Tanque Novo

Tanque Novo-BA
banner

Bem-vindo a Tanque Novo!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Tanque Novo, fotos, informações, os principais hotéis de Tanque Novo, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Tanque Novo, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1986. A localidade está em uma altitude de 835m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.962 habitantes. A área total de Tanque Novo é de 829,0km², e sua densidade demográfica é de 19,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tanque Novo-BA é 46580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tanque Novo

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tanque Novo surgiu a partir da povoação da Fazenda dos Furados, adquirida pelos irmãos Prudenciano Alves Carneiro e Juvêncio Alves Carneiro, em 1883, que eram filhos de José Joaquim Carneiro e Clemência de Oliveira Alves.
Essa fazenda era enorme, com uma extensão de mais ou menos nove quilômetros _ começava na região conhecida, hoje, como Alecrim, onde Juvêncio ficou residindo; e fazia limite com a Fazenda Lagoa Grande. Prudenciano, por sua vez, preferiu morar na parte central, onde se encontra Tanque Novo.
Ambos os irmãos tiveram dois casamentos: Prudenciano casou-se a primeira vez com Ursulina Marques; e, na segunda vez, com Gertrudes Francisca de Jesus. Juvêncio casou-se inicialmente, com Arlinda Francisca Gomes; e, depois, com sua sobrinha Ana Bela Carneiro (Bilinha), filha do primeiro casamento de Prudenciano com Ursulina.
Em 1909, Prudenciano construiu a primeira capela, auxiliado pela sua segunda esposa Gertrudes e, principalmente, pelo amigo Manoel José Batista. Esse mesmo casal, também, doou o terreno para a construção da primeira praça, ao redor da capela; hoje, conhecida como Praça da Matriz. Surgia, assim, um vilarejo que depois evoluiu para vila.
Essa vila ficou pertencendo ao município de Macaúbas, e recebeu os seguintes benefícios: tanque maior, feito pelo governo do estado da Bahia, barracão para realização de feira, campo de pouso de avião, o açude, o primeiro prédio escolar e o primeiro mercado, numa segunda praça, aberta no início dos anos 60, pelo então prefeito de Macaúbas, Amélio Costa.
Há controvérsias sobre a origem do nome de Tanque Novo: a primeira hipótese é que foi depois da abertura de um tanque grande, feita, manualmente, por Prudenciano e seu filho José Marques Carneiro (Cazuza); a segunda hipótese é que foi após a feitura de um tanque maior, pelo governo, no início da década de 1920. Qualquer que seja a resposta correta, a frase que mais se ouvia, naquela época, era a seguinte: “Eu vou buscar água no tanque novo.”
A partir de 1962, com a emancipação política de Botuporã, Tanque Novo passou a ser distrito desse novo município. Todavia, a rivalidade entre as duas localidades era muito grande, pois, Tanque Novo almejava sua emancipação antes mesmo de Botuporã alcançá-la. Tanto assim, que só não lançou candidato a prefeito, naquele município, em 1972, quando apoiou Valdionor Marques, filho de Botuporã. Vejamos: em 1962, Osvaldo Marques da Silva (derrotado); em 1966, Juvêncio Carneiro Neto (derrotado); em 1970, Juvêncio Carneiro Neto (vitorioso); em 1976, José Carlos Marques (derrotado); em 1982, José Carlos Marques (vitorioso).
Os principais benefícios recebidos como distrito de Botuporã, foram: prédios escolares, mercado maior para a feira, posto de saúde, abertura de ruas, primeiros calçamentos, arborização de praça, energia elétrica, captação do sinal de televisão e instalação do primeiro banco – BANEB (Banco do Estado da Bahia). Obras, essas, conseguidas pelos ex-prefeitos de Botuporã: Antônio Augusto Mendonça, Alípio de Queiroz Marques, Juvêncio Carneiro Neto e José Carlos Marques. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Fevereiro 

Gentílico:

tanquenovense

População:

16.133 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subúmido a seco 

Temperatura Média:

 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano 

Limites:

Paramirim, Caetité, Botuporã, Igaporã, Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

766 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

- Festa da padroeira Coração de Maria – é realizada no primeiro fim-de-semana de junho, após rezas e leilões, durante as trinta e uma noites do mês de maio. 

- São João – a festa junina é comemorada com a queima de inúmeras fogueiras e fogos de artifício, dia 23 de junho. Existem, também, apresentações de quadrilhas e comidas típicas.Nos dias seguintes, geralmente, três ou quatro dias, há muito forró, com bandas vindas de várias partes do Brasil; bandas locais e regionais. E, de vez em quando, alguns shows de duplas sertanejas famosas. Essa festa atrai muitos visitantes; e é o momento propício para rever parentes e amigos que retornam de muitas regiões e estados brasileiros.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUE NOVO

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA: 

Terminal Rodoviário São Domingos 

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (77) 3695-1366

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Tanque Novo

OLA TUDO BEM?SOU DE T.N.ESTOU AQUI A 15 ANOS EN SP,TENHO MUITO ORGULHO TER NASCIDA NESTA CIDADE MARAVILHOSA,QUE ESTAR CRESCENDO A CADA DIA, SE DEUS QUISER EU VOLTO A MORAR DE NOVO EN MINHA TERRA NATAL...ABRACOS A TODOS.
Por: LENNE

após eu está distante ,já mais esquecerei da minha cidade natal;cidade linda que eu amo.BEIJOS "PARANÁ"
Por: marlúcio A Azevedo

E uma cidade maravilhosa Que pena que não tem muitas opções de diversão
Por: neide

TANQUE NOVO É TUDO DE BOM, E PRINCIPALMENTE SE TRATANDO DE FESTA JUNINA!!! VALE A PENA CONHECER!!!
Por: dalva

cidade maravilhosa e linda para pssar ferias gostei muito dessa cidade as festas são muito boa não tem violência
Por: marcos dias dos santos

sou filho dessa terra, nasci na fazenda beltrao.sai de tanque novo em 1.975, ja morei no rio de janeiro um tempo, agora estou em sao paulo desde 1.978.os meus pais moram em botupora,nome dele, joao francisco neves,ele e primo do prefeito de tanque novo juca... abraco a todos meus conterraneios. ixi q saudade dai..... abracos...
Por: NELSON DE SOUZA NEVES

meu nome e lucilio so filho d municipio d tanque novo comunidad d jurema ja fas alguns tenpo que nao vou ai quando vejo as fotos bat aquela saudade adorei ver as fotos abracos
Por: lucilio mda silva santos

Tenho uma residência em Tobias Barreto, espero breve visitar essa tão famosa cidade que cativa todos os visitantes, pela churrascaria que lá falam ser muito boa. Me pergunto será que é verdade? Lá tem mesmo uma churrascaria? Falam que é pequenininha, mas vou lá sim diga-se de passagem que já passei perto mas sem tempo para entrar na cidade e degustar os petiscos na famosa churrascaria que tanto me falam. Aqui deixo o meu abraço para esse povo legal.
Por: Renildo Ventura

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tanque Novo
Fundação:
1986
Altitude:
835m
População:
15.962 habitantes
Área:
829,0km²
Densidade Demográfica:
19,25hab/km²
CEP:
46580-000

Envie seu comentário sobre Tanque Novo