Valença

Valença-BA
banner

Bem-vindo a Valença!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Valença, informações atualizadas sobre a cidade Valença, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Valença.

A cidade de Valença, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1799. A localidade está em uma altitude de 39m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 83.889 habitantes. A área total de Valença é de 1.195,6km², e sua densidade demográfica é de 70,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Valença-BA é 45400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Muitos consideram a cidade de Valença unicamente como uma porta de entrada para o famoso Morro de São Paulo, sendo este um dos mais famosos destinos da própria Costa do Dendê.

Porém, muitos são os motivos pelo qual a cidade de Valença merece a sua visita, começando pelo estilo arquitetônico, que reúne sobrados bem coloridos e construções coloniais do século XVIII. Além disso, as ruas contam com pedras irregulares e a avenida principal da cidade está às margens do famoso Rio Una. Dessa forma, a cidade conta com atrativos principalmente para os amantes de história.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo, por exemplo, é um dos mais destacáveis pontos turísticos da cidade, levando fiéis de todo o país para Valença. A igreja, construída em 1757, oferece ainda uma vista panorâmica de toda a cidade.

O município de Valença conta também com praias, por mais que isso seja novidade para muitos. O motivo? Elas são um pouco afastadas da região central. Há 20 quilômetros do centro está a praia de Guaibim, que conta com as melhores opções de hospedagem da cidade.

Além disso, ela é bem extensa, conta com muitos quiosques, vida noturna ativa e casas de veraneios. Com ondas calmas, a praia é ideal para a realização de atividades náuticas, como é o caso de passeios de caiaque e jet ski por exemplo. A orla também é ideal para as caminhadas.

Porém, há 22 quilômetros está um dos maiores atrativos da cidade de Valença: a desértica Ponta do Curral. O acesso só é realizado a pé, por isso, os indivíduos devem caminhar cerca de 15 minutos para chegar no ambiente. A areia da praia é fina e bem clara, e comumente ela é destacada como paradisíaca. Sua paisagem é marcada pelo farol do Morro de São Paulo e suas águas limpas ideais para o banho, já que são bem mornas.

Para os que querem aproveitar a visita para tomar um banho de água doce, a Área de Proteção do Candengo pode ser uma ótima alternativa. A região, aos arredores da Mata Atlântica, conta ainda com 4 quedas d’água e uma série de animais e aves abrigados.

Informações de Valença

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Valença é a maior cidade da região chamada de "Costa do Dendê" e que vai de Cairu até a própria Valença. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII. Valença detém um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, presente nas suas calçadas de pedras irregulares, nos sobrados coloniais e nas ruínas da antiga fábrica de tecidos. Destaque para o prédio da Câmara de Vereadores, a antiga residência do Comendador Madureira e as igrejas Nossa Senhora do Amparo e Matriz do Sagrado Coração de Jesus, reduto de imagens sacras dos séculos XVIII e XIX. Historicamente, foi à primeira cidade brasileira a receber uma tecelagem movida a energia hidráulica (suas ruínas podem ser visitadas às margens do Rio Una).
Economicamente importante para a região durante o passado, a cidade preserva construções dos séculos XVIII e XIX no seu centro. A maioria ainda abriga órgãos públicos e pode ser visitada por dentro. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de Novembro

Gentílico:

valenciano

População: 

88.729 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade maravilhosa para se passar as férias com a família.

Clima: 

Tropical Úmido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe e Presidente Tancredo Neves.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

255 ou 115 (via ferry-boat) km  

Outras:   

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia da Ponta do Curral  

Praia de Guaibim

Praia de Guaibizinho
 
Praia de Taquari

Praia de Atracadouro  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA

E-mail:

Telefones: (75) 8806-0285

Sites: http://www.valenca.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (75) 3641-9254 / 9255

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Valença

Meu pai é dessa terra maravilhosa, tudo em Valença é massa começando pelo povo hospitaleiro, comida, e lugares. Nunca via lugar tão lindo como o morro de São Paulo, Guaibim, Gamboa. Sou suspeita para falar de Valença pois terra melhor não há, e olha que eu morro no Rio de Janeiro que de maravilhosa não tem nada.Beijos espero que meu comentário seja colocado no Portal.
Por: Fatima Sarmento

