Acarape

Acarape-CE
banner

Bem-vindo a Acarape!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Acarape, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Acarape, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 80m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.380 habitantes. A área total de Acarape é de 136,5km², e sua densidade demográfica é de 83,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Acarape-CE é 62785-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Acarape

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


As terras da região entre os sopés do Maciço de Baturité e a serra do Cantagalo; ao redor dàs margens do Rio Acarape/Rio Pacoti eram habitada por diversas etnias como os Potyguara, Jenipapo, Kanyndé,[7] Choró e Quesito, recebeu a partir do século XVII diversas expedições militares e religiosas.
Com a implementação da pecuária no Ceará no século XVIII, nas terras de Acarape também foram benficiadas com a agricultura da cana-de-açucar devido a fertilidade do solo e abundância de água.
Neste contexto surgiu a localidade de Calaboca da vila de Redenção,[8] que definiu-se como centro urbano com a construção da Companhia Cearense da Via Férrea de Baturité S.A..[9] Com a prosperação do comércio, da agricultura da cana de açucar e abastança de água, foram criados engenhos e alambiques no município, no qual vinheram trabalhar escravos africanos.
Em 1879 foi construído um estação de trem em Calaboca e com isto todos os comerciantes de Redenção, mudaram seus estabelecimentos para Calaboca.
Em 26 de outubro de 1879, Calaboca desmembrou-se de Redenção e passou a ser um município próprio. Em honra as origens Calaboca passou a chamar-se Acarape em 18 de setembro de 1926.
A igreja-matriz de São João Batista, padroeiro do município, foi construída em 1946. 

Significado do Nome

O topônimo Acarape vem do tupi acarás e significa: de acara pé (caminho dos acarás, canal do peixe ou caminho das garças).[6] Sua denominação original era Calaboca e, desde 1926, Acarape. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

acaparense

População:

15.377 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte cearense 

Limites:

Norte: Guaiúba, Leste: Pacajus, Sul: Barreira, Oeste: Redenção 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

54 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açude Hipólito

Concluído em 1975, desde entao é um de nossos cartoes postais, trazendo para os nossos visitantes toda sua beleza, de fácil acesso localizando dentro do município de Acarape, com capacidade de 6.5 milhoes de m3. Tem hoje como objetivo além da irrigaçao de nossos canaviais, também trazer lazer e conforto para seus visitantes com um restaurante que fica localizado em suas margens.  
 
Salao Paroquial Cel. Juvenal de Carvalho 

Rua Doca Rego no407
Fone: 3373.1387
O que acontece?
Teatro e aulas de vozes

Centro de Cultura e Arte
 
O centro de cultura e arte do município foi inaugurado no dia 11 de abril de 2007 na semana que o município festejava mais um ano de emancipaçao política.
O prefeito deste município Acelio Freitas inaugurou este centro com a participaçao da família do Sr. Brasil Memória e demais autoridades. Atualmente no Centro de Cultura e Arte Francisco Brasileiro Memoria conta administrativamente com os seguintes recursos humanos.

Igreja Matriz

No tocante aos precedentes eclesiais, subscritos prioritariamente na edificaçao da respectiva capela, inexistem referencias, pelo menos ao nosso alcance, de sorte que apenas, da Igreja-Matriz se tem notícia. Consta como tendo sido inaugurada a 6 de janeiro de 1943 e que a Freguesia tem como padroeiro Sao Joao Batista.
Rua Maria Joana, s/n       

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAPE

E-mail:

Telefones: (85) 3373-1276

Sites: http://www.acarape.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Fortaleza - São Tomé

Endereço: Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS, TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3373-1255

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Acarape

Nasci em Acarape, Ce. (paroxítona, não oxítina) ACARAPE "Ah, despedaça o coração da gente, ouvir-lhes no momento da partida, num triste olhar, um suspirar dolente" Pe. Antônio Tomaz, príncipe dos poetas cearenses. Acarape Pérola do Pacoti, meu vale, ao luar brilhante És pérola cintilante ao Sol nascente, és jóia rara, simples irradiante; quão bela és ao Sol poente; Solo sagrado, guardas antigos habitantes, és Pátria primeira de tua gente, carinhosa, hospitaleira aos visitantes; És passado, futuro, és presente; Ontem te vi, logo bem recente, eis que em mim vives a todo instante, Vives mesmo em minha mente; Longe de ti sofro, sou carente, embora de ti um filho errante; Embora, ainda, pobre, honesto, até decente Myself - Spring-03
Por: Luiz Franco de Lima

aqui é muito bom de se morar temos,muito calor humano e aqui a noite e frie mais muito aconchegante temos trilhas para que m gostar de esporte radicais descida de rapel aqui é otimo há o nome é ACARAPE NÃO ACARAPÉ
Por: josimar

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Acarape
Fundação:
1989
Altitude:
80m
População:
11.380 habitantes
Área:
136,5km²
Densidade Demográfica:
83,37hab/km²
CEP:
62785-000

Envie seu comentário sobre Acarape

banner