Várzea Nova

Várzea Nova-BA
banner

Bem-vindo a Várzea Nova!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Várzea Nova e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Várzea Nova.

Informações de Várzea Nova

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história varzeanovense começa em meados de 1913 quando o Sr. Zacarias Domingos de Jesus em uma empreitada em busca de uma nova terra, uma nova vida, fixa residência neste local.
Vindo da Fazenda Cercadinho (pov. De Morro do Chapéu) em busca de uma lagoa avistada por um grupo de vaqueiros, “vaqueiros estes que não trabalhavam para ele” (Manoel Botafogo, 2007), e também por estar fugindo de uma epidemia de sezão (malária), o velho Zacarias chega até este território à procura de melhorias para ele e sua família. Com o tempo, o lugar até então habitado apenas pelos Domingos de Jesus, recebe a companhia de outra família, chefiada pelo Sr. José Botafogo, vindo de um lugarejo chamado Riachão de Utinga e velho conhecido da família Domingos de Jesus.
É interessante lembrar que a antiga vegetação até então não desmatada, propiciava a esta região chuvas bem mais intensas, e com isso, muitas fontes de água potável. O Sr. Zacarias mesmo contribuiu muito com a perfuração de várias cacimbas pelos arredores da cidade, sendo que a mais conhecida de todas elas é a que leva o nome de sua segunda esposa, a cacimba de “Dona Generosa”. Isso também chamava a atenção de outras pessoas que passavam por esta região.
Com o passar do tempo, o pequeno lugarejo, que antes não tinha nenhuma pretensão de crescer de forma tão rápida, começa a receber outros visitantes, e com eles novas idéias. Esses novos habitantes, dentre eles alguns que professavam a fé calvinista, compravam ou até mesmo ganhavam do Sr. Zacarias pequenos espaços de terra para que pudessem produzir e se manter no local. E é a partir daí que o pequeno povoado toma status de provável cidade, transformando-se em um pequeno centro comercial para os povoados da circunvizinhança, trazendo além de benefícios e crescimento sócio-econômico, uma intensa pretensão de emancipação política.
No entanto, o que vai realmente tornar propício o crescimento deste povoado é a construção da BA – 426 (Estrada que liga Morro do Chapéu a Várzea Nova), pois antes a via de acesso que ligava as duas localidades era uma estrada vicinal que tinha como saída à atual Avenida Presidente Médici (por isso o nome Rua do Morro). Porém, Várzea Nova desde antes tinha ligações viárias com outras localidades como: Miguel Calmon, França, Jacobina, entre outras.
Portanto, percebe-se que a construção da BA – 426, em meados da década de 1940, trouxe consigo um rápido crescimento para a localidade, favorecendo um intenso fluxo de veículos que escoavam a produção de grãos da região de Irecê, além de possibilitar que a produção local fosse comercializada.
Outro motivo, talvez primordial, para este rápido crescimento foi a chegada do Agave (sisal), trazido pelo então Reverendo Presbiteriano Otacílio Alcântara na década de 1950. A primeira área plantada foi num terreno comprado do Sr. José Botafogo (a conhecida “usina”), depois expandindo de forma absurda por toda a região, tornando-se a principal fonte de riqueza e exploração agrícola de todo este território.
Com o passar do tempo, percebe-se que o sisal pôde trazer mais do que o esperado, e isto trouxe também esperança de desenvolvimento social. E a partir daí, há uma série de investimentos ligados a esta nova cultura, como novas áreas plantadas, novas usinas, novas idéias e novos tipos de investimentos secundários, como postos de combustíveis, novos comerciários e vários pontos de atividades distintas para atender a demanda pela procura da população, tais como farmácias, supermercados, lojas de conveniência, estabelecimentos de outras finalidades e também novos pontos de lazer como o cine/boate “ A Cinderela”. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

varzeanovense

População:

13.127 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano 

Limites:

Jacobina, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Ourolândia. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

400 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA NOVA

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.varzeanova.ba.io.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos 

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (74) 3659-2269

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Várzea Nova

vivi por muitos anos ;;ja tem uns 18 anos que nao vou ai passear;;
Por: vanusia ferreira de souza

cidade q adoro muinto onde nasci mas hoje moro em sampa mas sempre venho dar um passeio
Por: jose carlos

A CIDADE DE VARZEA NOVA TEM VARIOS LOCAIS PARA QUEM GOSTA DE TER CONTATO COM A NATUREZA E OS ANIMAIS.
Por: sandra marcelina

o são joão, fim de ano oaniversario da cidade a festa de natal epoca da colheta do umbu e os habitantes da cidade são muinto hospitaleiros.
Por: gerdson carvalho de jesus

varzea nova , e uma cidade maravilhosa de viver ? adoro ser de varzea nova bahia tenho orgulho de ser dessa cidade maravilhosa .
Por: claudecy da rocha oliveira

oi gotei muito da festa de várzea nova bom noite manda um abraço para minhas prima q mora ai
Por: adriano

sou nordestina morei erm varzea no ano de 1955 sai em 1962 vem ainda de parentesco; Antonio Lôbo da Silva estudei na Escola S José, ainda criança as poucas lembranças de criançame toca a saude dos tempos passado.queria receber fotos e historias de varzea nova ....meu abraço e saudades.
Por: maria do carmo da silva

ja fui a passseio,gostei muito essa praca que tem da igraja muito bonita.parabens varzea nova
Por: edileuza

conheco varzea nova como se foce a palma da minha mao,tanto quanto sua istoria . hoje moro em sao paulo ,Mais meu penssamento de varzea nva nao sai.parabems varzea nova
Por: Etevaldo batista do satos

eu nunca fui em varzea nova, mas visitei o saite e achei uma cidade muito interessante, um dia ainda vou ter o prazer de visita essa nobre cidade.
Por: inacio edvando alves

Eu nasci em Varzea Nova morei na fazenda jabuticaba, com a familia do Antônio da bota,sou filho da Dona Josefa e do senhor chico da gata , eu era chamado de gatinho e não tenho já faz 22 anos noticias de ninguém e ,tenho muitas saudades da minha terra, da minha gente , e hoje moro em São Paulo.
Por: Carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Várzea Nova

Envie seu comentário sobre Várzea Nova

banner