Se Conheço?? E como... Nasci em vanlença, morei durante os meus 10 primeiros anos lá, agora moro fora, mais as minhas ferias sempre foram e serão lá...Minha terra querida, muito linda e maravilhosa!!! Saudades... Estarei de volta em Dezembro... Virada do Ano!!! Vamos Comemorar ;)
Por: Tamara Cerqueira

moro em brasilia /df e viarjo todos final de ano para a praia de guaibim que fica em valença ba náo existe lucar melhor para passar o revellon a praia de guaibim é nota 10 eu estou saindo de brasilia /df no dia 26 /12 /08 destino a guaibim ba ? oberigardo ;;;; valmir santos
Por: vamir santos

oi gente como vai vcs que le esse comentario fique se sentindo como vc se estivesse nessa linda e encantadara cidade mravilhosa meu pai e dela mais por isso eu peguei bem o costume gostei muito de la e massa n queria mais voltar e dessente as ilhas de la principalmente morro de são paulo bjão quem leu fique com deus...
Por: isaque

sou filha de valença, ela tem tudo de bom,pessoas atenciosas e acolhedoras,lugares incriveis, só vendo de perto para conferir, valença ñ deixa nada a desejar para qualquer outro lugar,minha cidade é o maximo.eu amo valença ela é um pedacinho das maravilha de nosso brasil.abraços
Por: marcia

amo esta cidade ,apesar de estar muito tempo sem ir ai , desejo ver mais fotos de restaurante neste portal
Por: edmilson bueno dos santos

valença e doto de bom eu amo ese loga de gente bonite e opitare ............................................
Por: valdemir aragão

Parabéns. A cidade dos meus sonhos. Um dia estarei ai, espero a oportunidade certa. Com certeza Deus me dará. A nossa Veneza brasileira. È a melhor
Por: Marcia Cardoso da Silva

Parabéns Valença! Achei a cidade linda, com bons pontos turísticos..... Que continue cada vez crescendo em prol da comunidade.
Por: Marise

eu sou de brasilia df conheso a çidarde de valença é uma çidade maravilhosa tem a praia de guaibim que é uma muito bonirta com belas paisaijes ! eu viajo para lar tordos os final de anos
Por: valmiar santos

sim conheço e tenho somente boas recordações dos poucos dias em que estive em valença guaibim e morro de são paulo.
Por: NILSON

valenca terra de gloria de tudo um pouco quem vai la nunca esquece eu desejaria passar todo meu resto de vida la mais nao da e o mais importate e que eu amo aquela cidade de coracao de toda as sidades valenca em primeiro lugar em tudo. mim espera valenca ja estou chegando.
Por: geovanna gimaraes

oi meu nome e lahis valença tem muitos lugares bonitos um lugar q eu mais gosto de ir e o guaibim
Por: lahis

oi galera! pode ter a ctza que valença é um lugar cheio de opções e belezas quem for a valença nunca vai esquecer ess paraiso maravilhoso principalemnte no verão. visitem valença bjsss
Por: Dnielle costa

eu sou de valença com muinto orgulho mas agora estou em ilheus mas com muinta saudades beijos
Por: josineide pereira dos santos

Já visitei Valença por duas vezes,e sou apaixonada por essa cidade,O que tem de melhor o Sesi,as praias do Guaibim e morro de São Paulo,enfim a cidade é muito bonita e aconchegante.
Por: Gloria Teles

sim ja conheço e gostei tanto que tenho uma casa na cidade e já to indo de férias para la minha querida VALENÇA BA.
Por: LUIZ CLAUDIO C. PICANÇO

Eu estive em valença a uns 7 anos, e achei a cidade maravilhosa pois, reune beleza natural e historica, alem de ser o portão de entrada para o incrível morro de sao paulo . Atualmente não sei como está a cidade, espero que esteja ainda mais surpreendente.
Por: Ailton

um otimo lugar para ferias lua de mel etc guaibim sem comentarios nunca vou esqueser aque luar cuando lenbro dos momentos que passei la cominha amada que ate hoje mim fasem sonhar DEUS fez aquele lugar para nos dois vivermos aquele momemto eu e reny
Por: antonio santana

