Vera Cruz

Vera Cruz-BA
banner

Bem-vindo a Vera Cruz!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Vera Cruz, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Vera Cruz. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Vera Cruz para programar a sua viagem.

A cidade de Vera Cruz, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 13m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.043 habitantes. A área total de Vera Cruz é de 474,3km², e sua densidade demográfica é de 65,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vera Cruz-BA é 44470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Vera Cruz é uma cidade com mil faces, repleta de natureza por todos os lados e dona de uma beleza exuberante que deixa qualquer turista sem fôlego. A cidade fica no estado da Bahia, na região da Ilha de Itaparica, considerada a maior ilha marítima do Brasil.

A cidade de Vera Cruz tem várias praias, falésias, manguezais e vegetação típica de Mata Atlântica. A região conta ainda com belíssimos espelhos d’água e fontes de água potável. O local é muito procurado por turistas em busca de esportes aquáticos, como o mergulho, e também para a prática do paraquedismo. As praias de Vera Cruz chamam a atenção por suas águas mornas e muito limpas. O destino é ideal para quem gosta do ecoturismo e de contato pleno com a natureza.

O que conhecer em Vera Cruz – BA

O local mais badalado de Vera Cruz é o Mar Grande, uma região da cidade cheia de hotéis, restaurantes e bares. Os turistas que vão a Vera Cruz não podem deixar de conhecer o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife, dois paraísos naturais cheios de espécies nativas da flora e da fauna.

Outra atração à parte é a culinária de Vera Cruz. Os turistas vão pode reexperimentar uma culinária com tempero africano, recheada de frutos do mar, moquecas, ostras, caranguejo, polvo, lula, camarão e lagosta.

Outro atrativo do local é sua comunidade. Os moradores de Vera Cruz são extremamente receptivos com os turistas. Na cidade, você se sentirá em casa e, com certeza, vai querer voltar para explorar um pouco mais desse paraíso natural da Bahia.

Como chegar

Vera Cruz fica a 278 km de Salvador. O acesso à ilha pode ser feito via catamarã, partindo do terminal de São Joaquim, em Salvador. Também é possível alugar uma lancha para fazer a travessia. As embarcações saem do Centro Náutico da Bahia para Mar Grande. Quem desejar voar até a ilha, pode contar com os serviços do Aeroclube da Bahia, em Itaparica. Se você estiver em Salvador, não deixe de visitar a ilha de Vera Cruz, um verdadeiro berçário da natureza.

Informações de Vera Cruz

Roteiros do Brasil

Região Baía de Todos os Santos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1553, ainda habitada por índios Tupinambás, a Ilha é doada pelo 1º Governador do Brasil, Tomé de Souza, à sua tia Dona Violante. O primeiro povoado surge no ano de 1560, quando os portugueses erguem, na localidade denominada Baiacu, a primeira igreja da Ilha (2ª Matriz do Brasil), sob as bênçãos do Nosso Senhor da Vera Cruz; daí a origem do nome do Município. Durante mais de um século a Ilha é local de plantação de cana-de-açúcar e de criação de gado bovino; em seguida, a pesca da baleia passa a ser a principal atividade econômica até o final do século XVIII. Vera Cruz emancipa-se politicamente, desmembra-se do município de Itaparica por força da Lei Estadual nº 1773/62. Com o passar dos anos, rapidamente Vera Cruz assume a sua verdadeira vocação, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados do país e o primeiro destino turístico da Bahia. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

31 de Julho   

Gentílico:

veracruzense

População:

37.587 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vera Cruz possui 40km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contra-costa. O cenário é perfeito para quem gosta de curtir a natureza. Para os que procuram aventura, esportes náuticos e pára-quedismo, a região parece ter sido feita sob medida. Mar Grande é o point mais freqüentado pelos jovens, especialmente durante o verão, e oferece um grande número de hotéis, pousadas, bares e restaurantes típicos.

Clima:

Tropical (quente e úmido)

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Via Terrestre e Marítima:

A ilha fica a 45 minutos de Salvador (12 milhas náuticas) com acesso facilitado por sua integração ao sistema ferry-boat e Catamarã, que liga os Terminais de São Joaquim, em Salvador, a Bom Despacho, em Itaparica. Há, também, a opção de chegar através de lanchas, que saem do Centro Náutico da Bahia para Mar Grande.

Localização:

Região Metropolitana de Salvador

Limites:

Norte: Itaparica Sul: Jaguaripe Leste: Salvador e Oceano Atlântico Oeste: Jaguaripe e Salinas da Margarida.  

Acesso Rodoviário:

BA-001   

Distâncias:

Da Capital:

15 km (via ferry-boat)   

278 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praias:

Mar grande

Quando o assunto é praia, Mar Grande se divide entre as duas enseadas de águas mornas e tranqüilas de sua orla. O local apresenta excelentes condições para banho e prática de esportes náuticos, oferecendo também boas barracas de praia, especializadas em pratos típicos. Sua infra-estrutura ainda inclui um bom numero de bares, restaurantes e pousadas. Nas noites de verão, Mar Grande transforma-se num point de muitos jovens.

Penha

Pequena enseada de águas mornas e tranqüilas, ideais para banhos em família ou mergulho de baixa profundidade. Em sua parte norte, porém, o quebra-mar apresenta uma falha, permitindo que boas ondas penetrem para deleite dos surfistas. As areias, margeadas por coqueiros, não apresentam as tradicionais barracas do litoral baiano. A paisagem local se completa com as grandes casas de veraneio, já que as areias são contornadas pelo maior condomínio de luxo da ilha.

