Simões Filho

Simões Filho-BA
banner

Bem-vindo a Simões Filho!

banner

As melhores pousadas em Simões Filho podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Simões Filho, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 52m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 81.306 habitantes. A área total de Simões Filho é de 193,0km², e sua densidade demográfica é de 421,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Simões Filho-BA é 43700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Simões Filho

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O lugar era originalmente parte da área do Recôncavo onde desde o século XVII se instalaram os engenhos produtores da cana-de-açúcar.
O município foi criado com a emancipação de Salvador do distrito de Água Comprida, com sua denominação atual, em 7 de novembro de 1961, pela lei 1538. Seu nome homenageia o jornalista e político Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A Tarde, ainda hoje existente.
A emancipação foi fruto de pleito da comunidade, em que teve destaque as atuações dos emancipadores: Walter José Tolentino Álvares, Altamirando Ramos, Noemia Meireles Ramos, Profª Maria Chaves, Padre Luiz Palmeira.
Integrando a Região Metropolitana de Salvador em 1973, por lei federal, desde esse período recebeu a instalação de diversas indústrias, sendo registrados mais de mil empreendimentos.
O pioneiro do saneamento no município foi Engenheiro Simões. Em 1929, quando adquiriu a fazenda “Engenho Novo”, providenciou a vinda de uma equipe de serviço de malária para executar os trabalhos de abertura de valas e córregos, a fim de exterminar a febre pelúcida que ceifava vidas, na antiga Água Comprida. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

simõesfilhense

População:

118.020 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade tem muito a oferecer e lugares para se apreciar, ideal para passeios turísticos.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de Salvador 

Limites:

Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Salvador, Simões Filho. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

21 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO

E-mail: [email protected]

Telefones: (71) 3296-8300     

Sites: http://www.simoesfilho.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3396-9601 / 1388

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Simões Filho

Conheço esta cidade amada desde criança, morei lá durante 3 anos, no bairro de Pitanguinha Nova, amei esse período. hoje trabalho como professora em uma escola particular, e pretendo um dia voltar para residir lá novamente.
Por: joselma silva

gostei da cidade pelas fotos,em breve visitarei pessoalmente e espero gosta mais ainda
Por: patricia

Eu sou de simoes filho bahia e gosto muito da minha cidade querida. Não tem lugar ném hum como nassas cidade querida linda maravilhosa,gostosa..... eu amo minha cidade. quero voltar pra ir
Por: selma queiroz de jesus

MORO NESTA CIDADE! TEMOS LUGARES QUE PODERÃO SER VISITADOS COMO: MAPELE FINAL DE LINHA E COMER UM DELICIOSO PEIXE ASSADO NA PALHA DA BANANEIRA, ESPECIALIDADE DA LOCALIDADE. TAMBÉM CONECER A CAHOEIRA DO LOBÃO QUE FICA NA PITANGUINHA VELHA MAIS PRECISAMENTE NO LOBÃO, COM UMA BLEA VISTA E UM BANHO RELACHANTE APÓS UMA BELA CAMINHADA COLHENDO CAJÚ EM ÉPOCA DE SAFRA. TEMOS TAMBÉM O MARINA DE ARATU. BELICIMA VISÃO PRONTO PARA UM PASSEIO NA BAHIA. PARA QUEM GOSTA TOMAR UM CAFÉ DA MAHNÃ NA FEIRA MUNICIPAL AOS DIAS DE SABADO, COMPRAR DE TUDO. VOCÊ VAI GOSTA!!! MAIS DICAS
Por: SIMONE PORTELA

uma cidade c/ muitas riquezas lindas que deve fazer parte da anpf asssociacão nacional de preservacão ferroviario Acredito que possa ser turismo ferroviario em breve PARABEM SIMÕES FILHO.
Por: felipe

eu conheço simões filho fui criada nesta cidade maravilhosa q tanto amo
Por: neide

já morei a muitos anos atrás em simôes filho;eu tinha mais ou menos 10 anos de idade;e agora estou com 33;amo essa cidade de paixão.quem sabe um dia volto ?moro em são paulo há 14 anos;tenho parentes na cidade de simôes filho.amo muito essa cidade.bjs.
Por: ROSE

Simões Fillho,acima de tudo é minha paixão.. onde mora meus pais,meus irmãos, meus grandes amigos.. moro em são paulo hà vinte anos, mais o melhor lugar para se viver é Simões Filho e espero um dia voltar a viver nesta cidade que não sai do meu coração. Só posso dizer; " Simões Filho,te amo e tenho muita saudades".
Por: RAMILSON LISBOA

OLÁ GENTE BOA! MORO EM SIMÕES FILHO A 30 ANOS. ESTA CIDADE EVOLUIU MUUUUITO É O PROGRESSO SE EXPANDINDO. JÁ DEU UMA PASSADINHA NO MERCADO MUNICIPAL E TOMAR AQUELE MINGAUZINHO DELICIOSO. HUMM! QUE DELÍCIA! OU SE PREFERIR DEGUSTAR UMA COMIDINHA DE ALGUM RESTAURANTE DA NOSSA CIDADE TEMOS VÁRIAS OPÇÕES . PASSEIO TURÍSTICO PELAS LINDAS PAISAGENS , CIDADES CIRCUNVIZINHAS, BAIRROS ANTIGOS COM SUAS BELAS HISTÓRIAS, CACHOEIRA E MUITO MAIS ... SEJAM BEM VINDOS!!! POR: CREMILDA SANTOS(INHA)
Por: cremilda santos

Terra de gente boa.Nasci lá,morro no Rio a 18 anos e em breve desejo rever essa terra linda! Beijos a todos !
Por: geruzia

cidade privilégiada com a dádiva principal que é o não comodismo e o espirito insentivador de lutar sempre por parte das pessoas de bem parabéns Simões Filho por ser essa terra tão hospitaleira e agradável.
Por: Valdemiro Barbosa Saraiva

ola tudo bom que legau simoes filho e muito bonito
Por: antonio

Oi bom dia a cidade e massa meu rei adorei morar ai por 3 anos que vcs continue sempre assim tive varias oportunidades ai valeu
Por: kelly

Adoro essa cidade, ela tem muito a oferecer !!! BOA HOSPEDAGEM, restaurantes e lugares para se apreciar ideal para passeios turisticos.
Por: paula tais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Simões Filho
Fundação:
1961
Altitude:
52m
População:
81.306 habitantes
Área:
193,0km²
Densidade Demográfica:
421,27hab/km²
CEP:
43700-000

Envie seu comentário sobre Simões Filho