Nasci em Valença, amo a minha cidade;a comparo c/Veneza, pois pelo movimento marítimo. Embarcações e ancoradouros que dividem-se c/ a cidade.Atualmente moro em São Paulo que também amo essa cidade,mas pretendo voltar a minha terra natal p/ comtemplar tanta beleza.Sou valenciana c/ muito orgulho!...
Por: Zulmira da Silva Santos

olá eu mim chamo elaine tenho32 anos moro aqui em sao paulo a 16 anos mais o meu sonho é voltar a morar em valença dinovo pois foi ai que eu nasci e mim criei sinto muita falta das coisas maravilhosas que eu deixei ai a cidade é linda as prarias o morro de sao paulo as festas meus parentes e amigos tambem tenho muita saudede da bahia minha cidade querida eu sinto muita falta de tudo dai de valença que sao paulo nao tem quanto eu tenho um tempinho eu entro no saite pra ver o que vai rolar de bom em valença e matar a saudade que é grande. beijos e ate a proxima
Por: ELAINE CRISTINA SANTOS DA PAIXAO

sim conheço Valença como a palma da minha mão.Valença é uma cidade abeçaoda como diz minha vó amo muito essa cidade
Por: thaina

Sou filho de valença,mais ás circustancias ,me fez buscar outros locais,fiz essa mudança em 1986,para o rio hoje moro em saquarema,muito parecida com minha cidade valença,sinto vontade de voltar,pois á minha familia é toda dai,lembro que nessa épocao fluxo por valença para conheçer o morro de são paulo era enorme.
Por: inácio fonseca menezes santos

nossa valença e a cidade dos sonhos,e um paraiso para se viver um grande amor.
Por: emilia santos fraga

ja morei em valenca hoje moro em ilheus e sou apaixonada por essa cidade minha familia mora ai pena q ñ posso está mais ai pq hoje tenho uma vida em ilheus mais sempre q posso visito essa terra maravilhosa
Por: ROSE

Meu avos moroem Valença amo essa cidade principalmente o guaibim que é tudo de bom. A cidade é otima tem um fruto que quase ninguem aqui no oeste conhece o Jambo e a jaca dura. So ai tem quando vou compro e trago para Barreiras pois o fruto daqui é mais buriti.Valença td de bom e um abraço para todos de Valença
Por: Daniele Barreiras Bahia

Esse é o melhor lugar do mundo! Conheço e é o seio de nossa familia. Moro em Caxias no Rio e sinto muitas saudades de Valença. Talvez eu tenha vivido essa cidade com tanta intensidade na infancia que ve-la na internet me emociona. Eu queria ter nascido aí. Amo essa cidade!
Por: Denise Aleluia Andrade Caldeira

cidade linda para se passa uma freias com a familia.
Por: adeilton

valença,prá mim é;infância,muito intensa,adolescenciafelize por fim,um início de uma juventude maravilhosa ,infelismente tendo que vir embora...mas as lembraças dessa terra Maravilhosa serão eternas!!!Eu era feliz e não sabia...
Por: Adelina Maria Martins Dias Droescher

valença e omeu porto seguro, eu amo minha terraaaaaa
Por: jaci

Valença minha cidade esta=estou com saldade eu moro em Camaãri
Por: jussara de almeida hungria

gosto muito desta cidade,nas ferias de escola esta todo ano aqui para ver meus primos e tios,curtia demais fugia para rios e cachoeira atrás da velha fabrica ficava no cais com meu avó fazendo redes para pesca e fugia para apanha jaca na fazenda do joél, hoje mora em outro estado mas em breve estarei de volta e irei até a nossa cidade que tanto amo abraço a toda valénça
Por: EMANUEL ENOQUE SANTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Valença
Fundação:
1799
Altitude:
39m
População:
83.889 habitantes
Área:
1.195,6km²
Densidade Demográfica:
70,16hab/km²
CEP:
45400-000

Envie seu comentário sobre Valença