Conceição, Barra do Gil e Barra do Pote

Praias vizinhas e de características parecidas. Estão entre as mais habitadas de toda a ilha, contando com supermercados, farmácias e um bom comércio. Na praia, um extenso quebra mar repele a força das águas, tornando o mar próprio para o banho durante todas as fases da maré. Para um programa em família é ideal, já que as areias extensas são boas para a prática de esportes e na água, durante a vazante, aparecem piscinas naturais bem quentinhas para deleite das crianças.

Tairú

À beira de um vilarejo e de alguns condomínios, está situado esse pequeno pedaço do paraíso. As areias são límpidas e extensas, ideais para o beach soccer e frescobol. O traço mais marcante em Tairú são as piscinas naturais de água quente, que proporcionam deliciosos banhos em meio a peixes multicoloridos. Durante a vazante, as crianças podem brincar sossegadas, enquanto que os casais, podem procurar as piscinas mais distantes da costa para viver momentos mágicos. Nas areias, inúmeras barracas especializadas, preparam deliciosos petiscos do mar, pescados ali mesmo. Oferece boa infra-estrutura turística, embora o lugar seja bom para o camping selvagem.

Berlinque e Aratuba

Praias vizinhas, situadas no sul da Ilha de Itaparica. O mar, durante a maré baixa, apresenta um extenso tapete de arrecifes, perfeitos para o mergulho de baixa profundidade. Berlinque é melhor para banho, já que suas águas apresentam-se mornas e calmas em qualquer período das marés. Já à noite, Aratuba transforma-se no grande point da Ilha, promovendo um verdadeiro carnaval a céu aberto, com barracas de drinks, música e muitos jovens. Ambas possuem cabanas que oferecem pratos típicos e banho de água doce.

Cacha-Pregos

Praia urbana situada no extremo sul da ilha, que apresenta uma das noites mais movimentadas. São inúmeros bares, baianas de acarajé e festas no largo, que promovem total animação para os visitantes. De mar aberto, apresenta além de boas condições para banho, uma excelente piscosidade, com ocorrência de espécies como o bagre e a cavala. 

Parque Ecológico de Baiacu

O Parque Ecológico de Baiacu, situado no distrito de mesmo nome, oferece dois atrativos de grande relevância cultural: a terceira igreja do Brasil, Igreja do Senhor de Vera Cruz, construída no século XVI, que se encontra atualmente em ruínas, e, logo ao lado, as vistosas “gameleiras”, também conhecidas como iroko ou lôko. São árvores sagradas no candomblé, cujas raízes se confundem com os alicerces do templo. Este, por sua vez, mantém sustentação por estar apoiado nas copas das árvores.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-  A cultura é retratada fortemente pelas festas religiosas com procissões marítimas e terrestres. A Folia de Reis, o Bumba-Meu-Boi, a Puxada de rede, o Maculelê, a Capoeira, as festas de largo e o carnaval compõem o folclore de Vera Cruz. Na culinária os veracruzenses fisgam os visitantes com o tempero que o Brasil herdou da África, mas com matéria prima nativa. Vivendo tipicamente da pesca, a maior parte da população se alimenta de frutos do mar: ostra, chumbinho, aratu, siri, caranguejo, sarnambi, polvo, lula, camarão, lagosta e os mais diversos tipos de peixe.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ

E-mail: [email protected] / [email protected]

Telefones: (71) 3633-5866 / 5858

Sites: http://www.veracruz.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (71) 3682-1026 / 1062

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.wikipedia.org

www.veracruz.ba.gov.br

www.sonhodeverao.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Vera Cruz

(Atualização de dados): Fundação: Lei 3.773 de 30/07/1962 Altitude: 13m População: 35.060habitantes Área Total: 253km² Densidade Demográfica: 138hab/km² Voltagem: 110v Distância da Capital: 13,5 Km Sede: Mar Grande DDD: 0xx71 CEP: 44470-000
Por: ZÉU BARBOSA

Moro em S.P fui a passeio conhecer Salvador e tive a oportunidade de conhecer este lugar maravilhoso com praias de águas limpas com poucos ondas aonde há uma certa segurança quando temos criança.
Por: hildete de jesus

Bom gostaria que vcs de vera cruz cuidasse mais dela perseve sua cidade....
Por: dennyse e talyta

Vera Cruz é apaixonante e quem pisa nessa Terra Firme pela primeira vez, se apaixona. Fica dificil dizer o que é melhor aqui, as praias? a Igreja do Baiacu? a hospitalidade e seu povo? não sei! O que eu tenho certeza é que aqui é o lugar qeu escolhi pra morar e criar minha filha. Que Deus Abençoe esta Terra e esse povo maravilhoso.
Por: Claudia Sturaro

Vera Cruz é um lugar lindo, muito agradavel. Tem uma rica beleza natural. Lugar perfeito para quem deseja passar ferias e se divertir. Vale apena conhecer Vera Cruz/ Mar Grande.
Por: Mandy

oi,sou nascida e criada nesta terra linda que me orgulho muito.os nativos sao muito hospitaleiros,e as praias maravilhosas,saudades da minha terra.
Por: jecelia costa souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vera Cruz
Fundação:
1962
Altitude:
13m
População:
31.043 habitantes
Área:
474,3km²
Densidade Demográfica:
65,45hab/km²
CEP:
44470-000

Envie seu comentário sobre Vera Cruz

banner