trato todos por igual.Eu sei que muitos vão lembrar quem sou,porque os bons amigos nunca se esquece.Gostariá que fizessem fotos ou vídeos de todos distrito de Arneiroz,incluindo Campo Preto e a casa de meus pais em Gangorra ao lado do Rio Jaguaribe.Posso afirmar de coração quem visetar Arneiroz vai amar e querer voltar muitas vezes,como eu que vou quase todos as anos.Porque Arneiroz é uma Cidade linda de um povo maravilhoso.
Por: Fátima Evangelista de Araújo

Sou de Arneiroz com muito orgulho.Com diz a musicá Arneiroz nos te amomos mais e mais ñ te esquecerei já mais por ser uma terra de paz de sonhos e alegrias.è assim
Por: annalino

Olá, Já morei em Arneiroz, faz 17 anos que mudamos, minha família é daí, meus pais já voltaram na cidade algumas vezes e sempre que voltam, elogiam a hospitalidade.
Por: MARIA EVANIR PEREIRA DE OLIVEIRA

Sou paulistana mas me casei com um rapaz ai de Arneiroz,e atraves dele pude conhecer essa cidade ,q me agradou muito devido a simplicidade dos moradores,achei maravilhoso,pescar e amei os açudes,tenho fe em Deus que conseguirei voltar ai mais vezes. Um beijo a todos voces e valorizem a cidade de voces,pois aqui em Sao Paulo muitos gostariam de ter a vida que voces tem ai.Amo vocccces
Por: valdecir felix de araujo

é otimo, tudo de bom Principalmente em setembro nas festas da padroeira..... pode ir conferir!
Por: fafa feitosa

Um diia ja morei nessa cidade muito linda, queria q tivesse mais fotos pois hj moro em Sâo paulo e fazem 14 anos q nao vou visitar a cidade...
Por: Natalia viana

adoro arneroz teho familiares la sou de minas mais de dois em dois anos estamos la adoooooro.
Por: patricia

MUITO BOM PARA QUEM NASCEU NO OLHO DÁGUA VER UM ARNEIROZ, COM JAGUARIBE CHEIO E BARRAGENS SANGRANDO. SOU GILBERTO, FILHO DO CHAGA FARIAS/MONTE SOBRINHO DO ZÉ MONTE DA LENI ESPOSA DO GENTIL DO PLANALTO. UM UBRAÇO
Por: GILBERTO DUARTE FARIAS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arneiroz
Fundação:
1957
Altitude:
337m
População:
6.869 habitantes
Área:
941,9km²
Densidade Demográfica:
7,29hab/km²
CEP:
63670-000

Envie seu comentário sobre Arneiroz